A Comissão executiva do Artefatos da Cultura Negra no Ceará receberá submissões de trabalhos, nas categorias Artigos, Pôster, Resumo Simples e Expandido, Experiências de trabalhos em andamento ou concluídos, no período de 20 de Agosto de 2012 até 03 de Outubro de 2012.
O pagamento da inscrição é condição para envio de trabalhos:
Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos como primeiro autor, sendo um na categoria Artigos (Painel) e outro na categoria Pôster. Como co-autor será permitido à participação em até três trabalhos. Todos os autores deverão estar inscritos e ter realizado o pagamento da taxa de inscrição no evento. Este pagamento não garante a aprovação do trabalho e o valor correspondente à inscrição no evento não será devolvido, caso o trabalho não seja aceito para apresentação no Artefatos da Cultura Negra no Ceara/2012.
Obs: Se um participante submeter mais trabalhos do que o número permitido, só serão considerados os primeiros trabalhos enviados.
A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às normas de formulação e formatação para a Comissão de Avaliação Científica. Os proponentes receberão o resultado da avaliação por email em carta de aceite.
ATENÇÃO: Não serão avaliados trabalhos que não atendam aos critérios estabelecidos para elaboração e formatação, conforme orientação a seguir:
Organização dos trabalhos em todas as categorias
O trabalho proposto pelo(s) autor(es) deve estar articulado a uma das Temáticas proposta. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de:
1 – Painéis (Artigos): reflexões teóricas e práticas decorrentes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises parciais consistentes;
2 – Pôsteres: resultados de trabalhos em andamento que apresentem análises parciais ou em processo;
3 – Experiências de práticas em educação sobre a implementação da Lei 10.639/2003;
4 – Resumo expandido de quatro paginas a seis páginas espaço simples, times new roman A4, sobre pesquisas científicas, teses e dissertações dentro das temáticas de interesse desta atividade.
5 – Trabalho de Iniciação Cientifica: Resumo simples deve conter entre 200 e 250 palavras, ressaltando a importância do tema, o objetivo do trabalho, o local de realização do trabalho, a metodologia utilizada, os principais resultados e, ao final, a principal conclusão. Quanto se tratar de trabalho em fase inicial, poderá ser apresentada a proposta do trabalho, organizando o Painel trabalho em três partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.
Formatação dos textos que acompanham o painel
O texto de cada participante do painel deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências bibliográficas, estruturado em torno de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
O resumo geral do painel e de cada texto dos participantes deve conter entre 250 e 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12.
Referências e anexos:
- As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor;
- Não utilizar notas de rodapé;
- As referências bibliográficas devem ficar localizadas no final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
- Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir após as referências bibliográficas, com indicação de fonte (quando for o caso);
Pôster
O objetivo do pôster é apresentar o resultado de estudos trabalhos realizados ou em andamento.
Formatação do Pôster
A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) expositor(es) e da(s) instituição(ões), introdução, problema/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões. A medida proposta é de 1,20m de altura e 80cm de largura; É de responsabilidade do participante trazer o pôster impresso para ser afixado quando aprovado.
Formatação do texto que acompanha o pôster.
O texto deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências bibliográficas, estruturado em torno de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
O resumo de cada texto do pôster deve conter entre 250 e 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12.
Obs: Os resumos dos trabalhos deverão ter indicação da categoria para a qual está sendo solicitada a inscrição e deverá conter até 500 palavras e serem enviados para as comissões de avaliação com o devido comprovante de inscrição.
Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos
Prof. Dr. Henrique A. Cunha Jr – UFC
Kássia Motta – (UFC)
Ana Cristina Santos – (UFC)
Márcia Cristina Américo (UNIMEP)
Enviar os resumos à Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos:
Painel (Artigos): Prof. Dr. Henrique Cunha Junior – E-mail: hcunha@ufc.br
Pôster – Profa. Ms./ Doutoranda – Kassia Mota – E-mail: kassiamota@gmail.com
Resumo Expandio: Prof. Doutoranda – Ana Cristina: E-mail: ayana_candace@yahoo.com.br
Resumo Simples: Prof. Doutoranda – Macia Cristina Américo: Email:cristinamerico@gmail.com
Os resumos serão submetidos a analise cientifica e os trabalhos aceitos serão publicados até o dia 03 de Outubro de 2012.
Observações Importantes:
Das Vagas para participação (570 pessoas)
Do valor da inscrição sem apresentação de trabalho:
Professores Universitários R$ 100,00
Professores de Ensino Médio e Fundamental R$ 80,00
Aluno (a) de Pós-Graduação R$ 80,00
Aluno (a) de Graduação R$ 60,00
Movimentos Sociais R$ 80,00
Do valor da inscrição com apresentação de trabalho: (Valores referentes a trabalhos aprovados)
Obs:1. O participante que realizar inscrição com apresentação de trabalho custará R$ 120,00;
Obs: 2. Inscrição para participação mais um mini-curso e oficina custará R$ 140,00;
Obs: 3. A inscrição do estudante de Graduação mais apresentação de trabalho de iniciação científica será de R$ 100,00.
O pagamento da Inscrição deverá ser feito no Banco do Brasil.
Agência: 3646-3
Conta Poupança: 107.403-2
Variação: 51
Correntista: MARIA SARAIVA DA SILVA (socorro_saraiva@yahoo.com.br).
Das vagas para apresentação de trabalhos:
Apresentação Oral 20
Iniciação Cientifica 04
Poster 30
Mini-Curso 120