A informatização da sociedade, no âmbito das tecnologias digitais, trouxe novos paradigmas para a educação, incrementando a modalidade de ensino Educação a Distância. Os programas de ensino têm espaço para apresentar desenhos, linguagens e recursos educacionais e tecnológicos próprios. Nessa perspectiva, destaca-se a Educação a Distância do Laboratório MultiMeios, fundamentada na metodologia de ensino Sequência Fedathi. No caso do ensino de matemática, nessa proposta de Educação a Distância, ainda não há amplos saberes e conhecimentos consolidados. Com isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta para o ensino a distância do conceito de Medida, baseada na Sequência Fedathi. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e, da perspectiva do método, classifica-se como pesquisa exploratória, utilizando ainda a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi. Assim, desenvolveu-se uma proposta didática para o ensino a distância do conceito de Medida, bem como um desenho didático no Ambiente Virtual de Ensino Moodle MultiMeios. Com essa pesquisa, observou-se uma reorganização dos conteúdos de Medida, constituído pelos conceitos de Grandeza, de Área e de Volume e obteve-se uma abordagem didática diferenciada do tratamento usualmente dado, com base na Teoria da Medida e no princípio Situação Generalizável. Produziu-se, também, material didático, a partir da elaboração de sessões didáticas de cada um dos referidos temas. Identificou-se, ainda, que a escolha das ferramentas nos ambientes virtuais deve levar em consideração, principalmente, a interação, a exemplo do TeleMeios e do Fórum. Concluiu-se que a Sequência Fedathi permite a construção conceitual e progressiva com participação ativa do aluno durante todo o percurso e que é a mediação do professor que faz toda a diferença, independente do ambiente, da tecnologia, dos meios e dos recursos que se utilize.
Palavras-chave: Sequência Fedathi. Ensino de Matemática. Educação a Distância.
|
|
|