REFERÊNCIAS

ANDRADE, Viviane Silva de. A Sequência Fedathi e o Ambiente Virtual de Ensino Telemeios na determinação da equação de uma reta. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

BARBOSA, Jéssica de Castro. Raízes: concepções teóricas, pedagógicas e tecno-práticas de um Objeto Educacional Digital (OED) baseado na Sequência Fedathi. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; LIMA, Paulo Figueiredo. Um estudo da noção de Grandeza e implicações no Ensino Fundamental. Natal: SBHMata, 2002.

BEZERRA, Antonio Marcelo Araújo. A formação matemática do pedagogo: a relação entre o raciocínio matemático e as estratégias na solução de problemas matemáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

BEZERRA, Antonio Marcelo Araújo. A Sequência Fedathi na perspectiva da teoria das situações didáticas de Brousseau. In: BORGES NETO, Hermínio (org). Sequência Fedathi: interfaces com o pensamento pedagógico. Fortaleza: CRV, 2019, p. 203-214.

BIANCHETTI, Roberto Gerardo. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BORGES NETO, Hermínio; CAPELO BORGES, Suzana Maria. As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico. Linhas Críticas, Brasília, v. 13, n. 24, p. 77-87, jan./jun. 2007.

BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; ARAÚJO; Ana Cláudia Uchôa; MOREIRA, Marília Maia (org.). EaD no estado do Ceará: história, memória e experiências formativas I. Curitiba: CRV, 2021.

BORGES NETO, Hermínio. O protagonismo do professor. Redenção: UNILAB – Laboratório de Pesquisa MultiMeios/UFC, 2020. 20 slides.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi além das ciências duras. Curitiba, PR: CRV, 2017b. (Coleção Sequência Fedathi, v. 2).

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi: interfaces com o pensamento pedagógico. Curitiba: CRV, 2019. (Coleção Sequência Fedathi, v. 4).

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi no ensino de matemática. Curitiba: CRV, 2017a. (Coleção Sequência Fedathi, v. 1).

BORGES NETO, Hermínio; SANTANA, José Rogério. Fundamentos epistemológicos da Teoria de Fedathi no ensino de matemática. In: XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania. Anais […]. São Luís (MA), 2001.

BORGES NETO, Hermínio. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, v. 1, n. 27, p. 135-138, 1999.

BORGES NETO, Hermínio. Uma proposta lógico-dedutiva-construtiva para o ensino de Matemática. 2016. Tese (Apresentada para o cargo de professor titular) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 jun. 2006.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 mai. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, 2007. Acesso em: 24 ago. 2020.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020. Seção 1, p. 39.

CAMPOS NETO, Francisco Herculano; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; MENDES, Débora Letícia Moreira; JOAQUIM, Davide Carlos; FELIPE, Letícia Pereira; LEITE, Ana Caroline Rocha de Melo; GIRÃO, Virgínia Cláudia Carneiro. The application of the Fedathi Sequence in teaching human Anatomy: a successful change of atitude. International Journal of Development Research, v. 11, n. 11, p. 51924-51929, 2021. Acesso em: 09 fev. 2022.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Biblioteca Cosmos, 1951.

CARMO, Fernanda Maria Almeida do;  FAUSTINO, José Airton de Oliveira; LIMA, Maria Vanísia Mendonça de; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; BORGES NETO, Hermínio; CERQUEIRA, Gilberto Santos. The Didactic Contract from the Perspective of the Theory of Didactical Situations: An Integrative Review. International Journal for Innovation Education and Research, v. 8, n. 7, p. 123-134, 2020. Acesso em: 10 mar. 2021.

CARVALHO, Elaine de Farias Giffoni de; SCIPIÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto; ALMEIDA NETO, Carlos Alves de; ANDRADE, Wendel Melo; MARQUES, Kelly Cristina Vaz de Carvalho; SANTOS, Cleidivan Alves dos; CERQUEIRA, Gilberto Santos; SANTOS, Maria José Costa dos. Subsidiating the training of the mathematics teacher. International Journal of Development Research, v. 11, n. 3, p. 45173-45178, mar. 2021. Acesso em: 03 fev. 2022.

CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de (coord.). Matemática: ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

COSTA, Zayra Barbosa. O processo de avaliação na disciplina Educação a Distância do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

DAVIS, Philip J.; HERSH, Reuben. A experiência matemática. Portugal: Gradativa, 1995.

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Formação Fedathi Generalizável: metodologia de formação de professores. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 19, p. 24-40, 2020. Acesso em: 09 fev. 2022.

FERREIRA, Flávia de Carvalho. Contraexemplo. In: BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018, p. 49-54.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Contribuições da Sequência Fedathi para o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado: uma análise da mediação docente em aulas de Álgebra Linear. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

GEOGEBRA. T&M. 3 Volume of a Wineglass. Áustria, 2022. Acesso em: 14 fev. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo, vol. 1. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

HALMOS, Paul Richard. Measure Theory. New York: Springer, 1950. Acesso em: 05 jan. 2022.

INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Conceitos: Metrologia e Qualidade. Acesso: 24 set. 2021.

JUCÁ, Adelmir de Menezes. Construções Geométricas no Ambiente Virtual de Ensino Telemeios com mediação na Sequência Fedathi. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

LEAL, Viviane Pereira Lima Verde. Uma proposta pedagógica para uso do bate-papo virtual no ensino. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2007.

LIMA, Elon Lages. Medida e Forma em Geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: SBM, 1991a.

LIMA, Elon Lages. Meu professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 1991b.

LIMA, Paulo Figueiredo. Considerações sobre o Ensino do Conceito de Área. In: Semana de Estudos em Psicologia da Educação Matemática, 1995, Recife. Anais […]. Recife, 1995.

LIMA, Tereza Cristina Batista de. Ação educativa e tecnologias digitais: análise sobre os saberes colaborativos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

LIMA, Tereza Cristina Batista de. Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005, p. 487-498.

MELO, Virlane Nogueira. Sequência Fedathi e Análise de Erros aplicadas ao ensino de frações. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

MENDONÇA, Adriana Ferreira. Situação Adidática. In: BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018, p. 23-26.

MENEZES, Daniel Brandão. O ensino do cálculo diferencial e integral na perspectiva da Sequência Fedathi: caracterização do comportamento de um bom professor. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. G. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: a recomendação Prisma. Tradução de Taís Freire Galvão e Thais de Souza Andrade Pansani. Brasília: Epidemiologia e Serviços de Saúde, 24(2), abr-jun 2015, p. 335-342. Título original: Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: the PRISMA Statement.

MOODLE. Sobre o Moodle. Austrália, 2020. Acesso em: 10 mai. 2020.

MOODLE MULTIMEIOS. Introdução ao conceito de Medida segundo a Sequência Fedathi. Fortaleza, 2022. Acesso em: 07 fev. 2022.

MORAES, Mariza Silva de. Cotejo didático-organizacional entre as plataformas de ensino: Moodle, Teleduc e Telemeios para a implementação da licenciatura a distância em Letras Italiano, na Universidade Federal do Espírito Santo. 2013. Relatório de Pós-Doutorado – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

MORAIS, Leonardo Bernardo; BELLEMAIN; Paula Moreira Baltar; LIMA, Paulo Figueiredo. Análise de situações de volume em livros didáticos de matemática do ensino médio à luz da teoria dos campos conceituais. Educ. Matem. Pesq., v. 16, n. 1, p. 25-46, 2014. Acesso em: 18 fev. 2022.

MOREIRA, Marília Maia; JOYE, Cassandra R.; ARAÚJO, Ana Cláudia U.; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência Fedathi como transposição didática na produção de material didático online: o caso da disciplina cálculo matemático. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2018, Natal. Anais […]. Natal: SEDIS-UFRN, 2018. Acesso em: 07 jul. 2020.

MOREIRA, Marília Maia. Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do Material Didático de matemática à luz da Sequência Fedathi: o caso da licenciatura em matemática do IFCE. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

NASSERALA, Alessandro Mendonça. Elaboração e descrição de situações didáticas com amparo na Sequência Fedathi: o caso da Integral Imprópria. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

NUNES, Bruna Marques Barreto; SOARES NETO, Josaphat; UCHÔA, Francisco Ewerton de Paula; FORTE; Guilherme Aguiar; PIMENTA, Helder Bindá; BARRETO, João Erivan Façanha; TEIXEIRA, Claudio Silva; SILVA, Ivan do Nascimento da; CERQUEIRA, Gilberto Santos. Sequence FEDATHI and TBL (Team Based Learning) improve the learning of human anatomy. FASEB, v. 34, abr. 2020. Acesso em: 10 mar. 2021.

OLIVEIRA, Vinicius Cardoso; SILVA, Milena Borges de Lima; SILVA, André Santos; BORGES NETO, Hermínio. Integração do software TeleMeios com o ambiente Moodle no contexto educacional. Revista Encontros Universitários da UFC, v. 6, n. 2, 2021. Acesso em: 02 mar. 2022.

PEREIRA, Viviane de Oliveira. Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A mediaçao docente na construção do raciocínio geométrico de alunos da licenciatura em matemática na disciplina Desenho Geométrico. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A mediação. In: BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018, p. 37-47.

RIPARDO, Orlando Richard Lopes; OLIVEIRA, Gabrielly de Sousa; MENEZES, Daniel Brandão. Curso preparatório matemática básica CIMENG – Proposta do ensino da matemática básica para ingressos em graduações de exatas. Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, jun. 2020. Acesso em: 17 ago. 2020.

RODRIGUES, Iliane Maria Pimenta. Sequência Fedathi e Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Matemática: reflexões metodológicas sobre a postura docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SANTANA, Ana Carmem de Souza. Mão no Bolso: postura, metodologia ou pedagogia? In: BORGES NETO, Hermínio (org). Sequência Fedathi: fundamentos. Fortaleza: CRV, 2018, p. 15-21.

SANTANA, Ana Carmen de Souza. Uma proposta de ciclos formativos em Educomunicação baseados na práxis fedathiana: o case do CRID. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio. Seqüência Fedathi uma proposta de mediação pedagógica na relação ensino/aprendizagem. In: VASCONCELOS, José Gerardo (org.). Filosofia, Educação e Realidade. Fortaleza: Edições UFC, 2003.

SANTOS, André Silva; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; FAUSTINO, José Airton de Oliveira; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbossa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Fedathífico – Software gerenciador de trabalhos científicos baseado na Sequência Fedathi. In: ENCONTROS CIENTÍCOS, 2019, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: Universidade de Fortaleza – UNIFOR, 2019. Acesso em: 29 set. 2020.

SANTOS, Javilane Almada dos. TeleMeios: Ferramentas Interativas para o Ensino a Distância. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A origem e os fundamentos da Sequência Fedathi: uma análise histórico-conceitual. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, n. 17, p. 6-19, 2019.

SANTOS, Maria José Costa dos. A formação do professor de matemática: metodologia sequência fedathi(sf). Revista Lusófona de Educação, n. 38, p. 81-96, 2017.

SANTOS, Maria José Costa dos. Reaprender frações por meio de oficinas pedagógicas: desafio para a formação inicial. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

SILVA, Milena Borges de Lima; OLIVEIRA, Vinicius Cardoso; SILVA, André Santos; BORGES NETO, Herminio. TeleMeios integrado a RNP como diferencial na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, v. 6, n. 2, p. 1408-1408, 2021. Acesso em: 04 fev. 2022.

SOARES NETO, Josaphat Santos; SANTOS, Maria Jose Costa dos; BORGES NETO, Herminio; LUCENA, Jalles Dantas de; MORANO, Domingos Antônio Clemente Maria Silvio; FREITAS, Francisco Orlando Rafael; CASTRO FILHO, Luiz Alexandre Porto; CERQUEIRA, Gilberto Santos. Fedathi Sequence a teaching tool for the teaching of Anatomy of the sensory system. FASEB, v. 33, abr. 2019. Acesso em: 10 mar. 2021.

SOARES NETO, Josaphat; SANTOS, Maria José Costa dos; CERQUEIRA, Gilberto Santos; SOUZA, Emmanuel Prata. A Sequência Fedathi e o uso de tecnologias digitais 3D como recursos metodológicos para o ensino de anatomia humana: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v.6, n. 10, p. 1-24, 2020. Acesso em: 09 fev. 2022.

SOARES, Raianny Lima. A prática de Educação a Distância desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa MultiMeios: diálogos com a Sequência Fedathi. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de (org.). Sequência Fedathi: uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Hermínio. A perspectiva de educação aberta desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa MultiMeios/Faced/UFC. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins (org.). Tecnologias da Educação: Passado – Presente – Futuro. Fortaleza: Edições UFC, 2018.

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Laboratório de Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018.

VASCONCELOS, Cleiton Batista. Uma abordagem natural para Anéis de Dedekind. 1984. Dissertação (Pós-Graduação em Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1984.

YOUTUBE. Multimeios UFC. Fortaleza, 2022. Acesso em: 07 fev. 2022.

 


5 Considerações finais


Início