Dissertações

Dissertações orientadas no Laboratório Multimeios pelo Professor Dr. Hermínio Borges Neto desde 1997

»» A construção da identidade socio profissional do Tutor na educação a distância virtual

BATISTA, Janete Barroso. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, julho 2010, Fortaleza (CE), p92.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» A construção das identidades dos sujeitos na educação virtual

YOUNG, Regina Santos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, julho 2008, Fortaleza (CE), p137.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» A Sequência Fedathi e o Ambiente Virtual de Ensino Telemeios na Determinação da Equação de Uma Reta

ANDRADE, Viviane Silva de. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, outubro 2011, Fortaleza (CE), p158.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» A Sequência Fedathi no Ensino da Álgebra Linear: O Caso Da Noção De Base De Um Espaço Vetorial

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, julho 2013, Fortaleza (CE), p93.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» A Sequência Fedathi para uma aprendizagem significativa da Função Afim: Uma Proposta Didática Com o Uso do Software Geogebra.

SOUZA, Antonio Marcos de. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA),

da Universidade Federal do Ceará-UFC, abril 2015, Fortaleza (CE), p156.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Análise do desenvolvimento Conceitual no Cálculo Diferencial e Integral – Continuidade de Funções
ALVES, Francisco Regis Vieira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, junho 2001, Fortaleza (CE), p162.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Avaliação de Softwares Educativos: Procurando Romper as Barreiras da Ingenuidade

LOUREIRO, Robson Carlos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, julho 1998, Fortaleza (CE), p137.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Bate-Papo na Internet: Algumas Perspectivas Educativas
PEREIRA, Viviane de Oliveira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, junho 2004, Fortaleza (CE), p180.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Cabri-Géomètre: uma Aventura Epistemológica
CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, outubro 1998, Fortaleza (CE), p158.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Comunidades Virtuais de Interação, Disseminação e Aprendizagem Cooperativa (COMVID@): Um Estudo de Caso na Justiça Federal do Ceará

LIMA, Gisele Peixoto Bezerra. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, abril 2013, Fortaleza (CE), p130.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Construções algorítmicas e demonstrações Axiomáticas

LIMA, Luiza Maria Morais. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT, da Universidade Federal do Ceará-UFC, junho 2013, Fortaleza (CE), p56.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Construções Geométricas No Ambiente Virtual De Ensino Telemeios Com Mediação Na Sequência FEDATHI

JUCÁ, Adelmir de Menezes. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação
em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de
pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade
Federal do Ceará-UFC, junho 2004, Fortaleza (CE), p135.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Do Novo PC ao Velho PC
SANTANA, José Rogério. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, junho 2001, Fortaleza (CE), p158.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Elaboração e Descrição De Situações Didáticas Com Amparo Na Sequência Fedathi: O Caso Da Integral Imprópria

NASSERALA, Alessandro Mendonça. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), da Universidade Federal do Ceará-UFC, dezembro 2014, Fortaleza (CE), p135.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Formação Contínua e Mediação Pedagógica no Ensino de Matemática

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, outubro 2005, Fortaleza (CE), p150.

| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Formação de Professor para Uso das Tecnologias Digitais: o CRP como Modelo de Formação

CAROLINO, Soraia Gadelha. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, junho 2012, Fortaleza (CE), p160.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Formação de professores numa perspectiva ausubeliana e da

Sequência Fedathi: contribuições da disciplina de estágio para

A prática de alunos do curso de pedagogia

ROCHA, Mirley Nádila Pimentel. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, julho 2014, Fortaleza (CE), p127.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Internet, Educação e Distância: Refletindo a interconectividade do conhecimento na formação de professores

OLIVEIRA, Maria Eveline Leite de. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, julho 2000, Fortaleza (CE), p97.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Informática Educativa na Educação Matemática: Estudo de Geometria no Ambiente do Software Cabri-Géomètre
SOUZA, Maria José Araújo. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, setembro 2007, Fortaleza (CE), p171.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Interatividade e Educação: Os Usos da Metodologia Pedagógica – Sequência Fedathi na Televisão Digital Interativa

CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, março 2011, Fortaleza (CE), p147.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Núcleo de Tecnologia Educacional: A Cultura de Uso do Computador nas escolas estaduais de Fortaleza

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, janeiro 2004, Fortaleza (CE), p127.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» O Computador Como Ferramenta Para Mediação de Atividades a Distância de Reforço Escolar em Matemática.
JUCÁ, Adelmir de Menezes. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação
em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de
pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade
Federal do Ceará-UFC, junho 2004, Fortaleza (CE), p135.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Portal ou porteira? Os professores e uma experiência de integração da internet no ensino fundamental por meio de um portal educativo.
FURTADO, Ismael Pordeus Bezerra. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, junho 2004, Fortaleza (CE), p160.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Raciocínio Lógico Formal e Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral: O Caso da Universidade Federal do Ceará
BARBOSA, Gerardo Oliveira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 1994, Fortaleza (CE), p108.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Reaprender frações por meio de oficinas pedagógicas: desafio para formação inicial

SANTOS, Maria José Costa dos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, junho 2006, Fortaleza (CE), p208.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip]

»» SEM2: Uma proposta metodológica para o uso dos softwares na educação.

DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, março 2010, Fortaleza (CE), p111.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Uma abordagem natural para anéis de Dedekind.

VASCONCELOS, Cleiton Batista. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Matemática, da Universidade Federal do Ceará-UFC, abril 1990, Fortaleza (CE), p133.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Uma Metodologia para Formação Continuada de Professores Universitários no Contexto de um Ambiente Computacional Multiagentes
MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Novas Tecnologias, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, abril 2002, Fortaleza (CE), p110.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip] |

»» Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a partir de sessões didáticas
ROCHA, Elizabeth Matos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, linha de pesquisa Educação Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, junho 2006, Fortaleza (CE), p208.
| Texto Completo | Resumo | Download [Zip]