Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira

Linha de Pesquisa em História da Educação Comparada (LHEC)

HISTÓRICO

Em construção…

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1: Instituições, Ciências e Práticas Educativas

Estudos internacionais, através do estabelecimento de vínculos mais estreitos com as histórias nacionais de educação de vários outros países, dos quais seus pesquisadores têm  recebido forte influência ou com quem reconhecem ligações históricas e culturais.
Estudo de expedições científicas, do evolucionismo e da organização do campo da biologia, arqueologia e paleontologia, como resultado de contatos  e estudos de viajantes e cientistas europeus e norte-americanos no Brasil, e parte do ordenamento curricular de escolas em todos os níveis de ensino.

Eixo 2: Família, Sexualidade e Educação

Orientado para uma perspectiva psicossocial, genealógica, cultural, internacional e contemporânea. Apoia-se em novas tendências de constituição metodológica da área de Educação, sob a influência da Sociologia, da Psicologia e da Antropologia. Foi perfilado para o estudo das áreas interdisciplinares que o compõem, visando contribuir para o debate contemporâneo e formulação de políticas sociais e educacionais.