Apresentação do Grupo de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa Trabalho e Saúde Docente reúne pesquisadores de diversas áreas – entre as quais, pedagogia, história, economia, geografia, química, estatística e serviço social – organizados a partir de questões relacionadas às atuais condições de trabalho docentes nas universidades públicas brasileiras, incluindo suas repercussões na saúde e produção docentes.

Em um contexto de crise econômica e aprofundamento das políticas neoliberais, se efetivam, de um lado, a negação de direitos sociais e, de outro, a maior atuação do Estado em favor das grandes empresas capitalistas, ao passo que se precarizam as relações de trabalho. Some-se a isso, além das atuais dificuldades de instituições públicas de caráter social, os próprios obstáculos à produção científica num país periférico como o Brasil.

Esse mesmo Grupo surge a partir da atuação de seus integrantes no movimento sindical docente, em meio a universidades públicas localizadas no estado do Ceará, nas seguintes entidades: ADUFC-Sindicato, no SINDIUVA e no SINDURCA, que demonstra um duplo entendimento, primeiramente, do sindicalismo como atividade científica (e não apenas reivindicatória) e, ainda, da atividade científica como práxis transformadora da realidade.