SEMANA DO ALIMENTO ORGÂNICO – 30/05/16 a 04/06/16 – CPOrg-CE.

No final do mês de maio e início do mês de junho será realizada, no Ceará, mais uma Semana do Alimento Orgânico. O evento, de caráter nacional, visa a popularizar os alimentos orgânicos, tornando-os mais conhecidos para os consumidores, principal alvo da campanha. O objetivo, portanto, é fomentar a agricultura orgânica e tornar esta atividade cada vez maior, por meio de ações que visam a esclarecer o que é, como se desenvolve e quais as vantagens de se produzir e de se consumir produtos com essas características.

A busca por alimentos mais saudáveis tem impulsionado esta atividade no Brasil e no Mundo. Segundo a consultoria Organics Brasil, especializada na avaliação do mercado brasileiro, o consumo de produtos orgânicos cresce, em média, 20% ao ano, considerando-se o período de 2010 a 2015. Em 2015, o mercado nacional somou 2,5 bilhões de reais, com crescimento de 25% frente a 2014; para 2016, a expectativa é de que o número cresça 30%, ultrapassando os 3 bilhões de reais.

Deve-se ressalvar que, além da questão da ausência de agrotóxicos nos produtos finais, o conceito legal abrange questões sociais, culturais e ambientais, entre outras, tão importantes quanto as que se referem exclusivamente ao alimento pronto para consumo. Nessa medida, percebe-se a abrangência deste setor, que deve ser enxergado de forma sistêmica, tendo suporte nas diversas vertentes da seara agrícola, que começam antes da produção e se estendem além da porteira das unidades produtivas.

O desafio de tornar a agricultura orgânica brasileira algo que suplante o “nicho de mercado”perpassa todos os níveis de organização desta cadeia. A formação profissional está na base da mudança. Experiências inovadoras estão em curso, no intuito de dar uma visão ampliada ao limitado espectro da agricultura convencional. As crescentes oportunidades de capacitação prenunciam uma nova era nas ações que ocorrem no campo.

Neste cenário, insere-se a Semana do Alimento Orgânico, que oferece extensa programação para os que se interessam pela matéria. Os mais diversos assuntos serão discutidos nestes dias, com ênfase na formação profissional, ensino, pesquisa, assistência técnica, organização de produtores, fomento, produção, comércio e consumo.

O cardápio está variado!

Serviço: Semana do Alimento Orgânico

Dias: 30/05/16 a 05/06/16

Local: Ver na programação

Promoção – Comissão da Produção Orgânica do Estado do Ceará – CPOrg-CE.