Indicadores de Progresso ao final de cada etapa de projeto:
Etapa 1:
1. Tele: instalação e configuração dos módulos já existentes; desenvolvimento do módulo de compartilhamento de aplicativos e interface final.
2. Busca de Softwares: Será a etapa inicial do projeto, consistindo no levantamento de diversos softwares de matemática e biologia gratuitos, executáveis em ambiente Windows e, preferencialmente, Linux Mandriva.
3. Análise de Softwares: esse processo será feito com base nos trabalhos realizados em avaliação de softwares educativos já citados, entre outros a serem analisados, mediante a formulação inicial de uma ferramenta avaliativa escrita que permita essas inferências;
4. Finalização da versão beta do software GeoMeios e a implementação on-line dos seus recursos, bem como, a conclusão parcial de algumas atividades matemáticas para um curso de construções geométricas.
5. Software BioMeios: a partir dos estudos realizados na análise preliminar dos problemas do ensino de biologia com uso do computador; desenvolvimento de atividades apropriadas ao ensino de biologia.
6. Início do primeiro curso piloto para formação de professores com estudantes de graduação do Laboratório Multimeios – FACED/UFC.
Etapa 2:
1. TeleAmbiente: desenvolvimento módulo de compartilhamento de aplicativos e interface final.
2. Seminários de Formação de Educadores: momentos em que os softwares e as aplicações serão apresentados a grupos de professores com vistas ao reconhecimento das possibilidades de aplicação da metodologia no ambiente de sala de aula. Nessa etapa, serão feitas observações e enriquecidas as aplicações construídas no projeto, uma vez que se baseiam na proposta da Sequência Fedathi, que focaliza primordialmente o processo de ensino, e precisa ser observada, inicialmente, em âmbito docente. Essa avaliação será realizada por meio de debates promovidos no decorrer do trabalho e, ao final, com a aplicação de um questionário que permitirá uma análise mais aprofundada da metodologia pelos professores envolvidos;
3. Elaboração de cursos à distância sobre engenharia didática e Seqüência Fedathi, com professores, elaborado por estudantes de graduação sob orientação dos professores-orientadores.
4. Início da preparação de apostilas sobre os ensinos de matemática e biologia assistidos por computador, bem como, a primeira versão de CD-ROM com coletânea de softwares gratuitos apropriados ao ensino das disciplinas mencionadas.
Etapa 3:
1. TeleAmbiente: desenvolvimento módulo de compartilhamento de aplicativos e interface final.
2. Aplicação de curso-piloto para formação de professores dos LIE e professores especialistas de escolas públicas municipais e estaduais no estado do Ceará, bem como para formação de professores da rede particular, envolvendo a primeira versão do portfólio em CD de ensino assistido por computador; análise a posteriori deste curso.
3. Finalização do primeiro piloto do software BioMeios.
4. Realização de observações em situação real de aprendizagem em uma das escolas cujos professores do LIE e especialistas participaram do curso-piloto, para utilização da primeira versão do portfólio Multimeios de ensino.
Etapa | 2007 | 2008 | 2009 | |||
Fev-Jul | Ago-Dez | Jan-Jul | Ago-Dez | Jan-Jul | Ago-Fev | |
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