Orçamento e cronograma físico-financeiro

Indicadores de Progresso ao final de cada etapa de projeto:

Etapa 1:

1. Tele: instalação e configuração dos módulos já existentes; desenvolvimento do módulo de compartilhamento de aplicativos e interface final.

2. Busca de Softwares: Será a etapa inicial do projeto, consistindo no levantamento de diversos softwares de matemática e biologia gratuitos, executáveis em ambiente Windows e, preferencialmente, Linux Mandriva.

3. Análise de Softwares: esse processo será feito com base nos trabalhos realizados em avaliação de softwares educativos já citados, entre outros a serem analisados, mediante a formulação inicial de uma ferramenta avaliativa escrita que permita essas inferências;

4. Finalização da versão beta do software GeoMeios e a implementação on-line dos seus recursos, bem como, a conclusão parcial de algumas atividades matemáticas para um curso de construções geométricas.

5. Software BioMeios: a partir dos estudos realizados na análise preliminar dos problemas do ensino de biologia com uso do computador; desenvolvimento de atividades apropriadas ao ensino de biologia.

6. Início do primeiro curso piloto para formação de professores com estudantes de graduação do Laboratório Multimeios – FACED/UFC.

Etapa 2:

1. TeleAmbiente: desenvolvimento módulo de compartilhamento de aplicativos e interface final.

2. Seminários de Formação de Educadores: momentos em que os softwares e as aplicações serão apresentados a grupos de professores com vistas ao reconhecimento das possibilidades de aplicação da metodologia no ambiente de sala de aula. Nessa etapa, serão feitas observações e enriquecidas as aplicações construídas no projeto, uma vez que se baseiam na proposta da Sequência Fedathi, que focaliza primordialmente o processo de ensino, e precisa ser observada, inicialmente, em âmbito docente. Essa avaliação será realizada por meio de debates promovidos no decorrer do trabalho e, ao final, com a aplicação de um questionário que permitirá uma análise mais aprofundada da metodologia pelos professores envolvidos;

3. Elaboração de cursos à distância sobre engenharia didática e Seqüência Fedathi, com professores, elaborado por estudantes de graduação sob orientação dos professores-orientadores.

4. Início da preparação de apostilas sobre os ensinos de matemática e biologia assistidos por computador, bem como, a primeira versão de CD-ROM com coletânea de softwares gratuitos apropriados ao ensino das disciplinas mencionadas.

Etapa 3:

1. TeleAmbiente: desenvolvimento módulo de compartilhamento de aplicativos e interface final.

2. Aplicação de curso-piloto para formação de professores dos LIE e professores especialistas de escolas públicas municipais e estaduais no estado do Ceará, bem como para formação de professores da rede particular, envolvendo a primeira versão do portfólio em CD de ensino assistido por computador; análise a posteriori deste curso.

3. Finalização do primeiro piloto do software BioMeios.

4. Realização de observações em situação real de aprendizagem em uma das escolas cujos professores do LIE e especialistas participaram do curso-piloto, para utilização da primeira versão do portfólio Multimeios de ensino.

Etapa 2007 2008 2009
Fev-Jul Ago-Dez Jan-Jul Ago-Dez Jan-Jul Ago-Fev
1 X X X X X X
2   X X X X X
3     X X X X