Publicações do grupo relacionados ao Projeto

Publicações do grupo na pesquisa TeleMeios que servem para embasar a capacidade de trabalho e pesquisa da equipe Multimeios.

São trabalhos publicados em congresso e periódicos dos professores e alunos e relacionadas no relatório do Tele-Ambiente apresentado ao CNPq.

1. ALVES, Francisco; PEREIRA, Felipe; FURTADO, Elizabeth. SILVA, Wilker.; SARQUIS, Oscar. AMPLIANDO A NOÇÃO DE COLABORAÇÃO NUM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO. VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO A PESQUISA. Universidade de Fortaleza, 2001.

2. ARAÚJO, Maria José, BORGES, Herminio, et al. A SEQUÊNCIA DE FEDATHI COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE RETAS PARALELAS. EPENN 2001/XV encontro de pesquisa educacional do nordeste de 19 a 22 de junho de 2001. São Luís – Maranhão.

3. BARBOSA JR. Raimundo, SANTANA, José Rogério, BORGES NETO, Hermínio. MARTINS, Vilma. O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC. In: XIV EPENN: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, 1999, Anais do XIV EPENN. 1999. Salvador – BA.

4. BARRETO, Marcília Chagas & BORGES NETO, Hermínio. REVISITANDO CONCEPÇÕES ACERCA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. EPENN 2001/XV encontro de pesquisa educacional do nordeste de 19 a 22 de junho de 2001. São Luís – Maranhão.

5. BATISTA, Janete Barroso, YOUNG, Regina Santos, COLLABORATIVE ON-LINE TEACHER EDUCATION THROUGH BLENDED LEARNING PROGRAMS – A CASE STUDY. Annals of the Internacional Council on Education for Teaching, de 17 a 22 de julho de 2006, Fortaleza, Ceará.

6. BORGES NETO, Hermínio. ESPECIFICANDO O TELE-AMBIENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. SBIE 2000, 08 a 10 de Novembro de 2000, Maceió-AL.

7. BORGES, HERMÍNIO, ARAÚJO, Maria José. INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE. EPENN 2001/XV encontro de pesquisa educacional do nordeste de 19 a 22 de junho de 2001. São Luís – Maranhão.

8. BORGES, Hermínio, CAMPOS, Márcia et al. QUE RECURSOS PODEM CONTRIBUIR PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM EM UM AMBIENTE VIRTUAL? EPENN 2001/XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE DE 19 A 22 DE JUNHO DE 2001. SÃO LUÍS – MARANHÃO.

9. BORGES, Herminio; CAMPOS, Marcia et al. QUE RECURSOS PODEM CONTRIBUIR PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM EM UM AMBIENTE VIRTUAL? LA FORMACION ONLINE: RETOS E POSSIBILIDADES – CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE EDUCACIÓN, FORMACIÓN E NOVAS TECNOLOGIAS EM MADRID, jun./2001.

10. BORGES, Herminio; CAMPOS, Marcia et al. A GEOMETRIA NO TELE-AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES. EPENN 2001/XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE DE 19 a 22 de JUNHO DE 2001. SÃO LUÍS – MARANHÃO.

11. BORGES, Herminio; SANDRO, Alex, CAMPOS, Márcia. TELE–AMBIENTE – FERRAMENTA PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTANCIA – ANÁLISE DAS INTERAÇÕES E CLASSIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS, RIBIE. Local: Chile, 2000.

12. BORGES, Herminio; SANDRO, Alex, CAMPOS, Márcia. MAKING GEOMETRY ON A VIRTUAL ENVIRONMENT. SITE 2001 CONFERENCE ORLANDO, FLORIDA, USA, MARCH 6-10, 2001.

13. BORGES, Herminio, SANTANA, José Rogério. A TEORIA DE FEDATHI E SUA RELAÇÃO COM O INTUICIONISMO E A LÓGICA DO DESCOBRIMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO. EPENN 2001/XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE de 19 a 22 de JUNHO de 2001. SÃO LUÍS – MARANHÃO.

14. CAMPOS, Márcia Oliveira C.; BORGES NETO, Herminio; FILHO, Raimir Holanda; SANTANA, José Rogério. QUE RECURSOS PODEM CONTRIBUIR PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM EM UM AMBIENTE VIRTUAL? EPENN 2001/XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE DE 19 A 22 DE JUNHO DE 2001. SÃO LUÍS – MARANHÃO.

15. CECCATTO, VÂNIA MARILANDE, HERBSTER NETO, ARGEU GURGEL, CONDE, IVO BATISTA, BORGES NETO, HERMÍNIO, SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO, CHAVES, JOÃO BOSCO, FORTE, VANESSA C. USABILIDADE DE WEBSITES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE ESCOLAS DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DE FORTALEZA – CE. ANAIS DA 57A REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA – SBPC, 2005, FORTALEZA – CE.

16. CECCATTO, VÂNIA MARILANDE; SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO; DA COSTA, CARLOS HELAÍDIO CHAVES; VASCONCELOS, ANA LÚCIA DA SILVA. IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESORES (LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS/HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA/QUÍMICA – UECE) LIMOEIRO DO NORTE – CE. ANAIS DO XVI EPENN – ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E CIDADANIA, VOL. ÚNICO, JUNHO 2003, ARACAJÚ (SE).

17. CHAGAS, ZORÁLIA B & SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO et al. O PROJETO MANUT-LIE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA; EPENN 2001/XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE DE 19 A 22 DE JUNHO DE 2001. SÃO LUÍS – MARANHÃO.

18. CUNHA, FRANCISCO GÊVANI MUNIZ; LIMA, IVONEIDE PINHEIRO DE; PONTES; MARIA GILVANISE DE OLIVEIRA. HABILIDADES MATEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO ENDIPE – ENCONTRO DE NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, VOL. ÚNICO, JANEIRO 2002, GOIANIA (GO).

19. CHAGAS, ZORÁLIA BRITO; SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO; BORGES NETO, HERMÍNIO. UM RETRATO DOS DOCENTES DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA. ANAIS DO XVI EPENN – ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E CIDADANIA, VOL. ÚNICO, JUNHO 2003, ARACAJÚ (SE).

20. DE SOUSA, FRANCISCO EDISOM; BORGES NETO, HERMÍNIO. SEQUÊNCIA FEDATHI: OS ALGARISMOS ROMANOS REVISITADOS NA FORMAÇÃO CONTÍNUADE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. ANAIS DO XVI EPENN – ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE: EDUCAÇÃO, PESQUISA E DIVERSIDADE REGIONAL, VOL. ÚNICO, JUNHO 2003, ARACAJÚ (SE).

21. FURTADO, ELISABETH. AUXÍLIO A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO ATRAVÉS DE CENÁRIOS E DO CONTADOR DE HISTÓRIAS. SBIE 2000, 08 A 10 DE NOVEMBRO DE 2000, MACEIÓ-AL.

22. FURTADO, M. E. S.; MATTOS, F. L.; FURTADO, J. J. P.; HOLANDA, R. UM SISTEMA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE DIDÁTICA UTILIZANDO CENÁRIOS. ACTA GEOLÓGICA HISPÁNICA, SANTA CATARINA, 2001 (PUBLICADO COMPLETO EM PERIÓDICO).

23. FURTADO, MARIA ELIZABETH SUCUPIRA. AN APPROACH TO IMPROVE DESIGN AND USABILITY OF USER INTERFACES FOR SUPERVISION SYSTEMS BY USING HUMAN FACTORS. In: HUMAN COMPUTER INTERACTION – HCI’99, 1999, MUNICH. ERGONOMICS AND USER INTERFACES. LONDON: LEA – EDITORES HANS JORG BULLINGER AND JUERGEN ZIEGLER, 1999. VOL.1 P.993-998.

24. JUCÁ, ADEMIR. TELE-REFORÇO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS COOPERATIVAS E INTERATIVAS APLICADAS AO REFORÇO DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA. EPENN 2001/XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE DE 19 A 22 DE JUNHO DE 2001. SÃO LUÍS – MARANHÃO.

25. LEÃO MATTOS, FERNANDO LINCOLN CARNEIRO, BATISTA, JANETE BARROSO, YOUNG, REGINA SANTOS. CÍRCULO DE CULTURA VIRTUAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO NOS CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL. ANAIS DO XVII EPENN 2005, BELÉM – PA, 2005.

26. LIMA, LUCIANA, BORGES NETO, HERMÍNIO. USING THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT MOODLE TO SOLVE MATH PROBLEMS. ANNALS OF THE INTERNATIONAL COUNCIL ON EDUCATION FOR TEACHING, 17 A 22/JUL/2006. UNIFOR, FORTALEZA, CE.

27. MATTOS, F. L.; VIEIRA, F.; FURTADO, M. E. S.; MAIA, M. AUXÍLIO À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO ATRAVÉS DE CENÁRIOS E DO CONTADOR DE HISTÓRIAS. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. MACEIÓ, 2000.

28. PEREIRA, VIVIANE DE OLIVEIRA. QUANDO O CHAT NÃO É CHATO. X ENDIPE, 29/05 a 01/06 DE 2000, RIO DE JANEIRO – RJ. 

29. PEREIRA, VIVIANE OLIVEIRA. A UTILIZAÇÃO DO CHAT COMO RECURSO EDUCATIVO. EPENN 2001/XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE DE 19 A 22 DE JUNHO DE 2001. SÃO LUÍS – MARANHÃO.

30. PINHEIRO, ANA CLÁUDIA M., SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO, BORGES, HERMÍNIO, VASCONCELOS, CLEITON BATISTA, CAMPOS, MÁRCIA. O DESENVOLVIMENTO DE INTERVENÇÕES EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS EM UM CURSO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS À DISTÂNCIA. EPENN 2001/XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE DE 19 A 22 DE JUNHO DE 2001. SÃO LUÍS – MARANHÃO.

31. PINHEIRO, ANA CLÁUDIA MENDONÇA, JUCÁ, ADELMIR DE MENEZES, BORGES NETO, HERMÍNIO. OFICINA DE CANUDOS: UMA ALTERNATIVA CONSTRUTIVISTA NA AULA DE GEOMETRIA. ANAIS DO XIII ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, EM RECIFE (PE) – ABRIL/ 2006.

32. PINHEIRO, ANA CLÁUDIA MENDONÇA, LEÃO MATTOS, FERNANDO LINCOLN CARNEIRO. SANTANA, ANA CARMEN DE SOUSA. DIALOGUE AND VIRTUAL COLLABORATION: A CHAT METHODOLOGY FOR TEACHERS’ FORMATION, ANNALS OF THE INTERNATIONAL COUNCIL ON EDUCATION FOR TEACHING 17 A 22/JUL/2006. UNIFOR, FORTALEZA, CE.

33. PINHEIRO, ANA CLÁUDIA MENDONÇA, PINHEIRO TÂNIA SARAIVA DE MELO, BATISTA, JANETE BARROSO, YOUNG, REGINA SANTOS, BORGES NETO, HERMÍNIO. DIRETRIZES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZANDO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. ANAIS DO 4O ESUD – CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, EM BRASÍLIA (DF), MAIO/ 2006.

34. PINHEIRO, ANA CLÁUDIA MENDONÇA, PINHEIRO TÂNIA SARAIVA DE MELO. RESINGNIFYING TECHNOLOGY AS A PEDAGOGICAL RESOURCE FOR CONCEPT BUILDING. ANNALS OF THE INTERNATIONAL COUNCIL ON EDUCATION FOR TEACHING 17 A 22/JUL/2006. UNIFOR, FORTALEZA, CE.

35. SANTANA, ANA CARMEM DE SOUZA, LINHARES, ELIDA MIRANDA, GUEDES, JANE FONTES, BORGES NETO, HERMÍNIO. CRID-ON-LINE: FERRAMENTA PARA A MEDIAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA NOS CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL- CRID, XIII ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, EM RECIFE (PE), 2006.

36. SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO, BORGES NETO, HERMÍNIO. ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A NECESSIDADE DE VALIDAÇÃO EM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE ASSISTIDO POR COMPUTADOR. IN: XIV EPENN: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, 1999,. ANAIS DO XIV EPEN. SALVADOR – BA.

37. SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO, BORGES NETO, HERMÍNIO. SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM. In: “FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E REALIDADE”, JOSÉ GERARDO VASCONCELOS (ED.) EDIÇÕES UFC, 2003.

38. SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO. O USO DE INTERFACE COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO COMPUTADOR QUANDO O ASSUNTO É A DEMONSTRAÇÃO. In: XXIII CNMAC CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2000, SANTOS. ANAIS DO XXIII CNMAC: 2000.

39. SANTANA, JOSÉ ROGÉRIO; BORGES NETO, HERMÍNIO. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MEDIADOS POR INSTRUMENTOS NO ENSINO DE GEOMETRIA COM O USO DO COMPUTADOR. ANAIS DO XVI EPENN – ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO Humano e Cidadania, vol. único, junho 2003, Aracajú (SE).