Artigos

A APLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE TAXAS RELACIONADAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI

MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio Borges; MENDONÇA, Adriana Ferreira; FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.

A descentralização pedagógica em uma ação educomunicativa guiada pela Sequência Fedathi

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares; BORGES NETO, Hermínio. Comunicação & educação, Ano XXV, número 2, jul/dez, 2020.

A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CONCEITUAL

SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza (CE), v. 06, n. 17, 2019, p. 6–19.

A Proposal for Computer use in Mathematics Classes: Algebra Teaching in College

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; FAUSTINO, José Airton de Oliveira; SILVA, André Santos; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 7, n. 10, 2019, p. 351-362.

A SEQUÊNCIA FEDATHI NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO DO IFCE

MOREIRA, Marília Maia; JOYE, Cassandra Ribeiro; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; BORGES NETO, Hermínio.
Conex. Ci. e Tecnol., Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, mar. 2018, p. 8-17.

A Sequência Fedathi no ensino de Geometria para o Ensino Fundamental: relato de experiência em uma escola periférica de Caucaia-CE-Brasil

SILVA; Bruna Rafaela Araújo da; CARMO, Fernanda Maria Almeida do; BORGES NETO, Herminio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Educação Matemática Revista, v. 28, n. 79, abr./jun. 2023, p. 1-15.

A tecnologia e o apoio à aprendizagem baseada em problemas: uma breve revisão da literatura considerando estudos práticos

BEZERRA, Ângela Cristina S.; ARAÚJO, Ana Cláudia U.
Research, Society and Development, v. 9, n. 12, 2020, p. 1-28.

ABORDAGEM FEDATHIANA PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: TECENDO SABERES PARA USO DO H5P

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de. BORGES NETO, Hermínio.
Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2 n. 3 (2023): RCeEM (Fluxo Contínuo) – Jan./Abr., 2023.

Ambientes virtuais de aprendizagem: EAD e sua história

LEAL, Maria Giselle Pereira; BORGES NETO, Hermínio; RODRIGUES, Maria Euzene. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.10, p.66609-66617,oct.., 2022.

ANÁLISE DA POSTURA PEDAGÓGICA NO FILME “O PRIMEIRO DA CLASSE” SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI

BRITO, Maria Edna Gomes; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Quaderns d’animació i Educació Social, n. 32, 2020.

Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo

Mendonça, Adriana Ferreira Mendonça; Oliveira, Silvia Sales de.; Borges Neto, Hermínio. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-19, mai./ago. 2020.

APLICAÇÕES DE JOGOS NA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI

MENDONÇA, Adriana Ferreira; MENEZES, Daniel Brandão.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

AS RELAÇÕES ENTRE A SEQUÊNCIA FEDATHI APLICADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Revista Cearense de Educação Matemática, v. 01, n. 01, abr./ago. 2022, p. 1-20.

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

BORGES, Suzana Maria Capelo; BORGES NETO, Hermínio.
Linhas Críticas, Brasília, v. 13, n. 24, jan./jun. 2007, p. 77-87.

As variadas concepções de Álgebra no contexto da Educação Matemática

LIMA, Maria Vanísia Mendonça de. BORGES NETO, Hermínio.
Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), Brasil, v.7, n.13, p.1-23, 2023.

ATIVIDADES DIDÁTICAS DE GEOMETRIA ESPACIAL BASEADAS NO USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS PARA DISCENTES DO ENSINO BÁSICO

MOREIRA, Marília Maia.
Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 62, p. 178-187, abr./jun. 2019.

Avaliação do desempenho no processo de ensino-aprendizagem de cálculo diferencial e integral I (O CASO DA UFC)

SANTOS, Raimundo Morais; BORGES NETO, Hermínio.

Avaliação formativa no ensino superior: um estudo observacional das universidades públicas e particulares brasileiras

MACIEL, Carla do Couto Soares. BORGES NETO, Hermínio.
CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v.15, n.7, p. 6319-6330, 2023.

CEFOMIDIA: ampliando os horizontes pedagógicos da comunidade acadêmica de Brejo Santo-Ce, através da Educomunicação

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares; PEREIRA, Camila Aparecida; QUEIRÓS, Maria Renata Ferreira de; MORATO, Maria Andreia dos Santos; NARCISO, João Paulo Soares de.
Práticas Educomunicativas, dezembro 19, 2019, p. 138-153.

Competências do Professor para Utilização do Computador na Educação

BORGES NETO, H. ; OLIVEIRA, Sílvia Sales. Experiências de Formação de Professores
em Informática Educativa no NTE do Município de Fortaleza. In: II Encontro de PósGraduação e Pesquisa da Unifor. Anais. Fortaleza: Ed. Unifor. 2002.

Conhecimento Prévio do Perfil Docente em Curso Lato Sensu para uma Formação Personalizada em Modelo Híbrido

Leite, Eliana Alves Moreira; Lencastre, José Alberto; Silva, Bento Duarte da. Borges Neto, Hermínio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26. , 2020, Evento Online. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 359-368. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.359.

CONTEXTUALIZAÇÃO DIDÁTICA DA FUNÇÃO EXPONENCIAL: POR QUE ENSINAR A INTERPRETAR O GRÁFICO DA DOENÇA COVID-19?

MOREIRA, Marília Maia; SILVA, Amsranon Guilherme Felício Gomes da; JOYE, Cassandra Ribeiro; BORGES NETO, Hermínio. Revista Docentes, SEDUC-CE, v. 6, n. 15, 2021, p. 28-37.

Convergência entre a Metodologia de Ensino Sequência Fedathi com os Objetivos Educacionais do Domínio Cognitivo da Taxonomia de Bloom

MOREIRA, Marília Maia Moreira. TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. JOYE, Cassandra Ribeiro. ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa. BORGES NETO, Hermínio. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.16, n.5, p. 2569-2585, 2023.

DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre (RS), v. 3, n. 1, 2016, p. 97-108.

Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020.

Educomunicação: o uso de tecnologias digitais nas aulas de ciências naturais e matemática no Cariri Cearense

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares; GOMES, Audaiza Pereira; FIGUEIREDO, Joselma Felix de.
Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11,  nov. 2019, p.24471-24485.

ENSAIO TEÓRICO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD ONLINE

MOREIRA, Marília Maia; ARAÚJO, Ana Cláudia U.; TORRES, Antonia Lis de Maria M.; JOYE, Cassandra Ribeiro; BORGES NETO, Hermínio.
EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre (RS), v. 6, n. 1, 2019.

Estilo de aprendizagem em ambiente virtual: um estudo com professores da educação básica em formação continuada

LEITE, Eliana Alves Moreira; LENCASTRE, José Alberto; SILVA, Bento Duarte; BORGES NETO, Hermínio.
Versão Português.
Versão original: Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020, p.1-27.

Estilo de aprendizagem em ambiente virtual: um estudo com professores da educação básica em formação continuada

LEITE, Eliana Alves Moreira; LENCASTRE, José Alberto; SILVA, Bento Duarte; BORGES NETO, Hermínio.
Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020, p.1-27.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

ROCHA, Elizabeth Matos. MOREIRA, Marília Maia.
Horizontes – Revista de Educação, Dourados-MS, v. 5, n. 10, jul./dez. 2017. p. 195 – 209.

Formação de Professores da Educação Básica: Um estudo sobre a contribuição das singularidades dos docentes

LEITE, Eliana Alves Moreira; LENCASTRE, José Alberto; SILVA, Bento Duarte; BORGES NETO, Hermínio. In: VIANA, Isabel Carvalho; VILAÇA, Maria Teresa (org.). Formação, Mediação e Supervisão: contextos responsáveis pela promoção sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas, 2020.

FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZÁVEL: METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza (CE), v. 07, n. 19, 2020, p. 24–40.

Information and Communication Technologies in Education: speeches by teachers and managers of a public school in Fortaleza, Ceara State

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 8, n. 8, 2020, p. 541-550.

Learning style in a virtual environment: a study with basic education teachers in continuing education

Leite, Eliana Alves Moreira; Lencastre, José Alberto. Silva, Bento Duarte; Borges Neto, Hermínio. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e467973790, 2020
(CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3790

O ESTUDO DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA METODOLOGIA FEDATHI

MORAIS, Edson Pereira de. BASTOS, Antony Gleydson Lima.  NOBRE, Francisco Augusto Silva.
Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, 2023.

O papel da informática educativa no desenvolvimento do raciocínio lógico

BORGES NETO, Hermínio. BORGES, Suzana Maria Capelo.

O que é inclusão digital? Um novo referencial teórico

BORGES NETO, Hermínio; RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira.
Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 27, jul./dez. 2009, p. 345-362.

O uso da Sequência Fedathi na formação continuada de pedagogos para o desenvolvimento do pensamento algébrico

Bezerra, Antonio Marcelo Araújo. Santos, Maria José Costa dos. Sousa, Thalita Castro de.

Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. International Journal for Research in Mathematics Education. Brasília, v. 13, n. 4, p. 1-17, set./dez., 2023.
O uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação: discursos de professores e gestores de uma escola pública de Fortaleza, Ceará

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares.
Versão Português.
Versão original: International Journal for Innovation Education and Research, v. 8, n. 8, 2020, p. 541-550.

PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza (CE), v. 04, n. 10, 2017, p. 26–35.

PRESENCIALIDADE EM AMBIENTE ON-LINE: IMPLICAÇÕES DE UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO NA EAD BRASILEIRA

ROCHA, Elizabeth Matos. BORGES NETO, Hermínio.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023062, 2023. DOI. Español. English. Vídeo.

PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE PARA INCLUSÃO DIGITAL EM COMUNIDADES RURAIS

Rabelo, Jeriane da Silva Rabelo; Santana, Ana Carmen de Souza; Barbosa, Jessica de Castro Barbosa.
In: CARVALHO, M. V. C; CARVALHÊ, J. L (Orgs). Caminhos da Pós-graduação em Educação do Nordeste do Brasil. Teresina: EDUFPI, 2016.

Processo de planejamento para produção, execução e avaliação de conteúdos crossmidiáticos, educativos e televisivos

CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira; BORGES NETO, Hermínio.
Revista RENOTE – Novas tecnologias na Educação, Porto Alegre (RS), v. 11, n. 1, jul. 2013, p. 1-10.

Questões Básicas do Ensino de Cálculo

DA SILVA, Jayro Fonseca; BORGES NETO, Hermínio.

Raciocínio Lógico Formal e Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral: O Caso da Universidade Federal do Ceará

BARBOSA, Gerardo Oliveira; BORGES NETO, Hermínio.

RELAÇÕES ENTRE A SEQUÊNCIA FEDATHI E AS ALAVANCAS META NO ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos.
EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 6, n. 1, 2015.

SEQUÊNCIA FEDATHI E ANÁLISE DE ERROS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRELADO AO JOGO FRACTION MATCHER

PEDROSA,Virlane Nogueira Melo; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; MENEZES, Daniel Brandão; FONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos

FELÍCIO, M. S. N. B.; MENEZES, D. B.; BORGES NETO, H. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1044–1060, 2021.

SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 07, n. 19, 2020, p. 41 – 56.

SEQUÊNCIA FEDATHI E PEDAGOGIA MÃO NO BOLSO: reflexões sobre o contexto educomunicativo nos Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID)

SANTANA, Ana Carmen de Souza; BORGES NETO, Hermínio.
Práticas Educomunicativas, dezembro 19, 2019, p. 155-169.

SEQUÊNCIA FEDATHI E RAZÃO ÁUREA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

LANDIM, Nilo Pinheiro; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; GARCIA, Antonio Ronaldo Gomes; BORGES NETO, Hermínio.
Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2020.

Sequência Fedathi na prática: Mediação docente em uma sessão didática sobre conjuntos no grupo de educação matemática do laboratório MultiMeios (GEM²)

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
PMO, v.9, n.1, 2021, p. 88-102.

Sequência Fedathi para mudança de prática: estudo de caso de uma experiência com o teatro científico

FELÍCIO, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Revista Teias. v. 22, n. 64, p. 132-150, 2021.

Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de. BORGES NETO, Hermínio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 16–30, 2022.

Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para o ensino fundamental e médio na Guiné-Bissau

BORGES NETO, Hermínio. OCUNI CÁ, Cristina Mandau. TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa.
Acta Scientiarum. Education, v. 45, e52913, 2023.

Sessões Didáticas com a aplicação da proposta metodológica Sequência Fedathi na preparação para o SPAECE

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Anais VI Congresso Nacional de Educação-CONEDU, 2017.

TeleMeios as a Virtual Environment and their possibilities in Hybrid Education

NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; SILVA, André Santos; XAVIER, Daniele de Oliveira; BARBOSA, Jéssica de Castro; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 7, n. 11, 2019, p. 1330-1340.

THE APPLICATION OF THE FEDATHI SEQUENCE IN TEACHING HUMAN ANATOMY: A SUCCESSFUL CHANGE OF ATTITUDE

CAMPOS NETO, Francisco Herculano; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; MENDES, Débora Letícia Moreira; JOAQUIM, Davide Carlos; FELIPE, Letícia Pereira; LEITE, Ana Caroline Rocha de Melo; GIRÃO, Virgínia Cláudia Carneiro.
International Journal of Development Research, Vol. 11, Issue, 11, pp. 51924-51929, November, 2021.

The Didactic Contract from the Perspective of the Theory of Didactical Situations: An Integrative Review

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; FAUSTINO, José Airton de Oliveira; LIMA, Maria Vanísia Mendonça de; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; BORGES NETO, Hermínio; CERQUEIRA, Gilberto Santos.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 8, n. 07, 2020, p. 123-134.

TRILHA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA REALIZADA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO NO MUNÍCIPIO DE CANINDÉ, CE

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro. BORGES NETO, Hermínio.
Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 180, Maio/Ago. 2022.

Um Sistema de Aprendizagem Colaborativa de Didática Utilizando Cenários

FURTADO, Maria Elizabeth; MATTOS, Fernando Lincoln; VASCO, João José; HOLANDA FILHO, Raimir.
Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 8, n. 1, 2001, p. 1-9.

Uma análise de elementos curriculares da disciplina História da Matemática nas licenciaturas do Ceará

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; QUEIROZ, Antonio José Melo de.
Revista Cocar, v. 14, n. 30, set./dez. 2020, p. 1-18.

UMA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 6° ANO

BEZERRA, Karoline de Sousa; CHAVES, José Mário Pereira; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Revista Educação Matemática em Foco, v. 7, n. 3, 2018, p. 138-156.

UMA CLASSIFICAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PELA ESCOLA

BORGES NETO, Hermínio.
Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 21, n. 37, 1999, p. 135-138.

UMA PROPOSTA DE SESSÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHI

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. In: SOUZA, Liliane Pereira de (org.). Pesquisas em Educação, 2020.

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA,Virlane Nogueira Melo; MENDONÇA, Adriana Ferreira.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

Uso de recursos didáticos em atividades de Modelagem Matemática: uma análise de relatos de experiência

MENDONÇA, Adriana Ferreira; BORGES NETO, Hermínio.
Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), v. 04, e202026, p. 1-24, 2020.



Laboratório - Grupos de Pesquisa - Pesquisadores - Produção Científica - Projetos de Pesquisa - Eventos - Extensão - Links