Artigos

A APLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE TAXAS RELACIONADAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI

MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio Borges; MENDONÇA, Adriana Ferreira; FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes;
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.

A descentralização pedagógica em uma ação educomunicativa guiada pela Sequência Fedathi

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares; BORGES NETO, Hermínio. Comunicação & educação, Ano XXV, número 2, jul/dez, 2020.

A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CONCEITUAL

SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza (CE), v. 06, n. 17, 2019, p. 6–19.

A Proposal for Computer use in Mathematics Classes: Algebra Teaching in College

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; FAUSTINO, José Airton de Oliveira; SILVA, André Santos; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 7, n. 10, 2019, p. 351-362.

A SEQUÊNCIA FEDATHI NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO DO IFCE

MOREIRA, Marília Maia; JOYE, Cassandra Ribeiro; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; BORGES NETO, Hermínio.
Conex. Ci. e Tecnol., Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, mar. 2018, p. 8-17.

A tecnologia e o apoio à aprendizagem baseada em problemas: uma breve revisão da literatura considerando estudos práticos

BEZERRA, Ângela Cristina S.; ARAÚJO, Ana Cláudia U.
Research, Society and Development, v. 9, n. 12, 2020, p. 1-28.

ANÁLISE DA POSTURA PEDAGÓGICA NO FILME “O PRIMEIRO DA CLASSE” SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI

BRITO, Maria Edna Gomes; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Quaderns d’animació i Educació Social, n. 32, 2020.

APLICAÇÕES DE JOGOS NA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI

MENDONÇA, Adriana Ferreira; MENEZES, Daniel Brandão.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

BORGES, Suzana Maria Capelo; BORGES NETO, Hermínio.
Linhas Críticas, Brasília, v. 13, n. 24, jan./jun. 2007, p. 77-87.

ATIVIDADES DIDÁTICAS DE GEOMETRIA ESPACIAL BASEADAS NO USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS PARA DISCENTES DO ENSINO BÁSICO

MOREIRA, Marília Maia.
Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 62, p. 178-187, abr./jun. 2019.

Avaliação do desempenho no processo de ensino-aprendizagem de cálculo diferencial e integral I (O CASO DA UFC)

SANTOS, Raimundo Morais; BORGES NETO, Hermínio.

CEFOMIDIA: ampliando os horizontes pedagógicos da comunidade acadêmica de Brejo Santo-Ce, através da Educomunicação

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares; PEREIRA, Camila Aparecida; QUEIRÓS, Maria Renata Ferreira de; MORATO, Maria Andreia dos Santos; NARCISO, João Paulo Soares de.
Práticas Educomunicativas, dezembro 19, 2019, p. 138-153.

CONTEXTUALIZAÇÃO DIDÁTICA DA FUNÇÃO EXPONENCIAL: POR QUE ENSINAR A INTERPRETAR O GRÁFICO DA DOENÇA COVID-19?

MOREIRA, Marília Maia; SILVA, Amsranon Guilherme Felício Gomes da; JOYE, Cassandra Ribeiro; BORGES NETO, Hermínio. Revista Docentes, SEDUC-CE, v. 6, n. 15, 2021, p. 28-37.

DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre (RS), v. 3, n. 1, 2016, p. 97-108.

Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020.

Educomunicação: o uso de tecnologias digitais nas aulas de ciências naturais e matemática no Cariri Cearense

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares; GOMES, Audaiza Pereira; FIGUEIREDO, Joselma Felix de.
Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11,  nov. 2019, p.24471-24485.

ENSAIO TEÓRICO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD ONLINE

MOREIRA, Marília Maia; ARAÚJO, Ana Cláudia U.; TORRES, Antonia Lis de Maria M.; JOYE, Cassandra Ribeiro; BORGES NETO, Hermínio.
EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre (RS), v. 6, n. 1, 2019.

Estilo de aprendizagem em ambiente virtual: um estudo com professores da educação básica em formação continuada

LEITE, Eliana Alves Moreira; LENCASTRE, José Alberto; SILVA, Bento Duarte; BORGES NETO, Hermínio.
Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020, p.1-27.

Estilo de aprendizagem em ambiente virtual: um estudo com professores da educação básica em formação continuada

LEITE, Eliana Alves Moreira; LENCASTRE, José Alberto; SILVA, Bento Duarte; BORGES NETO, Hermínio.
Versão Português.
Versão original: Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020, p.1-27.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

ROCHA, Elizabeth Matos. MOREIRA, Marília Maia.
Horizontes – Revista de Educação, Dourados-MS, v. 5, n. 10, jul./dez. 2017. p. 195 – 209.

Formação de Professores da Educação Básica: Um estudo sobre a contribuição das singularidades dos docentes

LEITE, Eliana Alves Moreira; LENCASTRE, José Alberto; SILVA, Bento Duarte; BORGES NETO, Hermínio. In: VIANA, Isabel Carvalho; VILAÇA, Maria Teresa (org.). Formação, Mediação e Supervisão: contextos responsáveis pela promoção sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas, 2020.

FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZÁVEL: METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza (CE), v. 07, n. 19, 2020, p. 24–40.

Information and Communication Technologies in Education: speeches by teachers and managers of a public school in Fortaleza, Ceara State

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 8, n. 8, 2020, p. 541-550.

O que é inclusão digital? Um novo referencial teórico

BORGES NETO, Hermínio; RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira.
Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 27, jul./dez. 2009, p. 345-362.

O uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação: discursos de professores e gestores de uma escola pública de Fortaleza, Ceará

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares.
Versão Português.
Versão original: International Journal for Innovation Education and Research, v. 8, n. 8, 2020, p. 541-550.

PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza (CE), v. 04, n. 10, 2017, p. 26–35.

Processo de planejamento para produção, execução e avaliação de conteúdos crossmidiáticos, educativos e televisivos

CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa; FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira; BORGES NETO, Hermínio.
Revista RENOTE – Novas tecnologias na Educação, Porto Alegre (RS), v. 11, n. 1, jul. 2013, p. 1-10.

Questões Básicas do Ensino de Cálculo

DA SILVA, Jayro Fonseca; BORGES NETO, Hermínio.

Raciocínio Lógico Formal e Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral: O Caso da Universidade Federal do Ceará

BARBOSA, Gerardo Oliveira; BORGES NETO, Hermínio.

RELAÇÕES ENTRE A SEQUÊNCIA FEDATHI E AS ALAVANCAS META NO ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos.
EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 6, n. 1, 2015.

SEQUÊNCIA FEDATHI E ANÁLISE DE ERROS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRELADO AO JOGO FRACTION MATCHER

PEDROSA,Virlane Nogueira Melo; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; MENEZES, Daniel Brandão; FONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos

FELÍCIO, M. S. N. B.; MENEZES, D. B.; BORGES NETO, H. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1044–1060, 2021.

SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: O CASO DO PROBLEMA 79

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 07, n. 19, 2020, p. 41 – 56.

SEQUÊNCIA FEDATHI E PEDAGOGIA MÃO NO BOLSO: reflexões sobre o contexto educomunicativo nos Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID)

SANTANA, Ana Carmen de Souza; BORGES NETO, Hermínio.
Práticas Educomunicativas, dezembro 19, 2019, p. 155-169.

SEQUÊNCIA FEDATHI E RAZÃO ÁUREA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

LANDIM, Nilo Pinheiro; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; GARCIA, Antonio Ronaldo Gomes; BORGES NETO, Hermínio.
Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2020.

Sequência Fedathi na prática: Mediação docente em uma sessão didática sobre conjuntos no grupo de educação matemática do laboratório MultiMeios (GEM²)

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
PMO, v.9, n.1, 2021, p. 88-102.

Sequência Fedathi para mudança de prática: estudo de caso de uma experiência com o teatro científico

FELÍCIO, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Revista Teias. v. 22, n. 64, p. 132-150, 2021.

Sessões Didáticas com a aplicação da proposta metodológica Sequência Fedathi na preparação para o SPAECE

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Anais VI Congresso Nacional de Educação-CONEDU, 2017.

TeleMeios as a Virtual Environment and their possibilities in Hybrid Education

NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; SILVA, André Santos; XAVIER, Daniele de Oliveira; BARBOSA, Jéssica de Castro; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 7, n. 11, 2019, p. 1330-1340.

The Didactic Contract from the Perspective of the Theory of Didactical Situations: An Integrative Review

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; FAUSTINO, José Airton de Oliveira; LIMA, Maria Vanísia Mendonça de; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; BORGES NETO, Hermínio; CERQUEIRA, Gilberto Santos.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 8, n. 07, 2020, p. 123-134.

Um Sistema de Aprendizagem Colaborativa de Didática Utilizando Cenários

FURTADO, Maria Elizabeth; MATTOS, Fernando Lincoln; VASCO, João José; HOLANDA FILHO, Raimir.
Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 8, n. 1, 2001, p. 1-9.

Uma análise de elementos curriculares da disciplina História da Matemática nas licenciaturas do Ceará

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; QUEIROZ, Antonio José Melo de.
Revista Cocar, v. 14, n. 30, set./dez. 2020, p. 1-18.

UMA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 6° ANO

BEZERRA, Karoline de Sousa; CHAVES, José Mário Pereira; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Revista Educação Matemática em Foco, v. 7, n. 3, 2018, p. 138-156.

UMA CLASSIFICAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PELA ESCOLA

BORGES NETO, Hermínio.
Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 21, n. 37, 1999, p. 135-138.

UMA PROPOSTA DE SESSÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHI

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. In: SOUZA, Liliane Pereira de (org.). Pesquisas em Educação, 2020.

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA,Virlane Nogueira Melo; MENDONÇA, Adriana Ferreira.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.



Laboratório - Grupos de Pesquisa - Pesquisadores - Produção Científica - Projetos de Pesquisa - Eventos - Extensão - Links