Cenário ideal de utilização do TeleMeios

André Santos Silva
Fernanda Maria Almeida do Carmo
Hermínio Borges Neto
Antonia Lis de Maria Martins Torres
Laboratório de Pesquisa Multimeios
Publicado em 02/07/2022
Última atualização em 02/07/2022

O  TeleMeios é um Ambiente Virtual de Ensino multimídia, interativo e colaborativo projetado para a realização de atividades a distância com base na Sequência Fedathi. Assim considerando-o, pensa-se que o cenário ideal de utilização deste ambiente é aquele no qual se encontram em torno de 10 usuários conectados simultaneamente a uma sala virtual, sendo eles 1 professor, 1 suporte técnico-pedagógico e os alunos.

No referido cenário, o professor pode escolher utilizar os recursos do TeleMeios (chat, chamada de áudio, videoconferência, quadro branco, compartilhamento de arquivos e aplicativos) que achar necessário, proporcionando interação e colaboração máxima e extraindo todo o proveito que o ambiente oferece.

Em 30/06/2022, um teste experimental de utilização do TeleMeios foi realizado, visando comprovar a viabilidade de uso do ambiente neste cenário. O teste aconteceu na Sala Sâmia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nele, foram utilizados 3 notebooks e 7 computadores desktop, todos equipados com Windows 10, o cliente do TeleMeios e webcams. Os 10 computadores estavam conectados em rede Wi-Fi e acessando o servidor do TeleMeios Einstein, instalado no Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC). Foram utilizados ainda usuários fictícios representados por brinquedos dispostos nas webcams.

Neste experimento, 10 usuários se conectaram e realizaram conferência online através do TeleMeios e de seus recursos de chat, chamada de áudio, videoconferência e compartilhamento de aplicativo. Na ocasião, um compilador de código Java online foi compartilhado e espelhado na tela de todos. Através deste recurso e dos demais utilizados, a interação e a construção colaborativa no que diz respeito ao ensino e  a aprendizagem de lógica de programação com a linguagem Java foram possibilitadas.

O uso das duas interfaces do cliente do TeleMeios, a Clássica e a JavaFX, com diferentes disposições dos recursos na tela foi capturado durante o experimento. As disposições dos recursos foram as seguintes:

• uso apenas do chat;
  • uso do chat e do áudio;
  • uso do chat, do áudio e vídeo;
  • uso do chat, do áudio e do compartilhamento de aplicativo;
  • uso do chat, do áudio, do vídeo e do compartilhamento de aplicativo.
Confira abaixo os registros realizados.
Notebooks e webcams utilizadas.
Disposição dos equipamentos e usuários na Sala Sâmia para conferência no TeleMeios.
Usuário 'santos' em conferência no TeleMeios.
Usuário 'daniel' em conferência no TeleMeios.
Usuário 'milena' em conferência no TeleMeios.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface Clássica. Usuário 'andre' conectado à sala virtual 'Formadores IE' com uso do chat.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface JavaFX. Usuário 'andre' conectado à sala virtual 'Formadores IE' com uso do chat.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface Clássica. Usuário 'santos' conectado à sala virtual 'Cantina' com uso do chat e do áudio.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface JavaFX. Usuário 'andre' conectado à sala virtual 'Formadores Jenny Gomes' com uso do chat e do áudio.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface Clássica. Usuário 'santos' conectado à sala virtual 'Fora' com uso do chat, do áudio e do vídeo.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface JavaFX. Usuário 'andre' conectado à sala virtual 'Fora' com uso do chat, do áudio e do vídeo.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface Clássica. Usuário 'santos' conectado à sala virtual 'Fora' com uso do chat, do áudio e do compartilhamento de aplicativo.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface JavaFX. Usuário 'andre' conectado à sala virtual 'Fora' com uso do chat, do áudio e do compartilhamento de aplicativo.
Printscreen da tela principal do cliente do TeleMeios em Interface Clássica. Usuário 'santos' conectado à sala virtual 'Fora' com uso do chat, do áudio, do vídeo e do compartilhamento de aplicativo.