Sobre o TeleMeios

André Santos Silva
Hermínio Borges Neto
Laboratório de Pesquisa Multimeios
Publicado em 20/05/2020
Última atualização em 03/09/2020

O TeleMeios é um Ambiente Virtual multimídia, interativo e colaborativo, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), voltado para atividades a Distância.

Seus recursos de chat, chamada de áudio, videoconferência, quadro branco, compartilhamento de arquivos e aplicativos permitem a comunicação síncrona e assíncrona, interações professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno, bem como a realização de atividades ou tarefas de forma colaborativa.

O TeleMeios, desenvolvido e mantido pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, é produto de intensa pesquisa e trabalho acadêmicos, que englobam desde a concepção até propostas técnicas e pedagógicas de utilização do software.

Produção Científica

UMA AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DE USABILIDADE SOBRE O AMBIENTE TELEMEIOS

LIMA, Francisco Weslley; BEZERRA, Karoline de Sousa; SILVA, André Santos; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

UMA PROPOSTA LÓGICO-DEDUTIVA-CONSTRUTIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

BORGES NETO, Hermínio.
Tese (Apresentada para o cargo de professor titular). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, 2016, Fortaleza (CE), 28p.

A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE TELEMEIOS E DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

GOIS, Diana Diogenes; CUNHA, Nara Luíza de Almeida; ANDRADE, Viviane Silva de; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

SEM²: uma proposta metodológica para o uso dos softwares na educação

DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2010.

Do novo PC ao velho PC

SANTANA, José Rogério. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, 2002, Fortaleza.

AUXÍLIO À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO ATRAVÉS DE CENÁRIOS E DO CONTADOR DE ESTÓRIA

FURTADO, Elizabeth; VIEIRA, Flávio Horácio S.; MATTOS, Fernando Lincoln; MAIA, Márcio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

AMPLIANDO A NOÇÃO DE COLABORAÇÃO NUM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO

FURTADO, Elizabeth; SILVA, Wilker Bezerra; ALVES, Francisco José Azevedo; PEREIRA, Felipe Távora; GONZÁLEZ, Oscar Sarquiz.

Making geometry on a virtual environment: a proposal of continuous distance education for teachers

CAMPOS, Márcia; GOMES, Alex Sandro; BORGES NETO, Hermínio. SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY & TEACHER EDUCATION INTERNATIONAL CONFERENCE, 2001, Orlando. Anais […]. Orlando: [s. n.] 2001.

Captura de imagens dentro da metodologia de avaliação de software

BORGES NETO, Hermínio; CAMPOS, Márcia; GOMES, Alex Sandro. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE 2000, 11., 2000, Maceió. Anais […]. Maceió: BDBComp, 2000, p. 1-7.

Educação Matemática favorecendo investigações matemáticas através do computador

SANTANA, José Rogério. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

Vinte projetos apoiados pelo CNPq (ProTeM-CC) na área de Informática na Educação

AUTORES, Diversos. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, n. 1, v. 6, p. 6-7, jan. 2000.

RAÍZES: POSTURA DOCENTE VIRTUAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FEDATHIANA

XAVIER, Daniele de Oliveira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Novas Tecnologias e Educação a Distância, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2020, Fortaleza (CE), 88p.

RAÍZES: CONCEPÇÕES TEÓRICAS, PEDAGÓGICAS E TECNO- PRÁTICAS DE UM OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL (OED) BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

BARBOSA, Jéssica de Castro. Dissertação  de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Novas Tecnologias e Educação a Distância da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2020, Fortaleza (CE), 93p.

RAÍZES: UMA PROPOSTA DE OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL (OED) BASEADO NA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI

BARBOSA, Jessica de Castro; XAVIER, Daniele de Oliveira; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

TELEMEIOS: UMA PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

SILVA, André Santos; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

UMA COMPARAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS: TELEMEIOS E SKYPE

BEZERRA, Karoline de Sousa; LIMA, Francisco Weslley; SILVA, André Santos; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

TELEMEIOS AS A VIRTUAL ENVIRONMENT AND THEIR POSSIBILITIES IN HYBRID EDUCATION

NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; SILVA, André Santos; XAVIER, Daniele de Oliveira; BARBOSA, Jéssica de Castro; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
International Journal for Innovation Education and Research, v. 7, n. 11, 2019, p. 1330-1340.

SIMULAÇÃO de uso do TeleMeios

SIMULAÇÃO de uso do TeleMeios. Produção: Laboratório MultiMeios. Fortaleza: Multimeios UFC, 2018.

O SOFTWARE TELEMEIOS COMO POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA AUXILIAR NAS ATIVIDADES DO PROJETO AUDIOVISUAL MULTIMEIOS: UM DIÁLOGO ENTRE PESQUISA E EXTENSÃO (UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL NO SUPORTE DE ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO PARA A WEB – CB2017.PJ258)

LIMA, Francisco Weslley; LEITÃO, Assíria Vasconcelos; BEZERRA, Angela Maria de Sousa; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

TELEMEIOS: A UTILIZAÇÃO DE UMA FERRAMENTA INTERATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SALA DE AULA VIRTUAL

LEITAO, Assiria Vasconcelos; LIMA, Francisco Weslley; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

Grupos que pesquisam EaD no Brasil

KENSKI, Vani Moreira (ed.). São Paulo: ABED, 2017.

TELEMEIOS: FERRAMENTA INTERATIVA MEDIADA NO ENSINO A DISTÂNCIA E NA ELABORAÇÃO DE NOVAS DIDÁTICAS UTILIZANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI

BARBOSA, Janyara Emanuelly Bernardo; MARINHO, Emilly Victória de Oliveira; LEITÃO, Assíria Vasconcelos; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

TELEMEIOS E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE COMPORTAMENTAL DO MEDIADOR EM CONTATO COM O AMBIENTE VIRTUAL TELEMEIOS

MARINHO, Emilly Victoria de Oliveira; BARBOSA, Janyara Emanuelly Bernardo; LEITAO, Assíria Vasconcelos; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DESENVOLVIDA PELO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS: DIÁLOGOS COM A SEQUÊNCIA FEDATHI

SOARES, Raianny Lima. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2017, Fortaleza (CE), 143p.

FATORES DE PRESENÇA SOCIAL, COGNITIVA, AFETIVA E DE ENSINO EM CURSOS A DISTÂNCIA

BRAGA, Cristina Borges. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

TELEMEIOS: UM ESTUDO APLICADO PARA O APERFEIÇOAMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO

SANTANA, Ana Carmen de Souza; SILVA, Paulo Victor Costa da; BORGES, Daniel Capelo;
BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

TELEMEIOS E WHATSAPP: UM ESTUDO COMPARATIVO DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DE FERRAMENTAS DIGITAIS

MAIA, Leticia dos Santos; XAVIER, Daniele de Oliveira; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Avaliação da política pública de inclusão digital: construindo uma trajetória do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) com os gestores em Fortaleza

SOUZA, Geisamara de Oliveira. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

TELEMEIOS: FERRAMENTAS INTERATIVAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS

XAVIER, Daniele de Oliveira; MAIA, Letícia dos Santos; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

TELEMEIOS: FERRAMENTAS INTERATIVAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS

SOARES, Raianny Lima; ROCHA, Paulo César da Silva; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2015.

SOBRE TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E ETNOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (UFC)

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2014, Fortaleza (CE), 205p.

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA USO DO BATE PAPO VIRTUAL NO ENSINO

LEAL, Viviane Pereira Lima Verde. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2012, Fortaleza (CE), 165p.

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO TELEMEIOS COM MEDIAÇÃO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

JUCÁ, Adelmir de Menezes. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2011, Fortaleza (CE), 277p.

O AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO TELEMEIOS

FERREIRA, Dayany Barros; GÓIS, Diana Diógenes; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; ANDRADE, Viviane Silva de; BORGES, Daniel Capelo; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

A SEQUÊNCIA FEDATHI E O AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO TELEMEIOS NA DETERMINAÇÃO DA EQUAÇÃO DE UMA RETA

ANDRADE, Viviane Silva de. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2011, Fortaleza (CE), 186p.

TELEMEIOS: FERRAMENTAS INTERATIVAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA

SANTOS, Javilane Almada dos. Monografia do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, 2010, Fortaleza (CE), 69p.

WORK IN PROGRESS – PETRI NETS AS APPLIED TO THE MODELING OF E-LEARNING COOPERATIVE SYSTEMS

BORGES, Daniel Capelo; BORGES NETO, Hermínio; SOUZA, José Neuman.
40th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, F1D-1, October 27 – 30, 2010, Washington, DC.

TELEMEIOS: FERRAMENTAS INTERATIVAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

BRITO, Ellis Batista Paiva; SANTOS, Javilane Almada dos; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2010.

UTILIZANDO O FRAMEWORK HIBERNATE PARA APRIMORAR CONSULTAS A BANCO DE DADOS E OTIMIZAR O CÓDIGO DE APLICAÇÕES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MAIA, Macedo Sousa; BORGES, Daniel Capelo; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ATRAVÉS DA FERRAMENTA TELEMEIOS

SALDANHA, Lara Nogueira Meneses; BORGES, Daniel Capelo; SILVA, Marta Elizabeth de Sousa e; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

O USO DE ARQUITETURAS P2P PARA DESENVOLVER E FAVORECER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DA PLATAFORMA TELEMEIOS

RODRIGUES, Renato Henrique Feitosa; BEZERRA, Allan George de Sousa; BORGES, Daniel Capelo; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

JavaFX aplicado ao TeleMeios

SOUSA, Jonh Ney Barbosa de; JUNIOR, José Anchieta de Queiroz; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

Estudo, Desenvolvimento e Análise de Abordagem Peer-to-Peer (P2P) de Comunicação para Apoiar Sistemas de Educação a Distância

BORGES, Daniel Capelo. Estudo, Desenvolvimento e Análise de Abordagem Peer-to-Peer(P2P) de Comunicação para Apoiar Sistemas de Educação a Distância. Trabalho apresentado ao Programa de Pós-graduação em engenharia de Teleinformática (PPGETI). Fortaleza, 2010.

Ampliando a Noção de Colaboração num Ambiente de Aprendizagem a Distância para Gestão do Conhecimento

FURTADO, Elizabeth; SILVA, Wilker Bezerra; ALVES, Francisco José Azevedo; PEREIRA, Felipe Távora; GONZÁLEZ, Oscar Sarquiz.

Que recursos podem contribuir para otimizar a aprendizagem em um ambiente virtual?

BORGES NETO, Hermínio; SANTANA, José Rogério; CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante; FILHO, Raimir Holanda.

Tele-Ambiente: desenvolvimento e aplicação de ferramentas cooperativas, adaptativas e interativas aplicadas ao ensino à distância

LABORATÓRIO MULTIMEIOS. Fortaleza, 2020a.

INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DE GEOMETRIA NO AMBIENTE DO SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE

SOUZA, Maria José Araújo. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2001, Fortaleza (CE), 171p.