Webconferência

André Santos Silva
Antonia Lis de Maria Martins Torres
Hermínio Borges Neto
Laboratório de Pesquisa Multimeios
Extraído da Dissertação de Mestrado
Publicado em 09/06/2020
Última atualização em 20/07/2022

O uso das webconferências defendido pelo Laboratório de Pesquisa MultiMeios (FACED/UFC), diferente do que foi vivenciado em períodos de distanciamento social da pandemia da COVID-19, engloba a participação de todos os indivíduos envolvidos no processo de ensinar e aprender que se encontrem conectados à conferência. A busca pela capacidade e potencialidade máximas da tecnologia é estimulada. Professores, formadores e alunos são incentivados a ligarem seus microfones e câmeras e a desligarem somente em caso de ruídos, sons ambientes ou problemas técnicos. A proposta é que todos falem, não só o professor como em uma aula expositiva de conteúdo com o compartilhamento da tela mostrando uma apresentação de slides em que o aluno assiste passivamente sem interagir. A ideia é que todos falem, se vejam, interajam, realizem atividades individualmente ou em grupos de maneira colaborativa e que o professor possa mediar os momentos de aprendizagem.

Uma pesquisa realizada no âmbito do Laboratório MultiMeios teve como objetivo analisar as possibilidades de uso dos principais aplicativos de webconferência gratuitos, visando a eficiência na prática docente e uma Educação de qualidade, não só em períodos de pandemia, mas, também, em situações genéricas de Educação com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

A princípio, potenciais aplicativos de webconferência gratuitos para serem utilizados em contextos educativos foram extraídos de sítios da internet e as suas documentações oficiais consultadas. As expressões web conferencing tools e video conferencing tools foram aplicadas para esta busca. Experimentos realizados no Laboratório MultiMeios com aplicativos de webconferência também guiaram a escolha destes aplicativos. Os critérios utilizados para pinçar esses aplicativos foram as possibilidades que cada recurso oferece para gerar comunicação, interação e colaboração entre sujeitos, em tempo real, por intermédio do computador e da internet em um possível ambiente virtual educativo. Os recursos considerados durante a pesquisa foram: chat, chamadas de áudio e de vídeo, quadro branco, compartilhamentos de arquivos, de tela, de aplicativos e de vídeos, gravação, transmissão ao vivo, moderação de áudio. 

Os resultados obtidos foram relacionados com autores que versam sobre a Educação com o uso das TDIC, a fim de verificar aqueles softwares factíveis de, gratuitamente, aplicar à Educação. Uma tabela entre os recursos disponibilizados por estes softwares foi elaborada, para fins de comparação visual e didática, além de se explanar detalhadamente sobre cada recurso, acerca do seu funcionamento e a respeito do seu possível emprego na seara da Educação.

Confira, abaixo, um breve comparativo entre os recursos de aplicativos de webconferência gratuitos, categoria na qual o TeleMeios também se enquadra.

Aplicativos de webconferência gratuitos e seus recursos

Como pode ser observado, diversos aplicativos de webconferência possibilitam um elevado número de usuários conectados no chat, chamada de áudio e videoconferência. Do ponto de vista pedagógico, isso pode ser bom, pois permite que muitos alunos tenham acesso e acompanhem atividades educativas propiciadas nesses meios. Mas também pode ser ruim, visto que só seriam viáveis situações de ensino e aprendizagem do tipo expositivas, com comunicação unidirecional no sentido professor-alunos e sem as devidas interações e colaborações. 

O quadro branco sim pode ser um recurso interessante para possibilitar interações, colaborações e promover a construção do conhecimento. Mas está limitado a escrita, desenhos e construções em um quadro branco digital, sem a possibilidade de compartilhar outro programa do computador. 

O compartilhamento de arquivos, tela, aplicativos e vídeo da maioria dos aplicativos de webconferência possibilitam a visualização de conteúdos que podem ser apresentados pelo professor em momento de ensino e aprendizagem. Acontece que visualizar por visualizar, sem possibilitar interações, coautorias e colaborações, pode não passar de um momento de aprendizagem passivo e solitário dos alunos. 

A gravação e a transmissão ao vivo de uma webconferência precisam ser realizadas de maneira intencional. Uma transmissão ao vivo para poucos alunos e uma gravação de webconferência que não será muito assistida só irá consumir recursos computacionais sem que haja retornos significativos. 

A ideia por trás do TeleMeios é que não se tenham limites para uma quantidade máxima de usuários conectados ao chat, áudio, vídeo, quadro branco e compartilhamento de arquivos, tela e aplicativos, ficando esse número dependente da capacidade do hardware e da internet utilizados pelo servidor do TeleMeios. Apesar disso, o cenário ideal de utilização deste ambiente é aquele no qual se encontram em torno de dez usuários conectados simultaneamente a uma sala virtual, sendo eles um professor, um suporte técnico-pedagógico e os alunos (LABORATÓRIO MULTIMEIOS, 2022). Essa quantidade de usuários e os recursos disponibilizados possibilita a vivência baseada na Sequência Fedathi e interações, mediação e colaboração eficientes. 

Além disso, o TeleMeios é formado por um conjunto de ferramentas do tipo software livre e pode ser considerado software livre (SANTOS, 2010; JUCÁ, 2011), o que o coloca em determinada vantagem sob uma perspectiva educativa. Em teoria, se assim for classificado, o TeleMeios pode ser executado, copiado, distribuído, estudado, modificado e melhorado. Essas características viabilizam que o TeleMeios seja adequado às necessidades de ensino e aprendizagem, professores, alunos, gestores, instituições de ensino, enfim, às necessidades educacionais em geral.