A avaliação de larga escala, com testes padronizados, propõe se alinhar, em tese, ao projeto político pedagógico das escolas e à formação dos professores como principal objetivo norteador da reforma escolar. Esse alinhamento acendeu mudanças significativas no campo educacional a partir da década de 1990 em muitos países, inclusive no Brasil, através das reformas educacionais marcadas pela necessidade de se elaborar um projeto educacional global para atender à reestruturação produtiva do sistema capitalista. Numa perspectiva de política educacional de cunho neoliberal, elas vêm provocando tensões estruturais na formação dos professores, no trabalho docente, na organização curricular da escola, na forma de avaliar e, na vida dos estudantes, vêm se tornando uma política cada vez mais central. Esse modelo de avaliar tem estreitado o vínculo entre a produtividade, capital humano e a política educacional. Essa lógica faz com que a educação se alie ao crescimento econômico focado no mercado, tendo como seus difusores os organismos econômicos internacionais, que têm desempenhado um papel crucial de transmissão do discurso hegemônico acerca de uma educação quantificável e mensurável, baseada no ensino de competências, pondo em circulação uma política que interfere na forma de condução dos sistemas educacionais pelo mundo, a partir de seu caráter pragmático, fornecendo dados e indicadores que permitem comparações e classificações. O objetivo desse estudo é discutir as Políticas Públicas Educacionais e suas Implicações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) para a Formação do Professor de Matemática do Ensino Fundamental. Desta forma, analisamos e descrevemos, a partir das leituras dos discursos dos professores de matemática da rede de ensino de Fortaleza dos anos finais do ensino fundamental e que exercem a função de formador dos docentes, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores de sala aula, a compreensão acerca dos impactos das reformas educacionais e da avaliação externa em sua prática pedagógica. Na metodologia aplicada, utilizou-se a técnica de entrevistas semiestruturadas individualizada, de análise de discurso de cunho hermenêutico, imanente e predominantemente qualitativo da fala dos participantes. Todo esse trabalho está ancorado nas bases teóricas e práticas das pesquisas desenvolvidas por um apanhado de muitos autores que dialogam com a temática desta investigação como Ball (2011), Fernandes (2019), Freitas (2007), Lopes (2016), Marx (2001), Pêcheux (1997), Ravitch (2011), Popkewitz (1992), Luckesi (2011), Libâneo (2018), Maia Filho e Jimenez (2004), dentre outros. Diante de muitos depoimentos dos professores acerca do objeto da pesquisa ficou explícito o quanto o efeito da política de implementação do SPAECE pode redundar numa política educacional “avaliacionista”, uma externalidade que é imposta ao ambiente escolar e que faz com que os docentes e os discentes não se sintam comprometidos com a melhoria da educação, embora assumindo essa política educacional uma centralidade cada vez maior no cotidiano escolar.
Palavras-chave: política pública educacional; neoliberalismo; avaliação em larga escala
SPAECE-CE; formação de professores.