Quem sou

Abaixo relato um pouco da minha trajetória como acadêmico.

Nascido no  Hospital Maternidade João Ferreira Gomes (Itapajé), meus primeiras dias de vida são na localidade de Miranda (Irauçuba), às margens do açude, onde tive minhas primeiras aulas com a minha mãe, Dona Lúcia, professora normalista e responsável pela alfabetização dos moradores daquela região. Ainda muito novo, nos mudamos para a cidade de Itapajé, onde fiquei um período muito curto na Escola Capitão Manoel Pinto de Mesquita, novo ambiente de ensino da minha mãe. Todo o restante da minha escola primária, Jardim I e II, Albetização, Ensino Fundamental e Ensino Médio, foi na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Catão. De lá, parti para universidade.

Fiz licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, onde iniciei o meu curso no semestre 2005.1. Na mesma instituição, iniciei o bacharelado em física mas, embora tenha concluído todas as disciplinas obrigatórias, não formalizei a conclusão. Durante o período de graduação já dei início a vida de pesquisador, sendo bolsista de iniciação científica, onde desenvolvi trabalhos de física computacional, aplicado a área de telecomunicações.

No ano de 2010 iniciei o meu mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde fui orientado do professor Murilo Pereira de Almeida, realizando pesquisa, também em Física Computacional, aplicado a Engenharia de Petróleo.

Logo após a defesa do mestrado, em 2012, dei início ao doutorado, também na UFC, continuando a trabalhar com Física Computacional. Embora tenha como orientador oficial o professor Murilo, quem me orientou de fato nesse período foi o professor Raimundo Nogueira da Costa Filho, onde me guiou a trabalhar com sistemas Fora Equilíbrio Termodinâmico, especificamente com Crescimento Dendrítico de cristais com heterogeneidades no sistema. Após passar por algumas adversidades pessoais e acadêmicas, acabei atrasando um pouco minha defesa de doutorado, ocorrida em agosto de 2017.

Ainda durante o período de doutorado, dei início a vida de docente, após passar em em 2014 na seleção de professor substituto na UVA, universidade que me formei. Antes mesmo de terminar meu esse período de substituto, fui aprovado no concurso para professor efetivo nível assistente, já no final de 2015. Se não fosse um professo judicial contra o setor de estudo do certame, teria tomado posse já em 2016.

Enquanto o processo judicial não se resolvia fiz concurso para professor substituto no IFCE, ficando ministrando aulas de Física no Campus de Sobral no ano de 2017 e parte do ano de 2028. Ainda em 2017 fiz seleção para a vaga de professor de matemática no curso de engenharia do Centro Universitário INTA – UNINTA, ministrando disciplinas de Cálculo Numérico, Álgebra e Geometria Analítica e Probabilidade e Estatística.

Finalmente, em setembro de 2019, após um processo judicial moroso e com um estado sem muita pressa em chamar os candidatos aprovados e que ficaram no meio do caminho, assumo a vaga de professor efetivo da UVA, sendo lotado no curso de Física.

Assumindo a vaga de professor efetivo e com um olhar mais atento ao curso de Licenciatura, inicio minhas pesquisas também na área de ensino, orientando trabalhos de TCC e, logo em seguida, dissertações de mestrado, após o aceite como membro permanente MNPEF, polo 56. Hoje, dia 24 de junho de 2024, já tenho 20 orientações de TCC e 4 orientações de mestrado. Estou finalizando meu estagio Pós-Doutoral na Faculdade de Educação (FACED) da UFC, sobre a supervisão do professor Hermínio Borges Melo, criador da metodologia de Ensino Sequência Fedathi a qual tem sido a base das minhas pesquisas em ensino desde de 2020.

Bem, esse é uma pequeno relato da minha vida de estudante, professor e pesquisador. Para saber um pouco mais da minha vida acadêmica, deixo o link de acesso ao meu currículo Lattes:

CLIQUE AQUI