Apresentação

SF e a Astronomia do Sistema Solar é resultado do trabalho de pós doutorado do Laboratório de Pesquisas Multimeios (MM) realizado por mim, Leandro de Oliveira, e sobre a supervisão do professor Hermínio Borges Neto (HBN), criador da metodologia de Ensino Sequência Fedathi (SF). Esse projeto usa como a SF como metodologia de ensino e como ferramentas de mediação na sala de aula ampliada são usadas a Gamificação como Metodologia ativa e realidade aumentada RA como TDICs, cujo projeto pode ser baixado AQUI.

A ideia desse projeto surgiu com a oficina de formação do Projeto Residência Pedagógica (PRP) oferecido por uma preceptora do subprojeto de Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Fonte: Instagram do PRP da Física (UVA).

Esse projeto foi desenvolvido em Sobral no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (Polo 56) em que se teve a participação ativa do, então mestrando, Raniere Andrade e Brito, que desenvolveu sob minha orientação a dissertação APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DA ASTRONOMIA: GAMIFICAÇÃO E REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTAS DE
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
e o produto educacional ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR: Uso da
Realidade Aumentada no ensino gamificado segundo os Pressupostos da Sequência Fedathi

A sequência didática proposta integra a Sequência Fedathi como ferramenta principal, combinada com elementos de Gamificação e um aplicativo de realidade aumentada, para enriquecer o ensino de conceitos de Astronomia. Este material foi cuidadosamente planejado para ser aplicado em sete encontros, cada um com a duração de 100 minutos, proporcionando um tempo adequado para a exploração dos conteúdos e a interação dos alunos com as atividades propostas. Mais a frente vamos discutir cada aula.

É essencial que os professores interessados em aplicar essa sequência tenham conhecimento prévio sobre a Sequência Fedathi, que oferece o embasamento teórico necessário para a aplicação correta da metodologia. Caso não tenha familiaridade, sugiro que acesse a dissertação do Raniere, logo acima, ou acesse o repositório de produção científica do MM, clicando AQUI.  

Na próxima aba é falado um um pouco sobre a metodologia ativa Gamificação, bem como sua aplicação na educação.

Depois é realizada uma descrição sobre a Realidade Aumentada (RA) e sua aplicação no Ensino através do Merge Cube.

Na Sequência será feito uma discussão sobre o Sistema Solar.

Na próximo tópico está a Sequência de Ensino elaborada para ser replicada na sua escola. Espera-se que faça bom proveito do material. Clique AQUI e faça bom proveito. 🙂