Trabalhos em Congressos

@NAVE – INCLUSÃO SÓCIO-DIGITAL, SUSTENTABILIDADE E MULTIPLICAÇÃO

SILVA, Lourena Maria Domingos da; CASTRO, Alyne Costa de; COSTA, Zayra Barbosa; PAULA, Brena Samyly Sampaio de; GUERRA, Agercicleiton Coelho; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

A APLICAÇÃO DE JOGOS COM O SUPORTE DA METODOLOGIA SEQUENCIA FEDATHI

FAUSTINO, José Airton de Oliveira; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

A APLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE TAXAS RELACIONADAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI

MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio Borges; MENDONÇA, Adriana Ferreira; FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM CONDUZIDA PELOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

MACIEL, Carla do Couto Soares; BORGES NETO, Herminio; BENFATTI, Xênia Diógenes; GOMES, Diana Ribeiro Gonçalves Medeiros; BRAID, Liana Maria Carvalho. XIV Encontro de Práticas Docentes, Universidade de Fortaleza, 2022.

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DA COMUNIDADE RURAL ANTÔNIO CONSELHEIRO/ARACOIABA-CE A PARTIR DA INTERAÇÃO NO FACEBOOK

NOBRE, Rafaela Gomes; SILVA, Rodrigo Costa da; SANTANA, Ana Carmen de Souza; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA AQUISIÇÃO DO CAPITAL CULTURAL

SILVA, Elanne Braz; TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

SOUZA, Talita Alves Soares de; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

A ESCRITA ACADÊMICA COMO RECURSO DE REGISTRO DAS EXPERIÊNCIAS DISCENTES – UMA PROPOSTA COM A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DO CRID

PINHEIRO, Ana Claudia Mendonca; LESSA, Maysa Lara de Oliveira; COSTA, Franksuan Morais da; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2015.

A FORMAÇÃO EM SERVIÇO E A “GAMBIARRA” NO USO DE RECURSO MULTIMÍDIAS EM REALIZAÇÕES AUDIOVISUAIS: EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE PESQUISAS MULTIMEIOS

SANTOS, Joao Igor Freire dos; BOMFIM, Thaís Ingrid da Costa Bomfim; LIMA, Francisco Weslley; LEITE, Monalisa de Abreu; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FREITAS, Claudiana Fernandes de; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; SOUZA, Talita Alves Soares de; SILVA, Elanne Braz; SALDANHA, Lara; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/FACED/UFC: CONTRIBUTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHI

SOARES, Raianny Lima; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

A Mediação Pedagógica na Educação do Campo Utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; YOUNG, Regina Santos; BATISTA, Janete Barroso; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo.
Anais do XIII ENDIPE–Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, vol. único, abril de 2006, em Recife (PE).

A METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

SILVA, Francisca Vânia dos Santos; AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; PEREIRA, Brayan Nickolas Moreira; SANTOS, Maria José Costa dos. XV Encontro de Iniciação à Docência, Universidade de Fortaleza, Fortaleza-CE, 2015.

A Metodologia e a Prática de Ensino de Matemática: Influências na Formação do Professor

PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; MORENO, Maria Ivonisa Alencar; VASCONCELOS, Cleiton Batista.
Anais do XI ENDIPE – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

A MONITORIA COMO PROCESSO FORMATIVO CONTINUO: UMA PROPOSTA METODOLOGICA DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDO

PINHEIRO, Ana Claudia Mendonca; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

A pergunta como estratégia de mediação no ensino de matemática.

DE SOUSA, Francisco Edisom Eugenio.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

A PERSPECTIVA DO ALUNO DIANTE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS: O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DO IFCE

MOREIRA, Marilia Maia; JOYE, Cassandra Ribeiro; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

A proposta de EaD do Laboratório MultiMeios na percepção dos alunos e formadores no Curso de Pedagogia da UAB/UFC

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; SILVA, André Santos; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio.
XXVII Semana Universitária da UECE, Fortaleza (CE), 2022.

Slides

A REDE SOCIAL FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ENSINO MÉDIO PD00. 2013.PJ.0026)

SILVA, Francisca Vania dos Santos; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; ALVES, Francisco Danrley Nascimento; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

A SEQUÊNCIA FEDATHI COM O USO DA PERGUNTA

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. I Encontro de Grupos de Pesquisas em Educação Matemática, Faculdade de Educação – UFC, Fortaleza, 2014.

A SEQUÊNCIA FEDATHI COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

MOREIRA, Marília M.; JOYE, Cassandra R.; ARAÚJO, Ana Cláudia U.; TORRES, Antonia Lis de Maria M.; BORGES NETO, Hermínio Borges.
ESUD – XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Natal (RN), 2018.

A SEQUÊNCIA FEDATHI COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA – UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SILVA, Francisca Vânia dos Santos. BORGES NETO, Hermínio. VII Diálogos da Matemática com a Pedagogia e IV Seminário de Pesquisa. Fortaleza, CE. 2018.

A SEQUÊNCIA FEDATHI COMO TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ONLINE: O CASO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO MATEMÁTICO

MOREIRA, Marília M.; JOYE, Cassandra R.; ARAÚJO, Ana Cláudia U.; BORGES NETO, Hermínio.
ESUD – XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Natal (RN), 2018.

A SEQUÊNCIA FEDATHI E A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS CONCEITUAIS NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

A SEQÜÊNCIA FEDATHI E O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ALBUQUERQUE, Suzie Maria de; ANDRADE, Viviane Silva de; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

A Sequência Fedathi na disciplina de informática educativa como prática de estágio de docência

PEREIRA, Gabrielle Andrade; DELMIRO, Carlos Henrique. BORGES NETO, Herminio. SOUZA, Talita Alves Soares de.
Anais do X Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2024.

A SEQUÊNCIA FEDATHI NA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES

FONTENELE, Francisca Claudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio.
III Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Natal (RN), 2016.

A SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA AUTOBIOGRÁFICO EM UMA ESCOLA PERIFÉRICA DE CAUCAIA-CE-BRASIL

SILVA, Bruna Rafaela Araújo da.; BORGES NETO, Hermínio.; CARMO, Fernanda Maria Almeida do.; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 14, 2022.

A SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SUPERIOR: CAMINHOS PERCORRIDOS E INVESTIGAÇÕES FUTURAS

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

A SEQUÊNCIA FEDATHI: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS PARA USO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

SANTOS, Maria Jose Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; BORGES NETO, Herminio.
VII CIBEM, Actas del VII CIBEM, Montevideo – Uruguay, 2013.

A SEQÜÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCHA, Elizabeth Matos.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Anais do VIII ENEM, Pernambuco, 2004.

A teoria da aprendizagem de Vygotsky e os ambientes virtuais de aprendizagem: experiências na formação de educadores.

DE LIMA, Tereza Cristina Batista; FERRAZ, Serafim Firmo de Souza.
Anais do XIII ENDIPE–Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, vol. único, abril de 2006, em Recife (PE).

A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA H5P NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM PERÍODO DE ENSINO REMOTO UMA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Seminário DoCEntes, 2020, p. 1-5.

A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NA ELABORAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS DAS FORMAÇÕES DO PROJETO @NAVE

PAULA, Brena Samyly Sampaio de; COSTA, Zayra Barbosa; CASTRO, Alyne Costa de; MATTOS, Beatriz Helena Oliveira de Mello; GUERRA, Agercicleiton Coelho; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM AULAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL -(PORTAL DO PROFESSOR E BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

ARAÚJO, Ana Maria Albuquerque de; ANDRADE, Viviane Silva de; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; DANTAS, Dina Mara Pnheiro; GÓIS, Diana Diógenes; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

A Utilização do Chat Como Recurso Educativo

PEREIRA, Viviane de Oliveira.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP NO ENSINO HÍBRIDO: COMPARAÇÃO ENTRE TURMAS DE 2019.1 E 2019.2

LEITAO, Assiria Vasconcelos; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA DA UFC

TEIXEIRA, Katiuscia Costa Barros; CARNEIRO, Tarcisio Bruno; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

AMBIENTES EDUCACIONAIS DE ENSINO: PRIMEIRO CONTATO COM OS AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A DIFICULDADE DE ACESSO NA EAD

LEAL, Maria Giselle Pereira; MARTINS, Antonia Lis de Maria; MIRANDA, Mylene Ribeiro M; CARVALHO, Maria Rosenilda Petronila de; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

AMBIENTES VIRTUAIS INFORMATIZADOS: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO

SOARES, Raianny Lima; DUTRA, Marlene de Alencar; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2014.

Ampliando a Noção de Colaboração num Ambiente de Aprendizagem a Distância para Gestão do Conhecimento

FURTADO, Elizabeth; SILVA, Wilker Bezerra; ALVES, Francisco José Azevedo; PEREIRA, Felipe Távora; GONZÁLEZ, Oscar Sarquiz.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

AMPLIANDO A NOÇÃO DE COLABORAÇÃO NUM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO

FURTADO, Elizabeth; SILVA, Wilker Bezerra; ALVES, Francisco José Azevedo; PEREIRA, Felipe Távora; GONZÁLEZ, Oscar Sarquiz.

ANALISANDO O PERFIL DO BOLSISTA DO PROBIOE – PD.2012.PJ.0723

COSTA, Zayra Barbosa; SOUSA, Jacinta Macena de; SOARES, Raianny Lima; COSTA, Sara Barbosa; ABRUNHOSA, Rafael David, BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

Análise da Aprendizagem no Ambiente de Ensino de Geometria Proposto para o Projeto Tele-Ambiente

SANTANA, José Rogério; CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

Análise diagnóstica do uso da pergunta pelo professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Sequência Fedathi

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. BORGES NETO, Hermínio. SILVA, Marta Alves da. XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática-IACME, Chiapas, México, 2015.

APLICAÇÃO DE PROBLEMAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI: UM BOM PROFESSOR E O PROFESSOR BOM

MENEZES, Daniel Brandão Menezes; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

APLICAÇÕES DE JOGOS NA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI

MENDONÇA, Adriana Ferreira; MENEZES, Daniel Brandão.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E SOFTWARES EDUCATIVOS

LISBOA, Rafaela Ponte; CUBBO, Jussara Cristina; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

Aprendizagem mediada por computador: uma análise da simulação computacional aplicada ao ensino de fisica.

VASCONCELOS, Francisco Herbert; SANTANA, José Rogério.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

AS CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA FACED/UFC

AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BEZERRA, Angela Maria de Sousa; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; OLIVEIRA, Silvia Sales de.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, jun./jul. 2018, p. 1-12.

AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS AO UTILIZAREM OS AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO NA DISCIPLINA EAD/FACED/UFC

MELO, Palloma Lopes de; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

As Novas Tecnologias e Algumas Implicações na Transformação da Produção Escolar

OLIVEIRA, Eveline de; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

AS POTENCIALIDADES DE UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO

SOUSA, Gabriel Batista Vieira de; PAULA, Brena Samyly Sampaio de; BEMFICA, Gabriel de Oliva; BATISTA, Janete Barroso; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COLABORANDO NA DINAMICIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA – (PORTAL DO PROFESSOR E BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

SANTOS, Maria Jéssyka Almeida dos; OLIVEIRA, Alana Souza de; FERREIRA, Felipe Guimarães; RODRIGUES, Diego de Sousa; ARAÚJO, Talita Jéssica do Nascimento de; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

ASSENTAMENTOS DIGITAIS – UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAIS EM ASSENTAMENTOS NO INTERIOR DO CEARÁ

MARQUES, Kariane Lima; BATISTA, Janete Barroso; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; ROCHA, Mirley Nadila Pimentel; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

AUDIOVISUAL MULTIMEIOS: UM RELATO SOBRE O SUPORTE EM ATIVIDADES ACADÊMICAS PARA WEB (UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL NO SUPORTE DE ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO PARA A WEB – CB2017.PJ258)

LIMA, Francisco Weslley; BEZERRA, Angela Maria de Sousa; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

Auxílio à Solução de Problemas no Processo de Ensino através de Cenários e do Contador de Estória

FURTADO, Elizabeth; VIEIRA, Flávio Horácio S.; MATTOS, Fernando Lincoln; MAIA, Márcio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACOMPANHADA EM SESSÕES DIDÁTICAS: A EFICIÊNCIA DO USO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

ROCHA, Elizabeth Matos; RIBEIRO, Júlio Wilson; BORGES NETO, Hermínio.
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Eixo Temático 2 – Avaliação de Ensino – Aprendizagem no Ensino Fundamental, ISBN 85-7485-099-3, 2006.

Avaliação da aprendizagem do ensino de matemática: utilizando a plataforma teleduc e oficinas pedagógicas.

ROCHA, Elizabeth Matos; BORGES NETO, Hermínio; DE LIMA, Ivoneide Pinheiro; DE SOUSA, Maria Lídia Mendes; DOS SANTOS, Maria José Costa.
Anais do II Congresso Internacional em Avaliação Educacional, pelo Núcleo de Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará-UFC, vol. único, novembro de 2005, em Fortaleza (CE).

Avaliação de Software Educativo para o Ensino de Matemática – O Caso das Estruturas Aditivas

OLIVEIRA, Silvia Sales de; GOMES, Alex Sandro; BORGES NETO, HERMÍNIO.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), P594. (CDD: 370.981)

Avaliação do Interesse e do Desempenho da Criança Na Leitura

MACHADO, Roselia Costa De Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (ma), p594. (CDD: 370.981)

Avaliação do uso do computador como ferramenta de inclusão digital no assentamento de todos os santos através do projeto CRID.

LINHARES, Élida Maria Miranda Linhares; DE MEDEIROS, Fabiana Cristiane; SILVA, Fábio de Carvalho; MERQUES, Cláudio de Albuquerque.
Anais do II Congresso Internacional em Avaliação Educacional, pelo Núcleo de Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará-UFC, vol. único, novembro de 2005, em Fortaleza (CE).

BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE), UM AUXÍLIO A PRÁTICA DO DOCENTE DA ÁREA DA MATEMÁTICA (BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

JUNIOR, Elzon Cezar Bezerra; COSTA, Isabel Cristina Pereira da; FARIAS, Ivaneide Ferreira; OLIVEIRA, Alana Souza de; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE): CONTIBUIÇÕES NO ENSINO DO FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

SAMPAIO, Magalli Germano; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; ANDRADE, Viviane Silva de; DANTAS, Dina Mara Pinheiro; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

Caminhos de inclusão digital: uma abordagem pedagógica para processos colaborativos a distancia utilizando a internet.

MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão.
Anais do XIII ENDIPE–Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, vol. único, abril de 2006, em Recife (PE).

CAMINHOS E DESCAMINHOS COM A SEQUÊNCIA FEDATHI PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPERTISE DO DOCENTE FEDATHIANO

FAUSTINO, José Airton de Oliveira; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

Centros Rurais de Inclusão Digital: uma análise sobre o processo de construção da autonomia na formação de jovens gestores de Laboratórios de I.E.

LIMA, Adriano Silva; BORGES NETO, Hermínio; BATISTA, Janete Barroso; DE MENESES, Maria Izabel; DANTAS, Dina Mara
Anais do XIII ENDIPE–Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, vol. único, abril de 2006, em Recife (PE).

CICLOS FORMATIVOS EM CONTEXTO EDUCOMUNICATIVO: REFLEXÕES SOBRE A SEQUENCIA FEDATHI A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO NOS CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL

SANTANA, Ana Carmen de Souza; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

Círculo de cultura virtual: uma proposta didática para educação nos centros rurais de inclusão digital.

BATISTA, Janete Barroso; YOUNG, Regina Santos; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

CLASSIFICAÇÃO DE REAS INTERATIVOS COM BASE NO CONE DE APRENDIZAGEM DE DALE

FILHO, Odmir Fortes Menezes Caldas; JOYE, Cassandra Ribeiro; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

COLEÇÕES E TRADUÇÃO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS: O CAMINHO PARA O ACESSO A INFORMAÇÃO NO BIOE (PORTAL DO PROFESSOR E BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

COSTA, Isabel Cristina Pereira da; MIRANDA, Mylene Ribeiro M; DANTAS, Dina Mara Pinheiro; CARVALHO, Maria Rosenilda Petronila de; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

Collaborative on-line teacher education through blended learning programs – a case study

BATISTA, Janete Barroso; YOUNG, Regina Santos.
Anais do 51o International Concil on Education for Teaching-ICET na Universidade de Fortaleza-UNIFOR, vol. único, julho de 2006, em Fortaleza (CE).

Communication and Information Technologies as a Methodological Proposal for Distance Education in Mathematics

PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça
Anais do 51o International Concil on Education for Teaching-ICET na Universidade de Fortaleza-UNIFOR, vol. único, julho de 2006, em Fortaleza (CE).

Competências do Professor para Utilização do Computador na Educação

BORGES NETO, H. ; OLIVEIRA, Sílvia Sales. Experiências de Formação de Professores
em Informática Educativa no NTE do Município de Fortaleza. In: II Encontro de PósGraduação e Pesquisa da Unifor. Anais. Fortaleza: Ed. Unifor. 2002.

COMPREENDENDO OS FATORES QUE FAVORECEM A APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

COMUNICAÇÃO COM QUALIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA EDUCOMUNICAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO, POR MEIO DA SEQUÊNCIA FEDATHI

XAVIER Daniele de Oliveira; PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares; OCUNI CA, Cristina Mandau; CARVALHO, Sara Rebeca Aguiar de; BOREGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

PINHEIRO, Ana Claudia Mendonca Pinheiro; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

CONHECENDO A EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DE FORMADORES NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNICA DA FACED-UFC

SILVA, Liliany Moura da; MAIA, Letícia dos Santos; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Conhecimento Prévio do Perfil Docente em Curso Lato Sensu para uma Formação Personalizada em Modelo Híbrido

Leite, Eliana Alves Moreira; Lencastre, José Alberto; Silva, Bento Duarte da. Borges Neto, Hermínio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26. , 2020, Evento Online. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 359-368. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.359.

CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E PRATICA DA ORALIDADE: UMA EXPERIENCIA DE INCLUSÃO DIGITAL EM ASSENTAMENTOS DIGITAIS – @AD

SILVA, José Roberto Lima da Silva; PAULA, Brena Samyly Sampaio de; SOUZA, Talita Soares de; BATISTA, Janete Barroso; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

Construindo Conceitos Matemáticos Com o Cabri-Géomètre

BORGES NETO, Hermínio; SANTANA, José Rogério.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

Contribuições da educação popular para a avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem.

PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão; BATISTA, Janete Barroso; YOUNG, Regina Santos.
Anais do II Congresso Internacional em Avaliação Educacional, pelo Núcleo de Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará-UFC, vol. único, em Fortaleza (CE), novembro de 2005.

Contribuições do Polígono Fedathi na Prática Docente Fedathiana em Contexto Comodale

CARMO, Fernanda Maria Almeida do. XAVIER, Daniele
de Oliveira. BARBOSA, Jéssica de Castro. SILVA, André Santos. BORGES NETO, Herminio.
Anais do 4th Porto International Conference on Research in Education (Porto’24 ICRE), Porto, 2024.

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

VASCONCELOS, Layr Nunes e; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

CONVERSANDO SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET: O PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL NO ASSENTAMENTO CHE GUEVARA – OCARA/CE (CRID – UMA PROPOSTA DE COMUNIDADES DIGITAIS RURAIS (PD00.2012.PJ.0476)CONVERSANDO SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET: O PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL NO ASSENTAMENTO CHE GUEVARA – OCARA/CE (CRID – UMA PROPOSTA DE COMUNIDADES DIGITAIS RURAIS (PD00.2012.PJ.0476)

XAVIER, Ellie Zohn Freitas; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BARBOSA, Jéssica de Castro; COSTA, Franksuan Morais da; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO: UM RELATO SOBRE NO PROJETO CRID, DO ASSENTAMENTO CHE GUEVARA – OCARA/CE (CRID: UMA PROPOSTA DE COMUNIDADES DIGITAIS RURAIS (PD00.2012.PJ0476)

MENDES, Diego Luan Silva; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; ALVES, Tayara Lima; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

CRID-ONLINE Ferramenta para a mediação técnico pedagogica nos centros rurais de inclusão digital.

SANTANA, Ana Carmen Souza; LINHARES, Elida Maria Miranda; MELO, Jane Fontes Guedes; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XIII ENDIPE–Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, vol. único, abril de 2006, em Recife (PE).

CRID: UMA PROPOSTA DE COMUNIDADES DIGITAIS RURAIS. UMA NOVA PERSPECTIVA DE PENSAR E TRABALHAR A INCLUSÃO DIGITAL

SILVA, Virginia Maria Tavares da; Ana Carmen de Souza Santana, Mirley Nádila Pimentel
Rocha, Herminio Borges Neto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

CULTURA E SUSTENTABILIDADE DIGITAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO ASSENTAMENTO DE JUCÁ GROSSO (PROJETO DE EXTENSÃO: ASSENTAMENTOS DIGITAIS – @ AD –PD00.2012.PJ0476)

SILVA, Francisca Vania dos Santos; BARBOSA, Davi de Sousa; NASCIMENTO, Érica Vanessa Simões do; LEITE, Monalisa de Abreu; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2014.

Descrevendo o Comportamento e o Desempenho de Alunos do Ensino Médio ao Resolver problemas matemáticos utilizando o Ambiente Moodle.

DE LIMA, Luciana; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do VI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação) e VI ENICIT (Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica- ENPPG do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará-CEFETCE, vol. único, agosto de 2006, em Fortaleza (CE). Trabalho premiado-classificado em terceiro lugar na categoria Pesquisa e Pós-Graduação, Área de Ciências Humanas

DESENVOLVIMENTO DE AULAS PARA O PORTAL DO PROFESSOR COM O USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONÍVEIS NO BIOE

CUNHA, Nara Luiza de Almeida; SILVA, Luzia Michelle Nunes da; GOIS, Diana Diógenes; DANTAS, Dina Mara Pinheiro; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

Dialogue and virtual collaboration – A chat methodology for teachers formation

MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; SANTANA, Ana Carmen Sousa.
Anais do 51o International Concil on Education for Teaching-ICET na Universidade de Fortaleza-UNIFOR, vol. único, julho de 2006, em Fortaleza (CE).

DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA-PRESENCIAL NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2011.1

GUERRA, Agercicleiton Coelho; CASTRO, Alyne Costa de; COSTA, Zayra Barbosa; PAULO, Brena Samyly Sampaio de; SILVA, Lourena Maria Domingos da; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

Diretrizes para práticas pedagógicas utilizando ambientes virtuais de aprendizagem como suporte a cursos (semi)-presenciais.

PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio; BATISTA, Janete Barroso; YOUNG, Regina Santos.
Anais do IV ESUD – Congresso de Ensino Superior a Distância pela UniRede-Universidade Virtual Pública do Brasil, vol. único, maio de 2006, em Brasília (DF).

DISCUTINDO O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO LABORATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR À LUZ DA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO METODOLOGIA DE PESQUISA

SANTOS, Joelma Nogueira dos; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

Do Novo PC ao Velho PC – Uma Discussão Sobre o Computador no Ensino de Matemática

SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (ma), p594. (CDD: 370.981)

DOCÊNCIA VIRTUAL: UM ESTUDO SOBRE O TELETRABALHO NO PROJETO CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL-CRID (PD00.2012.PJ.0476)

ALVES, Tayara Lima; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; MENDES, Diego Luan Silva; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Educação a distância na formação inicial dos estudantes de pedagogia e computação.

DE LIMA. Ivoneide Pinheiro; BATISTA, Janete Barroso.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO DIGITAL

MUNIZ, Cátia Regina; GUSSI, Alcides Fernando; YANG, Regina Santos; BATISTA, Janete Barroso; TORRES, Antonia Liz de Martins; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DO PROJETO CRID (CRID- UMA PROPOSTA DE COMUNIDADE DIGITAL RURAL (PD00.2012.PJ.0476))

TEIXEIRA, Maria Geovana Pires; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; JUNIOR, Fábio Florêncio Nogueira; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

EM BUSCA DA ACESSIBILIDADE PLENA NA WEB: O DESAFIO NO USO DE SISTEMAS WEB NA UFC

GOMES, Andre Luiz; SOUZA, Maria Daniele Silva de; SOUSA, Francisco Rafael Camelo de, BEZERRA, Angela Maria de Sousa; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2015.

ENSINO HÍBRIDO: ALGUMAS CONCEITUAÇÕES

NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA E A SEQUÊNCIA FEDATHI: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE MOODLE

SOUZA, Talita Alves Soares de Souza. BORGES NETO, Herminio. TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 14, 2022.

Etnomatematica uma proposta pedagogica para a escola da comunidade de Gramorezinho.

DE SOUSA, Francisco Edisom Eugenio; DO NESCIMENTO, Marcos Dionísio Ribeiro; VASCONCELOS, Francisco Herbert.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO SÓCIO DIGITAIS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO CEARÁ

NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha Nepomuceno; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

FEDATHÍFICO – SOFTWARE GERENCIADOR DE TRABALHOS CIENTÍFICOS BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

SILVA, André Santos; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; FAUSTINO, José Airton de Oliveira; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade de Fortaleza-UNIFOR, 2019.

FERRAMENTAS DIGITAIS E A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI NA ELABORAÇÃO DE AULAS DE QUÍMICA PARA O PORTAL DO PROFESSOR – (PORTAL DO PROFESSOR E BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

FREITAS, Luciane Mara Cardoso; VIDAL, Yasmin Pinheiro; BRAGA, Marylia Albuquerque; TEIXEIRA, Shara Macedo Fontenelle; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2012.

FERRAMENTAS DIGITAIS: UM RELATO SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL (PD00.2012.PJ.0476)

FROTA, Matheus Alves; ROCHA, Mirley Nadila Pimentel; NOBRE, Rafaela Gomes; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

FLUÊNCIA DIGITAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DO PERFIL DA TURMA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA 2022-2 FACED-UFC

LIMA, Marcos Antonio Rocha de.; BORGES NETO, Hermínio.; ROCHA, Sinara Socorro Duarte.; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. XIV Encontro de Docência no Ensino Superior. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 12, 2022.

Formação continua na prática pedagógica do professor matemática no estudo de adição e subtração.

DE SOUSA, Francisco Edisom Eugenio; DO NESCIMENTO, Marcos Dionísio Ribeiro; VASCONCELOS, Francisco Herbert.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

FORMAÇÃO DE HARDWARE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL – UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO PROJETO @AD

CASTRO, Francisca Renata Santos; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BATISTA, Janete Barroso; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

Formação de Monitores para Laboratório de Informática Educativa: do Papel à Pratica

TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; BRAGA, Cristiane Borges; QUIRINO, Régia Helvis Ribeiro; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZADA: CONCEPÇÕES ADVINDAS DA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÕES ENVOLVENDO A SEQUÊNCIA FEDATHI

FELICIO, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão Menezes; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 3, 2021.

Formação Inicial de Professores em Serviço no Laboratório de Pesquisas Multimeios: Reflexões sobre o Ser Docente nos Centros Rurais de Inclusão Digital

SANTANA, Ana Carmen de Souza; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; BORGES NETO, Hermínio.
II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, Mamanguape – Paraíba, mai. 2017, p. 273-284.

Formação Matemática de Professores da Educação de Jovens e Adultos

SOUZA, Maria José Araújo.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

FORMAÇÕES INTERNAS: VIVÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE PARA O CAMPO (PD00.2012.PJ0476)

NOBRE, Rafaela Gomes; SANTANA, Ana Carmen de Souza; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E SUA FUNCIONALIDADE PARA PROJETO PROBIOE

COSTA, Isabel Cristina Pereira da; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

FUNDAMENTOS, SUJEITOS E ELEMENTOS DO POLÍGONO FEDATHI: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

OLIVEIRA, Silvia Sales de; XAVIER, Daniele de Oliveira; BARBOSA, Jessica de Castro; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 6, n. 3, 2021.

Gambiarra no ensino de matemática

PEREIRA, Gabrielle Andrade; BORGES NETO, Herminio. PARENTE, Ulisses Lima.
Anais do X Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2024.

Habilidades Matemáticas Desenvolvidas Nos Alunos Do Curso De Formação De Professores Para O Ensino Fundamental

CUNHA, Francisco Gêvani Muniz; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; PONTES; Maria Gilvanise de Oliveira.
Anais do ENDIPE – Encontro de Nacional de Didática e Prática de Ensino, vol. único, janeiro 2002, Goiania (GO). (CDD: 370.981)

HISTÓRIAS DE VIDA DE JOVENS ASSENTADOS: A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS PARA UMA WEBRÁDIO NO CAMPO

FRANCA, Roberta Cavalcante de; SANTANA, Ana Carmen de Souza; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

HISTÓRIAS DE VIDA DE JOVENS ASSENTADOS: A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS PARA UMA WEBRÁDIO NO CAMPO (CRID- UMA PROPOSTA DE COMUNIDADE DIGITAL RURAL (PD00.2012.PJ.0476)

FRANCA, Roberta Cavalcante de; SANTANA, Ana Carmen de Souza; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Identificando o tipo de avaliação utilizada pelo recurso “lição” do Moodle e suas limitações para a aprendizagem da Matemática

DE LIMA, Luciana; BOSGES NETO, Hermunio.
Anais do III Congresso Internacional em Avaliação Educacional, vol. único, novembro, 2006, Fortaleza (CE),
p652. (CDD: 370.981)

IMERSÃO PEDAGÓGICA EM METODOLOGIAS DE ENSINO: O CASO DA SEQUÊNCIA FEDATHI A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS – UFC

OLIVEIRA, Silvia Sales de Oliveira; MENDONÇA, Adriana Ferreira Mendonça; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 3, 2021.

Importância da Abordagem Prática no Ensino de Biologia para a Formação de Profesores (Licenciatura Plena em Ciências/Habilitação em Biologia/Química – UECE) Limoeiro do Norte – CE

CECCATTO, Vânia Marilande; SANTANA, José Rogério; DA COSTA, Carlos Helaídio Chaves; VASCONCELOS, Ana Lúcia da Silva.
Anais do XVI EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação,
Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2003, Aracajú (SE),
p652. (CDD: 370.981)

INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NOS CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL- CRID

SANTANA, Ana Carmen de Souza; RABELO, Jeriane da Silva; BORGES NETO, Hermínio.
Anais da Conferência Internacional: Saberes para uma Cidadania Planetária. Fortaleza (CE), mai. 2016.

INCLUSÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO DA APROPRIAÇÃO DO ASSENTAMENTO CHE GUEVARA SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS(CRID:UMA PROPOSTA DE COMUNIDADE DIGITAL RURAL ( PD00.2012.PJ.0476))

BARBOSA, Janyara Emanuelly Bernardo; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; MARINHO, Emilly Victória de Oliveira; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Informatica e educação na formação continua de professores

DE SOUSA, Francisco Edisom Eugenio; DE LIMA, Ivoneide Pinheiro.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

Informatica educativa: uma aplicação com professores da rede municipal de Fortaleza.

SANTANA, José Rogerio.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

INTERAÇÃO NO AMBIENTE MOODLE: A RELAÇÃO INTERSUBJETIVA DOS SUJEITOS PARA O FORTALECIMENTO DA EAD

YOUNG, Regina Santos; BATISTA, Janete Barroso; BORGES, Daniel Capelo; BORGES NETO, Hermínio. 34ª Reunião Anual da ANPED, 2011.

INTERAÇÃO NO FÓRUM CAFÉ DA DISCIPLINA DE EAD – FACED/UFC (USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL ) (PD00. 2013.PJ.0026)

ALVES, Francisco Danrley Nascimento; SILVA, Francisca Vânia dos Santos; TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio Borges Neto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Internet no ensino fundamental uma proposta metodologica dos professores.

FURTADO, Ismael Pordeus Bezerra.
Anais do XIII ENDIPE–Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, vol. único, abril de 2006, em Recife (PE).

INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FRAÇÃO

PEREIRA, Gabrielle Andrade; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 6, n. 3, 2021.

Introdução de novas tecnologias no ensino de matemática: formação continuada de profesores no NTE de Quixadá em agosto de 2000

SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (ma), p594. (CDD: 370.981)

Lista de Discussão, Uma Ferramenta no Auxílio Ensino X Aprendizagem: O Caso da Disciplina APS

MOURA, Rossana Coely de Oliveira.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

MEDIAÇÃO DOCENTE: UTILIZANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI EM UMA AULA PARTICULAR PARA O ESTUDO DE INTERVALOS DE NÚMEROS NATURAIS

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; OLIVEIRA, João Luzeilton de; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM, 2019.

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA HOSPITALAR A PARTIR DA SEQUENCIA FEDATHI PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO DE CRIANÇAS COM MIELOMENINGOCELE

OLIVEIRA, Silvia Sales de; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES TEÓRICAS ENTRE A SEQUÊNCIA FEDATHI, O SÓCIO – INTERACIONISMO E A TEORIA DA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA

OLIVEIRA, Silvia Sales de; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS EM AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO PARA O PORTAL DO PROFESSOR (PORTAL DO PROFESSOR E BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

SOARES, Ana Talyta Cardoso Bezerra; ANDRADE, Viviane Silva de; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; MIRANDA, Mylene Ribeiro Moura; FREITAS, Luciane Mara Cardoso; BORGES NETO, Herminio.

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação nas Escolas Municipais de Fortaleza

BRAGA, Cristiane Borges; GUEDES, Jane Fontes; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

NOVO OLHAR: REFLEXÕES DE UMA AULA COM A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; FAUSTINO, José Airton de Oliveira; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XVIII Congresso de História da Educação do Ceará, 2019.

O DOCENTE NO ENSINO VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

XAVIER, D. de O.; NEPOMUCENO, L. M. S.; BORGES NETO. H.
7º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional da ABT, Belo Horizonte (MG), 2018.

O ENSINO DE ANÁLISE REAL SOB AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA SEQUÊNCIA FEDATHI E DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; BORGES NETO, Hermínio; CERQUEIRA, Gilberto Santos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

O ensino de fração por meio de oficinas oedagógicas: uma análise do desenvolvimento profissional na formação inicial do professor do ensino fundamental I.

DOS SANTOS, Maria José Costa.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

O Ensino de Matemática Analisando o Raciocínio do Matemático do Mediador

BORGES NETO, Hermínio; CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

O Ensino de Matemática e a Resolução de Problemas

CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante; JUCÁ, Adelmir.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; BORGES NETO, Hermínio; CERQUEIRA, Gilberto Santos.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 6, n. 3, 2021.

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA REVISÃO DE LITERATURA

CARMO, Fernanda Maria Almeida do Carmo; BORGES NETO, Hermínio; CERQUEIRA, Gilberto Santos.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 3, 2021.

O ENSINO DO CONCEITO DE ESPAÇO VETORIAL MEDIADO SEGUNDO A SEQUÊNCIA FEDATHI: IDENTIFICANDO A PRESENÇA DE PROCESSOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE-BRASIL

LIMA, Marcos Antonio Rocha de Lima. BORGES NETO, Hermínio. ROCHA, Sinara Socorro Duarte. TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 14, 2022.

O ESTUDO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DO GEOGEBRA NA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI

FAUSTINO, José Airton de Oliveira; MENEZES, Daniel Brandão; FELÍCIO, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XVIII Congresso de História da Educação do Ceará, 2019.

O LABORATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ALGUMAS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS COM BASE NA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO METODOLOGIA DE PESQUISA

SANTOS, Joelma Nogueira dos; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO ATRAVÉS DO PROJETO CRID/ UFC (CRID – UMA PROPOSTA DE COMUNIDADES DIGITAIS RURAIS (PD00.2012.PJ.0476)

BARBOSA, Jessica de Castro; XAVIER, Ellie Zohn Freitas; LIMA, Francisco Weslley; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

O PAPEL DA PRÁTICA ESCOLAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PEREIRA, Gabrielle Andrade. BORGES NETO, Hermínio. TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 14, 2022.

O PODCAST COMO MEIO DE REGISTRO E RESGATE DA CULTURA EM ASSENTAMENTOS DO PROJETO @AD

PAULA, Brena Samyly Sampaio de; BEZERRA, Allan George de Sousa; SILVA, José Roberto Lima da; SOUZA, Talita Alves Soares de; BATISTA, Janete Barroso; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

O PROBIOE NA VISÃO DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC

COSTA, Zayra Barbosa; CASTRO, Alyne Costa de; PAULA, Brena Samyly Sampaio de; GUERRA, Agercicleiton Coelho; SILVA, Lourena Maria Domingos da; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

O PROJETO DE INCLUSÃO SÓCIO-DIGITAL @AD NOS ASSENTAMENTOS COQUEIRINHO E JUCÁ GROSSO

COSTA, Zayra Barbosa; PAULA, Brena Samyly Sampaio de; SOUZA, Talita Soares de; BATISTA, Janete Barroso; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

O Projeto Educadi: A Experiência Na Escola De Ensino Fundamental Maria Da Conceição Porfírio Teles

QUIRINO, Regia Helvis Ribeiro
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

O Projeto Manut-Lie na Formação dos Professores nas Escolas Municipais de Fortaleza

BORGES NETO, Hermínio; SANTANA, José Rogério; CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante; HOLANADA FILHO, Raimir.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

O smartphone como instrumento pedagógico para a produção de fotografias em contextos educacionais

ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; ALVES, Tayara Lima; FROTA, Matheus Alves; CARNEIRO, Ana Beatriz Bezerra de Abreu.
II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, Mamanguape – Paraíba, mai. 2017, p. 738-743.

O SOFTWARE TELEMEIOS COMO POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA AUXILIAR NAS ATIVIDADES DO PROJETO AUDIOVISUAL MULTIMEIOS: UM DIÁLOGO ENTRE PESQUISA E EXTENSÃO (UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL NO SUPORTE DE ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO PARA A WEB – CB2017.PJ258)

LIMA, Francisco Weslley; LEITÃO, Assíria Vasconcelos; BEZERRA, Angela Maria de Sousa; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PELO TELETRABALHO NA INCLUSÃO DIGITAL DO PROJETO CRID (CRID: UMA PROPOSTA DE COMUNIDADE DIGITAL RURAL/ PD00.2012.PJ.0476)

MARINHO, Emilly Victoria de Oliveira; SANTANA, Ana Carmen de Souza; BARBOSA, Janyara Emanuelly Bernardo; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

O Uso Software Elica no Ensino de Geometria Espacial: relato de experiência

ROCHA, Elizabeth Matos; MOREIRA, Marília Maia.
Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju (SE), 2011.

Oficina de canudos: uma alternativa construtivista na aula de geometria.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; JUCÁ, Adelmir de Meneses; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XIII ENDIPE–Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, vol. único, abril de 2006, em Recife (PE).

OPERACIONALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NO PROJETO APRENDENDO A NAVEGAR POR MEIO DA ENGENHARIA DIDÁTICA E SEQUENCIA FEDATHI (@NAVE – PD. 2010. PJ. 0989)

SOUZA, Joana Darc Moreira de; CASTRO, Alyne Costa de; GUERRA, Agercicleiton Coelho; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

ORIENTAÇÃO DOCENTE NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO MBA EM AUDITORIA, CONTROLADORIA E FINANÇAS DA ACEP (USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL (PD00.2013.PJ.0026)

LIMA, Francisco Weslley; SILVA, Francisca Vânia dos Santos; LEITE, Monalisa de Abreu; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Percepção de estudantes de nível superior particular sobre inteligência artificial na educação

OLIVEIRA, Wellington Gabriel Freitas de.; BORGES NETO, Herminio.
Anais do X Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2024.

PERFIS INDIVIDUAIS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTE HÍBRIDO: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Leite, Eliana Alves Moreira; Lencastre, José Alberto; Borges Neto, Hermínio; Silva, Bento Duarte. Encontros Universitários, Universidade Federal do Ceará, 2022.

PERFIS INDIVIDUAIS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTE HÍBRIDO: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

LEITE, Eliana Alves Moreira. LENCASTRE, José Alberto. BORGES NETO, Herminio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 14, 2022.

PERMUTAÇÃO SIMPLES: REFLEXÕES DE ENSINO À LUZ DA SEQUÊNCIA FEDATHI

FAUSTINO, José Airton de Oliveira; ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019.

PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO CURSO BIBLIOTECA VIRTU@L – INCLUSÃO DIGITAL PARA EJA E 3? IDADE A RESPEITO DO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET.

ROCHA, Mirley Nadila Pimentel; CASTRO, Alyne Costa de; PAULA, Brena Samyly Sampaio de; SILVA, Lourena Maria Domingos da; COSTA, Zayra Barbosa; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

PESQUISADORES DO GEM² E A SENSIBILIZAÇÃO DIDÁTICO-DIGITAL PROMOVIDA PELO PERÍODO PANDÊMICO: RECOMENDAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO

FELICIO, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 6, n. 3, 2021.

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CE: PROTAGONISMO, GESTÕES E PERCURSOS

LIRA FILHO, Orlando de Souza. TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 14, 2022.

PORTAL DO PROFESSOR E A PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DAS AULAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE MATÉMATICA (BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

FARIAS, Ivaneide Ferreira; OLIVEIRA, Alana Souza de; JUNIOR, Elzon Cezar Bezerra; MIRANDA, Mylene Ribeiro M; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

PORTAL DO PROFESSOR E O BIOE: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE – XA00.2008.PP150

HITZSCHKY, Rayssa Araujo; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; ANDRADE, Viviane Silva de; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2014.

POSSIBILIDADES DE USO DE SOFTWARE EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

MOREIRA, Marília Maia; PINHEIRO, Ana Cláudia M.
XI ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba (PR), 2013.

PRÁTICA DE ENSINO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PEREIRA, Gabrielle Andrade. TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. BORGES NETO, Hermínio. In: CONEDU – Formação de Professores (Vol. 02). Campina Grande: Realize Editora, 2024.

Procesos de Mediação Material e Social na Aprendizagem de Geometria com Ferramenta Computacional

SALES, Sílvia.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE UMA TV NA INTERNET: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE TÉCNICAS E DESAFIOS (PD00.2012.PJ.0476)

NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; MEDEIROS, Isaac Coelho; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM SERVIÇO (PROFEM): FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZADA

FELICIO, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

PROJETO FEDATHI: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO CONTINUADA

MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

PROPOSTA DE EAD DO MULTIMEIOS/FACED/UFC A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE JOAO DOS SANTOS: UMA BREVE DESCRIÇÃO

XAVIER, Daniele de Oliveira; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Hermínio; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), 2018.

PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DIALÓGICA PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

XAVIER, Daniele de Oliveira. BARBOSA, Jéssica de Castro. BORGES NETO, Hermínio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 14, 2022.

Que Recursos podem Contribuir para Otimizar a Aprendizagem em um Ambiente Virtual?

BORGES NETO, Hermínio; SANTANA, José Rogério; CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

Que recursos podem contribuir para otimizar a aprendizagem em um ambiente virtual?

BORGES NETO, Hermínio; SANTANA, José Rogério; CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante; FILHO, Raimir Holanda.

RAÍZES – O PROFESSOR FEDATHIANO E A VIRTUALIDADE

XAVIER, Daniele de Oliveira; BARBOSA, Jessica de Castro; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 6, n. 3, 2021.

RAÍZES: POSTURA DOCENTE VIRTUAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FEDATHIANA

XAVIER, Daniele de Oliveira; BARBOSA, Jéssica de Castro; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

RAÍZES: UMA PROPOSTA DE DESIGN EDUCACIONAL PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO BASEADO NA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI

BARBOSA, Jéssica de Castro Barbosa. XAVIER, Daniele de Oliveira. BORGES NETO, Hermínio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 14, 2022.

RAÍZES: UMA PROPOSTA DE OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL (OED) BASEADO NA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI

BARBOSA, Jessica de Castro; XAVIER, Daniele de Oliveira; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DO GEM² : A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MATEMÁTICOS PARA O USO DA SEQUÊNCIA FEDATHI

LIRA, Jéssica Aparecida Sousa; SANTOS, Maria José Costa dos.
Anais do VI FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia, Santa Maria (RS), 2014.

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS COMO RECURSO DIDATICO PARA INTERAÇÃO A PARTIR DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.

LEITAO, Assiria Vasconcelos; MARINHO, Emilly Victória de Oliveira; BARBOSA, Janyara Emanuelly Bernardo; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DA WEBRÁDIO COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO CHE GUEVARA (PD00.2012.PJ.0476)

JUNIOR, Fabio Florencio Nogueira; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; TEIXEIRA, Maria Geovana Pires; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Requisitos para Elaboração e Integração de Conteúdos com Recursos da TV Digital Brasileira aplicados em Experiências de Aprendizado

LISBOA, Rafaela P.; FURTADO, Elizabeth S.; MENDES, Marília S.; SANTOS, Ítalo Matos Cavalcante; BORGES NETO, Hermínio; GUSSI, Alcides F.
Anais do SBIE, 2010.

Resignifying technology as a pedagogical resource for concept building

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo.
Anais do 51o International Concil on Education for Teaching-ICET, na Universidade de Fortaleza-UNIFOR, vol. Único, julho de 2006, em Fortaleza (CE).

Resolução de problemas mediadas por instrumentos no ensino de geometria com o uso do computador

SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XVI EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2003, Aracajú (SE), p652. (CDD: 370.981)

Revisita às Concepções Acerca de Aprendizagem Matemática

BARRETO, Marcília Chagas; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), P594. (CDD: 370.981)

SEQUÊNCIA FEDATHI E A INVESTIGAÇÃO EM UM TRUQUE DE BARALHO

FELÍCIO, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa; DELMIRO, Carlos Henrique; BORGES NETO, Hermínio. II Encontro Cearense de Educação Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática. Iguatu, CE. 2024.

SEQUENCIA FEDATHI E ANÁLISE DE ERROS APLICADOS AO ENSINO DE FRAÇÕES

MELO, Virlane Nogueira Melo; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

SEQUÊNCIA FEDATHI E ANÁLISE DE ERROS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRELADO AO JOGO FRACTION MATCHER

PEDROSA,Virlane Nogueira Melo; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; MENEZES, Daniel Brandão; FONTENELLE, Francisca Cláudia Fernandes.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

Sequência Fedathi e Etnomatemática na elaboração de itens para avaliação em larga escala

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de Araújo; BORGES NETO, Hermínio.
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. 2022.

SEQUÊNCIA FEDATHI E IMERSÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO

ROCHA, Mirley Nadila Pimentel; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

SEQUÊNCIA FEDATHI E O CONCEITO DE FUNÇÃO

MENDONÇA, Adriana Ferreira; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

SEQUÊNCIA FEDATHI E O ENSINO DE ÁLGEBRA ABSTRATA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

LIMA, Maria Vanísia Mendonça de; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

SEQUÊNCIA FEDATHI E SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR: CONSTRUINDO O CONCEITO DE SUBESPAÇO GERADO

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

SEQUÊNCIA FEDATHI E SUA APLICAÇÃO EM AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O PORTAL DO PROFESSOR

SILVA, Luzia Michelle Nunes da; DIÓGENES, Diana; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; ANDRADE, Viviane Silva de; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

SEQUÊNCIA FEDATHI: APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

SOUZA, Maria José Araújo; BORGES NETO, Hermínio.
3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática-SIPEMAT, 2012.

SEQUÊNCIA FEDATHI: METODOLOGIA APLICADA A ELABORAÇÃO DE AULAS SOBRE A TEMÁTICA “ÁGUA E MEIO AMBIENTE (PORTAL DO PROFESSOR E BANCO INTERNACIONAL DE RECURSOS MULTIMÍDIA-PROBIOE- XA00.2008.PP.0150)

FREITAS, Luciane Mara Cardoso; MORAIS, Pollyana Cristina Vasconcelos de; BRAGA, Marylia Albuquerque; CARVALHO, Maria Rosenilda Petronila de; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2011.

SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

SILVA, Marta Alves da; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos;
I Encontro de Grupos de Pesquisas em Educação Matemática, Faculdade de Educação – UFC, Fortaleza, 2014.

SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

SILVA, Marta Alves da.; BORGES NETO, Hermínio.; SANTOS, Maria José Costa dos.
I Encontro de Grupos de Pesquisas em Educação Matemática. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. 2014.

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SOARES, Raianny Lima; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2015.

Situações Generalizáveis para o Ensino do Conceito de Grupo

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio.
VI Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste, Brasília, p. 145, 2021.

Skills based on learning styles in a hybrid model: implications for teachers at in service training

LEITE, Eliana Alves Moreira; LENCASTRE, José Alberto; SILVA, Bento Duarte; BORGES NETO, Hermínio.
Anais da CRLC Conference in Pilsen 2020: Czech Republic and the Lusophone Countries: Education, Art, Digital Technology in Teaching. International Online Conference, 2020.

Telejava/Geometria: O Desenvolvimento de Aplicações em Geometria Dinâmica

AMARAL, Eduardo Silva do; MENESES, Maria Izabel Alves de; SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

TELEMEIOS 2.0: UMA VERSÃO WEB DO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

SILVA, André Santos; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 3, 2021.

TELEMEIOS: UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

SILVA, André Santos; BORGES NETO, Herminio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 6, n. 3, 2021.

TELEMEIOS: UMA PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

SILVA, André Santos; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

TRABALHO MEDIADO POR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA REFLEXÃO SOBRE PROCESSOS DE LUGARES E NÃO LUGARES NO PROJETO CRID (CRID: UMA PROPOSTA DE COMUNIDADE RURAL DIGITAL (PD00.2012.PJ0476)

SILVA, Virginia Maria Tavares da; SANTANA, Ana Carmen de Souza; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

UM MODELO FEDATHIANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DO ENSINO HÍBRIDO

NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

UM RELATO SOBRE AS PRÁTICAS DOS PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE NO ASSENTAMENTO DE COQUEIRINHO (PROJETO DE EXTENSÃO: ASSENTAMENTOS DIGITAIS – @ AD – PD00.2012.PJ0476)

LOPES, Amanda Salvador; LEITE, Monalisa de Abreu; BORGES NETO, Hermínio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2014.

UM RELATO SOBRE O USO DO BLOG NO CRID DO ASSENTAMENTO RURAL CHE GUEVARA – OCARA/CE (CRID – UMA PROPOSTA DE COMUNIDADE DIGITTAL RURAL/PD00.2012.PJ0476)

NOBRE, Rafaela Gomes; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; FROTA, Matheus Alves; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Um Retrato dos Docentes dos Laboratórios de Informática Educativa das Escolas Municipais de Fortaleza

DAS CHAGAS, Zorália Brito; SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XVI EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2003, Aracajú(SE), p652. (CDD: 370.981)

Uma Abordagem Multimídia para o Ensino de Biologia: Estudo Sobre a Botânica e a Identidade Ecológica do Sistema do Vale do Rio Jaguaribe, Pelos Alunos de Licenciatura em Ciências, FAFIDAM/UECE – Limoeiro do Norte – CE

CECCATTO, Vânia Marilande; SANTANA, José Rogério.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

UMA DIFERENTE PERSPECTIVA SOBRE O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS.

BEZERRA, Karoline de Sousa; LEITÃO, Assiria Vasconcelos; MARINHO, Emilly Victoria de Oliveira; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO A DISTANCIA NO PROJETO @AD: FORMAÇÃO DE GESTORES NO ASSENTAMENTO DE JUCÁ GROSSO (CE)

FELIX, Nara Gabrielle Sousa; JÚNIOR, Rômulo Cunha da Silva; BATISTA, Janete Barroso; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2013.

UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL NO SUPORTE DE ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO PARA A WEB

CARVALHO, Linda Ines Camara de; SOTERO, José Henrique Oliveira; BRANCO, Leonardo Pessoa Santos Castelo; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1, 2019.

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA,Virlane Nogueira Melo; MENDONÇA, Adriana Ferreira.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo (SP), 2016.

UMA PROPOSTA PELA SEQUÊNCIA FEDATHI DE INTERVENÇÃO COM JOGOS EDUCATIVOS ON LINE E ELETRÔNICOS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM MIELOMENINGOCELE (MMC): PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DE PESQUISA

OLIVEIRA, Silvia Sales de; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, 2017.

UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA ABSTRATA NA PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY

LIMA, Maria Vanísia Mendonça de; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 3, 2021.

Using Virtual Learning Environment Moodle to solve math problems

DE LIMA, Luciana; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do 51o International Concil on Education for Teaching-ICET, vol. único, na Universidade de Fortaleza-UNIFOR, julho de 2006, em Fortaleza (CE).

USO DO DIÁRIO DE BORDO NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA

SILVA, Marta Elizabeth de Sousa e; TEXEIRA, Artemise Lima; YOUNG, Regina Santos; MARTINS, Antonia Lis de Maria.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

USO DO FÓRUM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EAD

PAULA, Camila Marques de; PINHEIRO, Tágila de Souza; YOUNG, Regina Santos; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

Uso dos instrumentos de mediação no estudo da grandeza comprimento: estimulando a autonomia dos alunos do 3º Ciclo.

ROCHA, Elizabeth Matos; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XVII EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, vol. único, junho 2005, Belém (PA).

UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARANGUAPE-CE

LOPES, Josilane Oliveira; ANDRADE, Viviane Silva de; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

UTILIZAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE

MARTINS, Raquel Marinho Cunha; PINHEIRO, Zuleika Bezerra; DANTAS, Dina Mara Pinheiro; MARINHO, Glória Maria; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

Utilização de softwares educativos e materiais concretos no ensino de matemática em um assentamento rural.

DOS SANTOS, Maria José Costa; ROCHA, Elizabeth Matos; DE LIMA, Ivoneide Pinheiro; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XIII ENDIPE–Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, vol. único, abril de 2006, em Recife (PE).

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL ACD/CHEMSKETCH 12.0 COMO RECURSO MULTIMÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

OLIVEIRA, Mayara de Sousa; JÚNIOR, Ivan Barros de Oliveira; BORGES NETO, Herminio.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), 2009.

Utilização do telemóvel na educação matemática: possíveis contribuições

CARNEIRO, Francisco De Assis Saraiva; BORGES NETO, Herminio.
Anais do X Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2024.

UTILIZANDO JORNAIS PARA IDENTIFICAR A MATEMÁTICA NA REALIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA FEDATHI

FELICIO, Milinia Stephanie Nogueira Barbosa; TEODOSIO, Elaine de Sousa; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, 2018.

WEB COMUNICAÇÃO NO CRID: REFLEXÕES SOBRE A EDUCOMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE NUM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

SANTANA, Ana Carmen de Souza; ROCHA, Mirley Nádila Pimentel; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BORGES NETO, Herminio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2016.

Work in Progress – Petri Nets as Applied to the Modeling of E-Learning Cooperative Systems

BORGES, Daniel Capelo; BORGES NETO, Hermínio; SOUZA, José Neuman.
40th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, F1D-1, October 27 – 30, 2010, Washington, DC.



Laboratório - Grupos de Pesquisa - Pesquisadores - Produção Científica - Projetos de Pesquisa - Eventos - Extensão - Links