6º encontro GEMM – 2022.2

6º encontro GEMM – 2022.2 para continuar a discussão de planos de aula que propõem a utilização da Sequência Fedathi. Ele acontecerá dia 05/12/2022, segunda-feira, às 9h, no Nuper/FACED.

No encontro anterior iniciamos a discussão acerca do uso de slide para ministrar aulas. Será que eles são um bom recurso?!

Na discussão, alguns pontos foram destacados. O professor tende a seguir a linearidade com a qual o slide foi desenvolvido. Por exemplo, se o professor estiver no slide 5 e o aluno fizer uma pergunta em que o assunto está no slide 40, ele, possivelmente, responderá: Vamos já chegar lá!

Isso corrobora com uma atuação docente inflexível, de pouca ou nenhuma abertura para as dúvidas e participações dos alunos, no momento em que elas surgem e são expressas. No entanto, isso pode ser bastante rico e muito bem aproveitado!

“Mas o slide serve de roteiro!” De fato! No entanto, uma das frases mais ditas pelo professor Herminio atualmente é que devemos trabalhar com trilhas e não com trilhos. Nessa perspectiva, o slide, como roteiro, deve ser uma trilha e não um trilho. A dica é: o slide funciona muito bem quando há o uso predominante de imagens! Pois, “uma imagem fala mais que mil palavras!”

Fazendo um link sobre isso com a discussão do encontro passado, numa outra perspectiva: não esqueça que não há ferramenta perfeita, mas ferramenta necessária… Reflita!

Outro ponto de discussão foi: ensino e aprendizagem não se dissociam! Você já ouviu falar sobre a ensinagem? Não tem como dissociar, pois “o aluno vai aprender o quê?” Um conteúdo, que, na verdade, é um ensino. Você acha que, realmente, tem como estudar/pesquisar ensino OU aprendizagem?

Ademais, iniciamos a discussão de planos de aula que propõem a utilização da metodologia de ensino Sequência Fedathi. Na ocasião, apresentou-se, dentre outras, a seguinte pergunta: onde encontramos a Sequência Fedathi na Tomada de Posição?

Na Situação Generalizável! Como vem sendo discutido no decurso dos encontros, os princípios básicos, as palavras-chaves são imprescindíveis na Sequência Fedathi. Quer entender mais?

Venha participar do 6º encontro GEMM – 2022.2! Os materiais de apoio estão disponíveis em nosso ambiente virtual GEMM! Participe, também, online!

6º encontro GEMM - 2022.2 para continuar a discussão de planos de aula que propõem a utilização da Sequência Fedathi.

See you on Monday!

Esta entrada foi publicada em GEMM. Adicione o link permanente aos seus favoritos.