1 – Sobre as linhas, os bordados e as costuras – das tratativas iniciais de organização com a Unilab

Fonte: trecos da Lis/2020

                  

Os primeiros contatos com a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) iniciaram-se no final de 2019, por meio de uma carta enviada pela Coordenadora em exercício do Laboratório de Pesquisa Multimeios, Professora Antonia Lis de Maria Martins Torres,  para o Diretor do Instituto de Ciência da Natureza e Matemática (ICEN), que manifestou interesse em nos encontrar na FACED/Laboratório Multimeios, no dia 01/11/2019. Porém, devido a uma incompatibilidade de agenda, o encontro foi desmarcado no dia.

Na segunda tentativa, entramos em contato com a coordenadora do Curso de matemática da UNILAB, manifestando o nosso interesse em apresentar a nossa proposta de firmar uma parceria de cooperação UFC/FACED e UNILAB. O retorno da mensagem foi imediato, sinalizando o nosso primeiro encontro com a equipe da UNILAB/Curso de Matemática, para o dia 29/11/2019. E assim, rumamos para o Maciço de Baturité, em direção ao Campus das Auroras, conforme as imagens seguintes mostram: 

 1 – Campus das Auroras – Unilab

Fonte: Arquivos pessoais

 2 – Visita da Equipe Multimeios ao Campus das Auroras – Unilab

Fonte: Arquivos pessoais

No encontro estavam presentes a coordenadora e mais dois professores. Do Laboratório estava presente um pequeno grupo de pesquisadores do Laboratório Multimeios, liderado pelo Professor Hermínio e a Professora Antonia Lis. Fomos bem recebidos pela equipe da UNILAB, que demonstrou interesse em ouvir-nos e conhecer a nossa proposta. Nesse dia, tivemos uma conversa rápida para pontuar sobre o que tratava o nosso encontro. Como tinha poucos participantes da equipe da UNILAB, fomos sugeridos a marcar o segundo encontro.

Assim, tivemos um segundo momento, que ocorreu no dia 20/01/2020, com mais participantes, tanto da equipe da UNILAB quanto dos pesquisadores do Laboratório Multimeios. Nesta reunião tivemos oportunidade de apresentar um pouco do nosso interesse em firmar uma parceria de cooperação UFC/FACED/MM e UNILAB. Depois dessa reunião não foi possível marcarmos outros encontros, porque, na época, a UNILAB estava se preparando para entrar em recesso e, assim, deixamos em aberto a nossa conversa com o grupo de matemática, de modo a ser retomada em qualquer momento.

Apesar do período de recesso, continuamos fazendo contatos com outro grupo de professores, desta vez, da área da Humanidades. E assim, no dia 01/02/2020, em um sábado pela manhã, tivemos outro encontro presencial, no Laboratório Multimeios. Foi uma conversa rápida, mas com esperança de que ocorreria a articulação com a UNILAB, para firmar uma parceria de cooperação entre UFC e UNILAB. Depois dessa conversa, a Professora Lis incansavelmente entrou em contato com a Pró Reitoria de Ensino de graduação e não tivemos retorno. E em pouco tempo ficamos sabendo que teve a troca do Reitor pro tempore, na UNILAB, e mais uma vez a Coordenadora Professora Antônia Lis enviou outra carta para a Pró-reitoria de Ensino de Graduação, havendo então retorno positivo e um encontro virtualmente marcado para o dia 15/06/ 2020.

No encontro do dia 15/06/2020, participaram a Coordenadora em exercício, Professora Antonia Lis de Maria, o Professor Hermínio Borges, a Professora Ana Uchoa, a Professora Cristina Mandau, a Pró-reitora de graduação (Prograd) da UNILAB, Professora Geranilde Costa e Silva, e o Secretário deste setor, José Verissimo do Nascimento Filho. Nessa reunião, além de falarmos das propostas das formações: Ensino Híbrido e Sequência Fedathi, também foi apresentado o desenho da formação que pretendíamos aplicar conforme a animação que você conhecerá na seção 02, sendo de pronto acolhidas por aquela instituição. 

Esse encontro foi decisivo para os encaminhamentos do projeto, uma vez que se tratava dos acordos institucionais, igualmente importantes para “cairmos” em campo, com “a mão nas massas”, nas massas de conhecimentos, uma batalha virtual, com muita coragem, uma pitada de medo e uma vontade danada em acertar. De imediato, começamos as articulações para a chamada à organização do grupo de formadores, dispostos a atuar nas duas propostas formativas. 

Assim, a trama inicial apresenta as linhas interinstitucionais, costuradas com muito zelo, para o desenvolvimento das formações, tendo como inspiração o olhar cuidadoso do Professor Dr. Hermínio Borges Neto, Supervisor dos Estágios de Pós-Doutorado, que deram origem a esse material apresentado. Nas costuras seguintes, vamos discorrer sobre esse processo de artesania peculiar.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png

1.1 – Costuras iniciais para implementar duas proposições de pesquisas de pós-doutorado colaborativas e cooperativas

Fonte: “Novelo” by rdenubila is licensed with CC BY-SA 2.0. To view a copy of this license, visit https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/

Implementar propostas coletivas de desenvolvimento de pesquisas de pós Doutorado, em um formato colaborativo, não nos parece uma tradição das ciências. Pelo menos, na PPGE da Faced, não encontramos nenhum trabalho que apontasse para essas perspectivas: duas pedagogas/pesquisadoras, com objetos de pesquisa diferenciados, com  um mesmo orientador, com outra professora/pedagoga ao lado, como coordenadora das ações. Foi assim que esses projetos nasceram logo naquele início de 2020, exatamente no ano em que o mundo parou (à la Raul Seixas), com muitos desejos em colaborar com a educação do Ceará, quiçá do mundo…

De uma pesquisa, um deslocamento ainda com a Equipe até o Campus das Auroras naquele novembro de 2019, saímos com tudo acordado para uma formação com professores de matemática da UNILAB. Do outro, um plano para desenvolvermos uma formação para docentes do Laboratório de Políticas Públicas da UFC. Muitos encontros, rodas de conversas, café, água, novos encontros ao cair da tarde no Laboratório Pesquisa Multimeios. O ano virou, as aulas iniciaram e os projetos foram apresentados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, com propostas distintas, mas relacionadas ao mesmo fio condutor. Em março de 2020, recebemos a notícia da deflagração da pandemia no mundo inteiro… E agora?

Mudanças foram tecidas e modificaram as tramas desses tecidos formativos. O mundo inteiro vivia seus estranhamentos com o confinamento social, implicando novos modos de ser e estar em sociedade. E nós, que cotidianamente nos deslocamos ao Laboratório Multimeios, também nos sentíamos desafiados a viver a virtualidade desse espaço formativo, na prática, nos territórios de redes, ainda mais que estando todos nós na terra das “redes”, tecidas, fiadas ancestralmente. Esse era o real que tínhamos… A partir daí, iniciamos as articulações com a equipe formadora para juntar-se ao grupo. Assim, convidamos os/as pesquisadores/as das duas grandes áreas de atuação do Multimeios, quer seja, a educação matemática e informática educativa. E, assim, historicamente nos lançamos nessa aventura de um fazer virtual colaborativo, cooperativo com áreas de matrizes distintas.   

Tecendo redes formativas: O Laboratório Multimeios e suas conexões

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png

1.2 – Formação para formar o outro e se formar: vivências do CICLO DE FORMAÇÃO DIDÁTICA CONTÍNUA E CONTINUADA

“Quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”. Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, 2006, p. 23

A caminhada vivenciada não foi feita de poucos desafios. O primeiro deles foi dar conta da formação de formadores para a atuação em áreas distintas: Ensino Híbrido e Sequência Fedathi, ao passo em que, como coordenadoras, precisávamos também nos (re)formar, no sentido Freireano do termo.

Não foi uma tarefa fácil, pois precisávamos desenhar as propostas de duas formações junto com os colegas formadores; refletir e analisar as mesmas propostas de forma coletiva e tecer o seu planejamento também de forma coletiva e colaborativa. Depois de idas e vindas, aprendizagens, erros e acertos, debates, medos, (re)planejamos e montamos as suas estruturas no ambiente Moodle, como os recortes de imagens nos mostram:

 3 – Reunião de Planejamento – Formação em Ensino Híbrido

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 15 jul. 2020.

4 – Reunião de Planejamento – Formação em Ensino Híbrido

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 28 jul. 2020.

5 – Reunião de Planejamento Formação Sequência Fedathi

Fonte: Extraído do Canal Multimeios no Youtube, em 11 de ago, 2020. 

6 – Reunião de Planejamento – Formação Sequência Fedathi

Fonte: Extraído do Canal Multimeios no Youtube, em 18 de ago, 2020. 

7 – Reunião de Planejamento Geral das Formações

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 28 jul. 2020.

8 – Reunião de Planejamento Geral das Formações

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 28 jul. 2020.

Para isso, iniciamos encontros formativos, on-line e noturnos, discutindo as propostas formativas e, no mesmo período, montamos um grupo de estudo para discutir os textos sobre as temáticas (Confira nosso Baú Literário) que iam ser tratadas nas formações, de julho a dezembro de 2020. Tanto no grupo de formação de formadores, quanto no de estudo, contávamos com 22 participantes, discentes de Graduação, Mestrado e Doutorado e Pesquisadores vinculados ao Laboratório de Pesquisa Multimeios, profissionais provenientes de diferentes instituições de ensino, que discutiam conosco os andamentos das formações e faziam esta caminhada formativa como colaboradores.

Ambos os grupos se reuniam uma vez por semana, online, numa sala virtual, criada no ambiente Moodle/multimeios, em dias alternados, para que todos pudessem participar e contribuir com suas ideias. Esses momentos eram intensos e, ao mesmo tempo, muito importantes, para que as ideias, inicialmente, em brumas, fossem clareando, tomando cor e forma, adquirindo sentido e clareza, para o grupo, que foi aprendendo a se conhecer melhor, a ouvir o outro, a perceber o valor da fala e, principalmente, da escuta, que se fez e faz primordial num processo de planejamento colaborativo e coletivo.

As experiências de co-formação a multimãos foram de grande valia, pois, além de contribuírem com a aquisição do conhecimento sobre Ensino Híbrido e Sequência Fedathi, possibilitaram as vivências acerca da estruturação do ambiente virtual Moodle, o contato com os conteúdos que foram abordados e a compreensão e o uso do “saber” fedathiano aplicado aos contextos formativos em planejamento e em curso.

Assim, as ofertas das formações que compuseram o CICLO DE FORMAÇÃO DIDÁTICA CONTÍNUA E CONTINUADA, a saber, FORMAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO e FORMAÇÃO EM SEQUÊNCIA FEDATHI, decorreram da necessidade cada vez mais premente de contribuir para uma proposta formativa e curricular que fosse significativa, autônoma e coautoral, a partir dos pressupostos fedathianos.  

Por isso, tencionou-se investigar o seu uso na concepção de ações de formação continuada, de natureza pedagógica, direcionada a um público de docentes e técnicos-administrativos da UNILAB, num primeiro momento, expandindo-se para as redes municipais de Redenção e Barreiras. Para dar conta dessa formação, elencaram-se algumas questões norteadoras, fruto da discussão partilhada, a saber: a. Como e qual tem sido o papel da formação no ensino híbrido? b. Como tem sido concebida a dimensão do aprender em modelos pedagógicos de formação adotados via ensino híbrido? c. Como o uso da Sequência FEDATHI se evidencia no desenho curricular da formação? d. Como os sujeitos participantes da formação podem incorporar as práticas da sequência FEDATHI nas propostas curricular, de ensino e aprendizagem assumidas pelos cursos em que atuam, em situações de ensino híbrido?

Consideram-se relevantes as pesquisas componentes desta ação porque, embora existam diversas investigações que contemplem ensino híbrido, há poucos estudos que se debruçam na formação continuada quanto a sua eficácia pedagógica, usando os pressupostos de uma sequência didática, no caso, a FEDATHI, sobretudo, para a construção de um desenho curricular para formações no formato de ensino híbrido e para o ensino colaborativo.

Ainda, com base nos pressupostos de Behar para o modelo pedagógico em EaD, apresentam-se as etapas da FEDATHI: tomada de posição, maturação, solução e prova, as quais podem nortear um modelo de currículo de formação de professores em ambientes virtuais. Cada uma delas – tomada de posição (mobilizar para o desafio apresentado), maturação (elaborar questões em face do desafio), solução (propor, apresentar e debater as possíveis respostas) e prova (sistematizar e organizar as ideias apresentadas) – devem visar ao delineamento da ambiência das pesquisas. Sabe-se que as configurações atuais têm gerado novas formas de sociabilidade, baseadas em novas regras de convívio, estudo e trabalho, pontuadas na colaboração.

Assim sendo, a ambiência tecnológica pede dos sujeitos novas formas de aprender e ensinar, requerendo a necessidade do estudo dos papéis assumidos por docentes, equipes técnicas e discentes, o conhecimento e o próprio ofício do ensino, de modo a superar modelos pedagógicos, inclusive adotados em EaD, que são massivos e têm sido usados como referências em práticas de ensino remoto, ensino híbrido, educação a distância, como se tudo fosse a mesma coisa.

Urgiu, dessa maneira, pensar em novas proposições voltadas ao âmbito formativo, sobretudo, na formação continuada de docentes e técnicos, que investigassem a tecnologia e o papel que lhes cabe no binômio docência-discência. Acredita-se que os estudos empreendidos foram relevantes por apresentar à sociedade, à instituição parceira e aos estudantes, experiências de proposta formativa diferenciada, ao mesmo tempo em que se comprometeu a cumprir o imperativo legal previsto quanto à formação e qualificação de professores e técnicos, numa situação de Pandemia de Covid-19.  

Especificamente, um momento importante que contribuiu para escolha do tema da Formação em Sequência Fedathi se justificou a partir das reflexões sobre estudos anteriores que apontaram vários problemas no ensino guineense, sobre o qual consideramos que a metodologia é um desses grandes desafios para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nesse país. A relevância da Formação em Sequência Fedathi foi chamar a atenção dos profissionais da área de educação e dos pesquisadores para refletirem sobre a metodologia de ensino, seja ele superior, médio e fundamental.  

Já no caso da Formação em Ensino Híbrido justificou-se a sua oferta, por se constituir de uma discussão cara às instituições de nível superior, em tempos de isolamento e confinamento social, haja vista a necessidade premente de redesenhar/readaptar/transformar/delinear os seus currículos para o contexto do ensino remoto, da educação a distância e do ensino híbrido, temáticas que já faziam parte do conjunto das investigações desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, desde o final da década de 1990 (TORRES, 2014).

Desta feita, a Sequência Fedathi surgiu como um fio condutor propício à efetivação de um percurso formativo agregador e possibilitador de descobertas autônomas e colaborativas face à temática que o Ciclo apresentou. 

No link da playlist Unilab/Pósdoc, você encontrará um pouco da história que retrata esse momento da tessitura inicial da formação. Clique para assistir.

PREPARATIVOS PARA AULA INAUGURAL… 

O card do convite de uma produção colaborativa que envolveu 

Fortaleza/Ce/ Maciço/ Campus da Bahia/ Universidade TELUQ – Canadá

O texto do Convite enviado aos futuros participantes via email

7 – Aula Inaugural – Ciclo – Apresentação do Prof. Hermínio Borges Neto

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 agosto 2020.

8 – Aula Inaugural – Ciclo – Apresentação do Hino Nacional Brasileiro

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 agosto 2020.

Depois de trazermos para vocês uma panorâmica dos momentos iniciais desta trama, seguimos para os fios da meada, apresentando o detalhamento curricular e metodológico das formações.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png

2 – Os fios da meada: com quantos fios se formam educadores e educandos – Do planejamento à consecução das formações

“Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações”.(Machado de Assis, em Dom Casmurro)

Ao passo em que avançávamos nas reuniões com os formadores e nas tratativas com a Unilab, crescia em nós a necessidade de um melhor delineamento do desenho das formações, do que esperávamos com elas alcançar. Mas o que queríamos mesmo? Qual o tom? Quem era o nosso público? Qual era o nosso currículo e qual metodologia empregar?

Assim, fizemos um questionário diagnóstico, vinculado à inscrição às formações, visando atender ao público de técnicos, discentes graduandos de diferentes áreas e docentes da Unilab, bem como das redes municipais de Redenção e Barreira, de forma mais personalizada, ao passo em que conheceríamos quais os seus saberes e práticas acerca das tecnologias digitais e do ensino híbrido. 

Em paralelo, ficou evidente para todos nós a necessidade de haver uma desconstrução por vezes dolorosa de nossas crenças e certezas acadêmicas acerca do que vem a ser formação em EaD, formação em serviço de professores, ensino híbrido, sequência fedathi e organização do ambiente moodle. Foi preciso ser humilde para reconhecer e acolher o conhecimento do outro, a ponto de discutir formações vivenciais, de designers abertos e minimalistas, que convidassem o sujeito aprendente, juntamente com a equipe de formadores e de gestão, a dizer: o que quero, realmente, aprender? O que me interessa? 

A nossa premissa era, também, fugir de qualquer ação instrumentalizadora, tecnicista que descredenciasse a importância didática  de uma boa base pedagógica acerca do uso das tecnologias digitais, de modo a guardar coerência com o desenho que segue:

9 – Desenho das formações

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

Você pode melhor compreender a essência do Ciclo, folheando os nossos Livretos Digitais

LIVRETO 1 – APRESENTAÇÃO 1 – Desenho das Formações

Download dos slides

LIVRETO 2 – APRESENTAÇÃO 2 – Unilab – Protagonismo Professor – Formação Docente Prof Herminio

Download dos slides

LIVRETO 3 – APRESENTAÇÃO 3 – Tecnologias Digitais e SF – Profa. Lis

Download dos slides

No caso da FORMAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO, por exemplo, a SF foi trabalhada em momentos teóricos e práticos, síncronos e assíncronos, os quais se deram concomitantemente, no ambiente virtual Moodle. Ao todo, foram 120 horas, compostas por conteúdos em formato modular e inter e transdisciplinar, dispostos nas seguintes unidades: Unidade 01: Diálogos sobre as Experiências; Unidade 02: Como montar uma atividade a distância; Unidade 03: A tal da Mão na Massa; Unidade 04: Sistematização das nossas práticas; Espaço de Experimentação Moodle; SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA – VAMOS DIVIDIR NOSSAS VIVÊNCIAS EM EAD? As imagens que seguem mostram duas das unidades da formação: 

10 – Unidade 1 – Ensino Híbrido

Fonte: https://images.pexels.com/photos/963048/pexels-photo-963048.jpeg
Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

11 – Unidade 4 – Ensino Híbrido

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

Concomitantemente à etapa teórica, os discentes foram acompanhados pedagogicamente ao longo de um semestre pelos formadores, através dos chats, fóruns, wiki, webinários quinzenais, mensagens, uma vez que tinham como tarefa-desafio criar um tópico de disciplina ou material didático digital, no ambiente Moodle, ação que constituiu uma segunda etapa integrada da formação, que compunha, respectivamente, a solução e a prova da Fedathi.  A trilha formativa, assim, objetivou contribuir para que o discente se percebesse como co-construtor do seu percurso formativo, inserindo-se na perspectiva do aprender fazendo fedathiano.

Na FORMAÇÃO EM SEQUÊNCIA FEDATHI, além de usarmos o termo “Sequência Fedathi” para identificar a nossa formação, também foi como um alicerce para sustentar a nossa proposta na formação. Sendo assim, as discussões e as reflexões em torno da Sequência Fedathi foram mantidas em todas as unidades no ambiente virtual Moodle, ficando evidenciado nos títulos das unidades: Unidade 01: O que eu vim fazer aqui? Unidade 02: Vamos vivenciar nossas experiências?; Unidade 03: Mão na massa, vamos construir?; Unidade 04: Sistematização de nossas novas práticas, conforme podemos observar no desenho da formação que se segue:

12 – Unidade 1 – Sequência Fedathi

 Unidade 1 – O que eu vim fazer aqui? (Até 17/12/2020)

Vamos dialogar o “como” são aplicadas nossas práticas em sala de aula? 

Vamos dialogar o “como” são aplicadas nossas práticas em sala de aula? 

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

13 – Unidade 2 – Sequência Fedathi 

Unidade – 2: Vamos vivenciar nossas experiências? (Até 17/12/2020)

Vamos discutir nossas experiências! 

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

14 – Unidade 3: Sequência Fedathi

Unidade – 3: Mão na massa, vamos construir?! (Até 17/12/2020).

E agora? Que tal utilizarmos nossas vivências na busca de novos aprendizados por meio da prática?! Vamos pôr a mão na massa?

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

15 – Unidade 4 – Sequência Fedathi

Unidade 04: Sistematização de nossas novas práticas (Até 17/12/2020)

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

Espaço de Experimentação (Até: 17/12/2020)

Fonte: Fonte: arquivos pessoais

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

As unidades virtuais das nossas formações foram essenciais para esse processo formativo, contribuindo, assim, de forma significativa nesse modelo de formação à distância, que foi uma das alternativas encontradas durante a pandemia para ofertar as duas formações: Ensino Híbrido e Sequência Fedathi, viabilizando as ações concernentes ao período de nosso estágio doutoral. As ferramentas do ambiente virtual Moodle foram importantes para garantir a nossa formação, contando ainda ajuda do Laboratório de Pesquisa Multimeios que já dispunha de uma estrutura digital bem equipada. Porém, apesar de todo acessório, não podemos esquecer de que a participação dos formadores foi fundamental, uma vez que se constituiu como um grupo que percorreu incansavelmente as duas formações, seja na formação dos formadores, seja no acompanhamento dos formandos, como, por exemplo, nas mediações nos fóruns diariamente e nos chats e webinários onde os encontros aconteciam quinzenalmente.

Uma vez que o Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada baseou-se na metodologia da sequência Fedathi, a ideia da nossa proposta de formação foi de não trazer conhecimento pronto para o aluno ou participante e sim, apresentar o problema ou dificuldade, refletir sobre o mesmo junto com o grupo e depois, buscar alternativas por meio das investigações. Acreditamos que dessa forma é possível construir um conhecimento com a participação de todos os envolvidos no percurso formativo.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png

3 – Desatando e criando laços – dos (re)significados da caminhada formativa

Podemos representar o processo da caminhada formativa do Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada, composto pelas Formações em Ensino Híbrido e em Sequência Fedathi, pela agulha, tecido, linha, laços e arremates, como elementos próximos à artesania da costura e, ao mesmo tempo, do aprender(se) continuamente e em regime de cooperação e colaboração.

Pela agulha,  que ajuda no alinhavo e na costura do tecido, com a participação essencial das muitas linhas, com cores diversas, podemos tomar como ilustrações os momentos de formação dos participantes e dos formadores, em que aprendizagens foram tecidas, visando à compreensão do híbrido e da Fedathi, sem desconsiderar as dificuldades sentidas por cada um, em função do contexto pandêmico e dos sentidos do trabalho e do ensino remotos, requerendo de todos ajustes, reflexões e adaptações individuais, familiares, sociais e profissionais, para a realização de suas atividades internas e externas às formações. As imagens seguintes representam alguns destes momentos:

16 – Encontro de Webinário – Formação em Ensino Híbrido

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

17- Encontro de Webinário – Formação em Ensino Híbrido

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

18 – Encontro de Webinário – Formação em Sequência Fedathi

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

19 – Encontro de Webinário – Formação em Sequência Fedathi

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

Os laços e arremates se fizeram presentes nas discussões e trocas estabelecidas durante o planejamento e a consecução das formações dos formadores, bem como entre estes e os participantes da formação e os participantes, entre si, permitindo as sedimentações de conhecimento e a assimilação, a acomodação e a equilibração piagetianas, à luz da SF, como podemos conferir nas imagens e links:

Saiba mais!
Clique nos links e acompanhe alguns dos nossos webinários:

Formação para o Ensino Híbrido – Webinário da Chegada

Formação Sequência Fedathi – Webinário: Vamos conversar? 

Formações UNILAB – Encerramento 

20 – Ambiente da formação dos formadores

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

21 – Chat – Formação em Ensino Híbrido

Bate papo: Dividindo experiências. Data: 24/11/2020 – 19h30

22 – Atividade do Espaço de Experimentação Moodle – Formação em Ensino Híbrido (Exemplo 1)

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021. 

23 – Atividade do Espaço de Experimentação Moodle – Formação em Ensino Híbrido (Exemplo 2)

Maria Karine Rocha Barbosa

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021. 

24 – Chat – Formação em Sequência Fedathi

Bate-papo: Como elaboramos o planejamento de aulas considerando a mediação e a pedagogia mão no bolso?

Webinário: Chegar Aqui – 17/09/2020. Data: 20h às 21h.

C:\Users\cliente\Downloads\IMG-20210131-WA0038.jpg
Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 17 set. 2020.

Webinário: Vamos conversar? Data: 24/09/2020 20h às 21h. 

C:\Users\cliente\Downloads\IMG-20210131-WA0036.jpg
Fonte: Extraído do ambiente Moodle, em 24 set. 2020.

Webinário: Vamos Refletir Experiências? Data: 05/11/2020.

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 05 nov. 2020

O espaço da caminhada, delineado até aqui, permite que percebamos que a trama tecida levou ao engajamento e à ação conjunta. Todos os elementos da costura só puderam materializar seus efeitos graças à partilha de formandos e de formadores.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png

4 – Nossa Equipe de Formadores

“Um mais um é sempre mais que dois” (Beto Guedes)

 

Adriana Mendonça
drika@multimeios.ufc.br
Ana Uchôa
anauchoa@multimeios.ufc.br
  
André dos Santos
andre@multimeios.ufc.br
Antonio Landim
landim@multimeios.ufc.br
  
Carlos Delmiro
delmiro@multimeios.ufc.br
Carolina Ferreira
carol@multimeios.ufc.br
  
Cristina Mandau
cristinamandau@multimeios.ufc.br
Daniel Brandão
danielbrandao@multimeios.ufc.br
  
Daniele Xavier
daniele@multimeios.ufc.br
Dina Mara
dina@multimeios.ufc.br
  
Eliana Moreira
eliana@multimeios.ufc.br
Fernanda Carmo
fernanda@multimeios.ufc.br
  
Hermínio Borges
herminio@ufc.br
Jéssica Barbosa
jessica@multimeios.ufc.br
  
Lara Nepomuceno
lara@multimeios.ufc.br
Lis de Maria
lisdemaria@multimeios.ufc.br
  
Maria Auxiliadora
prof.dorafarias@ufc.br
Marília Moreira
mariliamaiamm@gmail.com
  
Milínia Nogueira
milinia@multimeios.ufc.br
Mirley Nádia
mirley@multimeios.ufc.br
  
Sílvia Sales
silvia@multimeios.ufc.br
Sinara Duarte
sinara.duarte@ifce.edu.br
  
Tatiana Holanda
tatianahmagalhaes@gmail.com
Vanísia Mendonça
vanisia@multimeios.ufc.br
  

Eis que cada formador-formando chegou.

Ora de manso.

Ora de intensidade.

Trouxe consigo 

sonhos, reflexões, experiências,

juventude e maturidade.

E o tecido diverso,

costurado por suas mãos,

multimãos,

tricotado, colorido, criativo,

disruptivo

ficou.

Fedathianamente, então,

a busca horizontal pelo ensino

se fez como um hino,

que digitalmente ecoou

Acua, 2021.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png

5 – Além da condução das formações: outros afazeres

Nosso estágio de Pós-Doutoramento também possibilitou costuras com novos tecidos, contribuindo com novas experiências e tramas das pesquisadoras aqui envolvidas em concomitância com a atividade acadêmica realizada, no período de 2020 a 2021:

Ana Cláudia Uchôa Araújo

anauchoa@multimeios.ufc.br

ana@ifce.edu.br

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/2238185129695360

No Pós-doutorado, na Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado em Educação Brasileira, vinculado à Linha de História e Educação Comparada e ao Eixo de Novas Tecnologias e Educação a Distância.

Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, Brasil

Grande área: Ciências Humanas

Como Estudante de Estágio Pós Doutoral:

Atuação como professora colaboradora no cursos Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Faculdade de Educação (FACED) na disciplina de Docência Virtual, ministrada pela Professora Antonia Lis de Maria Martins Torres, no período de atividades remotas, nos semestres letivos  2020.1 e 2020.2.

Na Formação complementar

Curso de curta duração em Curso Jornada de Metodologias Ativas 2020. (Carga horária: 80h).

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE Fortaleza, Fortaleza, Brasil

Curso de curta duração em Conversaciones con la Psicopedagogía desde la Epistemología Convergente.

CENTRO DE ESTUDIOS PSICOPEDAGÓGICOS, CEP, Argentina.

Na Atuação profissional, no Instituto Federal do Ceará

Atuação como Pedagoga na Coordenadoria Técnico-Pedagógica e na Diretoria de Ensino do Campus de Fortaleza.

Atuação no Curso Rápido em Tecnologias Educacionais Digitais, promovido pela Diretoria de Educação a Distância (DEAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, com carga horária de 20h/a, nos seguintes períodos: a) Turma I Período: 03/04/2020 a 19/04/2020 b) Turma II Período: 03/04/2020 a 19/04/2020 c) Turma VIII Período: 22/04/2020 a 06/05/2020 d) Turma IX Período: 22/04/2020 a 06/05/2020 e) Turma XVIII Período: 13/05/2020 a 28/05/2020 f) Turma XIX Período: 13/05/2020 a 28/05/2020 g) Turma XXVIII Período: 09/06/2020 a 20/06/2020

Atuação como professora formadora no  curso Ambientação em Atividades Remotas de Aprendizagem, promovido pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em parceria com o Núcleo de EaD do Campus Fortaleza e com a Associação Peter Pan, no período de 19/10/2020 a 09/11/2020, com carga horária total de 30 horas-aula.

Na Atuação profissional, na Universidade Federal do Ceará

Atuação como bolsista na disciplina Gestão Educacional (64h/a), no período de 02 a 28 de novembro de 2020, correspondente ao semestre letivo 2019.2, para o curso de Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, oferecido pela Faculdade de Educação/UFC, no município de São Benedito/CE, na condição de professora bolsista da CAPES.

Na Atuação profissional, na Universidad Nacional de Villa Maria

No período de 2018 a 2020, atuação como Membro de Grupo de Pesquisa, com enquadramento funcional de Pesquisador, em regime parcial.

Na Atuação profissional, no Instituto Federal do Ceará – Campus Canindé

Atuação como Professora Formadora, no Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Metodologia de Pesquisa e Projeto Integrador – Construção TCC II, com carga horária de 30 horas aula, ofertada durante o período de 02 de agosto de 2020 e a 07 de dezembro de 2020, correspondente ao semestre 2020.2

Atuação como Professora Formadora, no Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na disciplina Gestão de Processos Didáticos-Pedagógicos, com carga horária de 30 horas aula, ofertada no período de 24 de novembro 2019 a 04 de abril de 2020.

Atuação como professora formadora, no Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na disciplina Metodologia de Pesquisa e Projeto Integrador – Trabalho de Conclusão de Curso 1, com carga horária de 30 horas aula, ofertada durante o período de 13 de outubro 2019 e a 04 de abril de 2020, correspondente aos semestres 2019.2 e 2020.1.

Como Revisora da Revista Educação & Formação

Atuação como parecerista ad hoc do artigo intitulado Entre o sonho e a realidade: o cotidiano de professoras numa escola infantil particular de Minas Gerais, da supracitada revista no ano de 2020.

Projetos

Projetos de pesquisa

2018 – 2020

Descrição: Projeto de Pesquisa: Tendencias en la matrícula de la Educación Superior en Países del Mercosur. Análisis de variables Específicas a partir de los primeros años del siglo XXI. Descrição: Elaboração de estudos setoriais sobre temas específicos do ensino superior no MERCOSUL, abordados sob uma perspectiva regional.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Ana Cláudia Uchôa Araújo; Hobson Almeida Cruz; Ana Leila Freitas Maciel; Jarbiani Sucupira Alves de Castro; María Franci Álvarez (Responsável); Érica de Lima Gallindo.  

Projeto de extensão

2020 – Atual

Projeto de Extensão Matemática em rede: Compartilhando conhecimentos (primeira e segunda edições)

Descrição: Apresentação: A matemática está presente em todos os ramos de atividade do ser humano. É imprescindível para o desenvolvimento de todas as outras ciências. Muitas vezes a utilizamos sem nos dar conta de sua importância. Quando o homem se encontra diante de problemas que envolvem a necessidade de quantificar, ele utiliza a linguagem matemática. Isso vem acontecendo ao longo da história, desde os tempos remotos. A possibilidade de matematizar situações da vida é encontrada em praticamente todos os povos, nas mais variadas regiões e culturas. É algo próprio do ser humano. Justificativa: A realização do projeto Matemática em rede: compartilhando conhecimentos servirá como uma revisão dos conteúdos matemáticos para aqueles que estão fazendo ou já concluíram o ensino médio e desejam pleitear vagas em concursos públicos e no ensino superior de instituições públicas. Comunidade externa beneficiada: Alunos de escola pública que estão se preparando para o ENEM Comunidade interna beneficiada: Alunos do IFCE que estão se preparando para o ENEM Objetivo Geral: Promover aprendizagem na área da Matemática na perspectiva de contribuir com a qualidade na Educação Básica. Objetivo Específico: Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica da rede estadual, estimulando e promovendo o estudo da Matemática entre alunos das Escolas Públicas; Identificar jovens talentos e incentivar sua participação nas Olimpíadas Científicas e Tecnológicas; Proporcionar aos futuros licenciados em Matemática ou áreas afins (Física, Engenharia, … ) das universidades públicas e institutos federais uma efetiva experiência na prática do magistério, contribuindo para a sua formação inicial; Reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos participantes do programa; Despertar a vocação técnico-científica entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino; Aumentar o número de estudantes provenientes do ensino público nas universidades públicas e institutos federais.

Situação: Em andamento Natureza: Projeto de extensão

Alunos envolvidos: Graduação (38);

Integrantes: Ana Cláudia Uchôa Araújo; Francisco Odécio Sales; Maria de Lourdes da Silva Neta; Ana Claudia Gouveia de Sousa; Igor Lima Rodrigues; Kiara Lima Costa (Responsável); Fabiano Geraldo Barbosa; Evanilson Brandão Pinto; Francisco Vandiesio Sousa Soares ; Helano Leom Maia de Oliveira; Renivaldo Sodre de Sena; Antonio Marcos da Costa Silvano; Joao Luiz Batista de Melo Junior; Francisco Ricardo Moreira Sampaio

2020 – Atual

CONECTADOS EM REDE: CONSULTORIA EDUCACIONAL ONLINE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Descrição: O uso das tecnologias digitais vem aumentando significativamente nas diversas áreas da sociedade e das atividades humanas, incluindo a área educacional. A pandemia da Covid-19, doença causada pelo vírus SARSCoV-2 (novo coronavírus), ocasionou a interrupção das aulas, de forma presencial, nas instituições de ensino brasileiras. Tal interrupção poderia agravar ainda mais os problemas da educação nacional, dentre eles podemos citar: os baixos índices de aprendizagem e a alta taxa de evasão escolar. Nesse sentido, foram emitidos os pareceres CNE/CP nº 05/2020 e CNE/CP nº 09/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), com recomendações quanto à realização de atividades pedagógicas de forma não presencial, mediadas por tecnologias ou não, com o intuito de que o ensino escolar se mantivesse mesmo durante a pandemia. Sendo assim, faz-se necessário que a comunidade escolar esteja preparada para as mudanças educacionais significativas que venham a ocorrer, haja vista que essa transição imediata para o ensino online traz grandes desafios. Há desafios ligados à formação do professor, já que não basta aos professores conhecerem as ferramentas disponíveis no âmbito das tecnologias digitais, é necessário que haja espaço de aprendizagem, tanto na formação inicial quanto na continuada, onde se possa explorar, experimentar, elaborar, criar metodologias de ensino usando esses recursos ou outros, e refletir didaticamente sobre esses usos.

Situação: Em andamento Natureza: Projeto de extensão

Alunos envolvidos: Graduação (3);

Integrantes: Ana Cláudia Uchôa Araújo; Maria de Lourdes da Silva Neta; Ana Claudia Gouveia de Sousa; Kiara Lima Costa (Responsável); Renivaldo Sodre de Sena; Marina Brasil Gradvohl; Nilton Alencar de Oliveira Neto ; Vitoria Suelly Pereira do Nascimento

Na produção acadêmica

Artigos completos publicados em periódicos

1. BEZERRA, ÂNGELA CRISTINA SAMPAIO; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
A tecnologia e o apoio à aprendizagem baseada em problemas: uma breve revisão da literatura considerando estudos práticos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. , v.9, p.e11291210917 – 28, 2020.

2. ALBUQUERQUE JUNIOR, A. B.; ARAÚJO, A. C. U.; OLIVEIRA, C. S.; PRACIANO, E. P.; ALVES, M. F.; VIANA, R. B.; CANUTO, W. A.
Avaliação do processo de ensino-aprendizagem: Tessituras a partir da práxis educativa contemporânea. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. , v.03, p.119 – 135, 2020.

3. ALBUQUERQUE JUNIOR, A. B.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; ALBUQUERQUE, E. B.
Educação inclusiva em Itapipoca (CE): fragmentos de um estudo de caso. Revista Sítio Novo. , v.4, p.287 – 301, 2020.

4. ARAÚJO, A. C. U.; MACIEL, A. L. F.; GALLINDO, E. L.; CRUZ, H. A.; CASTRO, J. S. A.
EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO DISCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ:O CASO DO PEC-G. INTEGRACIÓN Y CONOCIMIENTO. , v.9, p.137 – 147, 2020.

Capítulos de livros publicados

1. TORRES, A. L. M. M.; BORGES NETO, H.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; Moreira, M. M.
História, Memória e Registros Acadêmicos: a EaD no Laboratório de Pesquisa Multimeios da FACED/UFC In: EaD no estado do Ceará: história, memória e experiências formativas I.1 ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v.1, p. 01-.

2. BARBOSA, A. C.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
A DOCÊNCIA NO PROJOVEM URBANO: MAIS DO QUE ENSINO, UMA RELAÇÃO DE AFETIVIDADE In: Desafios docente e discente da educação de jovens e adultos (eja): existe solução?.01 ed.Campinas: Pontes Editores, 2020, v.01, p. 73-91.

3. CRUZ, H. A.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; VIEIRA, A. C. F.; GALLINDO, E. L.; CASTRO, J. S. A.
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SERVIÇO DE DOCENTES BACHARÉIS E TECNÓLOGOS NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: ENTRE O DITO E O VIVIDO In: Educação profissional e tecnológica [recurso eletrônico] : empreendedorismo e desenvolvimento científico.01 ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v.01, p. 01-13.

4. GUIMARAES, F. P.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
DIREITOS HUMANOS E A PESSOA IDOSA: UMA ANÁLISE APROXIMATIVA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE In: Direitos Humanos para a Diversidade: Diálogos Transdisciplinares em Educação.01 ed.Campinas: Pontes Editores, 2020, v.01, p. 89-106.

5. ARAÚJO, A. C. U.; H.C.H.Patrícia
História e Educação comparada: discursos, instituições e práticas educativas In: Precarização da Docência: com a Palavra, a Professora tutora da EaD.1 ed.Fortaleza: Edições UFC, 2020, p. 241-.258.

Livros organizados

1. BORGES NETO, H.; TORRES, A. L. M. M.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; Moreira, M. M.
EaD no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas I. Curitiba: CRV, 2021, v.5. p.282.

Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

1. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; CRUZ, H. A.; VIEIRA, A. C. F.; CASTRO, J. S. A.; GALLINDO, E. L.
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SERVIÇO DE DOCENTES BACHARÉIS E TECNÓLOGOS NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: ENTRE O DITO E O VIVID In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES, 2020, Fortaleza.
Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores: Educação como prática da esperança. Fortaleza: Realize, 2020. v.1. p.1843 – 1857

Apresentação de trabalho e palestra

1. ARAÚJO, A. C. U.
Avaliação da e para a EJA: Discutindo elementos para uma construção pedagógica e implicada, 2020. (Conferência ou palestra, Apresentação de Trabalho)

2. ARAÚJO, A. C. U.
Avaliação de aprendizagem no ensino remoto: um dedo de prosa, 2020. (Comunicação, Apresentação de Trabalho)

3. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Avaliação no Ensino Remoto Emergencial, 2020. (Conferência ou palestra, Apresentação de Trabalho)

4. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
‘Ensino Remoto como estratégia pedagógica em tempos de Pandemia’, 2020. (Comunicação, Apresentação de Trabalho)

5. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Ensino remoto: perspectivas e desafios nos atos de planejar e avaliar,, 2020. (Conferência ou palestra, Apresentação de Trabalho)

6. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
formação: Avaliação da aprendizagem no Ensino Remoto, 2020. (Outra, Apresentação de Trabalho)

7. ARAÚJO, A. C. U.; TORRES, A. L. M. M.
Mesa Redonda intitulada – Metodologias Educativas e Avaliação da Aprendizagem no Ensino Remoto: delineando proposições, 2020. (Conferência ou palestra, Apresentação de Trabalho)

8. ARAÚJO, A. C. U.
Planejamento no ensino remoto: algumas proposições, 2020. (Conferência ou palestra,Apresentação de Trabalho)

Demais produções bibliográficas

1. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; GALLINDO, E. L.; CRUZ, H. A.; CASTRO, J. S. A.; LIMA, A. E. F.
CAMINHOS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFCE). Editorial. Fortaleza:IFCE, 2020. (Outra produção bibliográfica)

Trabalhos técnicos

1. OLIVEIRA, P. W. S.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; FERREIRA, F. C.; CRUZ, M. A. G.; MATOS, E. M. B.; GOMES, M. A. M.; RIBEIRO FILHO, J. G.; CAETANO, E. W. S.; NOROES, M. H. D.; GONCALVES, N. S.; OLIVEIRA, J. C. P.; LIMA, D. W. M.; MELO NETO, G. C.; OLIVEIRA, D. K. A.; RUIVO, S. C. Colegiado do Curso de Licenciatura em Física – Campus de Fortaleza, 2020

2. GONDIM, A. B. C.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; ALMEIDA, B. F.; MEDEIROS, W. A.; MACEDO, F. B.; SOUSA, F. H. R.; MORENO FILHO, J. W. M.; CARVALHO, R. S.; PAULA, F. S.; LIMA, J. M. A. X.; SOUSA, A. A.; RODRIGUES, N. S.; SANTOS, R. P.; PINHEIRO, H. S. S.
Colegiado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais – IFCE – Campus de Fortaleza, 2020

3. SILVA, R. N. A.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; FERREIRA, F. C.; SILVA, S. C.; MARTINS, E. T.; LIMA, A. C.; PAPA NETO, A.; OLIVEIRA, J. M.; CABRAL, M. E. C.; LIMA, F. D. S.; SILVA, D. F.; GONÇALVES, V. M.; SANTIAGO, H. L.
Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática – IFCE – Campus de Fortaleza, 2020

4. ALVES, E. P.; ARAÚJO, A. C. U.; MARQUES, B. L. S.; MORAIS, C. A. C.; LIMA, J. M. A. X.; HOLANDA, F. J. C.; TAVORA FILHO, R. E. S.; SANTOS, M. P. M. L.; GOMES, S. L.; CORDEIRO, R. N.; SOUZA, E. L. F.; RAMOS, J. S. M.; LEITE, J. F.; RAMOS, L. P.; ALMEIDA, L. R.
Colegiado do Curso Técnico em Instrumento Musical, 2020

5. PAIM, I. M.; DAMASCENO, M. D. S.; ROCHA, S. S. D.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; CARNEIRO, I. M. S. P.; OLIVEIRA, D. C.; CARVALHO, J. C. N.; SILVA, C. S. R.; SILVA NETA, M. L.; COSTA, K. L.
Comissão composta pelos servidores especificados para tratar do planejamento, construção e operacionalização do Curso de Formação continuada na modalidade de Educação a distância, intitulado Curso Rápido em Tecnologias Digitais, 2020

6. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; GALLINDO, E. L.; CRUZ, H. A.
Comissão de coordenação da avaliação de pedidos de autorização de cursos técnicos protocolados por Instituições privadas de ensino superior (Ipes)., 2020

7. SOUSA, J. R. B.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; VARELA, A. T.; ALMEIDA, B. F.; SOUSA, C. H. S.; MEDEIROS, C. M. S.; SCHMIDLIN JUNIOR, C. R.; SILVEIRA, G. C.; RAMALHO, G. L. B.; CRUZ, R. L. S. Comissão de Elaboração do PCC – Projeto Pedagógico do Curso Pós-Técnico ‘Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica’., 2020

8. ARAUJO, F. A. M.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; MARQUES, B. L. S.; DANTAS, D. G. M.; MARQUES, D. L.; ANDRADE, D. M.; SANTOS, D. L.; PINHEIRO, E. M. B.; COSTA, F. L. M.; MENEZES, G. N.; AMORIM, I. M.; LOPES, J. M.; DAMASCENO, L. F.; SILVA, M. N. P.; SILVA, M. A.; SILVA, M. M.; PEDROSA, R. S.; BARRETO, R. E.; DIAS, T. P. F. A. M.; BRITO, W. G.
Comissão Interna do Processo Seletivo 2020.2 multicampi destinado ao preenchimento de vagas ofertadas para os cursos técnicos dos campi de Fortaleza, Pecém, Quixadá, Tianguá, Ubajara e Umirim, 2020

9. SABOIA, A. G. C.; LEMOS, A. M.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; SILVA, A. J. N.; BEZERRA, C. S.; CARNEIRO, E. A.; MARTINS, E. T.; SOUSA JUNIOR, A. U.; OLIVEIRA, P. C. C.; ABREU, F. L.; RODRIGUES, F. T. P.; FERRO, I. C. C.; CASTRO, I. A.; SILVA, K. R. C. E.; BARBOSA, P. L. F.; TELES, P. B.; COSTA, R. M. P.; SILVA, S. C.; BRITO, W. G.
Comissão Permanente de Prevenção ao Assédio Sexual no âmbito do IFCE campus Fortaleza, 2020

10. VIEIRA, M. A. O.; SENA, A. P.; SABOIA, A. G. C.; ARAÚJO, A. C. U.; RODRIGUES, F. A. R.; CARVALHO JUNIOR, F. H.; SANTOS, G. O.; CONSTANTINO, M. M. C. B. M.; ARAUJO, R. S.
Comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Especialização em Gestão Ambiental na modalidade EAD do Campus de Fortaleza em parceria com a Fundação Demócrito Rocha., 2020

11. CRUZ, R. L. S.; CARNEIRO, I. M. S. P.; ARAÚJO, A. C. U.; PINTO, J. J. M.
Comissão responsável pela elaboração do regulamento dos cursos de especialização técnica de nível médio do IFCE, 2020

12. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Parecer de validação do questionário elaborado pela doutoranda Ângela Cristina Sampaio Bezêrra, no âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro – Portugal, 2020

13. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; MARQUES, B. L. S.; RODRIGUES, E. L.; ARAUJO, F. A. M.; SALES, G. L.; SCHIMIDLIN, I. O. M.; ESMERALDO, L. R. A.; RIBEIRO, M. N. O.
Projeto de Institucionalização da Educação a Distância – EaD do campus Fortaleza, 2020

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia

1. LIMA, Anna Erika Ferreira; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Quadro Diálogo do Programa de rádio IFCE no Ar, 2021

Demais produções técnicas

1. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; AQUINO, A. L.; SERRA, R. F. F.

Formação para a Docência em EaD, 2020. (Outro, Curso de curta duração ministrado)

Em Orientações e Supervisões

Orientações e supervisões concluídas

Dissertações de mestrado: co-orientador

1. JOSÉ AIRTON DE OLIVEIRA FAUSTINO. “Caminhos e descaminhos com a Sequência Fedathi para a construção de expertise do docente Fedathiano”. 2020. Dissertação (Educação) – Universidade Federal do Ceará

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

1. MÁRCIO ALVES BEZERRA. A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DOCENTE NO IFCE: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A CONSTRUÇÃO E O SEU FORTALECIMENTO ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS OFICIAIS. 2020. Monografia (Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé

2. LUCIANA ANTÔNIA ARAÚJO DE CASTRO. ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO DOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO NORDESTE. 2020. Monografia (Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé

3. AMAURY GURGEL NETO. AULA REMOTA EMERGENCIAL – ARE E A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD NO IFCE: DELINEANDO APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. 2020. Monografia (Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé

4. JOSELITO BRILHANTE SILVA. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COM ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM. 2020. Monografia (Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé

5. REJANE SARAIVA DE SANTIAGO. MERCADO DE TRABALHO: INTERFACE COM A FORMAÇÃO E O PERFIL PROFISSIONAL DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA. 2020. Monografia (Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé

6. DIEGO AGUIAR SOUSA. PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES. 2020. Monografia (Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé

7. Ana Cristina Barbosa. A DOCÊNCIA NO PROJOVEM URBANO: UMA RELAÇÃO DE AFETIVIDADE. 2019. Monografia (Especialização em Educação de Jovens e Adultos) – Universidade Federal do Ceará


Orientações e supervisões em andamento

Teses de doutorado: co-orientador

1. ÂNGELA CRISTINA SAMPAIO BEZERRA. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E COMPETÊNCIA DIGITAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2020. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) – Universidade de Aveiro  

Em eventos

Participação em eventos

1. Apresentação Oral no(a) 3ª Edição do Projeto Fedathi: Metodologia de Ensino para Formação dos Docentes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino, 2020. (Encontro)
Sequência Fedathi e seus alcances como metodologia de ensino.

2. Apresentação (Outras Formas) no(a)Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, 2020. (Congresso)
Membro da Comissão Científica na qualidade de avaliador, do evento Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente..

3. Apresentação Oral no(a) Dialogando sobre Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, 2020. (Encontro)
Diálogos sobre o sentido do integrar.

4. Apresentação Oral no(a) Diálogos sobre Educação: Ensino Médio e os efeitos da pandemia: impactos na realização do ENEM, 2020. (Encontro)
Diálogos sobre Educação: Ensino Médio e os efeitos da pandemia: impactos na realização do ENEM.

5. Apresentação Oral no(a) Encontro Pedagógico – IFCE campus Cedro, 2020. (Encontro)
Ensino Híbrido.

6. Encontro Pedagógico 2020.1 – Campus de Fortaleza, 2020. (Encontro).

7. Apresentação Oral no(a) Encontro Pedagógico 2020.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Crateús, 2020. (Encontro)
“Educação profissional: dimensão técnica e humana em diálogo”.

8. Apresentação Oral no(a) Encontro Pedagógico 2020.1- Instituto Federal do Ceará – Campus de Juazeiro do Norte, 2020. (Encontro)
Refletindo sobre nosso papel político-pedagógico como educadores.

9. Apresentação Oral no(a) Encontro Pedagógico do IFCE – Campus de Caucaia, 2020. (Encontro)
Planejamento no ensino remoto: algumas proposições.

10. Apresentação Oral no(a) Encontro de Pais e Responsáveis – Instituto Federal do Ceará – Campus de Fortaleza, 2020. (Encontro)
A importância da parceria entre a família e a escola.

11. Apresentação de Poster / Painel no(a) I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP), 2020. (Congresso)
PROJETO CONECTADOS EM REDE: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E EXTENSÃO POR MEIO DE CONSULTORIA EDUCACIONAL ONLINE.

12. I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP), 2020. (Congresso).

13. Apresentação Oral no(a) I Jornada Pedagógica Virtual do campus Crato – IFCE, 2020. (Outra)
“Ensino Remoto como estratégia pedagógica em tempos de Pandemia”.

14. Apresentação Oral no(a) II ENCONTRO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA PARAÍBA – A EJA EM DIÁLOGO, 2020. (Encontro)
A EJA em tempos de pandemia: desafios, perspectivas e esperanças.

15. Apresentação Oral no(a) Semana de Integração do IFCE campus Camocim, 2020. (Outra)
Avaliação de aprendizagem no ensino remoto: um dedo de prosa.

16. Apresentação Oral no(a) X Encontro Pedagógico do Campus IFCE – Itapipoca, 2020. (Encontro)
Avaliação no Ensino Remoto Emergencial.

17. X Fórum de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), 2020. (Outra).

18. Apresentação (Outras Formas) no(a)XIII Encontro Pedagógico do campus Morada Nova – Educação em Tempos de Crise: os Desafios do Trabalho Remoto, 2020. (Encontro)
Mesa Redonda intitulada – Metodologias Educativas e Avaliação da Aprendizagem no Ensino Remoto: delineando proposições.

19. Apresentação Oral no(a) XV Encontro Pedagógico do IFCE campus Baturité, 2020. (Encontro)
Formação: Avaliação da aprendizagem no Ensino Remoto.

20. Apresentação Oral no(a) XV Encontro Pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus de Quixadá,, 2020. (Encontro)
Ateliê formativo “Currículo e prática pedagógica”.

21. Apresentação Oral no(a) XVI Encontro pedagógico – IFCE – Campus de Tauá, 2020. (Encontro)
Ensino remoto: perspectivas e desafios nos atos de planejar e avaliar.

Em Bancas

Participação em banca de trabalhos de conclusão

Mestrado

1. ALVES, F. R. V.; BARBOSA, G. M. O. S.; UCHÔA, A.C.U.; COLVERO, K. S.
Participação em banca de Gabriella Brito Rosa. A Organização curricular do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Campus Bacabal: caminhos para construção do currículo integral, 2020
(Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

2. RODRIGUES, M. V.; CAVALCANTE, S. M. A.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de SULANNY DE SOUSA SAMPAIO. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PERFIL SÓCIOECONÔMICO E O DESEMPENHO ACADÊMICO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA, 2020
(Avaliação de Políticas Públicas) Universidade Federal do Ceará

3. CARVALHO, A. M. P.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; DOMINGOS, L. T.
Participação em banca de ERICA FERNANDES DIAS. AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: a implementação dos NEABI’s- Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no IFCE e as transformações nas relações étnico-raciais, 2020
(Avaliação de Políticas Públicas – Ppgapp) Universidade Federal do Ceará

4. BRAGA, A. E.; CIASCA, M. I. F. L.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de ANA PAULA DE SOUSA LIMA,. Avaliação do Desempenho Docente: O papel do Gestor Escolar no desenvolvimento profissional dos Docentes em estágio probatório no município de Fortaleza – CE, 2020
(Educação) Universidade Federal do Ceará

5. ROMERO, J. A. R.; CARDOSO, G. C. C.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de FRANCISCO DE ASSIS MAGALHÃES ARAÚJO. Avaliação Experiencial dos Fatores da Evasão nos Cursos Técnicos Subsequentes do IFCE a partir dos Gestores do Campus Acaraú, 2020
(Avaliação de Políticas Públicas – Ppgapp) Universidade Federal do Ceará

6. BORGES NETO, H.; TORRES, A. L. M. M.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de JOSÉ AIRTON DE OLIVEIRA FAUSTINO. Caminhos e descaminhos com a Sequência Fedathi para a construção da expertise do docente fedathiano, 2020
(Educação) Universidade Federal do Ceará

7. TORRES, A. L. M. M.; BORGES NETO, H.; ARAÚJO, A. C. U.
Participação em banca de Lara Meneses Saldanha Nepomuceno. Ensino Híbrido na FACED (UFC): experiências advindas do Laboratório de Pesquisa Multimeios, 2020
(Educação) Universidade Federal do Ceará

8. BORGES NETO, H.; TORRES, A. L. M. M.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de JÉSSICA DE CASTRO BARBOSA. Raízes: concepções teóricas, pedagógicas e tecno-práticas de um objeto educacional digital (OED) baseado na Sequência FEDATHI, 2020
(Educação) Universidade Federal do Ceará

9. BORGES NETO, H.; TORRES, A. L. M. M.; ARAÚJO, A. C. U.
Participação em banca de Daniele de Oliveira Xavier. RAÍZES: POSTURA DOCENTE VIRTUAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FEDATHIANA, 2020
(Educação) Universidade Federal do Ceará

10. RODRIGUES, E. S. J.; GUSSI, A. F.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de PRISCILA RODRIGUES LOPES,. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO POLO DE MAURITI- CEARÁ: ELEMENTOS DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL E INCLUSÃO SOCIAL, 2020
(Educação) Universidade Federal do Ceará

Exame de qualificação de doutorado

1. TORRES, A. L. M. M.; ARAÚJO, A. C. U.; PINHEIRO, A. C. M.; BORGES NETO, H.
Participação em banca de Mirley Nádila Pimentel Rocha. A SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE IMERSÃO PEDAGÓGICA, 2020
(Educação) Universidade Federal do Ceará

Curso de aperfeiçoamento/especialização

1. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; SILVANO, A. M. C.; CARNEIRO, I. M. S. P.
Participação em banca de Márcio Alves Bezerra. A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DOCENTE NO IFCE: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A CONSTRUÇÃO E O SEU FORTALECIMENTO ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS OFICIAIS, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

2. SILVANO, A. M. C.; CASTRO, J. S. A.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de Everton Barbosa Nunes. A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES NA EVASÃO DISCENTE NO CURSO TÉCNICO, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

3. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; SILVANO, A. M. C.; SILVA, E. T.
Participação em banca de Amaury Gurgel Neto. AULA REMOTA EMERGENCIAL – ARE E A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD NO IFCE: DELINEANDO APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

4. MENEZES, L. B. S.; LOPES, T. M. S.; ARAÚJO, A. C. U.
Participação em banca de GARDÊNIA ALBUQUERQUE DE ABREU. BRINCADEIRAS NA ESCOLA: A PRÁTICA DOS JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 2020
(Especialização em Alfabetização e Multiletramentos) Universidade Estadual do Ceará

5. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; CARNEIRO, I. M. S. P.; SILVANO, A. M. C. Participação em banca de Joselito Brilhante Silva. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COM ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

6. MENEZES, L. B. S.; LOPES, T. M. S.; ARAÚJO, A. C. U.
Participação em banca de FRANCISCO EVALDO PEREIRA MARIANO. ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER LETRAMENTO DIGITAL SEM COMPUTADORES, 2020
(Especialização em Alfabetização e Multiletramentos) Universidade Estadual do Ceará

7. MENEZES, L. B. S.; LOPES, T. M. S.; ARAÚJO, A. C. U.
Participação em banca de CRISLENE SUZAMILA BEZERRA PEREIRA NUNES. JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: FERRAMENTAS LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL I, 2020
(Especialização em Alfabetização e Multiletramentos) Universidade Estadual do Ceará

8. MENEZES, L. B. S.; LOPES, T. M. S.; ARAÚJO, A. C. U.
Participação em banca de JOANA D’ARC LIMA ARRUDA. LETRAMENTO, MULTILETRAMENTOS E O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA: DESAFIOS E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO, 2020
(Especialização em Alfabetização e Multiletramentos) Universidade Estadual do Ceará

9. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; SILVA, E. T.; SILVANO, A. M. C.
Participação em banca de Rejane Saraiva de Santiago. MERCADO DE TRABALHO: INTERFACE COM A FORMAÇÃO E O PERFIL PROFISSIONAL DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

10. SILVANO, A. M. C.; CASTRO, J. S. A.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de Denilson Cursino de Oliveira. MÉTODO REPLICÁVEL DE AVALIAÇÃO DOCENTE (MEREADO): UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DOCENTE CONCEBIDA A PARTIR DE ESTUDOS NO IFCE, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

11. SILVANO, A. M. C.; CASTRO, J. S. A.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de Luiz Régis Azevedo Esmeraldo. O ENSINO REMOTO COMO ALTERNATIVA NO CURSO DE HOTELARIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ EM TEMPOS DE COVID 19, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

12. MENEZES, L. B. S.; LOPES, T. M. S.; ARAÚJO, A. C. U.
Participação em banca de CLÁUDIA RÉGIA BARRETO. O USO DO QUIZ DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO-TECNOLÓGICO NAS PRÁTICAS DE LEITURA, 2020
(Especialização em Alfabetização e Multiletramentos) Universidade Estadual do Ceará

13. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; SILVANO, A. M. C.; CARNEIRO, I. M. S. P.
Participação em banca de Diego Aguiar Sousa. PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

14. SILVANO, A. M. C.; CASTRO, J. S. A.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA
Participação em banca de Andréa Moura da Costa Souza. REFLEXÃO SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E NOVOS SABERES DOCENTE, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

15. CARNEIRO, I. M. S. P.; ALVES, M. S.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA.
Participação em banca de MAILTON NOGUEIRA DA ROCHA. A TÉCNICA DOS PEQUENOS PASSOS    DIÁRIOS: ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR A ANSIEDADE NA ELABORAÇÃO DO TCC. 2020. Monografia
(Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé.

16. CARNEIRO, I. M. S. P.; ALVES, M. S.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA.   
Participação em banca de JOSÉ AGLODUALDO HOLANDA CAVALCANTE JÚNIOR. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL CIDADÃO: REFLEXÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFCE – CAMPUS CRATEÚS. 2020. Monografia
(Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé.

17. CARNEIRO, I. M. S. P.; ALVES, M. S.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA.
Participação em banca de IGO RENAN ALBUQUERQUE DE ANDRADE. AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO RURAL DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE. 2020. Monografia
(Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará campus Canindé.

18. ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; SILVANO, A. M. C.; SILVA, E. T.
Participação em banca de LUCIANA ANTÔNIA ARAÚJO DE CASTRO. ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO DOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO NORDESTE, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

19. LESSA NETA, B. S.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; SOUSA, A. C. G. Participação em banca de RAFAEL RIBEIRO PORTELA. APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA, 2020
(Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal do Ceará campus Canindé

Exame de qualificação de mestrado

1. BEZERRA, R. G.; ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; CRUZ, D. M.
Participação em banca de AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR. AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE (RES)SOCIALIZAÇÃO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA EM ITAPIPOCA COM FULCRO NA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 7.210/1984, 2021
(Avaliação de Políticas Públicas – Ppgapp) Universidade Federal do Ceará

2. RODRIGUES, M. V.; CAVALCANTE, S. M. A.; ARAÚJO, A. C. U.
Participação em banca de SULANNY DE SOUZA SAMPAIO. GRAU DE RELAÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA, 2020
(Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) Universidade Federal do Ceará

Participação em banca de comissões julgadoras

Outra

1. Seleção para mestrado e doutorado acadêmico em educação, editais nº 04 e nº05 de 2020, respectivamente, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação(FACED), da Universidade Federal do Ceará(UFC), 2020

Universidade Federal do Ceará.

CRISTINA MANDAU OCUNI CÁ

cristinamandau@multimeios.ufc.br

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/4911100799229172

Pós-doutorado

Pós-Doutorado em Educação Brasileira, vinculado à Linha de História e Educação Comparada e ao Eixo de Novas Tecnologias e Educação a Distância.

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Grande área: Ciências Humanas

Atuação Profissional, Instituto Dom José de Educação e Cultura

Curso de Graduação – 2020

Atuei como Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Dom José de Educação e Cultura (Idj), na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Carga horária de 80 horas, Ofertada no período de 05/03/2020 a 16/07/2020.

Atuei como Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Dom José de Educação e Cultura (Idj), na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Carga horária de 80 horas, Ofertada no período de 26/03/2020 a 2/07/2020.

Atuei como Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Dom José de Educação e Cultura (Idj), na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Carga horária de 80 horas, Ofertada no período de 10/09/ 2020 a 10/12/2020.

Atuei como Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Dom José de Educação e Cultura (Idj), na disciplina Seminário de Pesquisa III, Carga horária de 20 horas, Ofertada no período de 09/03/2020 a 16/03/2020.

Atuei como Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Dom José de Educação e Cultura (Idj), na disciplina Seminário de Pesquisa III, Carga horária de 20 horas, Ofertada no período de 02/09/2020 a 08/09/2020.

Atuei como Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Dom José de Educação e Cultura (Idj), na disciplina Seminário de Pesquisa II, Carga horária de 20 horas, Ofertada no período de 27/08/2020 a 01/09/2020.

Atuei como Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Dom José de Educação e Cultura (Idj), na disciplina Literatura Infantil, Carga horária: 60 horas, Ofertada no período de 21/09/2020 a 09/10/2020.

Atuação Profissional, Instituto Dom José de Educação e Cultura

Pós Graduação

Atuei como Professora no Curso de Pós graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e na Saúde do Instituto Dom José de Educação e Cultura (Idj), na disciplina Metodologia da Pesquisa Social e do Trabalho, Carga horária de 30 horas. Ofertada no período de 09/09/2020 a 14/10/2020.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL, FEDERAL DO CEARÁ

Como Bolsista de Estágio Pós Doutoral 

Atuei como professora formadora no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Faculdade de Educação (FACED) na disciplina de Educação a Distância, ministrada pela Professora Antonia Lis de Maria Martins Torres, no período de atividades remotas, 2020.  

Atuei como professora formadora no curso Optativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Faculdade de Educação (FACED), na disciplina Informática Educativa, ministrada pela Professora Antonia Lis de Maria Martins Torres, no período de atividades remotas, 2020.   

NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

1. Artigos completos publicados em periódicosCÁ, LOURENÇO OCUNI; CÁ, CRISTINA MANDAU OCUNI. MAGISTER DIXIT: DOCÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO. IDEAÇÃO (UNIOESTE. IMPRESSO), v. 22, p. 44-64, 2020.

2. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, A. L. M. M. . O racismo na perspectiva dos acadêmicos africanos: contexto Brasil – Guiné-Bissau. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 222, p. 213-224, 2020.

Capítulos de livros publicados

1. Cá, Cristina Mandau Ocuni; CALCANTEAV, M. J. M. . Formação Feminina no Internato de Bor (1933-2011 na Guiné-Bissau: Reflexos na Educação da Sociedade Guineense Contemporânea. In: Santos, Cicero Edinaldo; Medeiros, Jarles Lopes de; Cavalcante, Maria Juraci Maia Cavalcante. (Org.). História e Educação Comparada: Discursos, Instituições e Práticas Educativas. CDDed. Fortaleza: UFC, 2020, v. 1, p. 01-292.

2. ALVES, M. Z. S. ; Cá, Cristina Mandau Ocuni . O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 08-14.

3. CAVALCANTE, J. A. ; Cá, Cristina Mandau Ocuni . CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COGNITIVOS NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 15-25.

4. SOUZA, M. G. N.; Cá, Cristina Mandau Ocuni. INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE FORTALEZA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: , 2020, v. 1, p. 26-36.

5. GOMES, M. D. ; Cá, Cristina Mandau Ocuni . MICROCEFALIA: RELAÇÃO ESCOLA E FAMILIA EM UM NOVO DESAFIO ESCOLAR. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 37-47.

6. MOREIRA, C. S.; Cá, Cristina Mandau Ocuni. APRENDIZAGEM, PRAZER E O LÚDICO: UMA DIALÉTICA DA PSICOPEDAGOGIA FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 48-58.

7. GALDINO, J. C.; Cá, Cristina Mandau Ocuni. A IMPORTÂNCIA DE DESPERTAR O HÁBITO DE LEITURA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 59-69.

8. LIMA, M. J. S. ; LIMA, M. T. ; Cá, Cristina Mandau Ocuni . A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 70-81.

9. DUARTE, A. V.; Cá, Cristina Mandau Ocuni A DIFICULDADE DO PROFESSOR DE TRABALHAR COM CRIANÇAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 82-90.

10. SOUSA, M. V. B.; Cá, Cristina Mandau Ocuni. AUTISMO E A ESCOLA: A NECESSIDADE DE UM OLHAR DIFERENCIADO. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. , p. 91-99.

11. PEREIRA, L. A.; Cá, Cristina Mandau Ocuni. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 100-107.

12. CLEMENTE, A. Q.; SILVA, G. X. ; Cá, Cristina Mandau Ocuni . AS CONTRIBUIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O PROTAGONISMO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 108-117.

13. Cá, Cristina Mandau Ocuni; MEDEIROS, J. L. ; FARIAS, V. P. R. . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A PSICOPEDAGOGIA SOB MÚLTIPLOS OLHARES. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 125-134.

14. Cá, Cristina Mandau Ocuni; CA, L. O. ; MEDEIROS, J. L. ; FARIAS, V. P. R. . O velho problema que ainda assombra o sistema educacional da Guiné-Bissau. In: Lourenço Ocuni Cá; Vanessa Pinto Rodrigues Farias; Jarles Lopes de Medeiros e Cristina Mandau Ocuni Cá. (Org.). História que se cruzam no alem-mar: educação e memória nos espaços lusófonos. 1ed.SãoPaulo: Alexa Cultura, 2020, v. 1, p. 17-26.

15. SANTOS, T. B. ; Cá, Cristina Mandau Ocuni . AS DIFICULDADES DO AUTISTA EM SALA DE AULA COM A LEITURA E ESCRITA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.: ALEXA Cultura, 2020, v. 1, p. 118-124.

Livros organizados

1. Cá, Cristina Mandau Ocuni; MEDEIROS, J. L. (Org.) ; FARIAS, V. P. R. (Org.) . DISCUSSÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM TORNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 135. ed. ALEXA Cultura, 2020. v. 1. 06p .

2. CA, L. O. (Org.) ; FARIAS, V. P. R. (Org.) ; MEDEIROS, J. L. (Org.) ; Cá, Cristina Mandau Ocuni (Org.) . História que se cruzam no alem-mar: educação e memória nos espaços lusófonos. 1. ed. São Paulo: Alexa Cultura, 2020. v. 1. 284p . 

PRODUÇÃO TÉCNICA

1. Assessoria e consultoriaCá, Cristina Mandau Ocuni. A privatização do currículo nas redes públicas de educação básica. 2020.

2. Cá, Cristina Mandau Ocuni. Do simplismo fragmentado para interconexões enredadas. 2020.

3. CÁ, CRISTINA MANDAU OCUNI. Memorial acadêmico de professor titular como possibilidade de estudos no campo da história da educação. 2020.

4. Cá, Cristina Mandau Ocuni. ‘A Prática como locús de Produção de Saberes’. 2020.

Demais tipos de produção técnica

1. Cá, Cristina Mandau Ocuni. Curso de extensão Projeto Fedathi Proposta de ensino para formação de docentes do ensino médio da rede pública de ensino. Edição do Projeto Fedathi: Metodologia de Ensino para Formação de Docentes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2. Cá, Cristina Mandau Ocuni. Curso de extensão Projeto Fedathi Proposta de ensino para formação de docentes do ensino médio da rede pública de ensino. Edição do Projeto Fedathi: Metodologia de Ensino para Formação de Docentes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3. Cá, Cristina Mandau Ocuni. 3ª edição do Projeto Fedathi: Metodologia de Ensino para Formação de Docentes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação, r. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Orientações e Supervisões

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

1. Camila Barros Ribeiro. A importancia da consciência fonológica no desenvolvimento da escrita e no processo de alfabetizar. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

2. Fernanda Monteiro de Lima. A educação inclusiva no Brasil e as dificuldades enfrentadas em escolas públicas. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

3. Maria Thaís Silveira de Oliveira. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

4. Silvânia Alves Mesquita. A viabilidade dos jogos lúdicos em crianças de 4 a 5 anos. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

5. Davila Maria Gomes Pereira. As dificuldades encontradas pelos pais na aceitação de um filho diagnosticado com alguma deficiência. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

6. Nereuda Maria Gomes Pereira. Família e escola: parcerias no processo da educação da criança dentro das escolas públicas no Brasil. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

7. Jacintha de Fatima Pereira Lopes e Wladia de Souza Matos. Educação inclusiva nos anos iniciais na visão do professor e a importancia da afetividade nesse processo. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

8. Vaneide Luiz do Nascimento. A contribuição do projeto social sementinha na vida de crianças e adolescentes da periferia de Caucaia. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

9. Leidane Pereira da Silva. O reflexo da prática docente no processo de alfabetização em alunos com dificuldade de aprendizagem. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

10. Antonio Edson Barros dos Santos. A importância da família na escola. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

11. Ayana Gonçalves Dias. A autonomia da criança na educação infantil. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

12. Salete Cruz da Silva. Educação de jovens adultos: um desafio para novas oportunidade. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

13. Maria Elismar Antônia Marques de Sousa. A importância do brincar na educação infantil. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação – pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj. Orientador: Cristina Mandau Ocuni Cá.

PARTICIPAÇÃO EM BANCA

Participação em banca de trabalhos de conclusão

1. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Camila Barros Ribeiro. A importância da consciência fonológica no desenvolvimento da escrita e no processo de alfabetizar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

2. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Fernanda Monteiro de Lima. Educação inclusiva no Brasil e as dificuldades em escolas públicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

3. DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Dávila Maria Gomes Pereira.As dificuldades encontradas pelos pais na aceitação de um filho diagnosticado com alguma deficiência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.3.Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Maria Thaís Silveira de Oliveira. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

4. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Jacintha de Fatima Pereira Lopes e Wladia de Souza Matos.A educação inclusiva nos anos iniciais na visão do professor e a importância da afetividade nesse processo. 2020 – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

5. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Jacintha de Fatima Pereira Lopes e Wladia de Souza Matos.A educação inclusiva nos anos iniciais na visão do professor e a importância da afetividade nesse processo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

6. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Silvânia Alves Mesquita.A viabilidade dos jogos lúdicos em crianças de 4 a 5 anos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

7. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.;

8. CÁ, CRISTINA MANDAU OCUNI; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Nereuda Maria Gomes Pereira.Família e escola: parcerias no processo da educação da criança dentro das escolas públicas no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

9. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Nereuda Maria Gomes Pereira.Família e escola: parcerias no processo da educação da criança dentro das escolas públicas no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

10. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Nereuda Maria Gomes Pereira.Família e escola: parcerias no processo da educação da criança dentro das escolas públicas no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

11. Cá, Cristina Mandau Ocuni; TORRES, J. D. M.; DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Participação em banca de Vaneide Luiz do Nascimento.A contribuição do projeto social sementinha na vida de crianças e adolescentes da periferia de Caucaia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação – Pedagogia) – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Idj.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png

6 – Baú Literário do Ciclo

Ana Carmen Santana – MÃO NO BOLSO postura, metodologia ou pedagogia

Ana Cláudia Mendonça – Mediação

Francisco Edisom Sousa – A pergunta como estratégia de mediação didática

Herminio Borges e Rogerio Santana – Fundamentos da Sequência Fedathi

Lara Nepomuceno – Ensino Híbrido

Lis de Maria Torres, Marta Alves, Herminio Borges – FAZER DOCENTE

Raianny Soáres – AVA, AVE, Modelagem de curso EaD

Tereza Cristina Batista de Lima – Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa

Viviane Pereira – Chat quando não é chato

Zayra Barbosa Costa- Como se organiza a disciplina EaD Multimeios

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png

7 – Equipe de Produção – Ficha técnica

Realização: Laboratório de Pesquisa Multimeios/ Departamento de Estudos Especializados/Faculdade de Educação/  Pró-reitoria de Extensão (Prex) da Universidade Federal do Ceará e Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 

Supervisor de estágios de Pós-Doutorado: Hermínio Borges Neto

Autores: Ana Cláudia Uchôa Araújo e Cristina Mandau Ocuni Cá

Revisores Midiático-Pedagógico: Antonia Lis de Maria Martins Torres e Sinara Socorro Duarte Rocha

Revisores Técnico-Científico: Hermínio Borges Neto e Antonia Lis de Maria Martins Torres

Desenhistas Educacionais: Antonia Lis de Maria Martins Torres e Sinara Socorro Duarte Rocha

Fotografia:  Antonia Lis de Maria Martins Torres

Diagramação: José Gleison de Oliveira Costa

Produção audiovisual e Design de Animação Digital: José Gleison de Oliveira Costa

Roteiro: Ana Cláudia Uchôa Araújo, Antonia Lis de Maria Martins Torres, Cristina Mandau Ocuni Cá e Sinara Socorro Duarte Rocha

“É melhor escrever errado a coisa certa do que escrever certo a coisa errada”!Autor da frase: Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor, CE, 1909-2002

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png