1.1 – Costuras iniciais para implementar duas proposições de pesquisas de pós-doutorado colaborativas e cooperativas

Fonte: “Novelo” by rdenubila is licensed with CC BY-SA 2.0. To view a copy of this license, visit https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/

Implementar propostas coletivas de desenvolvimento de pesquisas de pós Doutorado, em um formato colaborativo, não nos parece uma tradição das ciências. Pelo menos, na PPGE da Faced, não encontramos nenhum trabalho que apontasse para essas perspectivas: duas pedagogas/pesquisadoras, com objetos de pesquisa diferenciados, com  um mesmo orientador, com outra professora/pedagoga ao lado, como coordenadora das ações. Foi assim que esses projetos nasceram logo naquele início de 2020, exatamente no ano em que o mundo parou (à la Raul Seixas), com muitos desejos em colaborar com a educação do Ceará, quiçá do mundo…

De uma pesquisa, um deslocamento ainda com a Equipe até o Campus das Auroras naquele novembro de 2019, saímos com tudo acordado para uma formação com professores de matemática da UNILAB. Do outro, um plano para desenvolvermos uma formação para docentes do Laboratório de Políticas Públicas da UFC. Muitos encontros, rodas de conversas, café, água, novos encontros ao cair da tarde no Laboratório Pesquisa Multimeios. O ano virou, as aulas iniciaram e os projetos foram apresentados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, com propostas distintas, mas relacionadas ao mesmo fio condutor. Em março de 2020, recebemos a notícia da deflagração da pandemia no mundo inteiro… E agora?

Mudanças foram tecidas e modificaram as tramas desses tecidos formativos. O mundo inteiro vivia seus estranhamentos com o confinamento social, implicando novos modos de ser e estar em sociedade. E nós, que cotidianamente nos deslocamos ao Laboratório Multimeios, também nos sentíamos desafiados a viver a virtualidade desse espaço formativo, na prática, nos territórios de redes, ainda mais que estando todos nós na terra das “redes”, tecidas, fiadas ancestralmente. Esse era o real que tínhamos… A partir daí, iniciamos as articulações com a equipe formadora para juntar-se ao grupo. Assim, convidamos os/as pesquisadores/as das duas grandes áreas de atuação do Multimeios, quer seja, a educação matemática e informática educativa. E, assim, historicamente nos lançamos nessa aventura de um fazer virtual colaborativo, cooperativo com áreas de matrizes distintas.   

Tecendo redes formativas: O Laboratório Multimeios e suas conexões

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png
lisdemaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*