1 Ligeiros aspectos biográficos

Fotografia do professor Herminio Borges Neto falando com um microfone e gesticulando durante uma palestra compondo a parte 1, Ligeiros aspectos biográficos, do e-book "Fedathi: trilhas construídas e contribuições para a Educação"Fonte: Comissão organizadora do III EMAF.

Hermínio Borges Neto nasceu em Fortaleza/CE, no dia 8 de abril de 1948, filho de um oficial aviador da Força Aérea Brasileira e de uma professora. Concluiu os estudos da Educação Básica no Colégio Militar Fortaleza, em 1966. Foi selecionado para seguir carreira militar, mas optou pelo Bacharelado em Matemática, na Universidade Federal do Ceará (UFC), concluindo em 1970. Lecionou Matemática e Física no Colégio Estadual Arminda de Araújo e, em 1971, foi aprovado em concurso público para professor no Departamento de Matemática da UFC, onde permaneceu até 1996, ano em que se aposentou. Concluiu o Mestrado em Matemática, também na UFC, em 1973, e o Doutorado em Matemática, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 1979, na cidade do Rio de Janeiro (SOUSA et al., 2013).

Em 1996 finalizou seu Pós-doutorado na área de Ensino de Matemática na Université Paris Diderot, PARIS 7 (França), formalizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi. Nessa época, já havia uma aproximação desse professor com a Educação. Pois, algumas inquietações com relação à evasão dos estudantes no Curso de Matemática, levaram-no a dialogar com professores da área de Educação, em busca de estratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem matemática (TORRES, 2018; SOUSA et al., 2013).

No ano de 1997, o professor Hermínio entrou para a Faculdade de Educação (FACED) – UFC, por meio de concurso, onde fundou o Laboratório MultiMeios e o Grupo Fedathi, dois grandes contributos acadêmicos, apresentados nas duas próximas seções, respectivamente (SOUSA et al., 2013; TORRES, 2018). Atualmente, é professor titular dessa instituição.

2 O Laboratório MultiMeios: passado e presente