5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse estudo buscou contribuir com as discussões cada vez mais imprescindíveis na modalidade EaD e, principalmente, diminuir a lacuna de estudos referentes ao ensino de matemática em ambientes virtuais, com delimitação para o ensino do conceito de Medida baseado na Sequência Fedathi. Além disso, contribui com o desenvolvimento dessa metodologia de ensino e pesquisa, mostrando as vantagens de seu uso seja para o planejamento, para o desenho de um curso no AVE, para orientar a prática pedagógica do professor, bem como para mostrar uma trilha de investigação científica. Não só a partir de pressupostos teóricos, que muito contribuem para a realização de um estudo, mas também com suporte em práticas vivenciadas em outras pesquisas, principalmente, na EaD com aporte na Sequência Fedathi.

Sendo a Sequência Fedathi uma proposta de formação, não se sugere a reaplicação fiel da proposta aqui desenvolvida. Ao contrário, esse trabalho pretende incutir reflexões acerca do ensino de matemática e do ensino a distância, podendo servir como trilha referencial para a organização de outros cursos, por outros profissionais docentes, em outros ambientes virtuais e até mesmo no ensino presencial, visto que a proposta didática não mudaria. No entanto, cada experimento ocorre com determinadas variáveis, assim, o professor pode e deve adaptar às particularidades de sua realidade.

De cunho teórico, esta pesquisa perpassou pelas etapas de concepção, escolha de ferramentas, produção de material, desenho didático no AVE Moodle MultiMeios, até chegar ao desenvolvimento de uma proposta para o ensino do conceito de Medida na EaD utilizando a Sequência Fedathi e, assim, superando a problemática no modelo de ensino tradicional que se situa nessa modalidade e no ensino de matemática. Dessa forma, a ênfase está em tópicos relacionados a criação de um ambiente de ensino favorável a investigação e a construção conceitual, a partir de princípios que tornam a ação docente questionadora, dialógica e reflexiva.

Percebeu-se que, com a utilização da metodologia de ensino Sequência Fedathi, ainda no planejamento é fundamental identificar a essência do conteúdo, reorganizá-lo e ter os objetivos de cada sessão didática, bem como um objetivo geral, bem definidos. Isto porque a Tomada de Posição só pode ser elaborada se o professor souber qual é o seu ponto de partida e qual é o seu ponto de chegada. Outro aspecto importante é que a escolha das ferramentas e recursos no AVE sempre deve levar em consideração, primordialmente, o aspecto de interação, que é o caso do TeleMeios e de outra ferramenta bastante recorrente nessa proposta, o Fórum, que pode ficar ainda mais interativo com a mediação do professor, como foi proposto aqui.

Também, é preciso cautela na escolha de cada um dos exercícios, sempre tendo em vista o porquê de disponibilizá-lo ao estudante, assim como nas mídias que serão inseridas nos ambientes virtuais, uma vez que elas não têm a intenção de apenas enfeitar, mas sim de causar reflexão. Além disso, é possível perceber que é a mediação do professor que fará toda a diferença, independente do ambiente, da tecnologia, dos meios e dos recursos a se utilizar.

Destacamos que as tecnologias e ambientes virtuais estão em constante desenvolvimento, mudança e aperfeiçoamento e, por isso, demandam análises permanentes no que diz respeito a ação educativa nos diferentes níveis de ensino. Desse modo, precisam de um olhar permanente e crítico de pesquisadores na busca por melhorias, principalmente, no que diz respeito à interação e à aprendizagem, com foco na autonomia e na construção do conhecimento pelo próprio estudante.

Como perspectiva futura, pretendemos analisar essa proposta a partir de sua vivência. Isto é, como segunda parte dessa pesquisa, almejamos aplicá-la por meio de uma pesquisa de campo, a fim de testá-la, avaliá-la e ajustá-la, na intenção de continuar e aprofundar o que até aqui foi desenvolvido.

4 Proposta didática para o ensino do conceito de Medida e desenho no AVE Moodle MultiMeios