3 METODOLOGIA

A pesquisa é de caráter qualitativo, pois trata-se do desenvolvimento de uma proposta didática com as temáticas: EaD, Sequência Fedathi e o conceito matemático Medida. É do tipo exploratória, uma vez que envolve um estudo profundo acerca da metodologia de ensino, da mediação nos ambientes virtuais, das tecnologias, dos usos pedagógicos das ferramentas e recursos e da reorganização do conteúdo para constituir a referida proposta.

De acordo com Haguette (2007), a pesquisa qualitativa fornece uma compreensão profunda de determinados fenômenos sociais, dando maior relevância ao aspecto subjetivo, face à configuração das estruturas sociais e, assim, enfatiza-se a especificidade de certos fenômenos. Com relação ao método, Gil (2002, p. 27), as pesquisas exploratórias “são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. Este tipo de pesquisa é realizado especialmente quando o tema escolhido é pouco explorado […]”. Além disso, “as pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”.

O AVE selecionado foi o Moodle instalado em nossos servidores e mantido pelo próprio laboratório, denominado Moodle MultiMeios, onde foi delineado o curso “Introdução ao Conceito de Medida segundo a Sequência Fedathi”. A palavra Moodle vem de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment e sua tradução livre quer dizer Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientado a Objeto. É uma plataforma, gratuita, de código aberto, que permite aos educadores produzir cursos online, desenhar ambientes personalizados, dispondo de ferramentas colaborativas em um espaço privado (MOODLE, 2020). E o público-alvo  da proposta são licenciados ou licenciandos em Matemática, pois exige conhecimentos matemáticos prévios.

Para cumprir os objetivos, utilizamos a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi, que “está direcionada para o pesquisador com o papel de mediador, de modo que os princípios da Sequência Fedathi serão observados sob a óptica de um método científico” (MENEZES, 2018, p. 53) Assim, esse método sistematiza procedimentos com vistas a orientar o caminho para a resposta de um determinado problema, quando cumpridos rigorosamente e de maneira imparcial, e é constituído por quatro etapas: Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova.

Na primeira etapa, denominada Tomada de Posição, ocorre a apresentação da relevância do tema, a justificativa e a originalidade da pesquisa, assim, realiza-se o estado da arte para identificar o que ainda não foi pesquisado, que está em aberto, para então preencher lacunas. Também, expõe-se o propósito e a função da pesquisa, as questões e os objetivos, bem como o lócus e os sujeitos da investigação. Ademais, apresenta-se a fundamentação teórica do problema, isto é, o estudo do tema, da área específica em que a investigação foi delimitada. (MENEZES, 2018; SANTOS et al., 2019).

Dessa forma, no primeiro momento dessa pesquisa, delimitamos o problema, definindo a problemática, as questões de pesquisa e os objetivos geral e específicos, apresentados anteriormente no capítulo introdutório. Também, nesse início de caminhada constrói-se o referencial teórico com base nas leituras pré-estabelecidas, preferencialmente, com base nos trabalhos do MultiMeios e das áreas específicas em que se enquadram nosso trabalho.

Assim, realizamos estudos sobre a Sequência Fedathi, sobre EaD e sobre o conceito de Medida, referencial teórico exposto no capítulo anterior. Para a justificativa e, consequentemente, para apresentarmos a relevância e originalidade da investigação, realizamos a revisão sistemática para o levantamento bibliográfico dos trabalhos correlatos.

Optamos pelo sistema PRISMA, que em sua tradução quer dizer Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises, pois é uma das abordagens metodológicas mais amplas referente as revisões. Ela constitui-se por um checklist de vinte e sete itens que devem ser incluídos no trabalho de revisão e em um fluxograma que apresenta quatro etapas: Identificação, Seleção, Elegibilidade e Inclusão (MOHER et al., 2015). Nesse trabalho utilizamos apenas o fluxograma. Em Carmo et al. (2020), esse fluxograma é utilizado para coletar trabalhos que abordassem a temática pesquisada, baseando-se nos critérios de inclusão definidos, a fim de, posteriormente, analisar esses estudos e apresentar de maneira mais detalhada as informações a respeito da seleção, exclusão e inclusão de pesquisas.

Desse modo, as bases de dados selecionadas foram: o Google Acadêmico (1); a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2); e a Produção Científica do MultiMeios (3). Pois estas são abrangentes, uma vez que a BDTD identifica trabalhos acadêmicos dos mais variados repositórios institucionais, assim como o Google Acadêmico que, além disso, inclui artigos científicos. Já na Produção Científica do MultiMeios, encontramos todos os trabalhos realizados no âmbito do Laboratório MultiMeios. A busca foi feita com as palavras-chave “Educação a Distância”, “Ensino de Matemática” e “Sequência Fedathi” e os critérios de inclusão dos estudos foram:

  1. pesquisas que abrangessem os três temas Ensino de Matemática, Educação a Distância e Sequência Fedathi;

  2. investigações publicadas a partir do ano de 2010, pois buscamos pesquisas mais recentes para tratar do tema;

  3. trabalhos científicos do tipo tese, dissertação e artigo científico.

Encontramos um total de sessenta resultados na base de dados Google Acadêmico, seis na BDTD e dois na Produção Científica do MultiMeios. Desse total de sessenta e oito trabalhos encontrados, dez eram repetidos, sendo, neste caso, encontrados um total de cinquenta e oito estudos. Desses, dois datavam de anos anteriores à 2010, outros dois eram do tipo relato de experiência. Assim sendo, estes quatro foram excluídos. Tais informações estão representadas na Figura 1 a seguir.

Figura 1 – Fluxograma PRISMA

Fonte: MOHER et al. (2015).

Portanto, cinquenta e quatro trabalhos foram selecionados para leitura completa. Após essa ação, quarenta e oito estudos foram excluídos, em razão de não abordarem os três temas buscados. Ao final, foram inclusas seis pesquisas que estão apresentadas no Quadro 6 a seguir.

Quadro 6 – Identificação dos estudos incluídos

Ano

Título

Autor

Base de dados

Tipo

2011

Construções geométricas no ambiente virtual de ensino TeleMeios com mediação na Sequência Fedathi

Jucá

1, 2 e 3

Tese

2011

A Sequência Fedathi e o ambiente virtual de ensino TeleMeios na determinação da equação de uma reta

Andrade

1, 2 e 3

Dissertação

2012

Uma proposta pedagógica para uso do bate-papo virtual no ensino

Leal

1 e 3

Tese

2014

Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da Sequência Fedathi: o caso da licenciatura em matemática

Moreira

1, 2 e 3

Dissertação

2018

A Sequência Fedathi como transposição didática na produção de material didático online: o caso da disciplina de cálculo matemático

Moreira

et al.

1 e 3

Artigo

2020

Curso preparatório matemática básica CIMENG – Uma nova proposta do ensino da matemática básica para ingressos em graduações de exatas

Ripardo, Oliveira e Menezes

1

Artigo

Fonte: elaboração própria.

A descrição, isto é, um breve resumo dessas investigações foi feito no capítulo 1, pois abordamos a justificativa da pesquisa. A partir desses trabalhos identificados acima é que pudemos identificar as lacunas deixadas por eles e, assim, justificar e mostrar a relevância de nossa pesquisa.

Em seguida, partimos para a Maturação, nessa etapa deve ser elaborado um modelo de resolução para o problema e, assim, um esboço do objeto de pesquisa. O que deve ser formulado é uma tentativa de resposta à um problema, com base num sistema formal, que será levada para aplicação e análise posteriormente (MENEZES, 2018). Nesse caso, construímos o curso e a sua proposta didática no Moodle MultiMeios, a partir da metodologia de ensino Sequência Fedathi e da prática EaD do MultiMeios. O que foi feito e como foi feita a proposta do curso, isto é, a proposta detalhada está apresentada no capítulo 4 a seguir.

Para a terceira etapa do método, temos a Solução que, de acordo com Menezes (2018, p. 27), nessa etapa “há o uso dos instrumentos metodológicos, tais como entrevistas, filmagens, observação, aplicação de sessões didáticas etc.”. Posto isso, haverá a vivência, numa continuação posterior dessa pesquisa, para testar e ajustar a proposta elaborada. Por conseguinte, na quarta e última etapa, nomeada Prova, deve ser realizada a análise dessa vivência, efetivando o amadurecimento e a reflexão dessas vivências anteriores (MENEZES, 2018; SANTOS et al., 2019). Assim, poderemos observar o que poderá ser melhorado, modificado ou reformulado.

O próximo capítulo objetiva apresentar a construção do curso, que tem como base a literatura e os aspectos abordados no capítulo 2, descrevendo a dinâmica e a abordagem de ensino utilizada para introduzir o conceito de Medida a distância.

 


2.3.3 Medida de Área


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4 Proposta didática para o ensino do conceito de Medida e desenho no AVE Moodle MultiMeios