Defesa de mestrado

Olá, pessoal!!!

Passando para convidá-los para minha defesa de mestrado que acontecerá dia 26/05, às 9h, no Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (NUPER/FACED/UFC).

Para saber mais, confiram o resumo da pesquisa abaixo da imagem. ;D

RESUMO

Esta dissertação está inserida na área de Educação, mais especificamente na Educação a Distância e Educação Matemática, e teve como principal objetivo apresentar a Sequência Fedathi como proposta de ensino para o curso de Licenciatura em Matemática do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal do Ceará (UAB/UFC). Esta é uma pesquisa qualitativa e se caracteriza como estudo de caso, no qual o objeto de investigação é o referido curso de licenciatura. Inicialmente, buscamos identificar os aspectos formativos e metodológicos do curso investigado. Logo após, descrevemos os aspectos formativos e metodológicos da EaD do Laboratório de Pesquisa Multimeios que tem como fundamento a Sequência Fedathi. E, em seguida, tecemos orientações baseadas na Sequência Fedathi, que podem contribuir com a formação de professores de Matemática da UAB/UFC. Utilizamos as seguintes técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e observação participante. Na pesquisa documental analisamos os documentos curriculares do curso, Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e programas de disciplinas, bem como, leis que versam sobre as normas e estruturação da EaD, em especial no contexto da UAB. Na entrevista, conversamos com um professor que possui vasta experiência no curso investigado. Na pesquisa bibliográfica realizamos uma revisão narrativa sobre estudos e pesquisas já publicados a respeito da Sequência Fedathi no contexto desta pesquisa. E, a partir da observação participante, relatamos sobre a EaD do Laboratório Multimeios. Por fim, apresentamos orientações ao curso de Licenciatura em Matemática da UAB/UFC. Os resultados revelaram a necessidade de reformular os documentos curriculares do curso, contemplando os atuais documentos que regem a Educação Brasileira e outros aspectos evidenciados nesta pesquisa, como a inclusão de métodos e ferramentas de ensino para o auxílio da prática docente. Dessa forma, concluímos que a Sequência Fedathi pode contribuir tanto na prática de professores e tutores, como na formação teórica e prática dos alunos da Licenciatura em Matemática.

Palavras-chave: Sequência Fedathi; Licenciatura em Matemática; Educação a Distância.