5º encontro GEMM – 2022.2

5º encontro GEMM – 2022.2 para discutirmos planos de aula que propõem a utilização da Sequência Fedathi. Neste semestre estamos trabalhando sob o tema do TCC de Juliana Félix: “Eu usava a Sequência Fedathi e nem sabia – um relato sobre a prática docente na Educação Infantil“.

Assim, o foco central dos encontros é promover a compreensão de que apenas aplicar as etapas da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) não garante a sua eficácia. A preocupação deve estar voltada para os princípios da SF, que devem, antes de tudo, serem estudados e internalizados. Para isso, o professor deve preparar o seu plano de aula, de modo que lá esteja explícito não apenas as etapas da Sequência Fedathi, mas, principalmente, seus princípios. Dessa forma, o plano deve conter perguntas para a mediação da aula; possíveis caminhos que os alunos poderão seguir; contraexemplos para o caso de os alunos seguirem por estes caminhos; detalhamento das ações do professor; dentre outros.

Nesse sentido, no GEM2 também discutimos a necessidade de deixar evidente os porquês de cada estratégia escolhida pelo professor. Como, por exemplo, o porquê da utilização de um determinado software. Na gama de opções disponíveis ao professor, ele não deve escolher um software só porque ele está na moda! Portanto, há duas condições sine qua non para essa escolha: sem esse software não é possível fazer a atividade, ou, com o uso dele fica muito melhor. A intenção é, sempre, conseguir gerar conhecimentos, raciocínio no aluno. Afinal, na Sequência Fedathi, é imprescindível que tudo seja intencional.

No 5º encontro GEMM – 2022.2 daremos continuidade à essas discussões. Venha participar! Esse encontro ocorrerá segunda-feira, dia 28/11/2022, às 9 horas, no Nuper/FACED. Os materiais de apoio para nossas discussões estão disponíveis no nosso ambiente virtual GEM2 no TelEduc MultiMeios. Então, participe também online. Inscreva-se!

5º encontro GEMM - 2022.2 para discussão de planos de aula que propõem a utilização da metodologia de ensino Sequência Fedathi

Esta entrada foi publicada em GEMM. Adicione o link permanente aos seus favoritos.