7º encontro GEMM – 2022.2

7º encontro GEMM – 2022.2 para continuar a discussão de planos de aula que propõem a utilização da proposta de ensino Sequência Fedathi. Acontecerá no dia 12/12/2022, segunda-feira, às 9h, no Nuper/FACED.

Na discussão do encontro anterior foi reforçado pontos já discutidos ao longo desse semestre. Um dos pontos reforçados é que o professor precisa ter domínio de duas coisas: do conhecimento específico e, no caso, da Sequência Fedathi. Porém, vale lembrar que um professor de matemática, por exemplo, não vai passar ao aluno a teoria que ele sabe. Esse conhecimento precisa ser (re)organizado e transposto à sala de aula, de acordo com o nível de maturidade, de conhecimento dos alunos. Ou seja, os conceitos por trás, o professor deve conhecer! Afinal, isso é preciso para a reorganização do conteúdo, de forma intencional.

Outro ponto é que você precisa simplificar para generalizar. Partir do mais simples, sem complicar, abordando apenas o que é necessário: ficar com a essência! E para generalizar é preciso começar com o geral: Situação Generalizável! Assim, devemos nos utilizar das percepções, para só depois dá nomes, introduzir conceitos. E para isso, para esse processo, devemos nos utilizar da Pergunta (um dos princípios da Sequência Fedathi). Sempre no sentido de levar o aluno à reflexão e não de induzi-lo ao caminho da resposta esperada.

Foi reforçado também que, quando nos utilizamos de um software, como o GeoGebra, por exemplo, é preciso que ele, de fato, represente os objetos matemáticos. E devemos lembrar que é só uma representação. O conceito mesmo está em nossa cabeça, de modo que, algumas vezes, um software não representa bem.

Além disso, caso o professor não conheça a turma, isto é, não saiba quais são os conhecimentos que seus alun@s possuem, a cada aula ele fará um Plateau, se for necessário.

Portanto, um professor experiente precisa se desprender de como ele faz sua aula para conseguir, de fato, ter uma atuação de acordo com a Sequência Fedathi. Ele precisa se colocar no lugar do alun@. Uma forma de começar é explicar todos os “como vou fazer”, todos os porquês, todas as ações, possíveis situações e soluções (hipóteses), descrevendo tudo isso no planejamento. Ainda, no momento da Solução (quarta etapa de vivência da Sequência Fedathi), é preciso definir qual o critério para chamar um determinado aluno para apresentar sua solução. Ou seja, tudo deve estar explícito no plano de aula, todas as possibilidades.

Venha discutir conosco no 7º encontro GEMM – 2022.2, fechando este semestre. Os materiais de apoio estão e permanecerão disponíveis em nosso ambiente virtual GEMM, então, fique ligado online também!

7º encontro GEMM - 2022.2 para continuar a discussão de planos de aula que propõem a utilização da proposta de ensino Sequência Fedathi

Esta entrada foi publicada em GEMM. Adicione o link permanente aos seus favoritos.