Qualificação de Doutorado

Qualificação de Doutorado de Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, com o título “Método de formação Sequência Fedathi e a Formação Fedathi Generalizável”.

Ficou curios@? Dá uma olhadinha no resumo do trabalho abaixo:

Muitos professores da educação básica ainda hoje utilizam práticas tradicionais em sua forma de ensinar, em que focam na quantidade de informações que o aluno consegue captar, objetivando a cognição, mas não dando tempo suficiente de o aluno maturar. Com base em movimentos de mudanças em sala de aula de uma pesquisadora da educação básica da rede estadual de ensino, após o curso Projeto Fedathi oferecido pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará, buscou-se compreender quais contribuições em termos de mudanças de ideias e prática dos professores, uma formação continuada delineada com a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi e suas concepções pode suscitar no docente, surgindo a Formação Fedathi Generalizada. O propósito foi ampliar para outras áreas além da Matemática com a qual a Sequência Fedathi está aliada em sua origem. As principais ideias norteadoras foram: Quais características recorrentes são identificadas como cultura de formação no Laboratório de Pesquisa Multimeios? É possível verificar um padrão, um Método de Formação Sequência Fedathi entre as formações do Laboratório de Pesquisa Multimeios que encaminham para reflexão e mudança de prática dos sujeitos? De que maneira a Formação Fedathi Generalizável, com professores de diferentes áreas sob a perspectiva do Método de Formação Sequência Fedathi pode gerar reflexão e mudança de prática? Que impactos as formações do Laboratório de Pesquisa Multimeios geram no próprio pesquisador do Laboratório de Pesquisa Multimeios durante a imersão em uma formação? A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso delineado com pesquisa-ação, pois favorece maior liberdade para interferência e transformação dos participantes. Os principais resultados foram a sistematização do Método de Pesquisa Sequência Fedathi, identificado e testado na aplicação da Formação Fedathi Generalizada, construído em três etapas: Sensibilização, Reflexão e Mudança (Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova) e Sustentabilidade. Os processos de mudança foram indicados nos professores, na formadora e na própria formação, favorecidos pela relação vincular.

Venha prestigiar e aprender com esse momento rico! A qualificação ocorrerá dia 20 de novembro de 2023, segunda-feira, às 9 horas, na sala MultiMeios NUPER (Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais) e será transmitida na sala Laboratório MultiMeios da RNP.

fernanda

Esta entrada foi publicada em Qualificação e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.