Antônio Conselheiro

 

FORMAÇÃO 01: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO COM OS GESTORES E INSTALAÇÃO DO LINUX

Equipe: Virginia Tavares, Weslley Lima, Janyara Barbosa e Ana Carmen

Data: 22/06/2016 – 23/06/2016

Objetivos: Levantamento de expectativas sobre o CRID; Formalizar o contrato didático e a organização das escalas de gestores; Verificar o layout da sala; Nomear os computadores; Discutir sobre instalação elétrica (fiação, tomadas, aterramento, corrente elétrica, voltagem); Deixar as máquinas nomeadas e com o Linux instalado.

O primeiro dia de formação no Crid Antônio Conselheiro começou com uma breve apresentação de cada um. Em seguida houve uma atividade chamada “que marmota é essa?” onde os gestores foram divididos em grupos de 5 pessoas e foram distribuídas cartolinas, tesouras, revistas, etc, para que produzissem cartazes com o que eles pensavam sobre o Crid e logo depois foi feita uma apresentação dos cartazes, a partir das ideias que surgiam os formadores apresentavam melhor o projeto, até chegar a importãncia do papel do gestor no assentamento e a organização da escala de gestores.

Em seguida, começou a atividade de nomeação dos computadores e a ideia que surgiu era que um teria que ser o nome do próprio assentamento, sendo assim, os demais computadores teriam nomes das comunidades vizinhas que foram:

Antonio Conselheiro – Umaitá – Vitória – Furnas – São José

Vila Nova – Jaguarão – Boa Vista – Pirangi – Córrego

Após essa atividade, gestores e formadores começaram a parte da instalação elétrica e montagem dos computadores. Depois dos computadores montados, os gestores perceberam que a forma como as mesas estavam posicionadas não dava certo, pois os filtros de linhas não alcançavam as tomadas. Os gestores mudaram a posição das mesas. Percebemos nisso que já existe certa autonomia dos gestores em cuidar do novo espaço na comunidaede.

Na formação da manhã, apareceram os mesmos gestores da quarta a noite, porém em menor número. Como eles já tinham realizado as atividades da noite anterior, a atividade seria de instalação do Linux. Houve uma conversa sobre o que é computador, e com que finalidade eles utilizavam e em seguida o que eles sabiam sobre sistema operacional.

A partir dessa formação então, o ciclo de formações se inicia e nova vivências e experiêncas são trocadas e novos aprendizados terão espaço na comunidade.

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FORMAÇÃO 02: APROFUNDAMENTO EM LINUX E A CONSTRUÇÃO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Equipe: Jéssica Castro, Emilly Victória, Franksuan Moraes e Roberta França

Data: 29/06/2016 – 30/06/2016

Objetivos: Aprofundar as ferramentas e possibilidades do Linux Mint; Instalação de plugins importantes para o uso eficiente da ferramenta Linux; Construir, junto com os gestores, professores e comunidade, as regras de funcionamento, cuidados e condutas que serão adotados na UID; Reforçar o objetivo do projeto CRID.

Os formadores chegaram ao assentamento no início da noite e fizeram uma breve apresentação. Já que se tratava de uma nova equipe de formação, após essa apresentação, os formadores reforçaram a proposta do projeto CRID e falaram sobre os objetivos da segunda formação no Crid Antõnio Conselheiro.

Antes do começo da formação, o grupo recebeu a visita do secretário de educação do município de Aracoiaba e um assessor, que esperava a visita desde às 15h30 e, devido ao atraso, a reunião não aconteceu. Foi feita uma breve apresentação do CRID para eles e informamos como se dá a parceria com a comunidade. Após esta conversa, eles foram embora.

Quando a formação começou de fato, houve uma conversa sobre as possíveis dificuldades encontradas na primeira formação, ou alguma dúvida, mas ninguém se manifestou, além disso foi salientada a importância de se concluir a escala de gestores, iniciada na formação anterior. Depois disso, o grupo deu início à construção das regras de convivência. Primeiramente, houve uma conversa sobre o que são as regras de convivência, mas já percebemos que o grupo já tinha consciência, pois já haviam algumas regrinhas nas paredes, como avisos de fechar as luzes, manter a limpeza do local.

Apoś a conversa, foi feita uma dinâmica com balões, para discutir quais regras o grupo delimitaria. O resultado foi:

  • Respeito às orientações sexuais e às religiões;

  • Manter a união, o carinho, a partilha e o cuidado;

  • Não jogar lixo no chão, limpar os espaços e as máquinas;

  • Respeitar a fala do outro e evitar conflitos desnecessários;

  • Cumprir as escalas de gestores organizada e com os horários;

  • Gestores precisam ter responsabilidade em abrir e fechar o espaço;

  • Não comer e não trazer alimentos para o CRID;

  • Manter o espaço organizado;

  • Os gestores farão reuniões semanais;

  • Medir a velocidade de internet todos os dias, de manhã, de tarde e de noite;

  • Controlar a frequência de usuários todos os dias;

  • Tempo de uso nos computadores do CRID: 13h30, em caso de lista de espera.

A sistematização das regras foram enviadas pro e-mail de dois gestores, como uma forma de estimular o uso do correio virtual.

Após as regras estarem sistematizadas, o passo seguinrte era o aprofundamento no Linux. Foram divididos duplas ou trios para a primeira atividade, que foi a troca dos usuários dos computadores, um dos gestores tomou frente e ajudou os colegas na atividade.

Na próxima atividade, foi pedido que os grupos se dividissem em: TRABALHO, DIVERSÃO, TEXTO, COMPRAS, CRID, ORGANIZAÇÃO, ESCOLA, para que nos computadores, explorassem no Linux as possibiidades de softwares a partir dessas palavras-chave. Em pouco tempo, os resultados foram:

  • Calculadora, internet, editor de texto e LibreOfice para a palavra-chave COMPRAS;

  • Navegador de internet, aplicativos em Preferência e editor de imagens para a palavra-chave DIVERSÃO;

  • LibreOfice, criar texto para trabalhos, dicionário e editor de texto para a palavra-chave ESCOLA;

  • LibreOfice, digitações d provas e trabalhos, Firefox e pesquisa do Linux para a a palavra-chave TRABALHO;

  • Ferramentas do escritório para a a palavra-chave TEXTO;

  • Janela de início de sessão, configurar aparência para a palavra-chave ORGANIZAÇÃO

  • Gráficos, som e vídeo, calculadora, pasta e LibreOfice para palavra-chave CRID.

Para finalizar a formação, todo o grupo comecçou a instaação de plugins e extensões de vídeo de línguas para internet e o LibreOfice, que não deu tempo concluir pois já tinha ficado tarde. No mais, as duplas e trios trabalharam nas máquinas sem grandes dificuldades. Na formação, de uma maneira geral, a turma se saiu muito bem em toda a formação, pode se perceber a participação de crianças, jovens e adultos participativos e interessados.

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FORMAÇÃO 03: HARDWARE

Equipe: Lara Saldanha. Diego Luan, Tayara Lima, Weslley Lima.

Data: 06/07/2016 – 07/07/2016

Objetivos: Entender o funcionamento do computador; Reconhecer e manusear as peças que compõem o computador. Conteúdos: surgimento do computador, funcionamento do computador, identificação das peças do computador, funções das peças do computador.

A primeira tarefa para esta formação foi uma dinâmica de apresentação que deveria cumprir basicamente esse modelo: nome, relação com a informática e o que eu posso fazer com o computador para melhorar a minha vida. Foi indagado a eles como eles achavam que surgiu e como funcionava o comutador, logo após foi passado o vídeo da série Bits e Bytes da UFMG (Universidade Federal de Mato Grosso) que respondia as indagações. Logo após foi feito uma síntese sobre a temática.

Seguimos para a próxima atividade, sobre o hardware com ênfase nas funções de cada peça do computador e separamos em duplas ou trios os gestores para que fizessem um cartaz respondendo as questões: qual o nome da peça? Para que serve essa peça? Qual a forma de conexão? E O que acontece com o computador se a peça estiver ausente? Onde essas questões deveriam contemplar as 10 peças que levamos, placas de rede (2), placas de vídeo, leitos de DVD, placa-mãe, cooler, fonte, memória ram, processador e gabinete. Foi dado em torno de 20 minutos, para que fossem respondidas as perguntas, tanto de modo empírico, quanto por pesquisas na internet.

Essa formação é uma das mais importantes noa assentamento, pois quando os gestores entendem essa parte, acabam se tornando mais autonômos quanto a solução de probemas ligados as máquinas, dando possibilidade de gerir o espaço sem muita interferência dos formadores no que diz respeito a ajuda com esses tipos de problema.

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FORMAÇÃO 04: CIDADANIA DIGITAL E NETQUETAS

Equipe: Franksuan Morais, Matheus Alves, Janyara Barbosa e Roberta França

Data: 13/07/2016 – 14/07/2016

Objetivos: Trabalhar a Cidadania Digital; Refletir sobre Comportamento e Segurança na Internet; Exercitar pesquisas na web.

A formação de “Cidadania Digital e Netquetas” comecçou com uma conversa entre os formadores e os gestores sobre pontos positivos e negativos da utilização da internet. Muitos dos presentes comentaram sobre o que achavam bom ou ruim. Inclusive, durante a conversa, surgiram fatos acontecidos com os próprios gestores.

Na atividade desse primeiro momento, os gestores se dividiram em quatro grupos, onde pudessem sistematizar esses pontos em cartazes, dividindo-os em positivos, negativos e ou ambos, para fugir do binarismo. Depois da produção dos cartazes, houve uma socialização dos conteúdos pensados pelos gestores, que aconteceu em um espaço externo à UID, por conta da quantidade de pessoas presentes, ficou mais agradável.

Nas falas dos grupos, pudemos destacar alguns pontos: o primeiro ponto positivo destacado por um dos grupos foi a existência da Deep Web (se refere ao conteúdo da World Wide Web – WWW, que não é indexado pelos mecanismos de busca padrão), pela possibilidade de dar visibilidade a conteúdos e arquivos as vezes não encontrados na WWW convencional. A Deep Web também foi considerada como ponto negativo pelo grupo, devido as fragilidades existentes ali, como: informações perigosas, falta de segurança no conteúdo, pornografias, vendas ilegais, etc. Outros pontos positivos da Internet destacados pelas equipes foram: as possibilidades de comunicação, de entretenimento, principalmente com acesso a jogos, músicas e filmes, pesquisas em geral, além do comércio online. Como pontos negativos, foram citados: existências de perfis falsos, notícias falsas, a presença de hackers, lojas fantasma, pirataria e acesso fácil à pornografia por menores.

Quando falado em pontos positivos, os gestores falaram sobre a possibilidade de cursos online também apareceu nas falas e foi um dos pontos bastante trabalhado pelos formadores. E, a medida que eles iam citando os pontos, eram salientados os cuidados que devemos tomar em todo lugar que chegamos.

No segundo momento os gestores foram às máquinas para pesquisar sobre o mal uso da internet, como: postagens indevidas, caso de violências, prejuízos financeiros, emocionais, dentre outros. E, a partir desta busca, apresentar casos ocorridos que causaram prejuízos às pessoas devido a essa má utilização. Na socialização, eles trouxeram casos de notícias falsas e também de pessoas que passaram por uma exposição de fotos íntimas por terceiros. Eles não tiveram dificuldade de lembrar casos e irem relizar esta busca.

O intuito desta atividade, foi trabalhar o exercício da pesquisa na internet, a partir de palavras-chaves. Ao discutir suas buscas, os formadores aproveitaram o momento para abordar as diferenças entre blog e site e também alguns fatores sobre a confiabilidade de ambos, como o endereço, se está relacionado a algum jornalista ou jornal conhecido, por exemplo. E também apresentaram alguns sites como a proposta do www.sensacionalista.com.br que, aparentemente, traz notícias verdadeiras, mas tem em seu slogan é autodeclarado “Isento de verdade”. Para navegadores desatentos, suas notícias poderão passar por verdadeiras.

Essa formação é de extrema importância para que haja cautela ana internet e em ambientes virtuais, visto que diariamente vemos ou conhecemos vítimas de agentes maliciosos em rede. Além disso, para que se possa prevenir esses riscos e zelar pelas suas coisas e etc. Os gestores, claor, já estava cientes, essa formação contribuiu para reforçar os cuidados e conhecimentos acerca da temática.

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FORMAÇÃO 05: E-MAIL, LISTA DE DISCUSSÃO E INTRODUÇÃO A EAD

Equipe: Jéssica Castro, Matheus Alves e Lara Saldanha

Data: 17/08/2016 – 18/08/2016

Objetivos: Abrir conta de e-mail em diferentes servidores; Construir a cultura digital do e-mail; Criar uma lista de discussão para que os gestores possam ter um grupo fechado de comunicação na Internet; Introduzir noções iniciais de Educação a Distância.

A primeira atividade começou com uma conversa sobre do uso do email em nosso dia-a-dia. Foram levantadas questões sobre quais provedores de email eles conheciam e as respostas foram Yahoo e Gmail, em seguida os formadores falaram sobre as diferenças entre alguns provedores. Sobre os e-mails, metade da turma presente já tinha e-mail, então foram separadas duplas para que cada gestor fizesse seu e-mail.

Para mostrar a funcionalidade do e-mail, a foi pedido que os gestores escrevessem uma carta para o cooredenador do projeto e com isso, além defazer o uso da tecnologia no assentamento, incentiva a utilização de diferentes linguagens, além de orientar numa melhor leitura e escrita.

Ao final dessa atividade, os formadores falaram de forma bem breve sobre o histórico da EaD, mostrando sua evolução histórica, e seus benefícios numa sociedade informatizada, esse tema foi tratado a partir da perspectiva que os gestores tinham sobre a educação a distância, trazendo agora a lista de discussão e o próprio WhatsApp como ferramentas a serem utilizadas para o ensino e suporte a distância, o que pode ser usual em alguns contextos.

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FORMAÇÃO 06: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA II

Equipe: Paulo Victor, Virgínia Tavares e Mirley Nádila

Data: 24/06/2016 – 25/06/2016

Objetivos: Introduzir a cultura da educação a distância no processo formativos dos gestores do Crid Antônio Conselheiro; Construir conceitos de EaD e suas possibilidades;Explorar o Ambiente Virtual de Ensino(AVE) TelEduc; Introduzir o Facebook como elo de ligação entre as atividades realizadas no TelEduc; Utilizar a lista de discussão do CRID para compartilhamento de atividades.

Após recordar as questões da formações anterior, sobre Educação a Distância, nessa formação os gestores começaram as atividades nos computadores fazendo pesquisas na internet a fim de responder de forma mas profunda, sobre a EaD, questões comoO que é? Como acontece? Cursos oferecidos a distância”, registrando as pesquisas em um documento no LibreOficce para uma atividade posterior. Depois das pesquisas, houve uma discussão para abordar os resultados das pesquisas dos gestores, que trouxeram cursos à distância e alguns elementos da Ead, além disso falaram sobre mercado eletrônico.

Posteriormente, os formadores direcionaram os gestores para a atividade de explorar o Ambiente Virtual de Ensino(AVE) TelEduc. Foi apresentado aos gestores o TelEduc e o campo onde a inscrição é realizada, onde todos foram inscritos no curso: CRID e sua formação em Ead. Devido a um problema na internet, não foi possível realizar a próxima fase da atividade que seria postar os resultados de suas pesquisas em seus portifólios e participarem do fórum para discutir suas pesquisas, finalizando a formação.

O formadores ficaram conversando com os gestores presentes, que falaram dos planos do grupo de jovens do assentamento de Antônio Conselheiro, que estava se reestruturando e da reunião que aconteceria dia 27 de agosto para organizarem a agenda de atividades. Disseram que com o apoio da associação e com a chegada do CRID as metas eram planejar atividades que se aliassem ao CRID Antônio Conselheiro, por ser onde está a concentração de jovens e da comunidade atualmente. Dentro desses projetos está o de alfabetização de jovens e adultos que a moradora Gisela está pensando junto com o grupo de jovens, contando com livros da EJA, doados pelo projeto.

No segundo dia, após a formação, Vanusa levou os formadores para conhecer a construção do Açude de Antônio Conselheiro, que já estava em andamento e que trazia esperança para a comunidade.

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FORMAÇÃO 07: BLOG

Equipe: Ana Camen, Rodrigo Costa, Ellie Freitas

Data: 19/10/2016 – 20/10/2016

Objetivos: Apresentar as possíveis alternativas para a publicação de um Blog gratuitamente; Viabilizar a edição de um Blog a partir dos recursos disponibilizados na internet; Identificar o Blog como uma ferramenta de comunicação; Compreender o Blog como uma ferramenta de interação assíncrona; Utilizar o Blog como suporte aos trabalhos do CRID.

Devido ao período de férias (julho) e alguns problemas na Universidade, o assentamento ficou algum tempo sem receber formações, mas isso não impediu a comunicação entre bolsistas e gestores via Whatsapp ou Facebook.

Retornando ao ciclo com a formação de Blog, seu objetivo geral era que ao final da oficina os gestores soubessem identificar o Blog como uma ferramenta de comunicação e, também, utilizá-lo como suporte aos trabalhos do CRID. Os gestores criaram seus blogs de acordo com seus interesses, como música, esporte, poesia, entre outros. O gestor Adayllson, que já tinha um blog pessoal Donos do Android, e é também responsável pelo blog do grupo de jovens que participa Força Jovem Umari, compartilhou sua experiência com o restante da turma. O blog do CRID Antônio Conselheiro foi criado pela gestora Vanusa.

O processo de criação aconteceu da seguinte maneira: cada integrante dizia seu nome, idade, se estudava e qual a expectativa daquela formação. Em seguida, foi passada uma explicação breve sobre o que é um blog, mostradoos alguns exemplos de blogs (Escreva Lola, Agência Jovem de Notícias, Multimeios e CRID, Donos do Android – do gestor Adailson e Viagens Imaginárias – sugestão de Jailson), para que servem, como fazer, os servidores que fazem de forma gratuita (compararam Blogger x WordPress, ressaltando o Blogger como gratuito). Depois dessa apresentação, eles foram para os computadores fazer pesquisas sobre blog para que aprofundassem o que já havíamos dito. Depois da pesquisa todos voltam para a roda de conversa e foi pedido que cada gestor falasse sobre seu interesse para a primeira criação de blog. Assim, ficou mais claro o objetivo do blog, que é construir um website de acordo com o que você gosta, com suas características. Depois disso, cada um foi para o computador criar seu blog, os gestores que já tinham blog, ajudaram os que encontraram alguma dificuldade.

Confira os blogs feitos criados:

Poesia no alpendreViola para Todos – AulasEsportes do Henrique

Tudo Livros 2017Victor Dono do EsporteMúsicas Internacionais

Mundo Funk – PassosGisela Artesanato

Nas formações do CRID o blog é trabalhado como recurso colaborativo para a construção de uma comunidade virtual CRID, através da absorção, domínio e sistemática utilização dessa ferramenta para a divulgação e comunicação com outras comunidades.

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FORMAÇÃO 08: FOTOGRAFIA

Equipe: Gabryelle Chaves, Matheus Alves Frota e Mirley Nádila

Data: 03/11/2016 – 04/11/2016

Objetivos: Apresentar técnicas e aspectos da fotografia com ênfase nas ferramentas fornecidas por smartphones; Gerar uma reflexão sobre o uso do aparelho celular como ferramenta fotográfica; Trabalhar a sensibilidade do olhar fotográfico; Produzir conteúdo para os blogs criados na formação anterior; Discutir sobre direitos autorais e plágio.

No início do encontro houve uma conversa o sobre o tema proposto pela oficina, onde os gestores se dividiram em trios, para discutir entre si e responder as seguintes perguntas: O que você entende por imagem, fotografia e instrumento fotográfico? Você já teve experiências com esses elementos?, a partir dos conhecimentos prévios que eles tinham ou não. Quando terminaram de responder foi aberta uma discussão para abordar as respostas e opiniões sobre o assunto, sendo inserida também a questão dos direitos autorais e o plágio, a conversa também foi direcionada para a importância do olhar fotográfico enquanto instrumento para a fotografia. Depois foram apresentados alguns conceitos de imagem, fotografia e instrumento fotográfico para melhor ilustrar o que foi conversado.

Tendo em vista que quase todos tinham um celular com camêra, foi proposta uma atividade com o uso do smartphone como instrumento fotográfico e explorar as funções do mesmo, sendo assim os trios exploraram os recursos contidos nos celulares e foram incentivados a trocarem informações sobre esses recursos entre os grupos. Após o término foram discutidas as diferenças e semelhanças dos celulares usados, onde surgiu o diálogo sobre ângulos e efeitos que foram precedentes para a próxima atividade.

Foram expostas as concepções de técnicas de fotografia e logo foi pedido que os gestores mostrasse as fotos que foram solicidas para a formação par que pudessem analisar essas imagens feitas por eles mesmos, com intuito de identificar as técnicas utilizadas e edições, o processo de fotografar e a representação para o blog criado. Posteriormente, foram explanados os gêneros fotográficos básicos de maneira simples, sendo que após o término da apresentação de cada gênero houve uma exposição para uma melhor compreensão.

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FORMAÇÃO 09: PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGEM I

Equipe: Lara Saldanha, Franksuan Moraes e Isaac Medeiros

Data: 09/11/2016 – 10/11/2016

Objetivos: Conhecer a ferramenta GIMP para a edição de imagem; Fazer edição de imagens; Criar uma imagem que represente a logomarca do CRID Antônio Conselheiro.

Como sempre acontece nas formações, o início é sempre com uma conversa, dessa vez, o assunto era logomarca onde os gestores falaram o que seria uma logomarca e deram exemplos de logomarcas, nessa ideia, os formadores pediram que eles pensassem em elementos que representassem o Crid Antônio Conselheiro, foi perguntado também se conheciam o Gimp e em que poderia ser útil e eles chegaram a várias respostas, entre elas a de que a ferramenta seria útil para a produção de folhetos, cartazes, entre outras coisas.

Com a ideia de logomarca da comunidade pensada, foram apresentadas mais algumas informações importantes do Gimp, e então foi pedido que eles produzissem logomarcas que representasse o Crid Antônio Conselheiro, com elementos que existem na comunidade e que eles achassem representativos, eles se separaram em duplas ou ficaram sozinhos. Haviam muitas crianças com menos de dez anos, mas isso não as impediu de produzir também, pois entenderam bem os objetivos da formação. Inicialmente, todos tiveram dificuldades em manusear a ferramenta, mas com algum tempo eles conseguiram entender a lógica de comandos básicos importantes. Apesar das dificuldades os gestores conseguiram produzir algumas logomarcas utilizando conceitos básicas do GIMP, entre eles: camadas, contar, redimensionar, reposicionar, copiar, colar, entre outros. Ao final dessa formação, os presentes conseguiram produzir cerca de 6 projetos de logomarca.

Foi explicado que uma das funções da logomarca é identificar a comunidade nas redes sócias e além disso, ser estampada nas batas que seriam entregues ao final do ciclo de formações, por isso a importância de se trazer elementos da comuidade.

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FORMAÇÃO 10: IMAGEM II

Equipe: Roberta França, Rafaela Gomes e Virgínia Tavares

Data: 16/11/2016 – 17/11/2016

Objetivos: Continuar explorando a ferramenta GIMP editor de imagem, melhorando ou criando logos para serem escolhidas através de uma enquete no Facebook para representar o CRID – Antônio Conselheiro. E apresentar mais uma ferramenta de edição de imagem: Inkscape.

As formadoras explicaram logo no começo da formação o que seria feito: continuar a criação da logomarca do assentamento e logo os gestores se dirigiram para os computadores, foram tiradas dúvidas sobre a ferramenta e retomados os objetivos que a logomarca criada por eles teria o CRID – Antônio Conselheiro.
Ao final da atividade, foi apresentada a ferramenta Inkscape e explicada a atividade que eles teriam que realizar ao longo da semana, que seria produzir um tutorial por meio de imagens o processo de dessalinização da água que abastece o assentamento e que contarão com a ajuda do Gildo. Além disso, foi deixado um convite para uma sessão de cinema que aconteceria na próxima formação. No dia seguinte, os gestores cotinuaram a dar os toques finais nas suas logoa, ai terminarem, mandaram suas imagens para o gestor Everton, para que ele postasse no blog e criasse a enquete no grupo do Facebook e a mais votada seria a logo do assentamento.

O resultado da enquente: https://www.facebook.com/groups/1738254749756838/?fref=ts

A imagem escolhida foi essa:

 

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FORMAÇÃO 11: PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO I

Equipe: Ana Carmen Santana, Weslley Lima e Tayara Lima

Data: 23/11/2016 – 24/11/2016

Objetivos: Trazer a comunidade para integração no CRID; Roteirizar as histórias do assentamento; Trabalhar conceitos de produção de vídeo.

Como combinado na formação anterior, nessa formação (da noite) houve uma sessão de cinema com o filme “Narradores de Javé” um filme brasileiro, que possui uma narrativa voltada a uma comunidade que perderiam sua moradia por uma construção de uma hidrelétrica que inundaria a região, e a única coisa feita para salvar seus lares, era registrar suas histórias escrevendo-as em um livro, que por fim não conseguiu ser escrito e a cidade inundou. Antes do início do filme estavam todos animados, batendo fotos e registrando os momentos. Os formadores começaram falando sobre tema e o objetivo da formação, além do funcionamento no cinema e suas regras (como o uso de celulares, pô-los no silencioso ou desligar, conversas…), e falaram brevemente sobre as características do vídeo e dos elementos que são necessários que os gestores deveriam dar destaque no momento da produção de vídeo, que no dia posterior seria discutido mais profundamente.

Depois do filme houve uma roda de conversa sobre o que acharam do filme, como ele se encaixa na realidade da comunidade, qual a importância do vídeo e como o filme poderá ajudar na construção do roteiro que irá ser produzido na atividade posterior. Eles deixaram claro ter achado o filme bem interessante e bem amado, se encaixando na realidade deles podendo registar a história deles, onde o vídeo é de extrema importância dentro desse processo, e relataram que para se ter um bom vídeo, teriam que ter um bom áudio, imagem, história, um bom contexto. Com essas ideias , os formadores puderam aprofundar os quesitos do roteiro, deixando claro que esse elementos destacados por eles seriam usados nas atividades do dia posterior, que seria a produção de um roteiro para um vídeo que eles produziriam ao longo dos sete dias antes da próxima formação.

A formação da manhã começou com a reprodução dos vídeos produzidos pelos bolsistas nas oficinas internas, além de vídeos do Youtube e produções próprias para mostrar que não se necessita de muito equipamento para produzir vídeos, ao fim das exibições os formadores comentaram a proposta de cada vídeo e as características comum de cada um, e as dificuldade e as facilidades de compreensão do exposto nos vídeos. Assim, foram levantadas perguntas para os gestores como: O que é produção de vídeo para vocês? Quais elementos são necessários para uma boa produção e vídeo? Quais os vídeos preferidos de vocês? E quais os vídeos que vocês assistiram e não gostaram? Onde tiveram acesso a esses vídeos? Já produziam algum vídeo? Como foi a experiência?

As respostas da primeira pergunta foram: “É um recurso audiovisual; É um registro; É um vídeo do Youtube; É um filme…” e foi perguntado se eles já produziram algum vídeo, e dois gestores disseram que sim, na escola, com um espécie de um tele jornal. Além disso alguns elementos essenciais foram elencados, também fazendo referência ao filme do dia anterior, como os equipamentos apropriados, contexto, história, público alvo, cuidado com o áudio e o roteiro.

A segunda parte foi construir um roteiro para produzir um vídeo, eles sentiram um pouco de dificuldade mas no final conseguiram contruir, junto com a mediação dos formadores eles fizeram dois roteiros em um, pois fizeram o roteiro da produção do vídeo e o roteiro da história do vídeo. Em meio a essas atividades os gestores contaram as “histórias de terror” do assentamento, como as de assombrações, lendas, de povoamento do assentamento, que depois também foram gravadas.

Foi mediado posteriormente a instalação do programa Openshot, que se refere a um programa de Edição de Vídeo que é essencial que esteja instalado para a próxima formação, previamente foi instalado somente em um computador: São José, mas ficou de afazeres da semana para instalar nos demais computadores, no entanto eles informaram que já instalaram em todos os computadores.

Com o roteiro produzido, eles puderam maturar mais a ideia para que na próxima formação partissem pra produção do vídeo pensado por eles na comunidade.

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FORMAÇÃO 12: PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO II

Equipe: Mirley Nádila, Geovana Teixeira e Virginia Tavares

Data: 30/11/2016 – 01/12/2016

Objetivos: Nessa formação, os gestores deverão editar vídeos que ficaram de fazer durante a semana após a formação de edição de vídeo I utilizando a ferramenta OpenShot.

A formação foi inciada com a reprodução do vídeo produzido pelos gestores do CRID Che Guevara: O filho pródigo, durante a formação de edição de vídeo II. Os gestores ficaram empolgados com a produção e começaram a falar sobre o que poderiam produzir no mesmo estilo. Então, os formadores perguntaram sobre os vídeos que ficaram de ser gravados na semana, e eles disseram que gravaram uma entrevista com uma moradora do assentamento. E foram trazidas as histórias contadas por eles na formação passada em relação as histórias de terror do assentamento.

E eles decidiram que queriam reproduzir a história da “Peppa, a boneca assombrada”. Surgiram duas propostas: uma equipe ficaria editando a entrevista feita por eles, enquanto a outra produziria a história da boneca ou todos produziam o vídeo da boneca e depois partiam para a edição dos dois vídeos. A opção 2 foi consenso de todos, que lembraram do roteiro, os formadores mediaram a elaboração das cenas, como seriam feitas e quem participaria de cada uma, assim como o contexto que se daria essa história na visão deles.

Hora de Gravar! As gravações aconteceram dentro e fora do CRID Antônio Conselheiro, trabalhando iluminação, enquadramento e preparação para inicio e fechamento de cenas. Fora utilizados celulares e uma câmera digital para as filmagens. O envolvimento e trabalho em equipe são destaques para essa parte da formação.

Ao término das gravações os gestores juntaram todas os vídeos e passaram para edição, demorou um pouco pois o OpenShot estava travando em alguns computadores, o que fazia o trabalho desandar. Nas diversas tentativas, os gestores conseguiram deixar na sequência que queriam da história, porém não finalizaram o vídeo, por conta do horário.

A formação da manhã foi bem movimentada, alguns gestores que participaram da formação da noite, chegaram para terminar de editar o vídeo da história de terror. E os formadores da manhã foram ao poço para gravar um vídeo com Gildo sobre o funcionamento do processo de dessalinização da água que abastece o assentamento, junto com a coordenadora Mirley. Durante a formação da manhã surgiu o interesse de dois gestores gravarem outros vídeos, dessa vez vídeos de músicas cantadas por eles. Henrique e Ewerton gravaram dois vídeos nesse estilo, porém só editaram um. Algum tempo depois, os gestores que foram até o poço voltaram e também iniciaram as edições. Foi criado um email para o CRID Antônio Conselheiro para a criação do canal no Youtbe e ao final eles postaram os vídeos editados.

Endereço do canal CRID Antônio Conselheiro no youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCMqoO1r1N2Z9b6BcsG6OR0g

Vídeos produzidos e endereços no youtube:

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FORMAÇÃO 13: WEBRÁDIO

Equipe: Roberta França, Ellie Freitas e Tayara Lima

Data: 07/12/2016 – 08/12/2016

Obetivos: Trabalhar em grupo; Perceberem-se autores de suas próprias histórias e de sua comunidade; O porquê de ter uma WebRádio na comunidade; Aprender a gravar e editar áudios; Identificar a WebRádio como uma ferramenta de comunicação; Utilizar o Blog como suporte de divulgação da comunidade; Conversar sobre os impactos do CRID na comunidade e na vida dos gestores.

A formação se iniciou solicitando que os gestores discutissem em dois grupos e escrevessem um texto para falar dos impactos do CRID na sua vida e outro para falar os impactos do CRID na comunidade. Logo após, os grupos gravaram os textos produzidos na atividade anterior, no entanto, em um dos grupos, houve um problema na qualidade da gravação, não dava para entender com nitidez o que estava sendo falado. Como plano “B”, os gestores usaram como recurso agregado a gravação no celular e levaram para editar no computador.

Por conta da falha com a internet, foi quase impossível fazer a conta do SoundCloud do assentamento, o que támbém complicou fazer as postagens na mesma noite. Ficou de tarefa de casa fazer o upload dos áudios e a edição de quem não concluiu atividade.

Após concluirem as edições, ao áudios foram postados, confira no SoundCloud!

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ENTREGA DE BATAS

O dia 20 de dezembro de 2016, foi marcado com a entrega das batas no assentamento Antônio Conselheiro, em Aracoiaba, um momento de conclusão de mais um ciclo de formações do Projeto CRID. Este dia foi de muita emoção para as famílias da comunidade e para todos do Laboratório Multimeios. A entrega das batas simboliza a conclusão das formações ministradas pelos bolsistas do projeto e a responsabilidade que os gestores tem no CRID – Antônio Conselheiro. Todos se comprometeram em continuar cuidando do CRID e garantindo dois dos princípios importantes do projeto: a Multiplicação e a Sustentabilidade para a comunidade. Todas as batas trazem a logomarca do CRID criada pelos gestores – que representa a identidade do lugar, aliada a inclusão digital no meio rural – e os parceiros e realizadores do projeto.

No dia da formatura dos gestores, estavam presentes muitas pessoas da comunidade e representantes de algumas entidades que apoiam o projeto. Foi uma tarde de muita música, alegria, com gestores orgulhosos.

Gestores e bolsistas após a entrega das batas!