Apresentação

O CRID (Centros Rurais de Inclusão de Digital) é um projeto que nasceu em 2004 no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como parceiros o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/CE), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, através do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD). O Prof. Hermínio Borges Neto é o coordenador geral do projeto e atualmente conta com uma equipe de vinte e três  (17) integrantes, treze dezesseis (13) bolsistas de graduação e quatro (4) coordenadoras que contam com o financiamento do CNPq para fomento das atividades previstas (2015-2017).

Tem como objetivos formar gestores (jovens e adultos), com habilidades para manutenção básicas na Unidade de Inclusão Digital/Laboratório de Informática Educativa (UID/LIE); Implementar as UID’s/LIE por jovens e assentados nos Projetos de Assentamento, com suporte da equipe da universidade; desenvolver uma cultura de télé-travaille (resolução de problemas a distância, com uso das Interfaces Digitais Interativas disponíveis; criar web-rádios e web tv para o domínio de técnicas para sua implementação e multiplicação; disponibilizar o acesso à Internet para comunidade de um modo geral, com roteadores sem fio espalhados pelos assentamentos.

A metodologia empregada é a de que os usuários do CRID sejam ativos em seu aprendizado, sendo os bolsistas do projeto/monitores apenas guias, num procedimento batizado de “mão no bolso”. A “Sequência FEDATHI” utilizada pelo CRID, é uma proposta de mediação pedagógica que orienta todas as ações, pesquisas e projetos do Laboratório Multimeios.

As linhas de atuação do projeto são Informática Educativa, Inclusão Digital, Teletrabalho, Formação de Gestores e Web Comunicação que visam numa perspectiva geral o desenvolvimento social, econômico, cultural, mobilizando as comunidades a fim de promover uma mudança local em busca da consciência de que o cidadão tem o seu poder aumentado quando tem acesso à informação, sendo capaz de transformá-la em conhecimento.

Vem conhecer o #CRID e fica ligad@ nas nossas novidades!!!