Linhas de Atuação

1. FORMAÇÃO DE GESTORES: Formar membros da comunidade, para que atuem na gestão do CRID, através de ações administrativas, de manutenção preventiva e corretiva, de formação e da orientação de usuários. Gestores são os multiplicadores locais das ações de inclusão digital realizadas pelo grupo Suporte Técnico-Pedagógico, composto por bolsistas- pesquisadores da área.

2. INCLUSÃO DIGITAL: compreender que a Inclusão Digital não acontece só mediante ao acesso às tecnologias, mas ao seu uso em benefício pessoal, profissional e coletivo, caracterizando uma inclusão sócio-digital. Não se trata apenas da oferta de cursos de informática básica, mas de ações educativas baseadas na necessidade de resolução de problemas identificados pela própria comunidade. As ações são planejadas e coordenadas pelo grupo Inclusão sócio-digital, composto por bolsistas- pesquisadores da área.

3. INFORMÁTICA EDUCATIVA: viabilizar a inclusão digital escolar favorecendo a formação em saberes específicos com base na formação dos professores em informática educativa. Professores e educadores podem levar suas turmas para realização de atividades no CRID, podendo também se articular como um contraturno da escola, ou alfabetização digital de jovens e adultos. O grupo que é responsável por estas ações, é composto por bolsistas- pesquisadores da área e conta com especialistas do Laboratório de Pesquisas Multimeios nas áreas específicas do ensino.

4. TELETRABALHO: formar membros da comunidade para a otimização de seu trabalho no campo em termos administrativos, cooperativos, técnico- rural e socioambiental através de ações educativas a distância. Pode ainda, despertar as comunidades para a cultura do teletrabalho, como formas de trabalho mediado por tecnologias, sem sair de sua comunidade, como o comércio eletrônico. O grupo Teletrabalho tem a incumbência de articular estas ações, sendo composto por bolsistas- pesquisadores da área.

5. WEB COMUNICAÇÃO: Consolidar uma rede de comunicação (com uso e produção de redes sociais) para o desenvolvimento de intercâmbio de experiências técnicas, tecnológicas e educomunicativas entre comunidades rurais. O grupo Web Comunicação, composto por bolsistas- pesquisadores da área estabelece parceria com pesquisadores e profissionais da área.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

*