Podemos representar o processo da caminhada formativa do Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada, composto pelas Formações em Ensino Híbrido e em Sequência Fedathi, pela agulha, tecido, linha, laços e arremates, como elementos próximos à artesania da costura e, ao mesmo tempo, do aprender(se) continuamente e em regime de cooperação e colaboração.
Pela agulha, que ajuda no alinhavo e na costura do tecido, com a participação essencial das muitas linhas, com cores diversas, podemos tomar como ilustrações os momentos de formação dos participantes e dos formadores, em que aprendizagens foram tecidas, visando à compreensão do híbrido e da Fedathi, sem desconsiderar as dificuldades sentidas por cada um, em função do contexto pandêmico e dos sentidos do trabalho e do ensino remotos, requerendo de todos ajustes, reflexões e adaptações individuais, familiares, sociais e profissionais, para a realização de suas atividades internas e externas às formações. As imagens seguintes representam alguns destes momentos:
16 – Encontro de Webinário – Formação em Ensino Híbrido
17- Encontro de Webinário – Formação em Ensino Híbrido
18 – Encontro de Webinário – Formação em Sequência Fedathi
19 – Encontro de Webinário – Formação em Sequência Fedathi
Os laços e arremates se fizeram presentes nas discussões e trocas estabelecidas durante o planejamento e a consecução das formações dos formadores, bem como entre estes e os participantes da formação e os participantes, entre si, permitindo as sedimentações de conhecimento e a assimilação, a acomodação e a equilibração piagetianas, à luz da SF, como podemos conferir nas imagens e links:
Saiba mais!
Clique nos links e acompanhe alguns dos nossos webinários:
Formação para o Ensino Híbrido – Webinário da Chegada
Formação Sequência Fedathi – Webinário: Vamos conversar?
Formações UNILAB – Encerramento
20 – Ambiente da formação dos formadores
21 – Chat – Formação em Ensino Híbrido
Bate papo: Dividindo experiências. Data: 24/11/2020 – 19h30
22 – Atividade do Espaço de Experimentação Moodle – Formação em Ensino Híbrido (Exemplo 1)
23 – Atividade do Espaço de Experimentação Moodle – Formação em Ensino Híbrido (Exemplo 2)
Maria Karine Rocha Barbosa
24 – Chat – Formação em Sequência Fedathi
Bate-papo: Como elaboramos o planejamento de aulas considerando a mediação e a pedagogia mão no bolso?
Webinário: Chegar Aqui – 17/09/2020. Data: 20h às 21h.
Webinário: Vamos conversar? Data: 24/09/2020 20h às 21h.
Webinário: Vamos Refletir Experiências? Data: 05/11/2020.
O espaço da caminhada, delineado até aqui, permite que percebamos que a trama tecida levou ao engajamento e à ação conjunta. Todos os elementos da costura só puderam materializar seus efeitos graças à partilha de formandos e de formadores.