3 – Desatando e criando laços – dos (re)significados da caminhada formativa

Podemos representar o processo da caminhada formativa do Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada, composto pelas Formações em Ensino Híbrido e em Sequência Fedathi, pela agulha, tecido, linha, laços e arremates, como elementos próximos à artesania da costura e, ao mesmo tempo, do aprender(se) continuamente e em regime de cooperação e colaboração.

Pela agulha,  que ajuda no alinhavo e na costura do tecido, com a participação essencial das muitas linhas, com cores diversas, podemos tomar como ilustrações os momentos de formação dos participantes e dos formadores, em que aprendizagens foram tecidas, visando à compreensão do híbrido e da Fedathi, sem desconsiderar as dificuldades sentidas por cada um, em função do contexto pandêmico e dos sentidos do trabalho e do ensino remotos, requerendo de todos ajustes, reflexões e adaptações individuais, familiares, sociais e profissionais, para a realização de suas atividades internas e externas às formações. As imagens seguintes representam alguns destes momentos:

16 – Encontro de Webinário – Formação em Ensino Híbrido

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

17- Encontro de Webinário – Formação em Ensino Híbrido

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

18 – Encontro de Webinário – Formação em Sequência Fedathi

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

19 – Encontro de Webinário – Formação em Sequência Fedathi

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

Os laços e arremates se fizeram presentes nas discussões e trocas estabelecidas durante o planejamento e a consecução das formações dos formadores, bem como entre estes e os participantes da formação e os participantes, entre si, permitindo as sedimentações de conhecimento e a assimilação, a acomodação e a equilibração piagetianas, à luz da SF, como podemos conferir nas imagens e links:

Saiba mais!
Clique nos links e acompanhe alguns dos nossos webinários:

Formação para o Ensino Híbrido – Webinário da Chegada

Formação Sequência Fedathi – Webinário: Vamos conversar? 

Formações UNILAB – Encerramento 

20 – Ambiente da formação dos formadores

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

21 – Chat – Formação em Ensino Híbrido

Bate papo: Dividindo experiências. Data: 24/11/2020 – 19h30

22 – Atividade do Espaço de Experimentação Moodle – Formação em Ensino Híbrido (Exemplo 1)

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021. 

23 – Atividade do Espaço de Experimentação Moodle – Formação em Ensino Híbrido (Exemplo 2)

Maria Karine Rocha Barbosa

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021. 

24 – Chat – Formação em Sequência Fedathi

Bate-papo: Como elaboramos o planejamento de aulas considerando a mediação e a pedagogia mão no bolso?

Webinário: Chegar Aqui – 17/09/2020. Data: 20h às 21h.

C:\Users\cliente\Downloads\IMG-20210131-WA0038.jpg
Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 17 set. 2020.

Webinário: Vamos conversar? Data: 24/09/2020 20h às 21h. 

C:\Users\cliente\Downloads\IMG-20210131-WA0036.jpg
Fonte: Extraído do ambiente Moodle, em 24 set. 2020.

Webinário: Vamos Refletir Experiências? Data: 05/11/2020.

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 05 nov. 2020

O espaço da caminhada, delineado até aqui, permite que percebamos que a trama tecida levou ao engajamento e à ação conjunta. Todos os elementos da costura só puderam materializar seus efeitos graças à partilha de formandos e de formadores.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png
lisdemaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*