2 – Os fios da meada: com quantos fios se formam educadores e educandos – Do planejamento à consecução das formações

“Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações”.(Machado de Assis, em Dom Casmurro)

Ao passo em que avançávamos nas reuniões com os formadores e nas tratativas com a Unilab, crescia em nós a necessidade de um melhor delineamento do desenho das formações, do que esperávamos com elas alcançar. Mas o que queríamos mesmo? Qual o tom? Quem era o nosso público? Qual era o nosso currículo e qual metodologia empregar?

Assim, fizemos um questionário diagnóstico, vinculado à inscrição às formações, visando atender ao público de técnicos, discentes graduandos de diferentes áreas e docentes da Unilab, bem como das redes municipais de Redenção e Barreira, de forma mais personalizada, ao passo em que conheceríamos quais os seus saberes e práticas acerca das tecnologias digitais e do ensino híbrido. 

Em paralelo, ficou evidente para todos nós a necessidade de haver uma desconstrução por vezes dolorosa de nossas crenças e certezas acadêmicas acerca do que vem a ser formação em EaD, formação em serviço de professores, ensino híbrido, sequência fedathi e organização do ambiente moodle. Foi preciso ser humilde para reconhecer e acolher o conhecimento do outro, a ponto de discutir formações vivenciais, de designers abertos e minimalistas, que convidassem o sujeito aprendente, juntamente com a equipe de formadores e de gestão, a dizer: o que quero, realmente, aprender? O que me interessa? 

A nossa premissa era, também, fugir de qualquer ação instrumentalizadora, tecnicista que descredenciasse a importância didática  de uma boa base pedagógica acerca do uso das tecnologias digitais, de modo a guardar coerência com o desenho que segue:

9 – Desenho das formações

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

Você pode melhor compreender a essência do Ciclo, folheando os nossos Livretos Digitais

LIVRETO 1 – APRESENTAÇÃO 1 – Desenho das Formações

Download dos slides

LIVRETO 2 – APRESENTAÇÃO 2 – Unilab – Protagonismo Professor – Formação Docente Prof Herminio

Download dos slides

LIVRETO 3 – APRESENTAÇÃO 3 – Tecnologias Digitais e SF – Profa. Lis

Download dos slides

No caso da FORMAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO, por exemplo, a SF foi trabalhada em momentos teóricos e práticos, síncronos e assíncronos, os quais se deram concomitantemente, no ambiente virtual Moodle. Ao todo, foram 120 horas, compostas por conteúdos em formato modular e inter e transdisciplinar, dispostos nas seguintes unidades: Unidade 01: Diálogos sobre as Experiências; Unidade 02: Como montar uma atividade a distância; Unidade 03: A tal da Mão na Massa; Unidade 04: Sistematização das nossas práticas; Espaço de Experimentação Moodle; SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA – VAMOS DIVIDIR NOSSAS VIVÊNCIAS EM EAD? As imagens que seguem mostram duas das unidades da formação: 

10 – Unidade 1 – Ensino Híbrido

Fonte: https://images.pexels.com/photos/963048/pexels-photo-963048.jpeg
Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

11 – Unidade 4 – Ensino Híbrido

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 31 jan 2021.

Concomitantemente à etapa teórica, os discentes foram acompanhados pedagogicamente ao longo de um semestre pelos formadores, através dos chats, fóruns, wiki, webinários quinzenais, mensagens, uma vez que tinham como tarefa-desafio criar um tópico de disciplina ou material didático digital, no ambiente Moodle, ação que constituiu uma segunda etapa integrada da formação, que compunha, respectivamente, a solução e a prova da Fedathi.  A trilha formativa, assim, objetivou contribuir para que o discente se percebesse como co-construtor do seu percurso formativo, inserindo-se na perspectiva do aprender fazendo fedathiano.

Na FORMAÇÃO EM SEQUÊNCIA FEDATHI, além de usarmos o termo “Sequência Fedathi” para identificar a nossa formação, também foi como um alicerce para sustentar a nossa proposta na formação. Sendo assim, as discussões e as reflexões em torno da Sequência Fedathi foram mantidas em todas as unidades no ambiente virtual Moodle, ficando evidenciado nos títulos das unidades: Unidade 01: O que eu vim fazer aqui? Unidade 02: Vamos vivenciar nossas experiências?; Unidade 03: Mão na massa, vamos construir?; Unidade 04: Sistematização de nossas novas práticas, conforme podemos observar no desenho da formação que se segue:

12 – Unidade 1 – Sequência Fedathi

 Unidade 1 – O que eu vim fazer aqui? (Até 17/12/2020)

Vamos dialogar o “como” são aplicadas nossas práticas em sala de aula? 

Vamos dialogar o “como” são aplicadas nossas práticas em sala de aula? 

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

13 – Unidade 2 – Sequência Fedathi 

Unidade – 2: Vamos vivenciar nossas experiências? (Até 17/12/2020)

Vamos discutir nossas experiências! 

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

14 – Unidade 3: Sequência Fedathi

Unidade – 3: Mão na massa, vamos construir?! (Até 17/12/2020).

E agora? Que tal utilizarmos nossas vivências na busca de novos aprendizados por meio da prática?! Vamos pôr a mão na massa?

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

15 – Unidade 4 – Sequência Fedathi

Unidade 04: Sistematização de nossas novas práticas (Até 17/12/2020)

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

Espaço de Experimentação (Até: 17/12/2020)

Fonte: Fonte: arquivos pessoais

Fonte: Extraído do Ambiente Moodle, em 01 fev. 2021.

As unidades virtuais das nossas formações foram essenciais para esse processo formativo, contribuindo, assim, de forma significativa nesse modelo de formação à distância, que foi uma das alternativas encontradas durante a pandemia para ofertar as duas formações: Ensino Híbrido e Sequência Fedathi, viabilizando as ações concernentes ao período de nosso estágio doutoral. As ferramentas do ambiente virtual Moodle foram importantes para garantir a nossa formação, contando ainda ajuda do Laboratório de Pesquisa Multimeios que já dispunha de uma estrutura digital bem equipada. Porém, apesar de todo acessório, não podemos esquecer de que a participação dos formadores foi fundamental, uma vez que se constituiu como um grupo que percorreu incansavelmente as duas formações, seja na formação dos formadores, seja no acompanhamento dos formandos, como, por exemplo, nas mediações nos fóruns diariamente e nos chats e webinários onde os encontros aconteciam quinzenalmente.

Uma vez que o Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada baseou-se na metodologia da sequência Fedathi, a ideia da nossa proposta de formação foi de não trazer conhecimento pronto para o aluno ou participante e sim, apresentar o problema ou dificuldade, refletir sobre o mesmo junto com o grupo e depois, buscar alternativas por meio das investigações. Acreditamos que dessa forma é possível construir um conhecimento com a participação de todos os envolvidos no percurso formativo.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png
lisdemaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*