1 – Sobre as linhas, os bordados e as costuras – das tratativas iniciais de organização com a Unilab

Fonte: trecos da Lis/2020

Os primeiros contatos com a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) iniciaram-se no final de 2019, por meio de uma carta enviada pela Coordenadora em exercício do Laboratório de Pesquisa Multimeios, Professora Antonia Lis de Maria Martins Torres,  para o Diretor do Instituto de Ciência da Natureza e Matemática (ICEN), que manifestou interesse em nos encontrar na FACED/Laboratório Multimeios, no dia 01/11/2019. Porém, devido a uma incompatibilidade de agenda, o encontro foi desmarcado no dia.

Na segunda tentativa, entramos em contato com a coordenadora do Curso de matemática da UNILAB, manifestando o nosso interesse em apresentar a nossa proposta de firmar uma parceria de cooperação UFC/FACED e UNILAB. O retorno da mensagem foi imediato, sinalizando o nosso primeiro encontro com a equipe da UNILAB/Curso de Matemática, para o dia 29/11/2019. E assim, rumamos para o Maciço de Baturité, em direção ao Campus das Auroras, conforme as imagens seguintes mostram:

1 – Campus das Auroras – Unilab

Fonte: Arquivos pessoais

2 – Visita da Equipe Multimeios ao Campus das Auroras – Unilab

Fonte: Arquivos pessoais

No encontro estavam presentes a coordenadora e mais dois professores. Do Laboratório estava presente um pequeno grupo de pesquisadores do Laboratório Multimeios, liderado pelo Professor Hermínio e a Professora Antonia Lis. Fomos bem recebidos pela equipe da UNILAB, que demonstrou interesse em ouvir-nos e conhecer a nossa proposta. Nesse dia, tivemos uma conversa rápida para pontuar sobre o que tratava o nosso encontro. Como tinha poucos participantes da equipe da UNILAB, fomos sugeridos a marcar o segundo encontro.

Assim, tivemos um segundo momento, que ocorreu no dia 20/01/2020, com mais participantes, tanto da equipe da UNILAB quanto dos pesquisadores do Laboratório Multimeios. Nesta reunião tivemos oportunidade de apresentar um pouco do nosso interesse em firmar uma parceria de cooperação UFC/FACED/MM e UNILAB. Depois dessa reunião não foi possível marcarmos outros encontros, porque, na época, a UNILAB estava se preparando para entrar em recesso e, assim, deixamos em aberto a nossa conversa com o grupo de matemática, de modo a ser retomada em qualquer momento.

Apesar do período de recesso, continuamos fazendo contatos com outro grupo de professores, desta vez, da área da Humanidades. E assim, no dia 01/02/2020, em um sábado pela manhã, tivemos outro encontro presencial, no Laboratório Multimeios. Foi uma conversa rápida, mas com esperança de que ocorreria a articulação com a UNILAB, para firmar uma parceria de cooperação entre UFC e UNILAB. Depois dessa conversa, a Professora Lis incansavelmente entrou em contato com a Pró Reitoria de Ensino de graduação e não tivemos retorno. E em pouco tempo ficamos sabendo que teve a troca do Reitor pro tempore, na UNILAB, e mais uma vez a Coordenadora Professora Antônia Lis enviou outra carta para a Pró-reitoria de Ensino de Graduação, havendo então retorno positivo e um encontro virtualmente marcado para o dia 15/06/ 2020.

No encontro do dia 15/06/2020, participaram a Coordenadora em exercício, Professora Antonia Lis de Maria, o Professor Hermínio Borges, a Professora Ana Uchoa, a Professora Cristina Mandau, a Pró-reitora de graduação (Prograd) da UNILAB, Professora Geranilde Costa e Silva, e o Secretário deste setor, José Verissimo do Nascimento Filho. Nessa reunião, além de falarmos das propostas das formações: Ensino Híbrido e Sequência Fedathi, também foi apresentado o desenho da formação que pretendíamos aplicar conforme a animação que você conhecerá na seção 02, sendo de pronto acolhidas por aquela instituição.

Esse encontro foi decisivo para os encaminhamentos do projeto, uma vez que se tratava dos acordos institucionais, igualmente importantes para “cairmos” em campo, com “a mão nas massas”, nas massas de conhecimentos, uma batalha virtual, com muita coragem, uma pitada de medo e uma vontade danada em acertar. De imediato, começamos as articulações para a chamada à organização do grupo de formadores, dispostos a atuar nas duas propostas formativas.

Assim, a trama inicial apresenta as linhas interinstitucionais, costuradas com muito zelo, para o desenvolvimento das formações, tendo como inspiração o olhar cuidadoso do Professor Dr. Hermínio Borges Neto, Supervisor dos Estágios de Pós-Doutorado, que deram origem a esse material apresentado. Nas costuras seguintes, vamos discorrer sobre esse processo de artesania peculiar.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é Fedathinho.png
lisdemaria