Nesse etapa final do projeto, realizamos a construção desse vídeo de conta um pouco sobre o projeto. Contamos com a participação de toda a equipe e foi um trabalho muito divertido de se fazer!
Confere aqui:
Nesse etapa final do projeto, realizamos a construção desse vídeo de conta um pouco sobre o projeto. Contamos com a participação de toda a equipe e foi um trabalho muito divertido de se fazer!
Confere aqui:
Com preparações desde janeiro/2017, bolsistas e coordenadoras do Crid tiverem muito esforço para participar do II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), o evento “busca atrair professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais da educação, computação, mídias digitais, design e outras áreas, interessados no uso da tecnologia como apoio ao ensino e à aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, inclusive da própria computação. O objetivo do evento é fomentar a interação entre pessoas de diferentes formações e interesses para discutir sobre problemas e soluções relevantes para a educação na era digital.” Esta edição foi realizada no Campus IV da UFPB, na unidade de Mamanguape-PB nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2017.
Embarcaram nessa viagem as bolsistas Rafaela Nobre e Virgínia Tavares, juntamente com as coordenadoras Ana Carmen Santana e Roberta França. Durante as sessões técnicas do evento (quinta-feira, 18), Ana Carmen apresentou o trabalho “Formação Inicial de Professores em Serviço no Laboratório de Pesquisas Multimeios: Reflexões sobre o Ser Docente nos Centros Rurais de Inclusão Digital”. Na sexta-feira, 19, a equipe se dividiu para ministrar minicursos com temáticas que são desenvolvidas e estudadas dentro do Crid. Roberta e Rafaela ficaram responsáveis pelo minicurso “WebRádio: 1, 2, 3… gravando, editando e compartilhando!” com o objetivo de construir, editar e compartilhar áudios produzidos com os outros participantes do evento usando o Audacity, um software usado para criação e edição de áudios e de fácil manipulação. Ana Carmen e Virgínia enfrentaram um desafio no minicurso “O smartphone como instrumento pedagógico para
a produção de fotografias em contextos educacionais”, uma experiência riquíssima e com resultados surpreendentes, o objetivo desse minicurso era tratar do “smartphone como instrumento pedagógico para a produção de fotografias em contextos educacionais surge da premissa de trabalhar a sensibilização do olhar fotográfico, teoria e prática no uso de ferramentas fotográficas dentro da rotina educacional, visando incorporar propostas educacionais alternativas à prática docente como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem.”
Desta vez toda a equipe do projeto não pode ir, mas as colegas que foram e representaram bem o Crid no Ctrl+E 2017 aprenderam muitas coisas novas e vivenciaram experiências incríveis, e puderam compartilhar com os outros bolsistas. A terceira edição do Ctrl+E acontecerá aqui Fortaleza(CE) e estamos ansiosos para poder participar e levar toda a equipe!
Confira outros registros na página do Ctrl+E!
Nessa 4º formação, Roberta, Tiago e Virginia, partiram para o destino de Monte, guiados pelo Motorista Júnior. A proposta dessa semana (17-18 de março) foi conduzir os gestores do CRID – Monte Orebe ao uma exploração mais minuciosa ao sistema operacional Linux. Para isso pensamos e planejamos uma formação que essa exploração ocorresse de maneira dinâmica e significativa.
Aconteceu, inicialmente, uma atividade: Dança das cadeiras diferentes. Onde, foi dado o desafio aos gestores de permanecerem todos sentados nas cadeiras, que iriam diminuir a cada rodada da brincadeira, e que ninguém sairia, apenas as cadeiras seriam retiradas. O momento foi bacana, os gestores gostaram e se envolveram bastante na atividade e, apesar do estranhamento das regras da brincadeiras, o grupo de gestores da sexta a noite e do sábado pela manhã, desenvolveram estratégias diversas para solucionar o desafio. Além de ter sido muito engraçado.
Acompanha aí pelas fotos:
Durante a atividade, nas duas turmas, encontramos alguns problemas, como o sistema, em alguns computadores estarem com o idioma em inglês. Mas, ao final, a atividade foi bem desenvolvida e avaliada pelos gestores, que puderam conhecer mais um pouco das possibilidades do Linux.
Nossa formação contou com grandes aventuras, porque essa não poderia deixar de faltar! Para a alegria e esperança de todas, choveu significativa no Município de Canindé, o que deixou a estrada que nos leva até o assentamento de Monte Orebe bem prejudicada, o que gerou fortes surpresas para nós, bolsistas. Mas não foi nada diante da emoção de ver os moradores radiantes com a chuva, que inicia a florir a vida, antes seca por lá, e fazendo os açudes do assentamento, como disse seu Mazim: pegar água!
Isso é chover esperança nos corações e fazer transbordar de alegria e vida!!!
Nos dias 10 e 11 de março de 2017, a comunidade e gestores do Assentamento Monte Orebe, recebeu a equipe de viagem, formada pelos bolsistas Janyara Barbosa e Rodrigo Costa, com a coordenadora Mirley Nádila, para a 3ª formação: Segurança na Internet.
Nessa formação foi trabalhado: cidadania, netquetas e segurança na internet para incentivar a conscientização sobre o uso responsável das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), visto que o acesso à cultura digital é um direito de todos. Porém é necessário discutir com os gestores sobre os riscos e benefícios encontrados na internet, foram abordadas as questões de comportamento ou padrão de conduta esperados por quem navega na rede mundial de computadores, chamado de: etiquetas digitais ou netquetas. E ainda foi ressaltada a importância de solucionar problemas do cotidiano, quanto ao exercício da cidadania, através da internet.
Nos dois dias, as turmas de gestores participaram ativamente das dinâmicas e atividades propostas, além disso, ao final das formações, sempre há um momento de avaliação para que o Crid sempre possa construir mais nas comunidades.
A formação “Papel do Gestor e Construção do Contrato Didático e de Convivência” aconteceu nos dias 17 e 18/02/2017 e contou com as bolsistas Tayara Lima e Gabryelle Chaves e com a coordenação da Lara.
Na construção do Crid no assentamento, essa formação é uma das mais importantes para o projeto, tem como objetivos fazer com que os participantes das formações na comunidade se reconheçam como gestores para que tomem posse do ambiente e zelem para o bom funcionamento, pondo em prática os Princípios de Sustentabilidade que o Crid propõe, para que possam também formar novos gestores partindo do conhecimento aprendido durante as formações do projeto, e que a partir disso vejam como o Crid pode ajudá-los a vencer os desafios da sua comunidade.
Os momentos desta formação no Crid – Monte Orebe (que aconteceram na turma da sexta-feira à noite e sábado pela manhã) tiveram como ações: construir o papel do gestor no CRID; elaborar a escala de gestores e estabelecer um contrato didático e de convivência, desenvolvidas a partir de atividades pedagógicas que mostrem as responsabilidades que um gestor deve desempenhar na comunidade.
Na visão da coordenadora Lara “… em um espaço sempre aberto e que recebe pessoas da comunidade e dos arredores, se refletiu a importância de ser ter acordos de convivência para se manter a harmonia do espaço. Também foi estabelecido o que era papel do gestor e como ele deveria se comportar nas formações. Tudo isso foi escrito em um papel madeira fixado na parede ficando visível a todos”.
Nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2017, o assentamento Monte Orebe – Canindé, recebeu a equipe de formadores do CRID para darem inicio ao ciclo de formações no assentamento.
A coordenadora Roberta, junto com as bolsistas Rafaela e Virginia foram as escolhidas para viver essa experiência do primeiro contato com as turmas de gestores. Com nosso motorista Júnior, embarcamos nessa aventura.
Logo na entrada do assentamento de Monte Orebe, o pneu do nosso carro resolveu furar. Tivemos que descarregar o carro que estava com nossas bolsas, material para a formação e nossos alimentos para poder fazer a troca dos pneus. Os 4 aventureiros ajudaram nessa missão, colocamos a mão na massa, quer dizer, nos pneus. E claro, registramos tudo para mostrar para vocês. Confere aí:
Chegamos por volta das 17:30 e já encontramos algumas pessoas nos esperando no CRID. Fomos recebidos com um cafézinho, compramos um bolo e lá fizemos um breve lanche antes do início da nossa formação com a primeira turma de gestores.
Essa primeira formação foi diagnóstica, para que nós, enquanto bolsistas pudéssemos conhecer e compreender melhor as turmas. Os perfis dos gestores que vamos trabalhar no decorrer das formações e suas expectativas em relação ao projeto.
Além de dinâmicas de apresentação e para saber dos gestores o que eles esperavam do projeto e do que gostariam de aprender, utilizando desenhos, poemas, ou qualquer outra forma como eles quisessem apresentar esse nosso questionamento, realizamos a atividade do quebra-cabeça, que no fim formava uma figura característica da realidade deles enquanto moradores do assentamento.
Foram três momentos de formação: Sexta a noite, sábado pela manhã e sábado a tarde. As turmas, que foram divididas pelos próprios gestores, ficaram bem divididas, sendo a turma da sexta noite, a turma que é composta, em sua maioria, por adultos, a turma do sábado de manhã, por crianças e a turma da tarde, por adolescentes.
Nesta terça-feira, 14, a equipe Crid recebeu os novos bolsistas que agora fazem parte do projeto. O momento contou com a presença do coordenador do projeto, Professor Hermínio Borges Neto, que falou brevemente sobre algumas ações desenvolvidas no Laboratório Multimeios.
Envolvidos pela descontração, todos participaram de uma dinâmica de apresentação, que também envolvia a prática do trabalho em grupo.
Virginia Tavares, bolsista há dois anos do Crid, comenta: “Fico feliz em ter novas pessoas nesse projeto maravilhoso. É muito bom saber que todos têm ótimas expectativas e vontade de estabelecer vínculos, além do aprendizado e conhecimento que compartilharemos”, conta a bolsista.
Fotos da bolsista Rafaela Gomes.
Informamos a lista de futuros bolsistas da última etapa de seleção do CRID. De antemão, agradecemos a todo mundo que participou!
freitasclaude@
allanelf@
marciameneses@
rodriguesraquels4@
walacejarbas@
magnojw@
joycesousa@
rnmforce@
car.wellyson@
ryclesonr@
Lembramos que os aprovados devem estar no Laboratório Multimeios (Faced – Térreo, próximo ao Laboratório Samia, após a Cantina) no dia 03.03, das 09h ao 12h com toda a documentação abaixo. Falar com Monalisa ou Ângela.
1. Cópia recente do histórico acadêmico;
2. Currículo Lattes atualizado com foto;
3. Cópia do CPF;
4. Cópia da Carteira de identidade (ou documento com foto que a substitua);
5. Assinatura do Termo de Confidencialidade do Laboratório de Pesquisa Multimeios;
6. Assinatura do Termo de Compromisso do CNPq.
7. Número da agência e conta corrente do Banco do Brasil (Conta no nome do candidato).
Para outras informações, entrar em contato pelos telefones: 85 3366 7687 e 7889 ou pelos emails roberta@multimeios.ufc.br, lara@multimeios.ufc.br, mirley@multimeios.ufc.br, anacarmen@multimeios.ufc.br.
É com alegria que a equipe do Crid divulga o resultado da primeira fase do processo de seleção/2017 de novos bolsistas para o projeto.
Se o seu email está na lista abaixo, você foi selecionad@ para a entrevista, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 24/02! Fique ligad@ no horário da sua entrevista e não se atrase! Isso também será avaliado!
freitasclaude@______ 9h
valerio.wk@________ 9h20
allanelf@__________ 9h40
marciameneses@___ 10h
rodriguesraquels4@_ 10h20
walacejarbas@_____ 10h40
car.wellyson@______ 12h
magnojw@_________ 12h20
joycesousa@______12h40
ryclesonr@________13h
rnmforce@________13h20
Local: Sala das coordenadoras do CRID. Primeiro andar. Prédio do Nuper. Bloco Faced (em frente à parada do Intercampi).
Atenciosamente,
Mirley Nádila – Lara Saldanha – Roberta França – Ana Carmen 😉
Quer trabalhar com tecnologias, educação e criatividade? Então vem com a gente! 😀
Olha direitinho nosso edital de seleção e depois preenche a ficha de inscrição. Boa sorte!
Edital Seleção de Bolsistas (Atualizado com as novas datas!)