Che Guevara

FORMAÇÃO 01: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

Data: 12/02/2016 a 14/02/2016

Equipe: Agê Guerra, Franksuan Moraes e Virgínia Tavares

Objetivos: Divisão das turmas de gestores para formação; Instalação da Internet e verificação da velocidade; Organização do layout da UID; Formalizar o contrato didático sobre as responsabilidades dos gestores; Discutir sobre a importância de uma instalação elétrica adequada (fiação, tomadas, aterramento, corrente elétrica, voltagem.

O primeiro encontro para formação entre bolsistas, gestores e comunidade, foi muito animador, pois contou com a presença de muitas pessoas. Quando a equipe formadora chegou na Unidade de Inclusão Digital, a internet estava acabando de ser instalada. Os bolsistas formadores apresentaram o projeto CRID e seus objetivos, os eixos de trabalho e o papel dos gestores no CRID.

Depois dessa conversa, o gestor Rodrigo apresentou os horários dos gestores, que eles já haviam organizado, e apresentou da seguinte maneira:

Horários das formações

1. Turma Gestores – Sexta a noite: 18h

2. Turma Professores – Sábado de manhã: 8h

3. Turma Gestores – Sábado a tarde – 14h

Essa tabela de horários fica estabelecida os horários das formações, ou seja, quando a equipe formadora irá para o assentamento levando as formações, e como não aconteceu formação nesse primeiro encontro (da sexta à noite), ficou combinado que a formação seria reposta no sábado à noite

No sábado pela manhã aconteceu a reunião com o professores, que foram cadastrados previamente para receber as formações especificamente ligadas à Inclusão Digital nas escolas das comunidades. A reunião contou com a presença de duas professoras iriam participar das formações do CRID. Nesse primeiro encontro houve uma conversa para serem feitos levantamentos sobre as experiências das professoras, para que assim os bolsistas do projeto pudessem planejar as atividades de informática educativa, levando sempre em consideração a realidade das professoras. Ficou sabido então, dessa conversa, que: as professoras já tiveram experiência com softwares como o Luz do saber e outros jogos (de sites), dentro de sala de aula, oferecido pela prefeitura; relataram que quando utilizavam essas ferramentas observavam que o rendimento dos alunos aumentava; na escola onde trabalham possuem computadores, porém, estão sem funcionar por conta de um raio que caiu no poste e os computadores da escola pararam de funcionar. (1 CPU para 5 computadores); as professoras enfatizaram a dificuldade dos alunos nas disciplinas de português e matemática. Além disso, quando perguntadas sobre o que tinham curiosidade em aprender, elas responderam que seus interesses eram na parte de Hardware (partindo da experiência da professora Zenete, que tem um computador sem funcionar em casa), baixar Vídeos do youtube e instalar antivírus.

Ao final da conversa, as duas professores presentes, explicaram os motivos das outras professoras estarem ausentes, pois estavam participando de formações externas, mas que ao término das mesmas, se fariam presentes nos encontros na comunidade. Então, ficou acordado que as formações voltadas para professores seriam iniciadas quando todos estivessem livre para participar, ou seja, teriam início do dia 12 de março de 2016.

Durante a tarde, foi iniciada a primeira formação sobre a organização do espaço da UID, a primeira atividade foi uma dinâmica de apresentação que aconteceu da seguinte maneira: foram formados 5 grupos, onde cada pessoa se apresenta para seu grupo respondendo às seguintes perguntas: Qual o seu nome? O que faz? E um fato marcante na sua vida? Logo após, um componente do grupo irá apresentar o outro e assim sucessivamente. Logo após, os formadores explicaram a importância daquele primeiro momento, pois embora os membros da comunidade se conhecessem, a equipe de bolsistas não conheciam eles e que assim poderiam saber um pouco mais sobre o outro e assim, dar início às formações.

Logo após essa dinâmica, foi realizada a primeira atividade, onde foi proposto que os participantes, divididos em grupos, fizessem cartazes mostrando a visão deles sobre o projeto, assim como os benefícios que o CRID traria para a comunidade de Che Guevara. Foi dado um tempo para que os grupos fizessem os cartazes. Posteriormente os grupo apresentaram seus trabalhos, demonstrando as suas expectativas sobre o projeto na comunidade.

Então, ao término dessa atividade, foi dado a cada grupo uma folha, para que eles pudessem pensar e desenhar, qual seria o melhor lugar para os computadores e qual seria a melhor posição para cada uma dessas máquinas, enquanto eles pensavam os formadores sempre estavam mediando a atividade. Depois de 30min, os participantes realizaram a tarefa, então partiram para a organização do espaço, todos então discutiram sobre qual seria a melhor posição, e todos ajudaram a organizar e mudar as mesas e máquinas de lugar, dando assim, inicio a UID de Che Guevara.

Para ligar as máquinas, os formadores fizeram uma introdução a hardware, explicando o que era uma fonte e a forma correta como deveria ser ligada (em 220V), essa informação foi repetida por diversas vezes para que não existisse o perigo de queimar nenhum equipamento, porém, mesmo assim ocorreu um incidente nessa formação. Ainda nesse sentido, foi explicado aos membros da comunidade o que era uma placa de rede e como ela deveria ser instalada corretamente, nesse momento da formação surgiram algumas dúvidas sobre o computador, que foram respondidas pelos formadores.

Com essas informações, eles começaram a montagem dos computadores nas bancadas, fizeram toda a ligação de cabeamento, sendo mediados pelos formadores. Com o ambiente organizado e com as máquinas funcionando, a formação da tarde foi encerrada.

A formação do sábado a noite começou com a fala dos formadores explicando que o espaço da UID já havia sido organizado pela parte da tarde, então iniciamos uma dinâmica com os assentados presentes. Da mesma forma como aconteceu na formação da tarde foi pedido aos presentes que escrevessem o que era o CRID para eles, e quais eram suas expectativas, dando um tempo para que produzissem os cartazes, e logo após os grupos se apresentaram. Ao término da atividade anteriormente descrita, os formadores explicaram novamente o que é a fonte do computador e quais eram os perigos de ligar essa máquina na tensão errada, da mesma forma, foram dadas informações sobre a placa de rede, em seguida os gestores tiveram a oportunidade de abrir o computador e colocar tanto a placa de rede como a memória, tudo isso com a supervisão dos formadores, foi ainda realizada a limpeza dos computadores, essa limpeza foi também feita pelos membros da comunidade, nesse momento muitos deles participaram. Outra atividade realizada foi a ligação das máquinas, os gestores da noite, também aprenderam a fazer a ligação de todos os cabos do computador, cabo do teclado, cabo do mouse, cabo de força.

Assim foram as primeiras formações no assentamento Che Guevara, onde houveram momentos para que bolsistas e comunidade pudessem se conhecer melhor e os momentos de iniciação do processo de inclusão digital, onde a comunidade pode conhecer elementos básicos para a utilização dos computadores, assim como organizar da maneira como acharam melhor, o local onde esses computadores ficaram.

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FORMAÇÃO 02: INSTALAÇÃO DO LINUX

Data: 26/02/2016 a 28/02/2016

Equipe: Mirley Nádila, Thaís Veras, Beatriz Carneiro, Máspoli Fontenele

Objetivos: Conhecer as definições de software: Programas, Sistema Operacional e aplicativos; Entender o que é, e como funciona o Sistema Operacional Linux; Instalar o Sistema Operacional Linux Mint 13; Configurar os computadores, criar usuários e instalar Webmin.

As formações nos três horários, tiveram os mesmos encaminhamentos, onde os bolsistas conversaram com os gestores sobre a última formação, os acontecimentos durante a semana na comunidade, a segurança na UID, a construção da escala de gestores e sobre as funções dos gestores (trazendo previamente essas questões para uma formação voltada apenas para esse tema: O Papel dos Gestores).

Quando os formadores chegaram na UID, tiveram alguns problemas na preparação das atividades, o que dificultou a realização das atividades planejadas. Então, foi feita uma dinâmica a partir das características do Linux, a fim de que os gestores compreendessem as funcionalidades de um Sistema Operacional, mas com apenas um computador funcionando, o grupo foi dividido para que pudessem visualizar melhor o processo de instalação.

Dando continuidade a instalação do Linux (após os bolsistas resolverem os problemas encontrados), a atividade seria a padronização das máquinas, ou seja, a utilização de uma imagem de fundo em todos os computadores e em seguida a criação dos usuários de cada máquina, essas atividades nos computadores aconteciam com a mediação dos formadores, os próprios gestores realizavam essas configurações, sempre tirando dúvidas, quando surgiam. Dessa maneira, podiam se apropriar de forma mais efetiva acerca dos conhecimentos repassados, a fim de colocarem de forma prática e cotidiana os Princípios de Sustentabilidade do Projeto.

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FORMAÇÃO 03: NOMEAÇÃO DE COMPUTADORES; CONSTRUÇÃO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA E ESCALA DE FUNCIONAMENTO

Data: 04/03/2016 e 05/03/2016

Equipe: Jeriane Rabelo, Jessica Castro, Weslley Lima e Ellie Freitas

Objetivos: Nomear os computadores da UID, conforme as características dos Assentamentos,justificando as escolhas e qual a relevância para a comunidade; Construir, junto aos gestores, professores e comunidade, as regras de funcionamento, cuidados e condutas que serão adotados na UID.

Formação da sexta à noite:

Essa terceira formação começou na parte de fora da casa sede onde fica a UID, onde, primeiramente, a equipe de bolsistas se apresentou e em seguida cantou a música “Farinhada”, como forma de integração com a comunidade, fazendo um link com a dinâmica de apresentação, onde era passado um mouse e cada pessoa dizia seu nome, idade e a importância do CRID para eles na comunidade, o que mais se ouviu foi “Aprendizagem” e “Oportunidade”.

Após essa dinâmica, agora dentro da UID, gestores e bolsistas começaram a Construção da Escala de funcionamento do CRID. Foram distribuídos papel ofício e canetinhas coloridas entre os presentes, onde eles deveriam fazer uma tabela de suas rotinas durante a semana, ou seja, o que eles fazem nos turnos da manhã, tarde e noite. Se vão à escola, se trabalham, entre outras atividades. O objetivo era saber qual é a hora do dia que eles geralmente vão a UID, e se tinham interesse de serem gestores do espaço. Depois que todos fizeram sua tabela de rotina, a escala começou a ser construída. Cada um disse qual era o horário que frequentava a UID e se ele podia ficar responsável por abrir a UID naquele horário. Assim, fica mais claro para toda a comunidade que o espaço é totalmente deles e que devem se apropriar do mesmo, sendo eles responsáveis por manter a UID sempre ativa e organizada.

Formação do sábado de manhã:

De manhã a dinâmica foi debaixo de uma das árvores, que fica ao lado da Casa Sede. Primeiro, todos formaram um círculo ao redor da árvore. E em seguida cantaram mais uma vez a música da farinhada, e todos deveriam se cumprimentar, mas não com as mão e sim com os pés, foi um importante momento de descontração e relaxamento.

Após esse primeiro momento, foi explicado que a próxima atividade era o “batismo digital”, que consistia na nomeação dos computadores. Os formadores explicaram que os nomes dos computadores deveriam representar algo importante na comunidade, após várias discussões e sugestões, mediações e pesquisas, ficou decidido que seriam nomes de comunidades vizinhas ao assentamento.

Após a escolha, seguiu-se para a pesquisa sobre o tema, a elaboração de uma ficha contendo informações sobre o nome que batiza cada computador. Foi também dividido os “padrinhos” de cada computador, e anexado junto as demais informações. Alguns computadores ficaram sem histórico, pois quando não tinha as informações sobre a localidade na internet, as que constavam eram bem precárias. Essa nomeação é importante, pois incentiva os membros da comunidade a conhecer melhor as suas vizinhas, além disso, fica mais fácil a mediação para a solução de problemas em um computador bem identificado.

Formação do sábado a tarde:

O objetivo dessa formação era construir as regras de convivência, que são importantes em qualquer espaço coletivo, assim foram divididas duas equipes, que receberam alguns balões, onde escreveram as regras que gostariam que fossem estabelecidas na UID. Em seguida os balões com as regras foram pendurados e as regras foram discutidas, aquelas que eram consenso de todos, eram estouradas. Ao final foram escolhidas dez regras que ficaram dispostas em um cartaz na entrada da UID.

 

Esses três momentos no assentamento, ajudam os membros da comunidade a entender os seus papéis no Projeto, além disso, essas discussões e “contratos”, reforçam os Princípios de Sustentabilidade do CRID.

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FORMAÇÃO 05: CIDADANIA DIGITAL E NETQUETAS

Data: 18/03/2016 – 19/03/2016

Equipe: Mirley Nadila, Ellie Freitas, Franksuan Morais e Janyara Barbosa

Objetivos: Trabalhar Cidadania Digital, Netquetas e Segurança na Internet; Retomar a lista de e-mail CRID – MM; Exercitar pesquisas na internet; Trabalhar editor de texto partindo de pesquisas previamente realizadas pelos gestores sobre histórias das localidades vizinhas.

Formação da sexta à noite:

As formações sempre começam com a apresentação de todos os presentes, considerando que todos os bolsistas do CRID ainda não haviam ido ao assentamento, e é importante que todos se conheçam. Após as apresentações, a equipe falou sobre os benefícios e os malefícios da Internet. Em seguida, foram formados quatro grupos para debaterem entre si sobre o uso da Internet. Cada grupo apontou pontos positivos e negativos. Em seguida, todos foram pesquisar nos computadores como se deve comportar na Internet. Houve uma discussão sobre Cidadania Digital, Netquetas (algumas regras para um bom comportamento na internet e na UID) e segurança na internet de acordo com os exemplos levantados pelos gestores.

Citaram casos de boatos, postagens indevidas, soluções de problemas via internet, nesse momento os formadores puderam trabalhar um dos princípios do CRID que é “Nada é proibido, mas nem tudo é permitido”, salientando os cuidados que devem ser tomados.

Formação do sábado de manhã:

Não houve formação, pois estava havendo os festejos do padroeiro da comunidade, São José.

Formação do sábado a tarde:

A formação começou com uma conversa sobre o que os gestores consideram sobre o uso da Internet, considerando os pontos positivos e negativos. Logo após, todos foram pesquisar nos computadores sobre comportamento na Internet. A atividade seguinte foi a digitação das pesquisas feitas sobre o histórico de cada localidade que nomeiam os computadores, os formadores mediaram a formatação dos textos, e também orientando que eles devem pesquisar com os integrantes mais velhos das localidades e descrever como surgiu cada uma delas de acordo com os relatos.

Outra atividade seria enviar um email com a informações obtidas para a lista do CRID e que no email também falassem sobre a formação. Um gestor perguntou como mandar um email para outro integrante do grupo e, para deixar mais dinâmico, os formadores fizeram um amigo secreto de email, onde cada gestor passaria uma mensagem para o endereço retirado no sorteio. Assim terminou a formação, a comunidade ciente dos riscos e dos deveres que têm na Internet.

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FORMAÇÃO 06: HARDWARE I

Data: 08/04/2016 – 09/04/2016

Equipe: Jeriane Rabelo, Jéssica Castro, Máspoli Fontenele e Weslley Lima

Objetivos: Entender o funcionamento do computador; Reconhecer e manusear as peças que compõem o computador.

As formações começaram com uma conversa sobre o tema: Hardware, que é a parte física do computador. Em seguida, os gestores foram divididos em trios e para cada trio foi dada uma peça de computador e uma cartolina, onde eles responderam as seguintes perguntas:

  • Qual o nome da peça?

  • Para que serve essa peça?

  • Qual a sua forma de conexão? (Cabo, Encaixe)

  • O que acontece ou pode acontecer com o computador se essa peça estiver ausente?

Em seguida cada equipe apresentou suas repostas para todo o grupo, onde todos puderam discutir e comparar as respostas. Em seguida foi construído um mural com os resultados, assim se surgisse algum problema relativo às peças dos computadores, os gestores poderiam identificar mais facilmente.

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FORMAÇÃO 07: HARDWARE II – SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Data: 15/04/2016 – 16/04/2016

Equipe: Agê Guerra, Beatriz Carneiro, Janyara Bernardo e Rafaela Gomes

Objetivos: Compreender qual a função de cada peça no computador; Resolver problemas recorrentes no hardware dos computadores.

As duas formações (sexta e sábado), começaram com a apresentação do vídeo “Como funciona seu computador”, onde são apresentadas as peças do computador e suas funções, o vídeo serviu para relembrar o que aconteceu na semana anterior. Em seguida os gestores falaram sobre o que lembravam e o que tinham aprendido.

Em seguida, foram divididos alguns grupos que receberam uma CPU (que foi anteriormente manipulada para parecer que tinha algum problema) e tinham que identificar qual o problema que essa máquina tinha: se estava faltando alguma coisa, se tinha alguma peça fora do lugar ou se tinha alguma peça quebrada. Os formadores mediavam a atividade, tirando dúvidas e ajudando quando preciso. Quando as equipes terminaram, as máquinas eram ligadas e eles verificavam o pleno funcionamento das mesmas.

Durante a semana seguinte, os gestores comunicaram que resolveram alguns problemas nas máquinas sozinhos, que essa formação foi essencial para ajudá-los, sem que precisassem sempre do apoio de um bolsista.

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FORMAÇÃO 08: EDIÇÃO DE VÍDEO

Data: 22/04/2016 – 23/04/2016

Equipe: Mirley Nadila, Diego Luan, Franksuan Morais e Virginia Tavares

Objetivos: Trabalhar Produção e Edição de vídeo; Apresentar programas de edição de vídeo.

Na sexta a noite aconteceu um bingo de uma cesta básica, com o objetivo de arrecadar dinheiro para pagar a Internet da UID e sem seguida, aconteceu uma sessão de cinema com o filme ‘Cine Holiúdy’, que retrata a cultura cearense e apresenta a seguinte sinopse: “Interior do Ceará, década de 1970, no período em que a popularização da TV começava e ameaçava os cinemas nas pequenas cidades. As pessoas da região começaram a desfrutar de um bem ainda não conhecido, porém, o televisor afastou as pessoas do cinema. Francisgleydisson luta para manter viva a paixão pela sétima arte, com criatividade cearense. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.” Após a sessão, os presentes disseram que gostaram bastante e que a linguagem dos personagens era bem parecida com a deles.

Pela manhã, os bolsistas falaram que o objetivo do filme era introduzir o tema dessa formação, que era o de editar vídeos, mas que primeiro eles tinham que produzir vídeos. Foram apresentadas duas possibilidades: dividir em grupos e gravar vídeos separados ou fazer um vídeo único com todos os gestores. Então um dos gestores deu a ideia de fazerem a história bíblica do filho pródigo, e todos concordaram. Foi dado um tempo para que eles pudessem planejar o que seria feito no vídeo, e eles se reuniram na parte externa da UID e fizeram um roteiro. Viviane, que seria a narradora, pesquisou no celular a bíblia online para orientar as cenas. Os formadores disseram que se eles tivessem celulares com câmera, e foi orientado que as gravações poderiam ser feitas nos mesmos.

Então, foi estabelecido um tempo para as gravações das cenas planejadas. E começaram então a gravar. Foram mediados em relação a ângulos de gravação, luz e entonação da voz para que o vídeo saísse de maneira que pudesse ser entendido. Os gestores utilizaram o espaço externo da UID para retratar a história e os formadores foram acompanhando e mediando as gravações.

Depois, os gestores passaram os vídeos para os computadores. E então os formadores perguntaram o que precisavam para editar os vídeos produzidos. E o gestor Lucas respondeu que um programa de edição, mas que não conhecia nenhum. Foi sugerido que eles pesquisassem na Internet, programas de edição de vídeo para o Linux e entre outros eles encontraram o OpenShot, e assim, os formadores mediaram a instalação do programa nos computadores que não o tinham. Logo depois eles se dividiram em duplas e foram editar o vídeo. Os bolsistas falaram em adicionar arquivos, compor a trilha do vídeo, cortar, adicionar músicas, adicionar títulos e textos, para que a produção ficasse mais interessante.

No final da edição do vídeo, todos assistiram ao vídeo e houve uma conversa sobre o que acharam, o que poderia ser melhorado e da possibilidade de editar vídeos para outras finalidades. Além disso, puderam perceber que é possível produzir um vídeo legal com produtos a baixo custo.

O vídeo foi postado na conta do assentamento Che Guevara do YouTube e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=o4YYBYpceJ4.

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FORMAÇÃO 09: EDIÇÃO DE VÍDEO II

Data: 30/03/2016 – 01/05/2016

Equipe: Jeriane Rabelo, Jéssica Castro, Weslley Lima e Mateus Alves

Objetivos: Identificar as aprendizagens sobre Edição de vídeo na formação anterior; apresentar e dialogar com os gestores sobre as etapas de uma construção do vídeo (ideia, roteiro, pré-produção, gravação e edição; produzir vídeos curtos no Assentamento; apresentar uma produção audiovisual; trabalhar os aspectos: O que gravar? Qual a finalidade do vídeo? Qual o público-alvo?

A formação da noite se iniciou com a exibição do vídeo produzido na formação anterior e alguns vídeos dos momentos de pré-produção, além de outras produções audiovisuais, como documentário e entrevistas. Após a exibição dos vídeos os gestores foram instigados a identificar e problematizar alguns aspectos como: O que gravar? Qual a finalidade do vídeo? Qual o público alvo? Qual a linguagem do vídeo: documentário? Ficção? Entrevista? Depois disso, falaram sobre as dificuldades que encontraram para gravar e editar. Em seguida, os formadores apresentaram outros vídeos com diferentes tipos de linguagem.

A formação da tarde foi de produção! Primeiro todos foram divididos em equipes e as equipes deveriam gravar um vídeo de tema livre, com algo que achem interessante e em seguida editar usando o OpenShot ou KdenLive. Eles fizeram a construção de um roteiro antes das gravações, e durante a edição foram utilizados elementos como inserir imagem; Inserir vídeo; Cortar cena (vídeo); Juntar cenas (vídeos, imagens, títulos etc..); Adicionar Títulos (frases, legendas, textos, créditos etc.); Adicionar áudio; Manipular áudio (cortar, encurtar, mover posição na linha do tempo etc.); H: Colocar legendas e créditos. Ao todo, foram produzidos quatro vídeos que foram exibidos e logo após feita uma discussão sobre as dificuldades encontradas, pontos positivos e negativos ou aspectos a melhorar.

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FORMAÇÃO 10: EDIÇÃO DE IMAGEM I

Data: 20/05/2016 – 21/05/2016

Equipe: Ana Carmen Santana, Roberta França, Franksuan Morais e Emily Oliveira

Objetivos: Edição de imagens; Criação de logomarca.

A formação de Edição de Imagem, começou com uma conversa sobre as atividades da formação anterior, onde os gestores puderam falar da elaboração e da apresentação dos vídeos. Um vídeo produzido foi sobre o histórico do assentamento, então a equipe formadora, aproveitou essa abordagem para introduzir o tema e o objetivo da formação, que seria o de construir uma logomarca para o assentamento Che Guevara.

Os formadores começaram uma discussão sobre o que é logomarca, levantando questões como: o que é uma logomarca? Por que ter uma? Que logomarcas conheciam? A partir destas perguntas, todos puderam pensar sobre a logo do CRID Che Guevara.

Foi sugerido que, em trios, desenhassem suas ideias no papel, orientando que os desenhos deveriam ter elementos que eles considerassem importantes na comunidade. Em seguida, foi feita a socialização e uma votação sobre as melhores para serem trabalhadas no Gimp. Foram escolhidos seis desenhos, dos dez que foram feitos. Os elementos que mais apareceram nos desenhos foram: casa sede, foto do Che Guevara, CRID, cajueiro, catavento, computador. A relação entre humano-computador-natureza foi perceptível. Muitos tiveram dificuldade em desenhar no GIMP, alguns tiraram foto do desenho e editaram a imagem no programa. Houve bastante envolvimento de todos, relatando que estavam cansados e com dor de cabeça, pois, por mais que sentissem dificuldade, não desistiam de buscar a resolução do problema. Em seus comentários, os gestores falaram do interesse em criar a logomarca do grupo de jovens.

Ao final, as imagens foram postadas no grupo do Facebook do assentamento, para que os outros membros pudessem ver, assim como os outros bolsistas do projeto.

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FORMAÇÃO 11: EDIÇÃO DE IMAGEM II

Data: 03/06/2016 – 04/06/2016

Equipe: Mirley Nádila, Lara Saldanha, Virgínia Tavares e Beatriz Carneiro

Objetivos: Aprofundamento em edição de imagens no Gimp.

A formação teve início com os gestores apresentando para comunidade como foi a realização do documentário sobre a história do assentamento e posteriormente o documentário foi exibido. Os gestores aproveitaram o momento e perguntaram se a comunidade queria assistir ao vídeo do “Filho pródigo” que eles fizeram na formação de edição de vídeo I, todos se sentiram muito animados e orgulhosos das produções realizadas.

Para dar continuidade ao processo de criação da logomarca do assentamento, os formadores fizeram uma oficina para que os gestores pudessem aprofundar os conhecimentos no Gimp, visto que muitos tiveram dificuldades na formação anterior. Por meio de data show, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ferramentas do Gimp, e aprender como fazer montagem, preenchimento, fazer camadas, entre outros, a fim que esses conhecimentos os ajudem a construir a logo da comunidade. Os gestores puderam explorar as ferramentas do Gimp e utilizá-las para aprimorar as imagens montadas na atividade anterior.

Em seguida, os gestores apresentaram as logomarcas criadas no GIMP para o grupo. Depois da atividade, os formadores apresentaram para os gestores os logos dos assentamentos de Coqueirinhos e Jucá Grosso para demonstrar como deviriam ficar as logos. Além disso, foi reforçado que essa imagem seria estampada nas batas a serem entregues para os gestores ao fim do ciclo de formações no assentamento. As novas imagens foram postadas no grupo do Facebook do assentamento e aberta uma enquete de votação para fazer a escolha da imagem que representaria o assentamento.

A imagem escolhida foi essa:

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FORMAÇÕES 12 E 13: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA I E II

Data: 10/06/2016 – 11/06/2016 e 17/06/2016 e 18/06/2016

Equipe: Roberta França, Letícia Maia, Franksuan Morais e Geovana Teixeira / Mirley Nádila

Jessica Castro e Isaac Medeiros

Objetivos: Introduzir a cultura da educação a distância no processo formativos dos gestores do Crid Che Guevara; Construir conceitos de EAD e suas possibilidades; Explorar o Ambiente Virtual de Ensino (AVE) TelEduc / Aprofundamento em Educação a Distância; Introduzir o Facebook como elo de ligação entre as atividades realizadas no TelEduc.

Essas duas formações foram sobre Educação à Distância, uma área bastante trabalhada no Laboratório Multimeios. Na primeira semana foi exibido um vídeo tutorial, que é um tipo de vídeo que ensina a fazer algo, assim os formadores enfatizaram que existem muitos tutoriais na internet e que eles podem ajudar nos processos de aprendizagem. Em seguida, foi apresentado o TelEduc, que é um ambiente virtual de ensino utilizado no laboratório, onde os formadores falaram sobre suas ferramentas e possibilidade, além disso ficou estabelecido que algumas vezes, a comunicação entre bolsistas e gestores daria por esta ferramenta, a partir desta formação.

Em seguida os gestores se dividiram e foram para os computadores, onde foram criados os perfis de cada um, para que iniciassem o processo de apropriação e conhecimento da ferramenta, além de explorar as possibilidades do TelEduc.

Na segunda formação sobre EAD, primeiramente, foram identificados quantos gestores ainda não tinham criado seu perfil na plataforma e então, os gestores que já tinham foram orientados a auxiliar aqueles que ainda não tinham feito. Em seguida, todos os gestores que fizessem diversos tipos de pesquisa sobre a EAD e que compartilhassem suas pesquisas no Teleduc, como também, responder ao fórum café no grupo do assentamento no Facebook.

Logo após essa atividade, gestores e formadores abriram uma discussão sobre as possibilidades e limites da EAD. Todos concordaram que a UID é um espaço que pode auxiliá-los num curso à distância. Além disso, se faz necessário conhecer esses espaços de aprendizagem tendo em vista que a comunidade ainda é distante da capital e que isso pode abrir novas portas e caminhos no que diz respeito à formação profissional de cada um.

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FORMAÇÃO 14: BLOG

Data: 01/07/2016 – 02/07/2016

Equipe: Mirley Nádila, Diego Luan e Rafaela Gomes

Objetivos: Dar continuidade ao processo de inserção as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) através da utilização do Blog como recurso colaborativo para a construção da comunidade virtual CRID.

A formação teve início com uma conversa sobre blog, deixando que os gestores falassem suas opiniões sobre o tema e suas hipóteses. Depois dessa conversa houve uma apresentação de o que é um blog, exemplos de blogs, para que servem, como fazer e os servidores que fazem de forma gratuita. Depois dessa apresentação, os gestores foram para os computadores fazer pesquisas sobre blog para que aprofundassem o que já havia sido dito. Após as pesquisas, os gestores receberam uma folha onde escreveu uma característica sua e depois os papéis foram misturados e redistribuídos, cada gestor teve que adivinhar de quem era a característica que recebeu. O objetivo dessa dinâmica era deixar mais claro o objetivo do blog, que é construir um website de acordo com o que você gosta, com suas características.

Depois dessa dinâmica, os gestores receberam cartolinas e pincéis para desenharem modelos de blog de forma individual, mas preferiram fazer em duplas e trios. Depois todos mostraram seus modelos para o grupo, onde puderam dar opiniões e sugestões entre si. Ao término da socialização dos “blogs no papel”, os gestores partiram para a produção dos blogs nos computadores, alguns tiveram dificuldades sobre o que e como produzir. A gestora Jarilene criou um blog sobre Receitas Culinárias (http://receitasdajari.blogspot.com.br/) e a Viviane fez sobre Evangelização com a ajuda da Leidiane (http://evangelizandocomvivi.blogspot.com.br/), em seguida os formadores apresentaram ferramentas de personalização. Todos usaram a plataforma do Blogger, usando as contas de e-mail da Google.

Durante a manhã, foram os mesmos gestores, que deram continuidade ao processo de criação dos blogs, dessa maneira os formadores puderam fazer uma mediação sobre postagem e produção de conteúdo, salientando que eles poderiam utilizar os produtos das formações anteriores, como imagens, vídeos e textos. Breno criou o blog do assentamento mediado pelo Diego. Breno e Jarilene, Wanderson, Viviane e Natanael ficaram responsáveis pela manutenção do blog (https://cridche.blogspot.com.br/). A dona Adriana criou um blog sobre artesanato e culinária (http://coisasdeadrianas.blogspot.com.br/), Jamily e Raiane criaram um sobre moda (http://estilodamodarj.blogspot.com.br/).

Todos os que criaram blogs fizeram a divulgação dos mesmos no grupo do Assentamento no Facebook e ficaram satisfeitos com os comentários recebidos, salientamos a importância da manutenção do blog do assentamento, além disso o blog serviu como uma ótima ferramenta pedagógica, visto que é possível trabalhar diversos aspectos de produção de conteúdo, assim como para a divulgação do assentamento, fora do Facebook.

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FORMAÇÕES 15 E 16: WEB RÁDIO I E II

Data: 26/08/2016 – 27/08/2016 / 01/09/2016 – 02/09/2016

Equipe: Ângela Maria, Isaac Medeiros e Rafaela Nobre / Roberta França, Weslley e Fábio Florêncio.

Objetivos: Apresentar a Web Rádio. Gravar e editar áudios usando o Audacity.

A primeira formação sobre Web Rádio começou com um estranhamento, quando perguntados se ouviam rádio, uma coisa bem comum hoje em dia, alguns disseram que sim, outros que não. Outra questão foi levantada: o que eles achavam que era uma Web Rádio, ficaram surpresos e disseram que não sabiam, mas pensavam que podia ser algo relacionado à Internet.

Um dos formadores então, falou sobre alguns conceitos dessa ferramenta, surgiu interesse sobre. A partir disso, os gestores foram questionados sobre como funcionaria uma Web Rádio? Logo disseram que a partir de um planejamento, produção de conteúdo, surgiram também ideias de como os grandes programas de rádio conseguiam audiência e como produziam.

Com isso, os formadores propuseram que cada gestor falasse um pouco sobre si para o grupo e em seguida escrevessem a história na folha de papel, alguns não queriam escrever uma história da própria vida, queriam inventa.

Quando terminaram de escrever, os formadores apresentaram o Audacity, um programa de gravação e edição de áudios presente no Linux, que foi utilizado para a produção na Web Rádio que seria instalada no CRID Che Guevara, logo entenderam que as histórias no papel seriam os conteúdos para a produção.

Alguns gestores gravaram suas histórias no próprio programa e outros utilizaram o gravador do celular e depois passaram para o programa. Ao final dessa formação foram gravados e salvos 04 (quatro) áudios das histórias de experiências dos gestores. Também, eles mesmos destacaram a importância da prática da leitura, o ato de narrar e de criar/contar histórias ou fatos e disseram que iam praticar. Os mesmos ainda disseram que foi interessante cada um ouvindo sua própria voz/história e observando onde cada um poderia melhorar.

Na segunda formação sobre Web Rádio, os formadores levaram a proposta de uma contação de história, relacionada ao CRID na comunidade e que fosse uma produção coletiva. Então, os formadores foram dialogando junto aos gestores o que havia mudado desde a chegada do projeto e, a partir das contribuições deles, foi iniciada a produção manuscrita da história.

Após finalizarem, os gestores foram orientados a criar uma sequência: de leitores e da leitura do texto produzido (criação de roteiro) e depois, iniciar a gravação no Audacity. Sempre seguindo a proposta “Mão no bolso”, os formadores questionavam que edições se faziam necessárias (normalizar os decibéis, amplificar e igualar picos, cortar períodos com erros) e à medida que os gestores iam detectando as falhas, eram auxiliados nas correções necessárias.

Após finalizadas as edições, os dois áudios produzidos, foram salvamos e postamos no SoundCloud, plataforma alternativa para postagem de áudios produzidos, que podem ser acessados pelos links:

O Crid faz a diferença

O Crid em nossas vidas

Essas histórias contadas trazem a importância e o sentimento que a comunidade carrega para com o projeto, além disso, ajudaram os gestores no processo criativo dentro dessas formações.

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ENTREGA DE BATAS

A equipe do Projeto CRID encerrou o ciclo de formações no assentamento Che Guevara, em Aracoiaba, no dia 20 de dezembro de 2016. Foi uma manhã muito animada, onde os gestores, membros da comunidade, bolsistas e coordenadores do CRID estiveram presentes na entrega de batas para os gestores da Unidade Inclusão Digital – UID. As batas representam a conclusão de um período de formações, onde a turma de bolsistas da UFC esteve presente no assentamento semanalmente ou quinzenalmente. Onde, a comunidade aprendeu a criar e-mail, produzir vídeos e programas de rádios, sobre hardware e softwares, edição e criação de fotografias e outros momentos de muitas práticas.

As batas contém a logomarca do CRID – Che Guevara, desenvolvida pelos próprios gestores durante algumas formações que aconteceram lá. A partir de agora, os gestores já estão reconhecidos e identificados. Assim, os participantes e comunidade sentem-se orgulhosos de terem aceitado o CRID e concluído mais esta etapa valiosa em suas vidas. Todos do assetamento Che Guevara se comprometeram com o funcionamento da UID e em continuar com as formações de multiplicação.