A Sustentabilidade no projeto CRID é definida em cinco princípios, dos quais, o quinto é um modus operandi, a saber:
Garantia de pleno funcionamento do ambiente: computadores e internet acessados com qualidade de hardware e software, apoiados pelo sistema de gestão local do CRID de cada comunidade;
Continuidade de acesso: os gestores, que atuam no CRID de cada assentamento, multiplicam os saberes das formações com outras pessoas da comunidade, em sua maioria jovens, mas também incentivando aos adultos e idosos a participarem da gestão;
Qualidade do acesso: utilização do CRID como sala de aula por parte dos professores com seus alunos, este é um índice para pautar este princípio. Professores acessando o CRID, planejando as aulas, levando as turmas para a realização das atividades no CRID, mas pode se articular como um contraturno da escola, ou alfabetização digital de jovens e adultos, com os educadores das comunidades;
Instrumento para qualificação profissional: com a cultura do Teletrabalho, os assentados podem acessar cursos e vídeos, formações e materiais digitais que venham a propiciar melhoria na qualidade de vida no campo em sua comunidade.
Acompanhamento técnico-pedagógico: a universidade tem um papel fundamental nesse princípio, pois, nas concepções tradicionais de gestão de projetos o acompanhamento é feito após a conclusão do projeto, porém, o acompanhamento técnico-pedagógico no CRID, caracteriza-se como um princípio que acompanha a implementação do projeto, tendo como apoio as redes sociais, listas de discussão e grupos de discussão em aplicativos por celular.