Hermínio Borges Neto


Fonte: Comissão organizadora do III EMAF.

Hermínio Borges Neto nasceu em Fortaleza/CE, no dia 8 de abril de 1948, filho de um oficial aviador da Força Aérea Brasileira e de uma professora. Concluiu os estudos da Educação Básica no Colégio Militar Fortaleza, em 1966. Foi selecionado para seguir carreira militar, mas optou pelo Bacharelado em Matemática, na Universidade Federal do Ceará (UFC), concluindo em 1970. Lecionou Matemática e Física no Colégio Estadual Arminda de Araújo e, em 1971, foi aprovado em concurso público para professor no Departamento de Matemática da UFC, onde permaneceu até 1996, ano em que se aposentou. Concluiu o Mestrado em Matemática, também na UFC, em 1973 e o Doutorado em Matemática, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 1979, na cidade do Rio de Janeiro (SOUSA et al., 2013).

Em 1996 finalizou seu Pós-doutorado na área de Ensino de Matemática na Université Paris Diderot, PARIS 7 (França), formalizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi. Nessa época, já havia uma aproximação desse professor com a Educação. Pois, algumas inquietações com relação à evasão dos estudantes no Curso de Matemática, levaram-no a dialogar com professores da área de Educação, em busca de estratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem matemática.

Desse modo, no ano de 1997, o professor Hermínio entrou para a Faculdade de Educação (FACED) – UFC, por meio de concurso, onde fundou Laboratório MultiMeios e o Grupo Fedathi, dois grandes contributos acadêmicos (SOUSA et al., 2013; TORRES, 2018).

O Laboratório MultiMeios, fundado pelo professor Hermínio, nasceu com o Projeto Novas Estratégias para uma Formação de Qualidade do Educador, enquadrado no Programa de Apoio à Integração Graduação/Pós-graduação (PROIN), contando com financiamento do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por meio do PROIN foi possível construir e estruturar dois ambientes, em lugares diferentes de onde o laboratório se localiza hoje: a Sala Ambiente e a Sala MultiMeios. Essa Sala MultiMeios tinha, em média, dez computadores e serviam para acesso livre aos alunos da Pedagogia (FACED/UFC) e da Pós-graduação (TORRES, 2018).

O Laboratório MultiMeios estava interessado nas questões acerca da Informática, da Educação a Distância e das Tecnologias Digitais, a fim de inserir a universidade no debate do processo de informatização da sociedade brasileira, passando pela formação de professores (TORRES, 2018). A experiência investigativa do MultiMeios com a Educação a Distância, isto é, sua implantação nesse laboratório, se iniciou no fim da década de 1990, na mesma época de sua estruturação na FACED. Em vista disso, o MultiMeios tem larga trajetória acerca do pensar, do fazer e do estruturar os processos de ensino a distância (BORGES NETO et al., 2021).

Como mencionado anteriormente, a metodologia de ensino Sequência Fedathi foi idealizada pelo professor Hermínio e formalizada em seus estudos de Pós-doutorado. A denominação “Fedathi” nasceu da junção da primeira sílaba de cada um dos nomes de seus filhos: Felipe, Daniel e Thiago. Desde então, a Sequência Fedathi veio/vem sendo estudada pelos pesquisadores integrantes desse laboratório e, com isso, desenvolvendo-se ao longo dos anos. Importante destacar que ela é a espinha dorsal do MultiMeios, sendo trabalhada em todas as áreas e temáticas que esse laboratório desenvolve (TORRES, 2018). Portanto, a expansão do laboratório ocorreu concomitantemente com o desenvolvimento da Sequência Fedathi.

A metodologia de ensino Sequência Fedathi foi utilizada, inicialmente, no ensino de matemática, juntamente com as tecnologias digitais e a Educação a Distância e, aos poucos, seu uso foi se expandindo para outras áreas, tais como: Ensino de Física, Letras Italiano, Medicina, etc (CARMO, SILVA, MENEZES, 2021). Pois, por ser baseada no método científico, no trabalho de um investigador, transposto para um ambiente de ensino, a Sequência Fedathi pode ser vivenciada em qualquer área do conhecimento. Essa metodologia fornece a qualquer professor ou profissional da educação, a escolha da mediação mais adequada, incluindo qualquer ferramenta ou metodologia, para a construção do conhecimento pelo aluno, por meio de sua participação ativa. Para isso, basta dela se apropriar, isto é, basta nela imergir. Lembrando que, o Laboratório MultiMeios está sempre de portas abertas e com um vasto acervo bibliográfico disponível, inclusive, grande parte dele online (BORGES NETO, 2021; CARMO, 2021).

Ainda, essa trilha, a Sequência Fedathi desponta como metodologia de pesquisa, caminhando ainda para sua consolidação no âmbito acadêmico (MENEZES, 2018).

Na FACED, o professor Hermínio atuou e atua na Graduação e na Pós-graduação. Nesta última, criou duas linhas de pesquisa: Educação Matemática e Tecnologias Digitais na Educação (TORRES, 2018). O Laboratório MultiMeios desenvolveu e desenvolve ações formativas, por meio de projetos de extensão e projetos de pesquisa, bem como disciplinas de graduação e pós-graduação, oferecendo experiências diretas com aparatos tecnológicos e EaD e com apoio na proposta da Sequência Fedathi (BORGES NETO et al., 2021). No âmbito da graduação, a disciplina “Informática Educativa” é ofertada desde 1997.

O grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa MultiMeios, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem formação no ano de 1998, registrado nesse site.  Esse grupo estuda a Sequência Fedathi como metodologia de ensino e de pesquisa; propostas de ensino em situação a distância (AVE); desenvolvimento de ferramentas adaptativas, cooperativas e interativas para o ensino a distância; elaboração e aplicação de metodologias para o ensino; desenvolvimento de software e materiais didáticos; cultura e inclusão digital; formação de recursos humanos; e aplicações da Sequência Fedathi. Atualmente, conta com 13 pesquisadores, 11 estudantes  e 2 colaboradores estrangeiros na formação acadêmica de doutorado; 3 pesquisadores e 3 estudantes em nível de mestrado; 7 estudantes de graduação; e 8 estudantes de outros níveis.

O Laboratório MultiMeios desenvolveu, ou ainda desenvolve, 4 softwares, a saber:

  1. O Projeto GeoMeios: software livre de geometria dinâmica, que tem o objetivo de facilitar estudos de construções geométricos na internet, podendo ser acessado para o estudo e o ensino de Geometria.

  2. TeleMeios: Ambiente Virtual multimídia, interativo e colaborativo para o Ensino Híbrido.

  3. Máquina de Post

  4. Máquina Romana de calcular

A Segunda MultiMeios, também foi idealizada pelo professor Hermínio, no ano de 1998, com o intuito de convidar palestrantes e realizar conferências abertas para a comunidade (TORRES, 2018)…

Ainda no ano de 1998, a dissertação de mestrado de Maria Eveline Leite de Oliveira, intitulada “Internet, Educação e Distância: refletindo a interconectividade do conhecimento  na formação de professores“, sob a orientação do professor Hermínio, recebeu um prêmio do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (PAPED) desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Investigar questões relacionadas ao uso do computador na Educação, interessou e agregou professores e alunos da Pós-graduação. Assim, no ano de 1999, foi concedida uma sala maior pela direção da FACED para a alocação destes ambientes. Isso foi um marco, pois, na época, havia muita dificuldade em estruturar laboratórios de informática fora das grandes universidades europeias e dos Estados Unidos. Na sua estrutura inicial, o espaço funcionava como sala de aula, bem como o coordenador o utilizava para realizar atividades relacionadas a graduação e para desenvolver pesquisas experimentais no campo da Educação Matemática (TORRES, 2018).

Também, no ano de 1999, foi proposta a homepage do MultiMeios, que esteve entre os cinco sites mais acessados do mundo (TORRES, 2018). Hoje o site reúne algumas publicações da ampla produção desse laboratório…

Desde a sua criação, o MultiMeios articula parcerias com outras universidades. Podemos destacar as seguintes universidades que já foram e/ou são parceiras: Universidade Estadual do Ceará (UECE); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE); Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Faculdade  7 de Setembro (FA7); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade de Aveiro (UA); Universidade do Minho (UMINHO); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade Regional do Cariri (URCA) (TORRES, 2018; LABORATÓRIO MULTIMEIOS, 2021). Possui intercâmbios internacionais, por meio de convênios de cotutela, incluindo o Sanduíche e cursos de Pós-doutorado (BORGES NETO et al., 2021).

Algumas pesquisas e projetos contaram ou contam com o financiamento dos órgãos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Ministério da Educação (MEC). E, ao longo dos anos, o Laboratório MultiMeios desenvolveu atividades acerca dos temas: Educação Matemática, Informática Educativa, Educação a Distância, produção de software educativo, Inclusão Digital (TORRES, 2018).

Ademais, em 1999, dois projetos de extensão entraram em vigência:

  1. “ManutLie”; em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PME) (TORRES, 2018);

  2. “Centro de Referência do Professor/ Biblioteca Virtual”, parceria com a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (TORRES, 2018).

No ano de 2000, também, dois projetos de pesquisa entraram em vigência, a saber:

  1. “Teleambiente: desenvolvimento e aplicação de ferramentas cooperativas, adaptativas e interativas aplicadas ao ensino a distância”, em parceria com a UNIFOR, financiado pelo CNPq (TORRES, 2018);

  2. “TeleMeios”, com financiamento do CNPq (TORRES, 2018). Atualmente, o projeto está sendo novamente financiado pelo CNPq.

No ano de 2002, o Laboratório MultiMeios ofertou a primeira disciplina de Educação a Distância na graduação, com oferta no currículo do Curso de Pedagogia até hoje (BORGES NETO et al., 2021).

Depois, em 2004, entra em vigência o projeto de extensão “Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID)“, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/CE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esse projeto recebeu premiação nacional pelo Instituto TELEMAR de Inclusão Digital, ficando em primeiro lugar na categoria Universidades (TORRES, 2018). Posteriormente, em 2006, entrou em vigor o projeto “Uso da Informática Educativa no processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública de Maranguape/CE”, em parceria com a Escola de Ensino Fundamental e Médio Eunice Weaver (BORGES NETO et al., 2021).

A Sala MultiMeios, aos poucos, foi se transformando em laboratório, estruturando-se por meio de seus projetos e se perpetuou. Em 2008, houve uma reforma no laboratório, justificada pela amplitude que ele alcançou nesse ínterim, fazendo surgir a necessidade de um ambiente maior, espaço físico em que o laboratório se encontra hoje (TORRES, 2018).

Como chegar ao Laboratório MultiMeios – FACED/UFC

Fonte: Torres (2018, p. 123).

Também no ano de 2008, o Laboratório MultiMeios ampliou o acesso à internet, disponibilizando a conexão wifi nos corredores da FACED e instalou um ponto de acesso na livraria interna ao prédio da FACED. Além disso, nesse mesmo ano, entrou em vigência o projeto de extensão “Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e Portal do Professor“, em parceria com o Instituto UFC Virtual e IFCE (TORRES, 2018).

Em 2009, entra em vigência o projeto de pesquisa “TV Digital”, em parceria com o LUQS, laboratório de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da UNIFOR; com financiamento da CAPES e FUNCAP. E, em 2010, o projeto “Bibliotequinha Virtual – Inclusão Digital para EJA e Terceira Idade”, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Hidrolândia/CE (TORRES, 2018).

Em 2016, realizou-se o projeto de extensão “Curso de introdução ao pensamento de João dos Santos: estudo sobre a Pedagogia Terapêutica”, em parceria com a Linha de Pesquisa História e Educação Comparada (LHEC), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFC. A ação oportunizou o encontro de discentes e profissionais das áreas de saúde e educação, do Brasil e de Portugal (BORGES NETO et al., 2021).

No ano de 2020, houve a realização de dois projetos de extensão, são eles:

  1. Ciclo de Formação Didática Contínua e Continuada“, em parceria com a UNILAB;

  2. O III Projeto Fedathi “Metodologia de ensino para formação dos docentes do Ensino Médio da rede pública estadual de Educação”.

Projetos I e II?

O Laboratório MultiMeios possui dois ambientes de ensino a distância onde se pode realizar cursos e formações por meio da internet, ambos instalados no servidor do MultiMeios: TelEduc MultiMeios e Moodle MultiMeios, sendo o Moodle o mais utilizado atualmente. Cabe destacar que o MultiMeios já utilizou: o Drupal MultiMeios, que é um framework modular e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP; e o eGroupWare Multimeios, sistema de apoio a trabalhos colaborativos, muito útil para construção de conhecimento coletivo.

Ultimamente também conta com alguns sistemas para webconferência: OpenMeetings (este instalado em servidor do MultiMeios), Jitsi, Teams, Skype e RNP, sendo esta última a mais utilizada. A utilização desses variados sistemas permitiu realizar estudos comparativos, adquirindo conhecimento de qual a ferramente mais rica a se utilizar.

Contém 4 grupos de pesquisa, abertos à comunidade:

  1. GeonM: Grupo de Pesquisa Educação Online MultiMeios. Esse grupo estuda os ambientes virtuais com o olhar de ensino, além disso analisa e propõe métodos, colaborações, cooperações, mediações, tanto no ensino a distância como no ensino presencial (BORGES NETO et al., 2021).

  2. GEM2: Grupo de Educação Matemática MultiMeios. Tem o objetivo de refinar a Sequência Fedathi e sua aplicação aos conteúdos matemáticos, subsidiando a formação do professor de Matemática (LABORATÓRIO MULTIMEIOS, 2021).

  3. TeleMeios: grupo de estudos acerca do AVE TeleMeios, uma ferramenta para o ensino virtual, com vídeo, som, bate-papo, quadro-branco e compartilhamento de aplicativos que permitem ao professor, mediar e acompanhar os alunos, intervindo em tempo real (CNPq, 2021).

  4. Laboratório de Pesquisa MultiMeios: grupo maior que contempla estudos gerais. Os temas mais discutidos são Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, raciocínio matemático, ambientes de aprendizagem, Ambiente Virtual de Ensino, Educação a Distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital.

O projeto Blogs MultiMeios além de conter os blogs próprios como espaço para divulgação das atividades do laboratório, oferece aos multimeianos a possibilidade de ter o seu próprio blog livremente, seja para divulgar sua pesquisa, seja para divulgar eventos, ou para outros fins, a exemplo deste texto. Para ter um blog, basta ter e-mail com o domínio @multimeios.ufc e solicitar seu blog na aba como “Como criar um Blog MM?“.

Oportuno destacar que, esse e-mail é uma licença concedida ao MultiMeios pela Microsoft, pelo qual o professor Hermínio concede uma conta institucional aos pesquisadores do laboratório, uma ferramenta de comunicação interna e externa (TORRES, 2018).

Com sua ampla experiência no ensino de matemática, o professor Hermínio buscou agregar nas investigações acerca desse tema, o uso pedagógico dos recursos informacionais. Aos poucos, ele foi se tornando uma referência teórica… Para falar de informatização das instituições de ensino cearenses, é quase impossível não citar seu texto: “Uma classificação sobre a utilização do computador na escola” (TORRES, 2018).

O Laboratório MultiMeios é referência para as áreas de Educação Matemática, Educação a Distância e Tecnologias na Educação, incluindo em todas essas áreas a formação docente. Sempre desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão, fazendo articulação entre eles (TORRES, 2018).

É o professor Hermínio que faz funcionar o MultiMeios, com características marcantes de concepções de mundo, educação e sociedade, considerando sua trajetória pessoal e profissional. O Laboratório MultiMeios é um lugar produtor de conhecimento (TORRES, 2018).

“Sem dúvida, o MultiMeios é fruto do seu legado como produtor de saberes.” (TORRES, 2018, p. 132).

Nessa perspectiva, destacamos os lemas do MultiMeios, desse lugar de produção de conhecimento. Nestes tempos de negacionismo, de incompetência e de ignorância, quem sabe, possamos levar alguns deles para a vida. Impotante destacar que, a palavra “lemas” foi escolhida em vez de “axioma”, por seu significado na Matemática. “Axioma” é uma afirmação supostamente verdadeira, já “lema” é algo que pode ser demonstrado de forma simples, o que cai bem (BORGES NETO, 2021).

Fonte: Laboratório MultiMeios.

O professor Hermínio trouxe para a Educação a Educação Matemática, a Inclusão Digital e a Educação a Distância, perpassando pelos mais diversos aspectos, incluindo a prática pedagógica e formativa. Sem dúvida, esse docente construiu e vêm construindo um legado de conhecimentos e saberes para a Educação do Ceará (TORRES, 2018).

Seu legado contempla não apenas o território cearense, mas já alcança outros estados do Brasil e outros países. Durante o ano de 2020, o professor Hermínio fez seu estágio de Pós-doutorado na UNIVERSITÉ TÉLUQ, localizada em Canadá.

Como diz o próprio professor Hermínio, os alunos que passam pelo MultiMeios têm um aprendizado horizontal.

Recebeu dois prêmios em 2004 (projetos ligados ao ensino de matemática e inclusão digital)

quantos profissionais formou – variados níveis, orientações, pesquisas, projetos, parcerias,

Bibliografia

BORGES NETO, Hermínio et al. (org.). EaD no estado do Ceará: história, memória e experiências formativas I. Curitiba: CRV, 2021.

BORGES NETO, Hermínio. Lemas do MM. Destinatário: Fernanda Carmo. Quixeramobim, 7 abr. 2021. 4 mensagens de WhatsApp.

CARMO, Fernanda Maria Almeida do Carmo. O ensino a distância do conceito de Medida baseado na Sequência Fedathi. 2021. Texto de qualificação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Acesso em: 31 mai. 2021.

CARMO, Fernanda Maria Almeida do; SILVA, André Santos; MENEZES, Daniel Brandão. Contribuições do Grupo de Educação Matemática MultiMeios (GEM2) para a Sequência Fedathi: uma revisão integrativa. Fortaleza, 2021.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Brasília, 2021. Acesso em: 31 mai. 2021.

LABORATÓRIO MULTIMEIOS. GEMM – Grupo de Educação Matemática MultiMeios. Fortaleza, 2021. Acesso em: 31 mai. 2021.

LABORATÓRIO MULTIMEIOS. Laboratório de Pesquisa MultiMeios. Fortaleza, 2021. Acesso em: 31 mai. 2021.

LABORATÓRIO MULTIMEIOS. Homepage do Laboratório de Pesquisa MultiMeios. Fortaleza, 2021. Acesso em: 31 mai. 2021.

LABORATÓRIO MULTIMEIOS. TeleMeios: Ambiente Virtual multimídia, interativo e colaborativo para o Ensino Híbrido. Fortaleza, 2021. Acesso em: 31 mai. 2021.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de et al. (org.). Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e matemática. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Breve história da EAD nas instituições educacionais cearenses. In: BORGES NETO, Hermínio et al. (org.). EaD no estado do Ceará: história, memória e experiências formativas I. Curitiba: CRV, 2021.

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Laboratório de MultiMeios entre Gigas e Megabytes: (re) criando percursos formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018. (Você encontra a tese em PDF aqui)