FEDATHI

A GEOMETRIA NO TELE-AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTANCIA PARA PROFESSORES

CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante; HOLANDA FOLHO, Raimir; BORGES NETO, Herminio.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA).

A MOSCA, A FORMIGA E A GOTA DE MEL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DE ABORDAGENS ALTERNATIVAS

AGUIAR, Jonathan Haryson Araújo. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA, 2018, Mossoró (RN), 103p.

A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM O APORTE DO SOFTWARE GEOGEBRA

SOARES, Fredson Rodrigues. CARNEIRO, Francisco Valdey. SANTANA, José Rogério. SANTOS, Maria José Costa dos. In: SILVEIRA, Resiane Paula da. Org. Educação Conectada: Tendências e Inovações. v. 3 p. 60 – 71. – Formiga (MG): Editora
Uniesmero, 2023.

A Sequência de Fedathi como Proposta Metodológica no Ensino-Aprendizagem em Matemática

LIMA, Ivoneide Pinheiro; SOUZA, Maria José Araújo; CUNHA, Francisco Gêvane Muniz; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

A Sequência Fedathi como proposta metodológica para a construção e aplicação do Teorema de Pick

SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (Org.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 95-108.

A Teoria de Fedathi e sua Relação com o Intucionismo e a Lógica do Descobrimento Matemático no Ensino

BORGES NETO, Hermínio; SANTANA, José Rogério.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

ABORDAGENS DO CONCEITO DE “SEQUÊNCIA DIDÁTICA” EM TESES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

COSTA, Dailson Evangelista; GONÇALVES, Tadeu Oliver.
Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 3, set./dez. 2020, p. 313-341.

ANÁLISE DA VISÃO DO PROFESSOR – TUTOR SOBRE A ADEQUABILIDADE DO MATERIA DIDÁTICO DE MATEMÁTICA À LUZ DA SEQUÊNCIA FEDATHI O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE

MOREIRA, Marília Maia. ― Iguatu, CE: Quipá Editora, 2021. 136 p.: il.

Avaliação e mudança: Refletindo “discursos em off” acerca das atuais tecnologias em Educação

OLIVEIRA, Eveline Leite de.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA).

Cadernos de Aritmética – Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático

BORGES NETO, Hermínio; DIAS, Ana Maria Iório.
FEDATHI – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UFC – Universidade Federal do Ceará

Cadernos de Aritmética – Frações

VASCONCELOS, Cleiton Batista; BARBOSA, Gerardo O.
FEDATHI – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UFC – Universidade Federal do Ceará

Cadernos de Aritmética – Os algarismos romanos revisitados

BORGES NETO, Hermínio; DIAS, Ana Maria Iório.
FEDATHI – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UFC – Universidade Federal do Ceará

Cadernos de Aritmética – Sistema de Numeração

ROCHA, Manoel Americo; FROTA, Carlos da Silva.
FEDATHI – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UFC – Universidade Federal do Ceará

CARTOGRAFIA SURDA: OUVINDO O MUNDO COM OS OLHOS

MAGALHÃES, Erika Barreto.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p. 1-13.

Compreensões, Abordagens, Conceitos e Definições de Sequência Didática na área de Educação Matemática

COSTA, Dailson Evangelista. GONÇALVES, Tadeu Oliver.
Bolema, Rio Claro (SP), v. 36, n. 72, p.358-388, abr. 2022.

Contribuições do Polígono Fedathi na Prática Docente Fedathiana em Contexto Comodale

CARMO, Fernanda Maria Almeida do. XAVIER, Daniele
de Oliveira. BARBOSA, Jéssica de Castro. SILVA, André Santos. BORGES NETO, Herminio.
Anais do 4th Porto International Conference on Research in Education (Porto’24 ICRE), Porto, 2024.

Cotejo didático-organizacional entre as Plataformas de Ensino: MOODLE, TELEDUC e TELEMEIOS para a implementação da Licenciatura a Distância em Letras Italiano, na Universidade Federal do Espírito Santo

MORAES, Mariza Silva de.
Relatório de Pós-Doutorado. Faculdade de Educação-FACED, Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza (CE), 2013.

EAD, ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: incursões investigativas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Hermínio; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; MOREIRA, Marília Maia Moreira (Org.). Tomo 1. Coleção Sequência Fedathi – Volume 7.

EAD, ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Incursões investigativas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios – Tomo 2

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. BORGES NETO, Hermínio. ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa. MOREIRA, Marília Maia (Organizadores). – Curitiba: CRV, 2023. 214 p. (Coleção Sequência Fedathi, v. 8).

Educação a Distância no Brasil e no Ceará: a UAB e sua relação com a democratização da educação superior

LIMA, Kátia Regina Rodrigues.
Relatório de Pós-Doutorado. Faculdade de Educação-FACED, Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza (CE), 2013.

Fundamentos Epistemológicos da Teoria de Fedathi no Ensino de Matemática

BORGES NETO, Hermínio; SANTANA, José Rogério.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

Grupo Fedathi – Histórico

BORGES NETO, Hermínio.
FEDATHI – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UFC – Universidade Federal do Ceará

METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

SOARES, Fredson Rodrigues. NASCIMENTO, Francisco Antônio. CARNEIRO, Francisco Valdey. ALEIXO, Roberta Eliane Gadelha. In: SANTOS, Maria José Costa dos. Org. Ações extensionistas como espaço de formação docente: teoria e prática pedagógica. Coleção publicações G-TERCOA. Sobral, CE, 2023.

NUMERALlZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO INTERDISCIPLlNAR: DISCUTINDO LIMITES E POSSIBILIDADES

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 165-184.

O CURRÍCULO E SUA VIVÊNCIA NA ESCOLA: UM PERCURSO DA TEORIA À PRÁTICA

NASCIMENTO, Francisco Cartegiano de Araújo. CARNEIRO, Francisco Valdey. SILVA, Maria Graciane Ferreira de Lima Rodrigues. ANDRADE, Wendel Melo. In: SANTOS, Maria José Costa dos. Org. Ações extensionistas como espaço de formação docente: teoria e prática pedagógica. Coleção publicações G-TERCOA. Sobral, CE, 2023.

O DESENVOLVIMENTO DE INTERVENÇÕES EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS EM UM CURSO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS À DISTÂNCIA

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; VASCONCELOS, Cleiton Batista; CAMPOS, Márcia C. Oliveira.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA).

O Desenvolvimento do Processo de Intervenções em Atividades Matemáticas no Projeto Tele-Cabri/Tele-Ambiente

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; VASCONCELOS, Cleiton Batista.
Anais do XV EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p594. (CDD: 370.981)

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO DE PESQUISA DE PÓS-DOUTORADO: O perfil das Avaliações Remotas no Ensino Superior e um instrumento para mitigar fragilidades

MACIEL, Carla do Couto Soares. Relatório de Pós-doutorado sob orientação do prof. Hermínio Borges Neto. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES

RIBEIRO, Welton Barbosa. TCC do Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus de Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins-UFT, 2019, Araguaína (TO), p45.

SEQUÊNCIA FEDATHI E H5P PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

DELMIRO, Carlos. FELÍCIO, Milínia; BORGES NETO, Hermínio. X Bienal da Matemática. Belém, jun. de 2022.

Sequencia FEDATHI: os Algarismos Romanos Revisitados na Formação Contínua de Professores de Matemática

DE SOUSA, Francisco Edisom; BORGES NETO, Hermínio.
Anais do XVI EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Educação,
Pesquisa e Diversidade Regional, vol. único, junho 2003, Aracajú (SE), p652. (CDD: 370.981)

SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

SILVA, Marta Alves da.; BORGES NETO, Hermínio.; SANTOS, Maria José Costa dos.
I Encontro de Grupos de Pesquisas em Educação Matemática. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. 2014.

Taller educomunicativo de podcast basado en la secuencia FEDATHI

SANTANA, Ana Carmen de Souza; BORGES NETO, Herminio.
En M. A., Pérez Rodríguez, P. De Casas Moreno, & E. G. Rojas Estrada (Eds.), Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje (pp. 15-22). Grupo Comunicar Ediciones. 2024.

TELE-REFORÇO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS COOPERATIVAS E INTERATIVAS APLICADAS AO REFORÇO DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

JUCÁ, Adelmir de Menezes.
Anais do XV EPENN – Encontro De Pesquisa Educacional Do Nordeste: Educação, Desenvolvimento Humano E Cidadania, vol. único, junho 2001, São Luís (MA), p. 1-12.

THE APPLICATION OF THE FEDATHI SEQUENCE IN TEACHING HUMAN ANATOMY: A SUCCESSFUL CHANGE OF ATTITUDE

CAMPOS NETO, Francisco Herculano; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; MENDES, Débora Letícia Moreira; JOAQUIM, Davide Carlos; FELIPE, Letícia Pereira; LEITE, Ana Caroline Rocha de Melo; GIRÃO, Virgínia Cláudia Carneiro.
International Journal of Development Research, Vol. 11, Issue, 11, pp. 51924-51929, November, 2021.



Laboratório - Grupos de Pesquisa - Pesquisadores - Produção Científica - Projetos de Pesquisa - Eventos - Extensão - Links