Teses e Dissertações

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: FOCO NA METODOLOGIA ENTRE JOVENS

SOUSA, Joilson Pedrosa de. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 118p.

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIO PROFISSIONAL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL

BATISTA, Janete Barroso. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2010, Fortaleza (CE), 126p.

A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE EAD NO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

YOUNG, Regina Santos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2008, Fortaleza (CE), 117p.

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NATURAL E O USO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL

SANTOS, Joelma Nogueira dos. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2013, Fortaleza (CE), 180p.

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SIMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DA MATEMÁTICA E CULTURA E DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS

JUNIOR, Jair Lino Soares. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Ensino de Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2018, Fortaleza (CE), 105p.

A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PERSPECTIVA COMPARADA: ENTRE A PROFESSORA TUTORA E A PROFESSORA DO PASSADO

ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2015.

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: A RELAÇÃO ENTRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E AS ESTRATÉGIAS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

BEZERRA, Antonio Marcelo Araújo. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2017, Fortaleza (CE), 107p.

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA

VIEIRA, Norma Sueli Oliveira. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Centro de Ciências, da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2017, Fortaleza (CE), 99p.

A IMAGEM COMO BRINQUEDO: A RELAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E DESENHOS ANIMADOS À LUZ DA DIVISÃO DE GÊNERO

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2010, Fortaleza (CE), 164p.

A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: OFICINAS PEDAGÓGICAS E A PLATAFORMA TELEDUC NA ELABORAÇÃO DOS CONCEITOS

LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2007, Fortaleza (CE), 184p.

A MEDIAÇAO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA DISCIPLINA DESENHO GEOMÉTRICO

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Dissertação de Mestrado do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação – CMAE, Área de concentração Formação de Professores, da Universidade Estadual do Ceará-UECE, 2008, Fortaleza (CE), 184p.

A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA SEQUÊNCIA FEDATHI

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 283p.

A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DESENVOLVIDA PELO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS: DIÁLOGOS COM A SEQUÊNCIA FEDATHI

SOARES, Raianny Lima. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2017, Fortaleza (CE), 143p.

A PROBEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DA TECNOLOGIA E O CRP COMO MODELO DE FORMAÇÃO

CAROLINO, Soraia Gadelha. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2007, Fortaleza (CE), 172p.

A Sequência Fedathi como proposta de ensino para a Licenciatura em Matemática do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal do Ceará

PEREIRA, Gabrielle Andrade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.

A SEQUÊNCIA FEDATHI COMO PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS

FERREIRA, Raimundo Nélio Rodrigues. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Área de concentração Matemática, da Universidade Estadual do Ceará-UECE, 2018, Fortaleza (CE), 103p.

A SEQUÊNCIA FEDATHI E O AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO TELEMEIOS NA DETERMINAÇÃO DA EQUAÇÃO DE UMA RETA

ANDRADE, Viviane Silva de. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2011, Fortaleza (CE), 186p.

A SEQUÊNCIA FEDATHI E O ENSINO DE SÓLIDOS GEOMETRICOS

LOPES, João Paulo Benevides. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Área de concentração Ensino da Matemática, da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 165

A SEQUENCIA FEDATHI NA DEFICIENCIA VISUAL

MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Ensino de Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 134p.

A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA BÁSICA E FRAÇÕES EQUIVALENTES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

SANTOS, Romilson Gomes dos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Ensino de Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 117p.

A SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR: O CASO DA NOÇÃO DE BASE DE UM ESPAÇO VETORIAL

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Ensino de Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2013, Fortaleza (CE), 93p.

A Sequência Fedathi para a formação docente no ensino superior: uma proposta formativa com uso de metodologias ativas e tecnologias digitais

Rocha, Mirley Nádila Pimentel. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2022.

A SEQUÊNCIA FEDATHI PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA FUNÇÃO AFIM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

SOUZA, Antonio Marcos de. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 156p.

AÇÃO EDUCATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE SOBRE OS SABERES COLABORATIVOS

LIMA, Tereza Cristina Batista de. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo temático Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED, da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2008, Fortaleza (CE), 221p.

ANÁLISE DA VISÃO DO PROFESSOR – TUTOR SOBRE A ADEQUABILIDADE DO MATERIA DIDÁTICO DE MATEMÁTICA À LUZ DA SEQUÊNCIA FEDATHI O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE

MOREIRA, Marília Maia. ― Iguatu, CE: Quipá Editora, 2021. 136 p.: il.

ANÁLISE DA VISÃO DO PROFESSOR-TUTOR SOBRE A ADEQUABILIDADE DO MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA À LUZ DA SEQUÊNCIA FEDATHI: O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE

MOREIRA, Marília Maia. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Tecnologias Digitais na Educação, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2014, Fortaleza (CE), 147p.

Análise do desenvolvimento Conceitual no Cálculo Diferencial e Integral – Continuidade de Funções

ALVES, Francisco Regis Vieira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2001, Fortaleza (CE), 162p.

APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DA ASTRONOMIA: GAMIFICAÇÃO E REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

BRITO, Raniere Andrade. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 56, das instituições responsáveis IFCE Sobral/UVA, 2024.

Aplicações da Sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis

ALVES, Francisco Regis Vieira. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2011, Fortaleza (CE), 397p.

APLICAÇÕES DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

SOUZA, Maria José Araújo. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2010, Fortaleza (CE), 230p.

AS REPRESENTAÇÕES DE ALIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

BARBOSA, Gardenia Maria de Oliveira. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2007, Fortaleza (CE), 244p.

Avaliação de Softwares Educativos: Procurando Romper as Barreiras da Ingenuidade

LOUREIRO, Robson Carlos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 1998, Fortaleza (CE), 137p.

Bate-Papo na Internet: Algumas Perspectivas Educativas

PEREIRA, Viviane de Oliveira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2004, Fortaleza (CE), 180p.

Cabri-Géomètre: uma Aventura Epistemológica

CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 1998, Fortaleza (CE), 165p.

CAMINHOS E DESCAMINHOS COM A SEQUÊNCIA FEDATHI PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPERTISE DO DOCENTE FEDATHIANO

Faustino, José Airton de Oliveira. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2022.

COMUNIDADES VIRTUAIS DE INTERAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E APRENDIZAGEM COOPERATIVA (COMVID@): UM ESTUDO DE CASO NA JUSTIÇA FEDERAL DO CEARÁ

LIMA, Gisele Peixoto Bezerra. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2013, Fortaleza (CE), 126p.

CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA PROCESSOS COLABORATIVOS A DISTÂNCIA UTILIZANDO A INTERNET

MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2005, Fortaleza (CE), 259p.

CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2016, Fortaleza (CE), 135p.

CONSTRUÇÕES ALGORÍTMICAS E DEMONSTRAÇÕES AXIOMÁTICAS

LIMA, Luiza Maria Morais. Dissertação de Mestrado do Curso de Mestrado Profissional em Matemática, do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2013, Fortaleza (CE), 58p.

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO TELEMEIOS COM MEDIAÇÃO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

JUCÁ, Adelmir de Menezes. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2011, Fortaleza (CE), 277p.

CONTRIBUIÇÃO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM PARA CURSOS A DISTÂNCIA

CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2005, Fortaleza (CE), 327p.

CONTRIBUIÇÕES DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UMA ANÁLISE DA MEDIAÇÃO DOCENTE EM AULAS DE ÁLGEBRA LINEAR

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2018, Fortaleza (CE), 192p.

Cultura digital e educação: o caso d@s educador@s do campo no centro rural de inclusão digital (CRID) Santana

SANTANA, Ana Carmen de Souza Santana. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2008, Fortaleza (CE), 85p.

Do Novo PC ao Velho PC

SANTANA, José Rogério. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2001, Fortaleza (CE), 158p.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FAVORECENDO INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DO COMPUTADOR

SANTANA, José Rogério. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Núcleo de Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2006, Fortaleza (CE), 412p.

EFEITOS DA ASSOCIAÇÃO DE ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS E TERAPIA COMPLEXA DESCONGESTIVA NO LINFEDEMA DE MULHERES COM SOBREPESO MASTECTOMIZADAS

OLIVEIRA, Leidelamar Rosário Alves de. Tese de Doutorado do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Cirurgia da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2023, Fortaleza (CE), 85p.

ELABORAÇÃO E DESCRIÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM AMPARO NA SEQUÊNCIA FEDATHI: O CASO DA INTEGRAL IMPRÓPRIA

NASSERALA, Alessandro Mendonça. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2014, Fortaleza (CE), 134p.

ENSINO HIBRÍDO NO MM (UFC): EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS

NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2020.

ENTRE A UTILIZAÇÃO INSTRUMENTAL E A EDUCOMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS USOS DA TV NA EDUCAÇÃO A PARTIR DOS DISCURSOS DE PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES

PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2016, Fortaleza (CE), 213p.

FATORES DE PRESENÇA SOCIAL, COGNITIVA, AFETIVA E DE ENSINO EM CURSOS A DISTÂNCIA

BRAGA, Cristina Borges. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

FORMAÇÃO CONTÍNUA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2005, Fortaleza (CE), 227p.

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INFORMÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA INCLUSIVA

OLIVEIRA, Silvia Sales de. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, do Centro de Educação e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Carlos, 2002.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DISCENTES CEGOS POR MEIO DA SEQUÊNCIA FEDATHI

MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Ensino de Matemática, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2019, Fortaleza (CE), 163p.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA AUSUBELIANA E DA SEQUÊNCIA FEDATHI: CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO PARA A PRÁTICA DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

ROCHA, Mirley Nádila Pimentel. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2014, Fortaleza (CE), 130p.

FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

SILVA, Marta Alves da. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Tecnologias Digitais, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 113p.

FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE MATEMÁTICA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS TRILHADOS A PARTIR DA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI E DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

MATOS, Fernanda Cíntia Costa. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2020, Fortaleza (CE), 123p.

FÓRUNS GENERALISTAS DA INTERNET: MAPEANDO TROCAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGENS

PEREIRA, Tânia Elizette Barata. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2023.

GEOMETRIA E SIMETRIA NAS RENDAS DE BILRO: Contribuições para a matemática escolar

SANTOS, Maria José Costa dos. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação, Área de concentração Educação Matemática, do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, 2012, Natal (RN), 188p.

Informática Educativa na Educação Matemática: Estudo de Geometria no Ambiente do Software Cabri-Géomètre

SOUZA, Maria José Araújo. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2001, Fortaleza (CE), 171p.

INSERÇÃO DAS INTERFACES DIGITAIS INTERATIVAS (IDI) NO ENSINO PRESENCIAL SUPERIOR: PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN

YOUNG, Regina Santos. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2014, Fortaleza (CE), 204p.

INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: OS USOS DA METODOLOGIA PEDAGÓGICA- SEQUÊNCIA FEDATHI NA TELEVISÃO DIGITAL INTERATIVA

LISBOA, Rafaela Ponte Lisboa. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2011, Fortaleza (CE), 147p.

Internet, Educação e Distância: Refletindo a interconectividade do conhecimento na formação de professores

OLIVEIRA, Maria Eveline Leite de. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2000, Fortaleza (CE), 97p.

Isometrias e homotetias no plano

Carneiro, Francisco de Assis Saraiva. Dissertação (metrado profissional) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Fortaleza, 2015.

LETRAMENTO DIGITAL: AS IMPLICAÇÕES DO USO DO SOFTWARE NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM BAIXA PROFICIÊNCIA EM LEITURA E ESCRITA

Carneiro, Francisco Valdey. Dissertação – Mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica. Universidade da Madeira, Funchal, 2013.

MASF: MODELO DE REFERÊNCIA PARA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 178p.

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E SEQUÊNCIA FEDATHI CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM MIELOMENINGOCELE NO CONTEXTO HOSPITALAR DE REABILITAÇÃO EM FORTALEZA CEARÁ BRASIL

OLIVEIRA, SILVIA SALES DE. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2022.

MPS-USE: UMA ESTRATÉGIA PARA CONFIGURAR MULTICRITÉRIOS DE PREFERENCIAS POR SERVICOS COM FOCO NAS EXPERIÊNCIAS DOS USUÁRIOS

VASCONCELOS, Patrícia Freitas Campos de. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, 2015, Fortaleza (CE), 143p.

Núcleo de Tecnologia Educacional: A Cultura de Uso do Computador nas escolas estaduais de Fortaleza

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2004, Fortaleza (CE), 127p.

O Computador Como Ferramenta Para Mediação de Atividades a Distância de Reforço Escolar em Matemática

JUCÁ, Adelmir de Menezes. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2004, Fortaleza (CE), 135p.

o conceito de grupo: sua formação por alunos de matemática

ALBUQUERQUE, Izabel Maria Barbosa de. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2005, Fortaleza (CE), 333p.

O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: ALGUMAS QUESTÕES ACERCA DO TELENSINO CEARENSE

BARRETO, Marcília Chagas. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2002, Fortaleza (CE), 300p.

O ENSINO A DISTÂNCIA DO CONCEITO DE MEDIDA BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI

CARMO, Fernanda Maria Almeida do. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2022, Fortaleza (CE), 92p.

O ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI: CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE UM BOM PROFESSOR

MENEZES, Daniel Brandão. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2018, Fortaleza (CE), 127p.

O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E ENSINO (LME) NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS COM BASE NA SEQUÊNCIA FEDATHI

SANTOS, Joelma Nogueira dos. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, 2021, Fortaleza (CE), 210p.

O MÉTODO DE FORMAÇÃO SEQUÊNCIA FEDATHI: O BOM FORMADOR SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZADA

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2024.

O Método de Formação Sequência Fedathi: o bom formador sob a perspectiva da formação Fedathi generalizada

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.

O PAPEL DOS ARTEFATOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2008, Fortaleza (CE), 239p.

O PEDAGOGO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL

MATOS, Fernanda Cíntia Costa. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2016, Fortaleza (CE), 142p.

PERFIS INDIVIDUAIS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTE HÍBRIDO: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

LEITE, ELIANA ALVES MOREIRA. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2022. Doutorado em cotutela com a Universidade do Minho, Instituto de Educação, 2022.

Portal ou porteira? Os professores e uma experiência de integração dainternet no ensino fundamental por meio de um portal educativo.

FURTADO, Ismael Pordeus Bezerra. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2004, Fortaleza (CE), 160p.

PRÁTICAS E SABERES DA DOCÊNCIA VIRTUAL

BATISTA, Janete Barroso. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Tecnologias Digitais, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 93p.

PRINCÍPIO DA INDUÇÃO FINITA EM CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO

DUARTE, Edílson Abreu. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Universidade Estadual do Ceará-UECE, 2015, Fortaleza (CE), 71p.

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DA UAB/IFCE

GUEDES, Jane Fontes. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2011, Fortaleza (CE), 124p.

PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA AS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

BEZERRA, Cristina Alves. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, Fortaleza (CE), 85p.

Raciocínio Lógico Formal e Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral: O Caso da Universidade Federal do Ceará

BARBOSA, Gerardo Oliveira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 1994, Fortaleza (CE), 108p.

Raízes: Concepções Teóricas, pedagógicas e tecno- práticas de um objeto educacional digital (OED) baseado na Sequência Fedathi

BARBOSA, Jéssica de Castro. Dissertação  de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Novas Tecnologias e Educação a Distância da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2020, Fortaleza (CE), 93p.

RAÍZES: POSTURA DOCENTE VIRTUAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FEDATHIANA

XAVIER, Daniele de Oliveira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Novas Tecnologias e Educação a Distância, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2020, Fortaleza (CE), 88p.

REAPRENDER FRAÇÕES POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESAFIO PARA A FORMAÇÃO INICIAL

SANTOS, Maria José Costa dos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2007, Fortaleza (CE), 134p.

RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: UM RESGATE HISTÓRICO DOS MÉTODOS E UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA SEQUENCIA FEDATHI NO SEU ENSINO

CASTELO, João Alfredo Montenegro. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado em Matemática em Rede Nacional, Área de concentração Ensino de Matemática, da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2013, Fortaleza (CE), 58p.

revisão do instrumento de avaliação de cursos adotado pelo inep/mec na perspectiva da graduação na modalidade a distância

PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Avaliação Educacional, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2012, 292p.

SEM2: Uma proposta metodológica para o uso dos softwares na educação

DANTAS, Dina Mara Pinheiro. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2010, Fortaleza (CE), 114p.

SEQUÊNCIA FEDATHI ALIADA A VIVÊNCIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS

ARAÚJO, CARLOS HENRIQUE DELMIRO DE. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2022.

SEQUÊNCIA FEDATHI E ANÁLISE DE ERROS APLICADAS AO ENSINO DE FRAÇÕES

MELO, Virlane Nogueira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2017, Fortaleza (CE), 74p.

SEQUÊNCIA FEDATHI E APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE A POSTURA DOCENTE

RODRIGUES, Iliane Maria Pimenta. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2017, Fortaleza (CE), 131p.

SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DOCENTE: O CONCEITO DE FUNÇÃO

MENDONÇA, Adriana Ferreira. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, 2017, Fortaleza (CE), 111p.

SEQUÊNCIAS DE ENSINO PARA O ENSINO DE FÍSICA

SOARES, Thiago Arrais. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, do Instituto de Física da Universidade Regional do Cariri, 2016, Juazeiro do Norte (CE), 85p.

SOBRE TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E ETNOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (UFC)

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2014, Fortaleza (CE), 205p.

Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém

BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação de Jovens e Adultos, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2013, Fortaleza (CE), 266p.

TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE MATEMÁTICA: COMPREENDER PARA REALIZAR

ROCHA, Elizabeth Matos. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2008, Fortaleza (CE), 200p.

TELEMEIOS: FERRAMENTAS INTERATIVAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA ANCORADAS NA SEQUÊNCIA FEDATHI

SILVA, André Santos. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2022, Fortaleza (CE), 126p.

UM MODELO DE ENSINO DOS CONCEITOS DE CÁLCULO PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA FUNDAMENTADO EM UMA EPISTEMOLOGIA HISTÓRICA E BASEADO NA METODOLOGIA DA ENGENHARIA DIDÁTICA: VALIDAÇÃO POR MEIO DO CONCEITO DE INTEGRAL

BARROSO, Natália Maria Cordeiro. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2009, Fortaleza (CE), 187p.

uma abordagem natural para os anéis de dedekind

VASCONCELOS, Cleiton Batista. Dissertação de Mestrado do curso de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1983.

UMA DISCUSSÃO INTUITIVA SOBRE O PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA

JÚNIOR, José Maria Magalhães. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual do Ceará-UECE, 2015, Fortaleza (CE), 39p.

Uma Metodologia para Formação Continuada de Professores Universitários no Contexto de um Ambiente Computacional Multiagentes

MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2002, Fortaleza (CE), 110p.

UMA PROPOSTA DE CICLOS FORMATIVOS EM EDUCOMUNICAÇÃO BASEADOS NA PRÁXIS FEDATHIANA: O CASE DO CRID

SANTANA, Ana Carmen de Souza Santana. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2019, Fortaleza (CE), 254p.

Uma proposta lógico-dedutiva-construtiva para o ensino de Matemática

BORGES NETO, Hermínio.
Tese (Apresentada para o cargo de professor titular). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, 2016, Fortaleza (CE), 28p.

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA USO DO BATE PAPO VIRTUAL NO ENSINO

LEAL, Viviane Pereira Lima Verde. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2012, Fortaleza (CE), 165p.

USANDO SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO GAMIFICADO DE MECÂNICA: ALIANDO A FÍSICA AO ESPORTE

TOMÉ, Antônio Francisco. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal do Ceará, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Campus Sobral, 2024.

Uso da RNP na rede federada de ensino: Reflexões sobre a oferta de lives e o conceito de presencialidade na EaD.

ROCHA, Elizabeth Matos. Relatório Final de Estágio Pós-doutoral (Pós-doutorado em Educação) – Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados. Supervisor: Hermínio Borges Neto. 2023.

USO DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

VIEIRA, José Ivan Esteves. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Área de Concentração: Educação Matemática, da Universidade Estadual do Ceará-UECE, 2017, Fortaleza (CE), 85p.

Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a partir de sessões didáticas

ROCHA, Elizabeth Matos. Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Área de concentração Educação, Currículo e Ensino, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, 2006, Fortaleza (CE), 208p.



Laboratório - Grupos de Pesquisa - Pesquisadores - Produção Científica - Projetos de Pesquisa - Eventos - Extensão - Links