2 O Laboratório MultiMeios: passado e presente

O Laboratório MultiMeios, fundado pelo professor Hermínio, nasceu com o Projeto Novas Estratégias para uma Formação de Qualidade do Educador, enquadrado no Programa de Apoio à Integração Graduação/Pós-graduação (PROIN), contando com financiamento do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por meio do PROIN foi possível construir e estruturar dois ambientes, em lugares diferentes de onde o laboratório se localiza hoje: a Sala Ambiente e a Sala MultiMeios. Essa Sala MultiMeios tinha, em média, dez computadores e serviam para acesso livre aos alunos da Pedagogia (FACED/UFC) e da Pós-graduação (TORRES, 2018).

O Laboratório MultiMeios estava interessado nas questões acerca da Informática, da Educação a Distância e das Tecnologias Digitais, a fim de inserir a universidade no debate do processo de informatização da sociedade brasileira, passando pela formação de professores (TORRES, 2018). A experiência investigativa do MultiMeios com a Educação a Distância, isto é, sua implantação nesse laboratório, iniciou-se no fim da década de 1990, na mesma época de sua estruturação na FACED. Em vista disso, o MultiMeios tem larga trajetória acerca do pensar, do fazer e do estruturar os processos de ensino a distância (BORGES NETO et al., 2021).

Na FACED, o professor Hermínio atuou e atua na Graduação e na Pós-graduação. Nesta última, criou duas linhas de pesquisa: Educação Matemática e Tecnologias Digitais na Educação (TORRES, 2018). O Laboratório MultiMeios desenvolveu e desenvolve ações formativas, por meio de projetos de extensão e de pesquisa, bem como oferta disciplinas para a graduação e pós-graduação, oferecendo experiências diretas com aparatos tecnológicos e EaD e com apoio na proposta da Sequência Fedathi. Podemos destacar no âmbito da graduação, a disciplina “Informática Educativa” ofertada pelo MultiMeios desde 1997 (BORGES NETO et al., 2021).

O grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa MultiMeios, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem formação no ano de 1998, registrado nesse site.  Esse grupo estuda a Sequência Fedathi como metodologia de ensino e de pesquisa; propostas de ensino em situação a distância; desenvolvimento de ferramentas adaptativas, cooperativas e interativas para o ensino a distância; elaboração e aplicação de metodologias para o ensino; desenvolvimento de software e materiais didáticos; cultura e inclusão digital; formação de recursos humanos; e aplicações da Sequência Fedathi. Atualmente, conta com 13 pesquisadores; 11 estudantes  e 2 colaboradores estrangeiros em nível de doutorado; 3 pesquisadores e 3 estudantes em nível de mestrado; 7 estudantes de graduação; e 8 estudantes de outros níveis [5].

O Laboratório MultiMeios desenvolveu e ainda desenvolve 2 softwares [6], a saber:

  1. GeoMeios: software livre de geometria dinâmica, que tem o objetivo de facilitar estudos de construções geométricos na internet, podendo ser acessado para o estudo e o ensino de Geometria [11].

  2. TeleMeios: “Ambiente Virtual multimídia, interativo e colaborativo para o Ensino Híbrido” [3].

A Segunda MultiMeios, também foi idealizada pelo professor Hermínio, no ano de 1998, com o intuito de convidar palestrantes e realizar conferências abertas para a comunidade (TORRES, 2018). A Segunda MultiMeios permanece até hoje. Ultimamente, ela acontece todas às segundas-feiras à tarde. Tem os cronogramas mais diversificados, abordando os mais variados temas, por meio de palestras, de apresentação e discussão das pesquisas desenvolvidas no laboratório, bem como de diálogos com todos os orientandos do laboratório e com o público participante, entre outros formatos, sempre com discussões atuais e visionárias dos mais variados temas.

Ainda no ano de 1998, a dissertação de mestrado de Maria Eveline Leite de Oliveira, intitulada “Internet, Educação e Distância: refletindo a interconectividade do conhecimento  na formação de professores“, sob a orientação do professor Hermínio, recebeu um prêmio do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (PAPED) desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) [1]. Além dela,  a dissertação “Cabri-géomètre: uma aventura epistaventura epistemológica“, defendida por Márcia Oliveira Cavalcante Campos, também foi premiada em 1998, junto ao PAPED/CAPES, que permitiu à pesquisadora visitar o projeto TeleCabri da Universidade Joseph Fourier, em Grénoble, França [4].

Investigar questões relacionadas ao uso do computador na Educação, interessou e agregou professores e alunos da Pós-graduação. Assim, no ano de 1999, foi concedida uma sala maior pela direção da FACED para a alocação destes ambientes. Isso foi um marco, pois, na época, havia muita dificuldade em estruturar laboratórios de informática fora das grandes universidades europeias e dos Estados Unidos. Na sua estrutura inicial, o espaço funcionava como sala de aula, bem como o coordenador o utilizava para realizar atividades relacionadas a graduação e para desenvolver pesquisas experimentais no campo da Educação Matemática (TORRES, 2018).

Também, no ano de 1999, foi proposta a homepage do MultiMeios, que esteve entre os cinco sites mais acessados do mundo (TORRES, 2018). O site mantém a mesma aparência  desde a sua criação, preservando seu histórico, como por exemplo, ainda têm aplicativos históricos, como o “MM online, usado no projeto CRID, em 2005. No mais, ele é atual, pois em 2021 teve uma mudança técnica, de infraestrutura: passou-se a usar o WordPress para facilitar as atualizações. Desse modo, por que mudar se está tudo atual? [1] Hoje o site reúne acessos à(s)/ao(s): plataformas e ambientes virtuais utilizados pelo laboratório, como o MoodleMM e o TelEducMM; Produção Científica do laboratório, incluindo teses, dissertações, TCC, artigos em periódicos, artigos e resumos de congressos etc.; identificação dos Pesquisadores que fizeram ou que fazem parte do MultiMeios; informações a respeito dos grupos de estudo e de pesquisa; Blogs fornecidos pelo laboratório; e-mail institucional; entre outros [2]

Desde a sua criação, o MultiMeios articula parcerias com outras universidades. Podemos destacar as seguintes universidades que já foram e/ou são parceiras: Universidade Estadual do Ceará (UECE); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE); Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Faculdade  7 de Setembro (FA7); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade de Aveiro (UA); Universidade do Minho (UMINHO); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade Regional do Cariri (URCA) (TORRES, 2018). Além disso, possui intercâmbios internacionais, por meio de convênios de cotutela, incluindo o Sanduíche e cursos de Pós-doutorado (BORGES NETO et al., 2021).

Algumas pesquisas e projetos contaram ou contam com o financiamento dos órgãos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Ministério da Educação (MEC) (TORRES, 2018).

Ao longo dos anos, o Laboratório MultiMeios desenvolveu atividades acerca dos temas: Educação Matemática, Informática Educativa, Educação a Distância, produção de software educativo, Inclusão Digital, Tecnologias da Educação (TORRES, 2018).

Ademais, em 1999, dois projetos de extensão entraram em vigência:

  1. “ManutLie”; em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PME) (TORRES, 2018);

  2. “Centro de Referência do Professor/ Biblioteca Virtual”, parceria com a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (TORRES, 2018).

No ano de 2000, também, dois projetos de pesquisa entraram em vigência, a saber:

  1. “Teleambiente: desenvolvimento e aplicação de ferramentas cooperativas, adaptativas e interativas aplicadas ao ensino a distância”, em parceria com a UNIFOR, financiado pelo CNPq (TORRES, 2018);

  2. “TeleMeios”, com financiamento do CNPq (TORRES, 2018). Até hoje, o professor Hermínio possui este projeto cadastrado no CNPq [10].

No ano de 2002, o Laboratório MultiMeios ofertou a primeira disciplina “Educação a Distância” na graduação, com oferta no currículo do Curso de Pedagogia até hoje (BORGES NETO et al., 2021).

Depois, em 2004, entra em vigência o projeto de extensão “Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID)“, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/CE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esse projeto recebeu premiação nacional pelo Instituto TELEMAR de Inclusão Digital, ficando em primeiro lugar na categoria Universidades (TORRES, 2018). Posteriormente, em 2006, entrou em vigor o projeto “Uso da Informática Educativa no processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública de Maranguape/CE”, em parceria com a Escola de Ensino Fundamental e Médio Eunice Weaver (BORGES NETO et al., 2021).

A Sala MultiMeios, aos poucos, foi se transformando em laboratório, estruturando-se por meio de seus projetos e se perpetuou. Em 2008, houve uma reforma no laboratório, justificada pela amplitude que ele alcançou nesse ínterim, fazendo surgir a necessidade de um ambiente maior (TORRES, 2018).

Como chegar ao Laboratório MultiMeios – FACED/UFCA imagem retrata da perspectiva de cima o espaço físico da Faculdade de Educação, traçando o caminho para o Laboratório MultiMeios, a partir da entrada da Faculdade de Educação, caminho esse destacado com setas vermelhas. No canto inferior direito retrata-se os arcos da entrada da Faculdade de Educação, fachada na cor azul, construída em uma parede solta, onde há três portas arredondadas, sendo a do meio maior. Segundo as setas vermelhas, do lado esquerdo fica a xerox e do lado direiro uma retângulo vazado em brando. Seguindo as setas vermelhas, passa-se, em seguida, cantina e livraria do lado esquerdo e no lado direito há a figura de uma mesa e duas xícaras de café do lado inferior da mesa, há também uma arvore. Seguindo as setas vermelhas, dobra-se no corredor à esquerda, onde passa-se ao lado da sala LACOM, com o desenho de vários computadores. Depois, passa-se ao lado de uma sala de aula e, em seguida, por outra sala com computadores, nomeada SAMIA. À direita encontra-se o Laboratório de Pesquisa MultiMeios.Fonte: Torres (2018, p. 123).

Também no ano de 2008, o Laboratório MultiMeios ampliou o acesso à internet, disponibilizando a conexão Wi-Fi nos corredores da FACED e instalou um ponto de acesso na livraria interna ao prédio da FACED. Além disso, nesse mesmo ano, entra em vigor o projeto de extensão “Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e Portal do Professor“, em parceria com o Instituto UFC Virtual e IFCE (TORRES, 2018).

Em 2009, começa a vigorar o projeto de pesquisa “TV Digital”, em parceria com o LUQS, laboratório de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da UNIFOR; com financiamento da CAPES e da FUNCAP. E, no ano de 2010, entra em vigência o projeto “Bibliotequinha Virtual – Inclusão Digital para EJA e Terceira Idade”, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Hidrolândia/CE (TORRES, 2018).

Em 2016, realizou-se o projeto de extensão “Curso de introdução ao pensamento de João dos Santos: estudo sobre a Pedagogia Terapêutica”, em parceria com a Linha de Pesquisa História e Educação Comparada (LHEC), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFC. A ação oportunizou o encontro de discentes e profissionais das áreas de saúde e educação, do Brasil e de Portugal (BORGES NETO et al., 2021).

No ano de 2020, houve a realização de dois projetos de extensão, são eles:

  1. Ciclo de Formação Didática Contínua e Continuada“, em parceria com a UNILAB;

  2. III Projeto Fedathi: “Metodologia de ensino para formação dos docentes do Ensino Médio da rede pública estadual de Educação“.

O Laboratório MultiMeios possui dois ambientes de ensino a distância onde se pode realizar cursos e formações por meio da internet, ambos instalados no servidor do MultiMeios: TelEduc MultiMeios e Moodle MultiMeios (TORRES, 2018), sendo o Moodle o mais utilizado no momento. Ultimamente, também conta com alguns sistemas para webconferência: OpenMeetings (este instalado em servidor do MultiMeios), Jitsi, Teams, Skype e RNP, sendo esta última a mais utilizada. A utilização desses variados sistemas permitiu realizar estudos comparativos e adquirir conhecimento de qual a ferramenta mais rica para se utilizar.

Contém 4 grupos de pesquisa, abertos à comunidade:

  1. GEOnM: Grupo de Pesquisa Educação Online MultiMeios. Esse grupo estuda os ambientes virtuais com o olhar de ensino, além disso, analisa e propõe métodos, colaborações, cooperações, mediações, tanto no ensino a distância como no ensino presencial (BORGES NETO et al., 2021).

  2. GEM2: Grupo de Educação Matemática MultiMeios. Tem o objetivo de refinar a Sequência Fedathi e sua aplicação aos conteúdos matemáticos, subsidiando a formação do professor de Matemática [8].

  3. TeleMeios: grupo de estudos acerca do Ambiente Virtual de Ensino (AVE) TeleMeios, uma ferramenta para o ensino virtual, com vídeo, som, bate-papo, quadro-branco e compartilhamento de aplicativos que permitem ao professor, mediar e acompanhar os alunos, intervindo em tempo real [5].

  4. Laboratório de Pesquisa MultiMeios: grupo maior que contempla estudos gerais. Os temas mais discutidos são Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, raciocínio matemático, ambientes de aprendizagem, Ambiente Virtual de Ensino, Educação a Distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital [7].

Tem o projeto Blogs MultiMeios que, além de conter os blogs próprios como espaço para divulgação das atividades do laboratório, oferece, também, aos multimeianos, a possibilidade de ter o seu próprio blog livremente, seja para divulgar sua pesquisa, seja para divulgar eventos, ou para outros fins, a exemplo deste texto. Lembrando que para ter um blog, basta ter um e-mail @multimeios.ufc e solicitar seu blog na aba “Como criar um Blog MM?“.

Oportuno destacar que esse e-mail é uma licença concedida ao MultiMeios pela Microsoft. O professor Hermínio concede uma conta institucional aos pesquisadores do laboratório, uma ferramenta de comunicação interna e externa (TORRES, 2018), sem anúncio, sem compartilhamento de dados e com licença Office 365 e Teams [1].

É o professor Hermínio que faz funcionar o MultiMeios, com características marcantes de concepções de mundo, educação e sociedade, considerando sua trajetória pessoal e profissional. Nessa perspectiva, destacamos os lemas do MultiMeios.

Lemas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios: 1) falar daquilo que entende; 2) o que o MM pode fazer para mim (em escrita tachada); 3) o que posso fazer pelo MM; 4) traga o problema e a solução; 5) se dou pitaco, participo; 6) o MM não é trabalho; 7) estudar, estudar muito, estudar bastante; 8) se começar um trabalho, termine-o.

Fonte: Laboratório MultiMeios.

A palavra “lemas” foi escolhida em vez de “axioma” devido seu significado na Matemática. “Axioma” é uma afirmação supostamente verdadeira, já “lema” é algo que pode ser demonstrado de forma simples, o que cai bem [1].

O Laboratório MultiMeios é um lugar produtor de conhecimento e, evidentemente, os alunos que passam pelo MultiMeios têm um aprendizado horizontal, multidisciplinar, autônomo, colaborativo e, principalmente, de qualidade (TORRES, 2018). Não é a toa que se chama MultiMeios: Multi+Meios, que significa variados meios, instrumentos, gambiarras, aparatos, métodos… [1]

“Sem dúvida, o MultiMeios é fruto do seu legado como produtor de saberes.” (TORRES, 2018, p. 132).

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1 Ligeiros aspectos biográficos

Início

3 A Sequência Fedathi ao longo dos anos